sexta-feira, outubro 16, 2009

TV Brasil é assistida por 10% dos brasileiros. Programação tem aprovação de 80%





Com menos de dois anos de existência, a TV Brasil já é conhecida por um terço da população brasileira, ou 34%, dos quais 15% já assistiram ao canal e 10% o assistem regulamente. A programação é considerada ótima por 22% dos telespectadores e boa por 58%, totalizando 80% de aprovação. Entre os que costumam assistir à TV Brasil em casa, 42% sintonizam o canal por antena parabólica. Os resultados são de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha a pedido da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Foram realizadas 5.192 entrevistas em todo o Brasil, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional, distribuídas em 146 municípios em todas as regiões, entre brasileiros de todas as classes econômicas, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de agosto. Antes, portanto, do lançamento da nova programação da emissora, na segunda quinzena de setembro.



Em consulta espontânea sobre os canais mais frequentemente assistidos, a TV Brasil foi mencionada por 1% dos entrevistados, juntamente com outros canais abertos e fechados menos conhecidos. Na consulta estimulada (pesquisador menciona o nome do canal), 15% dos entrevistados disseram já ter assistido ao canal alguma vez e 10% declararam assisti-lo regularmente.



Aprovação da programação

Entre os telespectadores que costumam ver a TV Brasil, a programação foi considerada ótima por 22%, boa por 58%, regular por 20% e ruim ou péssima por 1%. A aprovação de 80% (soma de ótimo e bom) corresponde à nota 4, numa escala variável de 1 a 5.



Três programas destacaram-se na preferência desses telespectadores: Programa de Cinema (filmes), com 34%; o telejornal Repórter Brasil-Noite, com 31% e o programa Leda Nagle-Sem Censura, com 26%. São preferidos ainda os documentários (24%), Repórter Brasil-Manhã (20%), programas musicais (19%) e os programas infantis (17%). A programação infantil apresenta as maiores medidas de audiência e share da TV Brasil, segundo medida do Ibope. A pesquisa Datafolha, entretanto, ouviu brasileiros com 16 anos e mais, o que sem dúvida se reflete na avaliação dos programas infantis.



A força da Parabólica

Entre os 10% de telespectadores que disseram assistir à TV Brasil atualmente, 85% sintonizam o canal em casa. Destes, 42% recebem o sinal por intermédio de antena parabólica, 36% por intermédio da TV aberta ( antena VHF ou UHF) e 22% por intermédio de TV por assinatura. Ou seja, a maior audiência da TV Brasil está nas cidades do interior, entre os que veem TV pela chamada Banda C.



Os que não costumam assistir à TV Brasil apontaram como causa principal as dificuldades de sintonização (42%), seguida do desconhecimento (27%), do desinteresse (23%) e da falta de tempo (19%).



Perfil dos telespectadores

A maioria dos telespectadores que assistem à TV Brasil, 79%, pertence às classes econômicas B (32%) e C (47%), é do sexo masculino (57%), tem idade média de 39 anos, grau de escolaridade médio (46%), aos quais se somam 17% com nível superior. Esse telespectador, em termos de renda e escolaridade, ainda é elitizado em relação à população brasileira.



Mais da metade dos que assistem à TV Pública vive em cidades do interior (58%), onde é forte a penetração da parabólica, e 45% vivem na Região Sudeste. A Região Sul apresenta o menor índice de conhecimento sobre a existência da emissora (17%) e nela o hábito de assisti-la é indicativamente menor, de 6%, inferior à média nacional de 10%. O hábito é indicativamente maior nas Regiões Norte/Centro-Oeste, onde 12% declaram assistir à TV Brasil regularmente, e é de 11% nas Regiões Sudeste e Nordeste.



A diretoria da Empresa Brasil de Comunicação considerou os resultados altamente satisfatórios, considerando-se o fato de a criação da emissora ainda ser recente, o desconhecimento, que ainda é grande, sobre sua existência, e o fato de dispor de apenas quatro canais abertos (Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão), o que se agrava com o fato de o canal de São Paulo ser o 69, na banda UHF.



Fonte: EBC e FENAJ




terça-feira, outubro 13, 2009


Nesta quarta (14/10), as publicações literárias na era digital serão o
centro das atenções de uma das palestras da programação do Continuum -
Festival de Arte e Tecnologia do Recife. O debate, que acontece a
partir das 14h30, no Centro Cultural dos Correios, faz parte da
programação de seminários do festival e possui entrada aberta ao
público.

