sábado, fevereiro 09, 2013

Educação: Quase 2 mil vagas para Escolas Técnicas E Centros Tecnológicos Estaduais

Escola Tecnica - Foto- Ademar Filho
Foto: Divulgação

 A Secretaria de Educação de Pernambuco divulgou o edital para a seleção destinada ao preenchimento de 1.920 em Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional. São cursos de administração, edificações, enfermagem, logística, segurança no trabalho e informática para internet. Também são oferecidas 260 vagas para Centros Tecnológicos nos cursos de comunicação visual, química, modelagem do vestuário, alimentos, desenho da construção civil e eletroeletrônica.
 As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 24, exclusivamente no site da Fundação Apolônio Sales, selecionada para realizar o concurso – www.fadurpe.com.br/seep2013. Quem não dispuser de acesso à internet pode recorrer aos computadores das Escolas Técnicas e Centros Tecnológicos, no horário de funcionamento das unidades.
 A taxa de inscrição é de R$ 20 e pode ser paga em casas lotéricas ou agências bancárias até o dia 25 deste mês. Já beneficiados por programas sociais devem comprovar renda para obter isenção da taxa.   As provas constam de Português e Matemática e estão previstas para o dia 10 de março.
 Outras informações, assim como acesso ao edital de inscrições, no site da Secretaria de Educação – www.educação.pe.gov.br ou diretamente no link http://www.educacao.pe.gov.br/?pag=1&cat=37&art=1067

Senac oferece mais de 900 vagas para cursos gratuitos


Marca - Divulgasção - Senac. O Programa Novos Talentos, uma parceria do Governo de Pernambuco com o Sistema S, entra em nova fase.  Segue até o próximo dia 15, o prazo de inscrições para mais de 15 cursos oferecidos gratuitamente pelo Senac.  Desta vez são contemplados com mais de 900 vagas os municípios de Camaragibe, Gravatá, Olinda, Salgueiro, Paulista e Canhotinho.
 Os interessados – trabalhadores em geral, acima de 18 anos – devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). O link para a página do Programa Novos Talentos também está disponível no site do Senac – www.pe.senac.br.
 A atual etapa do Programa também oferece oportunidades de qualificação profissional em unidades do Senai, em vários municípios das diversas regiões.
 Todos os detalhes, inclusive as condições de inscrições, no link do Programa Novos Talentos da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo – www.stqe.pe.gov.br.

Diva do teatro pernambucano rouba a cena no Pólo das Fantasias

Foto: Divulgação
 Desde as primeiras horas da tarde, pequenos foliões fantasiados de passistas, palhaços, caboclinhos, anjos, piratas ou travestidos de personagens infantis começaram a chegar ao Pólo das Fantasias, localizado na Praça do Arsenal, Bairro do Recife. O local já virou tradição para o encontro de famílias inteiras, que desfilam seus pequenos heróis.


 Mas uma presença de destaque no Pólo das Fantasias, no início da noite deste sábado (9), foi a atriz Geninha da Rosa Borges. Empunhando uma sombrinha de passista de frevo, a diva do teatro pernambucano, de 91 anos, ensaiava alguns leves passos ao afirmar que “meu Carnaval é aqui. É com as crianças que me sinto renovada e brinco sempre, aqui no meu cantinho”. Geninha da Rosa Borges foi uma das fundadoras do Teatro de Amadores de Pernambuco, ao lado de nomes como Waldemar de Oliveira. 

 A ideia da criação do pólo infantil nasceu há 25 anos, na celebração dos 80 anos de idade do então arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Na época, ele pediu que a comemoração da data fosse feita com forte presença das crianças. Como a data combinava exatamente com a Terça-feira de Carnaval, decidiu-se criar um local que concentrasse as festividades dedicadas às crianças.                           

