quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Igreja do Bonfim, em Olinda, é arrombada e quatro imagens de santos são roubadas em Olindá

Foto: Divulgação
Na última terça-feira, 12/02, a administração da  igreja do Bonfim, no Carmo, detectou que a igreja foi arrombada e teve quatro imagens de santos roubadas. Construído em 1707, o templo religioso foi reinaugurado em outubro de 2018, após seis anos fechado por causa de problemas estruturais. Apesar de ter sido reinaugurada ano passado, a igreja estava fechada e a missa de reabertura oficial estava marcada para o próximo sábado (16/02). Segundo o padre Carlos Jerônimo, pároco da igreja São Pedro Mártir de Verona, à qual a igreja do Bonfim é vinculada, duas das imagens roubadas ficavam no altar principal do templo. As outras duas estavam na sacristia. O pároco informou ao site da Arquidiocese de Olinda e Recife que as imagens roubadas foram as de Santo Agostinho, Santo Antônio, Santa Cecília e São Miguel Arcanjo. Conforme relata o padre Carlos Jerônimo, no dia 2 de fevereiro, uma equipe da paróquia foi à igreja do Bonfim para fazer a limpeza e ficou combinado para ser realizada a instalação dos bancos no local no dia 12/02. Desde então, a igreja estava fechada. “Quando a secretária chegou, notou o roubo”, afirma o padre Carlos Jerônimo.
As imagens dos santos são feitas de madeira e, no chão da igreja, foi encontrada a mão de uma delas. Segundo o padre Rinaldo Pereira, Moderador da Arquidiocese e presidente da Comissão de Restauro da Arquidiocese, as imagens dos santos roubados têm valor histórico e artístico. Além dos santos, foram levados pelo menos dois refletores que iluminavam o altar e um chuveiro elétrico do banheiro. De acordo com o padre Carlos Jerônimo, os bandidos provavelmente invadiram a igreja pela lateral do templo. Por ser um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o caso é investigado pela Polícia Federal, através da Delegacia de Combate aos Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico.
Resposta do governo
Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informa que “o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) está fazendo uma busca de imagens que possam ajudar a polícia a chegar ao responsável ou responsáveis pelo furto e dano ao patrimônio da Igreja do Bonfim”. Entretanto, as imagens não serão divulgadas “para não prejudicar as investigações”.
Como a igreja ficou fechada por dez dias em fevereiro, a SDS diz ser possível que o roubo tenha ocorrido nesse período. “A Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIAtur), responsável pelo policiamento ostensivo no Sítio Histórico, está ciente do fato e a segurança está reforçada em toda a Cidade Alta para garantir a tranquilidade dos moradores, trabalhadores, turistas e foliões”, traz o texto.
Em nota enviada na quarta (13), a Polícia Federal informou que ficará responsável pelas investigações e que uma equipe foi fazer a perícia do local. Um inquérito policial será instaurado sob a responsabilidade da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico.
Reinauguração – A Igreja do Bonfim passou por reformas na torre do sino e na fachada, bem como na cobertura do forro, nos altares e no conjunto de imagens dos santos. A igreja foi interditada em 2012, porque segundo a prefeitura de Olinda, apareceram fissuras no revestimento e partes da decoração começaram a se desprender, causando risco aos frequentadores.
Uma parte do forro desabou e, além disso, falou-se em risco de desabamento da torre, que foi posteriormente descartado. A restauração começou em abril de 2017. No dia 13 de janeiro de 2019, a igreja foi aberta para a lavagem das escadarias durante o cortejo do Águas de Oxalá.
(Com informações do site G1/Fotos: Luna Markman e da Arquidiocese de Olinda e Recife)

Nenhum comentário:

Postar um comentário