sexta-feira, julho 12, 2013

Arquivo Público funcionará no antigo prédio do Diário de Pernambuco

Foto: Divulgação
 Depois de dois anos de obras paradas, o novo Arquivo Público Estadual, finalmente, vai sair do papel. Ele vai ficar no prédio onde funcionou, por muitos anos, o Diário de Pernambuco, na Praça da Independência. A supervisão da obra será feita pelo arquiteto José Luiz da Mota Menezes.

 No atual prédio do Arquivo Publico, também histórico - é onde Frei Caneca ficou preso -, ficará apenas a Hemeroteca.

Gratuito:Abertas inscrições para oficinas de formação do 10º Festival de Teatro para Crianças

 Estão abertas as inscrições para o Polo Formação do 10º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, realizado pela Métron Produções por meio do incentivo do Funcultura PE e Sesc. O IV Colóquio do Teatro para Infância e Juventude tem como objetivo estimular a reflexão, o aprendizado e a troca de experiências entre os profissionais e interessados pelo fazer teatral para crianças e jovens com palestras, oficinas e mesas-redondas gratuitas para artistas e interessados. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de julho, domingo, no horário comercial, pelo telefone: 81 3088.6650 ou pelo e-mail: contato@teatroparacrianca.com.br. 

terça-feira, julho 09, 2013

Carlos Pragana abre seu vernissage Aglutinar na galeria Arte Plural

 O artista plástico Carlos Pragana abre o seu vernissage Aglutinar, às 19h desta terça-feira (9), na Arte Plural galeria.  que fica na Rua da Moeda, no bairro do Recife Antigo. São 15 obras inéditas e com muita cor. A mostra fica em cartaz até o próximo dia 11 de agosto e quem assina a curadoria é Maria do Carmo Nino.

Lourdes Sarmento toma posse hoje (9) na Academia Pernambucana de Letras

Foto: Divulgação
 A escritora Lourdes Sarmento toma posse hoje, às 19h, na Academia Pernambucana de Letras, cuja presidente é a competente Fatima Quintas. Lourdes Sarmento assume a cadeira número 6, que era de Cyl Gallindo.

Navio-escola Brasil atraca no Porto do Recife e está aberto a visitações

Foto: Divulgação
 O navio-escola Brasil atracou hoje no Porto do Recife. Vindo do Rio de Janeiro, o Brasil ficará na capital pernambucana até o próximo dia 12, quando segue viagem de instrução de guardas-Marinha, até Las Palmas (Espanha). Construído em 1981 pelo Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, através de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, foi lançado ao mar em 21 de agosto de 1986. Agora, pela primeira vez, o navio possui em sua tripulação de seis sargentos mulheres e duas civis da Marinha.
 O comandante Renato Garcia Arruda, encarregado da recepção a bordo, comanda uma tripulação de 29 Oficiais, 204 Guardas-Marinha, 222 Praças e duas Servidoras Civis, além de um convidado do Exército Brasileiro, outro da Força Aérea Brasileira, dois da Marinha Mercante Nacional, um do Ministério das Relações Exteriores e seis de Marinhas (Argentina, Chile, França, Peru, Portugal e Uruguai). O Brasil vai atracar em 22 portos de 18 países.

Teatro infantil é pauta para pesquisadores, psicólogos e educadores pernambucanos

Foto: Divulgação
 Artistas, pesquisadores, psicólogos e educadores com foco na infância se reúnem hoje (09) e amanhã (10), no Teatro Marco Camarotti, do SESC Santo Amaro a partir das 19h para debater o teatro infantil. A entrada é gratuita e a atividade faz parte da programação do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco.
 Hoje (09), o assunto discutido será acerca de Teatro, Literatura e suas participações para a infância, com Cícero Belmar, Alcione Melo Trindade e Edivane Batista. 
 Amanhã (10), Leidson Ferraz, Maria Tereza Tezolini e Marcus Rodrigues colocam em pauta os Espaços sociais de interação entre o teatro e a infância.

Artistas do Paulista pedem socorro para o Teatro Paulo Freire


 Artistas da cidade do Paulista programam um protesto, no próximo dia 23, a partir das 9h, para reivindicar contra a permissão para que o único teatro da cidade, o Paulo Freire, sirva de abrigo a uma representação do TRE.