Celebrando bem o dia do frevo, Recife se prepara para um domingo recheado de alegria


 O domingo de Carnaval começa cedo no Recife. No Marco Zero, tem a Peleja da Cobra contra o Boi e o encontro de Maracatus de Baque Solto. O Arsenal recebe por mais um ano o tradicional encontro de caboclinhos. Já o Pátio do Terço conta com o encontro de Afoxés. Os shows da noite também prometem animação. O Marco Zero recebe Otto e Titãs, enquanto nos polos descentralizados estão Fafá de Belém, na Várzea e Jorge Aragão em Casa Amarela. Em Boa Viagem, principal novidade da folia neste ano, a festa começa cedo, a partir das 18h.
MARCO ZERO
17h
Peleja da Cobra contra o Boi
Os blocos Cia Forrobodó de Dança e o Boi da Macacu se encontram no Marco Zero a partir das 17h deste domingo. A festa conta, ainda, com a participação de Antúlio Madureira e a Orquestra Perré Bumbá.
19h
Encontro de Maracatus de Baque Solto
Com concentração na Rua da Alfândega, o encontro de maracatus do baque solto chegam ao Marco Zero a partir das 19h. Entre os participantes estão Leão de Ouro de Condado, Cruzeiro do Forte, Leão Vencedor de Carpina, Estrela de Ouro de Aliança, Pavão Dourado de Tracunhaém, Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata, Carneiro Manso de Glória do Goitá e Leão Formoso de Nazaré da Mata.
22h
Início dos shows
A noite no Marco Zero conta com apresentações da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, sob o comando de Maestro Forró e com os passistas da Escola de Frevo do Recife. A partir das 23h30 tem Zeca Baleiro, seguido por Otto e às 03h da manhã Titãs sobe ao palco.

POLO PRAÇA DO ARSENAL
15h
Programação infantil
A programação infantil do domingo conta com os passistas infantis da Escola de Frevo do Recife, o bloco Urso do Vizinho, Urso do Ovão, Maracatu Nação Estrela do Mar e Bloco Infantil Sonho e Fantasia.
18h
Desfile de agremiações
O tradicional desfile de agremiações do Arsenal terá a Orquestra de Frevo Abre-Alas, passistas do Cia Angel de Brasília Teimosa, Mendes e sua Orquestra e passistas do Grupo Mariza Lopes. A partir das 17h quem comanda o desfile é o bloco Eu acho é Pouco.
18h
Encontro de Caboclinhos 
Os caboclinhos pernambucanos se encontram na Praça do Arsenal a partir das 18h. Entre os participantes estão as tribos Kapinawá, Tapirapé, Sete Flexas do Recife, Oxossi Pena Branca, Canindé de Camaragibe, Tupã, Tupaias Camarás, Canindé do Recife e o Tupi.
21h
Quinteto Violado
A programação do palco do Arsenal começa com a Orquestra e Coral do Bloco Eu Quero Mais, seguido pelo Coral Edgard Moraes e a Família Salustiano e a Rabeca Encantada. Para encerrar a noite, Quinteto Violado e Som da Terra.

POLO CAIS DA ALFÂNDEGA
19h30
O palco do Rec Beat começa a noite de domingo ao som da Dj Catarina dee Jah, seguida por Uh La La! E Juan Cirecol. Para encerrar a noite, Kosta Kostov, da Bulgária, Monsieur Periné da Colômbia e a paulista Tulipa Ruiz.
01h
Na tenda armada no Cais da Alfândega quem anima os foliões é o Mc CP, dos Estados Unidos, o pernambucano Cassady e o Vj Leo Antunes.

CORREDOR DO FREVO
16h
A partir das 16h as ruas da Moeda, Mariz e Barros, Avenida Barbosa Lima, Rua da Guia, Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus e Alfredo Lisboa viram palco para o desfile das agremiações pernambucanas. Entre os participantes, Clube de Boneco O Homem da Madrugada, Bloco das Flores, Clube de Boneco Tadeu no Frevo, Troça Carnavalesca O Cachorro do Homem do Miúdo, Teimoso em Folia, entre outras.

POLO AVENIDA GUARARAPES
15h
Concurso de agremiações GRUPO UM
O concurso de agremiações começa no Polo da Avenida Guararapes já às 15h e segue até às 23h30. Entre os concorrentes, Beija Flor em Folia, Estrela da Tarde, Tubarões do Pina, Amante das Flores, e outros.

