terça-feira, março 10, 2015

Museu da Cidade do Recife chega aos 478 anos

Foto: Divulgação
 O Museu da Cidade do Recife, no Forte de Cinco Pontas, organizou uma programação para comemorar os 478 anos do Recife, nesta quinta-feira(12). A partir das 15h haverá contação da estória "Rio das Capivaras" na Praça d' Armas do Museu. Cerca de 500 crianças participarão da contação, uma prévia das atividades educativas da próxima exposição do Museu, intitulada "Capibaribe meu rio". O cordel foi escrito por Mariane Bígio e ilustrado por Emerson Pontes. Das páginas do folheto nasceu dona Capiba, fantoche de uma capivara, criado pelo artista plástico Marcelo Figueiredo, que deve chamar a atenção da criançada para a importância do rio Capibaribe não só para o Recife, como para diversas cidades do interior do Estado.


 Após a contação de estórias, às 16h, haverá a cerimônia da troca das bandeiras e incineração das bandeiras em desuso. O coral Novo Milênio e a Banda Marcial do Núcleo de Ação Cultural da Prefeitura do Recife cantarão o hino do Recife, de Pernambuco e o nacional, além dos Parabéns Pra Você. Às 16h30 haverá o corte do bolo para os presentes.

Dona Lia de Itamaracá lança seu primeiro CD de Sambada de Coco de Tabajara

 Na edição de Março a Sambada de Coco de Tabajara tem o privilégio de realizar o Lançamento do CD "Meu Coqueirá" de Dona Lia do Coco de Igarassú. O festejo acontece sexta-feira 13/03, a partir das 19:00 horas, no Recanto Cultural, Cidade Tabajara (Olinda). A noite conta ainda com os mestres da casa Mestre Ulisses Cangaia e Mestre Juarez, além dos grupos Coco Juremado e Rala Coco Maria também de Igarassú, e a participação especial de Guitinho, vocalista do Bongar. O objetivo é promover a memória dos Mestres, das Sambadas, e dos grupos de Cultura Popular de Pernambuco, além de incentivar à apropriação da cultural tradicional no Tabajara.

Dona Lia do Coco

Dona Lia desde criança brincava com seus pais de dançar e cantar Coco, Ciranda e Cavalo Marinho em festas que duravam a noite toda, no fundo do seu quintal em Goiana (PE). Começou a cantar Coco aos 10 anos, hoje, na flor dos seus 67, lança o primeiro disco da sua carreira. "Estou muito feliz em gravar meu primeiro CD, via desde pequena meus pais cantarem e hoje me sinto emocionada em mostrar para as pessoas e o que sei e gosto de fazer", relata sorridente a cantora ao falar sobre seu primeiro trabalho em estúdio.

Disco

 O álbum “Meu Coquerá” possui 30 faixas com composições autorais e de domínio público que seguem os 50 anos da carreira de Dona Lia. O CD foi gravado recentemente, no final de Janeiro, no Berimbau Stúdio, com produção musical assinada por Mestre Ulisses Cangaia e Joel Carlos. Os cocos cantados por Dona Lia trazem os registros de sua trajetória de vida, e do universo cultural oriundo da Mata Norte de Pernambuco. Acompanham a coquista quatro percussionistas. Seu marido Ramos, no Pandeiro, Cacau no caixa, Papi no Ganzá, Neném no Zabumba e duas back vocal Quitéria e Biuzinha. O disco estará à venda no local ao custo simbólico de R$ 10,00.

A Sambada

 A Sambada de Tabajara é realiza de maneira independente com o suor dos mestres, artistas, produtores e comunicadores do bairro, que acreditam na transformação social através da fomentação e valorização da cultura popular. A Sambada acontece toda segunda sexta-feira de cada mês, no Recanto Cultural, que todos os meses recebe artistas e brincantes de várias partes do Recife, promovendo intercâmbios culturais locais. Vivências desta natureza são vitais para formação de grupos e artistas mais comprometidos em sua arte, e na criação do seu público. Sambadas como esta vem acontecendo em várias partes da Região Metropolitana do Recife (RMR) sem apoio de nenhuma natureza por parte do poder público. É com muito trabalho e autogestão, que realizamos ações culturais comprometidas com à afirmação da identidade local sem esquecer a devida obrigação por parte do estado.


Venha se divertir e dançar muito coco com responsabilidade social!

*Lembrando que o microfone é aberto para quem quiser dar a sua palinha.


Serviço:

Data: 13/03/2015

Horário: 19:00 às 00:00

Local: Recanto Cultural

Valor: Grátis

Informações: (81) 9986-8997 / 8701-3413

Contos de Ifá: Game sobre os orixás será desenvolvido por estudantes na UFRB

Foto: Divulgação
 No intuito de desmistificar a mitologia que envolve as religiões de matriz africana e desenvolver habilidades de programação, será realizada mais uma oficina do Contos de Ifá, entre os dias 11 de março e 8 de abril. A atividade ocorrerá em Cachoeira, na Bahia, reunindo cerca de 10 jovens no Laboratório de Jornalismo Impresso da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) para criar uma nova fase do web-game sobre os orixás, que desta vez irá tratar sobre Oxumaré. A iniciativa é promovida pela 3Ecologias, em parceria com o Centro Cultural Coco de Umbigada, e com apoio do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia e do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

 Os participantes da oficina são estudantes secundaristas de São Félix e Cachoeira, bem como alunos de Artes Visuais da UFRB, que já vêm participando do projeto Arte-Computação nas Escolas, desenvolvido na região desde abril de 2013, pelo professor da Universidade do Rêconcavo, Jarbas Jácome.

 Ao longo dos encontros, os alunos serão orientados por Jácome nos conceitos de programação e aplicarão estes conhecimentos no desenvolvimento do jogo. Além da etapa de programação, os participantes também irão criar ilustrações e elementos sonoros para compor o game.

A plataforma  

 O Contos de Ifá é uma experiência em novas mídias: um jogo educativo de aventura que possui como temática a mitologia afro-brasileira. A plataforma começou a ser elaborada a partir da sanção da Lei 10.639/03, que incluiu no currículo escolar o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. A ideia é oferecer uma ferramenta interativa em que o jogador possa, ao mesmo tempo que se diverte, apreender conhecimento, num processo cognitivo que valoriza a ludicidade e busca a quebra de preconceitos com as religiões afro-brasileiras.

 O Contos de Ifá já possui quatro estágios no ar, sobre as histórias de Exu, Odé, Ogun e Obaluaiê. A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2015 sejam lançadas quatro novas fases, repassando às novas gerações as histórias de Ossain, Oxumaré, Nanã e Ibeji. O desenvolvimento do web-game conta ainda com apoio do Ministério da Cultura, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), e do Pernambuco Nação Cultural, da .

 Para conhecer o jogo e obter mais informações, acesse: http://contosdeifa.com.


Serviço:

Oficinas Contos de Ifá
Quando: De 11 de março a 3 de abril, às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h. No dias 4, 6, 7, 8 e 9 de abril as atividades serão realizadas das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local: Laboratório de Jornalismo Impresso, CAHL-UFRB, Cachoeira Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Informações: jandila@gmail.com ou (75) 9108-7575