O Continuum convidou para este debate Newton Neto, atual Diretor
Executivo da Singular Digital, braço da Ediouro responsável pela
publicação de livros digitais sob demanda. A companhia Ediouro é uma
das primeiras editoras brasileiras a criar um braço exclusivo para
atender a demandas de escritores conciliando os pedidos de autores
independentes às demandas de mercado. Através da Singular Digital,
novos modelos de negócios podem ser feitos para a publicação de
conteúdos com baixo investimento em novos formato digitais de venda
como os eBooks.

O outro convidado da mesa a participar do seminário é o gerente do
projeto Google Books no Brasil, Rodrigo Paranhos Velloso, para
explicar como é possível e viável esta migração do formato de leitura
tradicional em papel para a Web. Através de uma parceria com
bibliotecas conceituadas do mundo inteiro, o Google Books possui uma
coleção digitalizada invejável que fornece de trechos de livros a
conteúdos completos. Durante o seminário, o Google Books e a Ediouro
irão anunciar uma parceria inédita na distribuição de conteúdos
digitais.

Mídias Móveis - No dia seguinte (15/10), o Continuum discute, às 19h,
no Centro Cultural dos Correios a Apropriação Artística das Mídias
Móveis. A idéia do debate é discutir como tem sido as experiências de
produção audiovisual para aparelhos de telefone celular. Como
convidado do debate, o festival está trazendo o doutor em Comunicação
e Semiótica pela PUC-SP, Rodrigo Minelli, pesquisador nas áreas de
vídeo, videoarte, mídias móveis e arte eletrônica.




CONTINUUM
I Festival de Arte e Tecnologia do Recife
Local: Centro Cultural dos Correios
Av. Marquês de Olinda - Recife Antigo
De 14 a 16 de outubro
Informações: (81) 3231-3422 | www.continuumfestival.com



A cultura do Recife teve uma importante vitória nesta terça-feira (13). É que a Câmara dos Vereadores aprovou, por 24 votos a 2 na primeira votação, e 22 votos a 2, na segunda, o Plano Municipal de Política Cultural, que foi elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural ano passado. O próximo passo agora é a sanção do prefeito João da Costa, que deve acontecer nos próximos dias. O documento é de extrema importância para a Cidade e seus habitantes, pois traça a a piítica cultural para os próximos dez anos, impulcionando o que vêm sendo executado, ultrapassando o patamar de Políticas de Governo para tornarem-se Políticas de Estado.




Os Planos de Cultura Municipais, Estaduais e Nacional, são elaborados conjuntamente pelo Poder Executivo e Sociedade Civil. Esta última se faz representar por intelectuais, artistas, produtores, gestores públicos e privados. No Recife, as propostas foram elaboradas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Politica Cultural em 2008.



Quem recebeu a notícia da aprovação com entusiasmo foi o secretário de Cultura do Recife, Renato L: “O Plano Municipal de Politica Cultural representa o principal legado que a gestão deixa para o Recife, ou seja, demos um passo muito importante na consolidação de uma política pública cultural. Com esta conquista, o Recife - como é de costume - se coloca em posição de destaque no cenário nacional”, destaca.



O Recife saiu na frente com a aprovação do seu plano, que apresenta um amplo diagnóstico e aponta os desafios a serem superados no âmbito cultural da Cidade, pensando e estruturando o desenvolvimento para os próximos dez anos. Propõe uma política de transversalidade em que a cultura atua integrada às outras áreas da gestão e interagindo com a dinâmica da Cidade e dos cidadãos.



Com este plano, o Recife segue a sua trajetória histórica de vanguarda política e cultural, sendo uma das primeiras cidades do País a ter um Plano Municipal de Cultura aprovado por sua Câmara de Vereadores. A capital pernambucana equipara-se a outras cidades do mundo, como Barcelona e Buenos Aires, que o Recife têm mantido uma estreita relação de cooperação e cujas experiências foram referenciais importantes na formulação do documento.

segunda-feira, outubro 12, 2009


ARTE E TECNOLOGIA NA CAPITAL PERNAMBUCANA

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Segue até 18 de outubro, o Continuum - I Festival de Arte e Tecnologia do Recife. Seminários, oficinas, exposições, palestras e shows compõem a programação do evento. Durante o Continuum, o público poderá interagir com convidados, que levantarão discussões sobre a interferência e/ou os benefícios da tecnologia sobre artes tradicionais como o cinema, artes visuais e música. Entre os convidados estará presente o gerente do projeto Google Books no Brasil, Rodrigo Velloso, para explicar como é possível e viável a migração do formato de leitura tradicional em papel para a Web. Os seminários vão acontecer na Torre Malakoff, Praça do Arsenal da Marinha, Recife Antigo, nos dias 10 e 17 e no Centro Cultural dos Correios, Av. Marquês de Olinda,262, Recife Antigo, dias 14, 15 e 16. Outras informações: http://www.continuumfestival.com.