POLO PÁTIO DE SÃO PEDRO
17h
Desfile de Agremiações
Desfile pelo Pátio de São Pedro o Boi Maracatu, Tribo Tupinambá, os Maracatus BS Estrela da Tarde de Lagoa do Carro e Nação Cambinda Africano. Para acompanhar a Orquestra de Frevo Abre-Alas e os passistas da Cia de Dança da Boma do Hemetério. Às 19h tem concentração e saída do Afoxé Ará Odé.
20h
Baby do Brasil
No palco do polo do Pátio de São Pedro se apresentam Ortinho, Naná Vasconcelos e Batucafro, Mombojó e para encerrar a noite Baby do Brasil.

PÁTIO DO TERÇO
20h
Encontro de Afoxé
A partir das 20h o Pátio do Terço se torna palco do encontro de afoxés que conta com a apresentação dos afoxés Alafin Oyó, Obá Ayrá, Elegbara, Oyá Alaxé, Oxum Pandá e os Ylé de Egbá e Timbaganjú.

POLO DAS AGREMIAÇÕES 1 (Avenida Nossa Senhora do Carmo)
14h30
Concurso de agremiações do Grupo Especial, participam troças, clubes de frevo, blocos de pau e corda e maracatus de baque virado.

POLO DAS AGREMIAÇÕES 2 (Avenida do Forte)
15h45
No segundo polo das agremiações quem desfila são as troças, clubes de frevo, blocos de pau e corda e maracatus de baque virado do grupo de acesso.

POLO PÁTIO DE SANTA CRUZ
11h
Manhã de sol no mercado da Boa Vista
A manhã do domingo começa animada no mercado da Boa Vista. Vão estar no local a Orquestra de Frevo 100% Mulher, a escola de samba Sambistas do Cordeiro, o Boi Malabá, a Orquestra Feminina do Frevo e a Troça do Bêbado Equilibrista.
16h
Concurso de agremiações
As troças carnavalescas, clubes de frevo, blocos de pau e corda e maracatus do baque virado do grupo dois competem a partir das 16h até às 22h35.

POLO BRASÍLIA TEIMOSA
16h
Programação infantil
A orquestra de Frevo Brasil e o desfile dos Palahçoes Gigantes de Pernambuco prometem fazer a animação da garotada. Junto com eles, se apresenta, ainda, o Maracatu Mirim Nação Erê, o Boi Maracatu e o Maracatu de Baque Solto Leãozinho de Aliança.
19h
Início dos shows
Sobem no palco de Brasília Teimosa na noite de domingo a Orquestra Arrecifes de Frevo, Escola de Samba D’Breck, Mocidade Zona Sul e para encerrar Nena Queiroga e Alceu Valença.

POLO CHÃO DE ESTRELAS
15h
Programação infantil
O polo de Chão de Estrelas conta com desfile dos Bonecos Gigantes de Pernambuco, o Maracatu Mirim Nação Estrelar e o Cambinda Africana, além dos afoxés Ogbon Obá e Oxum Pandá.
19h
Marron Brasileiro
A noite os foliões terão toda animação da Orquestra de Frevo Brasil e a 100% Mulher. Para encerrar a festa, a Orquestra Popular do Recife recebe Claudionor Germano. Marron Brasileiro sobe ao palco à meia-noite.

POLO CASA AMARELA
16h
O polo de Casa Amarela também conta com programação para a criançada. Participam da festa os Bonecos Gigantes de Pernambuco, o Clube de Bonecos Seu Malaquias, Bloco Lírico Amante das Flores e o Maracatu Mirim Nação Cambinda Estrela.
19h
Jorge Aragão
O mestre do samba, Jorge Aragão só sobe ao palco à meia-noite, mas para esquentar os foliões, a Orquestra de Frevo Os Tangarás começa seu show às 19h. Em seguida vem a Kibalanço, Afasico, A Cria e Mônica Feijó.

POLO NOVA DESCOBERTA
20h
Don Troncho
A noite em Nova Descoberta vai contar com shows da Orquestra Frevendo, Recisamba, Mada e o Samba e a Orquestra de Frevo do Maestro Duda. Para encerrar, Passistas da Cia Artes Dom e Don Trocho.

POLO ALTO JOSÉ DO PINHO
19h
Elba Ramalho
O palco do Alto José do Pinho começa o domingo de Carnaval ao som da Orquestra Gouveia Frevo, seguido pelo Trio Beleza, Emosamba e Rhudia. Para fechar com chave de ouro, Gustavo Travassos e a paraibana Elba Ramalho.

POLO VÁRZEA
16h
Programação infantil
A criançada da Várzea vai contar com show das Fadas Magrinhas às 17h. Antes disso quem anima é o Boi Faceiro.
19h
Fafá de Belém
Antes de Fafá de Belém assumir o comando da festa, sobem ao palco da Várzea Geraldo Maia, a Orquestra do Maestro Nunes e o bloco Flores do Capibaribe.

POLO JARDIM SÃO PAULO
19h
Cascabulhos e André Rio
Para abrir os festejos do domingo em Jardim São Paulo a Orquestra do Maestro Edson Rodrigues promete muito frevo. Além dele, sobem ao palco Cascabulhos, Asa Fama, Rosana Simpson e Orquestra e para fechar, André Rio.

POLO IBURA
19h
Spok e Lenine
A programação do Ibura também garante a animação dos foliões. Para abrir o palco, Paulo da Hora e Orquestra, seguido do Villas Rock e Kebranda. Para encerrar, a SpokFrevo Orquestra e o pernambucano Lenine.

POLO BOMBA DO HEMETÉRIO
16h
A programação infantil da Bomba do Hemetério conta com desfile dos Palhações Gigantes, Orquestra Vando Nóbrega, Boi Mimoso, Caboclinhos Sete Flexas do Recife e Bloco Infantil Sonho e Fantasia.
19h
Orquestra Universal
Orquestra Vereda, Urso do Ovão e Zeh Rocha abrem a noite no polo, que conta também com Afoxé Alafin Oyó e a Orquestra Universal.

POLO BOA VIAGEM
18h
O Carnaval em Boa Viagem conta com três principais pontos: o segundo jardim, a Pracinha de Boa Viagem e o Parque Dona Lindu. Começando sempre às 18h a folia do domingo será comandada pela Orquestra Cia do Frevo e escola de samba Turma do Bole Bole, no segundo jardim; pela Orquestra Apipucos, a companhia de Dança Cadência, formada por cadeirantes e o bloco Flor da Lira de Olinda, na pracinha; e pela orquestra Tempestade, o bloco Compositores e foliões e os caboclinhos Kapinawá no Parque Dona Lindu.

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Olinda na Folia de Momo: além de blocos tradicionais, shows no Fortim do Queijo


 Mantendo a tradição de ser o maior carnaval do mundo sem cordões de isolamento, a cidade de Olinda, Patrimônio Histórico, Artístico e Imaterial, se prepara para os Festejos de Momo. Para o Carnaval deste 2013, a festa irá homenagear o artista plástico Tiago Amorim, o Maracatu Leão Coroado, que completa 150 anos, e os compositores Getúlio Cavalcanti e J. Michiles. Com o tema “Pernambuco, Imortal! Imortal!”


 As apresentações serão no Fortim do Queijo, no bairro do Carmo.
A programação no palco principal da cidade, que fica no Fortim do Queijo, no bairro do Carmo, a partir desta sexta-feira (08) conta com shows de Maestro Forró e Nena Queiroga, que completa 30 anos de carreira em 2013. Já no Sábado de Zé Pereira (09), quem comanda os festejos é a cantora Fafá de Belém. Na noite, ainda se apresentam Bonsucesso Samba Clube, Ska Maria Pastora e Quinteto Violado.
 No domingo dia (10), a festa fica sob a responsabilidade da banda Eddie. Na segunda-feira (11), o Maestro Spok é a grande atração da noite. Para finalizar os dias de folia, na Terça-Feira Gorda (12), Siba, Maestro Duda e Orquestra e Claudionor Germano garantem a folia.
 

Sábado de Zé Pereira cai no Dia do Frevo, em pleno Galo da Madrugada


 A história e a origem do frevo serão exaltadas no Dia do Frevo (09 de fevereiro), que este ano coincide com o Sábado de Zé Pereira. A comemoração ganha ainda mais importância este ano, pois comemora o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade conquistado em dezembro do ano passado. A festa servirá como um “esquente” para os foliões que seguem o desfile do Clube de Máscaras O Galo da Madrugada e irá das 5h até as 9h30, horário da largada da agremiação mais importante do Carnaval recifense.

 Para a celebração ao frevo, a Prefeitura do Recife preparou uma programação especial que começa bem cedinho, às 5h da manhã, com clarinadas de 15 em 15 minutos, na Ponte Duarte Coelho, onde está instalada a alegoria gigante do Galo. São 10 clarins que anunciam o início da festa. A concentração para o Cortejo do Frevo começa, às 7h, na Rua do Sol, com bandas de música centenárias, orquestras, passistas, capoeiras, clubes e troças. A comemoração também contará com a presença de compositores, maestros e intérpretes de frevo.

 A partir das 8h, o desfile começa com uma queima de fogos de artifício. O cortejo mostrará a influência da capoeira na dança do frevo. Dez “capoeiras” do Grupo Capoeira e Passo do Centro Daruê Malungo, liderado pelo mestre Meia-Noite, se apresentam na saída pela Avenida Guararapes. O desfile segue ainda pela Avenida Dantas Barreto e Rua de São João, retornando para a Rua do Sol.

 No cortejo, três bandas musicais centenárias exemplificam a origem do frevo, a partir do dobrado. Tocando um frevo menos acelerado, as bandas Capa Bode (Nazaré da Mata – fundada em 1888), Revoltosa (Nazaré da Mata - fundada em 1915) e Pé de Cará (Timbaúba - fundada em 1922) desfilam uniformizadas mostrando a essência do frevo. As bandas tocarão “Cabelo de Fogo”, do Maestro Nunes; “Lágrima de Folião”, de Levino Ferreira; “Mordido”, de Alcides Leão; “Galo de Ouro”, do Maestro Zé Menezes.

 O cortejo também contará com os clubes carnavalescas Lenhadores e Pás Dourada e as troças Abanadores do Arruda, Tô chegando Agora e Batutas de Água Fria; quatro orquestras de frevo - Vereda Tropical, Orquestra de Adelmo Apolônio, Raízes Pernambucanas e 19 de Fevereiro; e passistas da Escola Municipal de Frevo, Grupo Folclórico Zenaide Bezerra, Cia de Dança Daruê Malungo, Grupo de Dança Maria Lopez e da Cia Cultural da Bomba do Hemetério.

 No Galo da Madrugada, a Prefeitura do Recife marca presença com trio elétrico comandado por Elba Ramalho e Silvério Pessoa. Na ordem de trios eletréticos, será o quinto do desfile.
SERVIÇO
Dia do Frevo
09 de Fevereiro, Sábado de Zé Pereira
5h – Clarinadas, de 15 em 15 minutos, com 10 clarins na Ponte Duarte Coelho
7h – Concentração para Cortejo do Frevo na Rua do Sol
8h – Cortejo com passistas, capoeiras, bandas centenárias, orquestras, clubes e troças (Percurso: Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, Rua de São João, retorno para a Rua do Sol)
9h30 – Trio elétrico da Prefeitura do Recife com Elba Ramalho e Silvério Pessoa no desfile do Galo da Madrugada

Exposição que celebra os homenageados do Carnaval do Recife 2013 segue até o próximo 28\02


Foto: Divulgação

O universo fotográfico de Alcir Lacerda e as criações musicais de Naná Vasconcelos estão reunidos na exposição que celebra os dois homenageados do Carnaval do no primeiro piso do Paço Alfândega. 
 Organizada pela Casa do Carnaval e Núcleo de Concursos e Formação Cultural da Prefeitura do Recife, a exposição apresenta um recorte com os principais momentos das carreiras dos homenageados. “Alcir Lacerda e Naná Vasconcelos são duas pessoas de muita importância cultural, são herois nossos. Então, essa exposição é uma forma de aproximá-los das pessoas, de mostrar ao público como vale a pena conhecê-los e homenageá-los”, afirmou a secretária de Cultura, Leda Alves.
 Uma instalação sonora composta por garrafas e cabaças penduradas no teto e vídeos logo remete os visitantes às criações sonoras que marcam a obra de Naná Vasconcelos, enquanto uma projeção com 150 fotografias de Alcir Lacerda convida o público a mergulhar em seu mundo preto e branco. Além disso, a mostra conta com uma espécie de linha do tempo que conta um pouco das trajetórias dos homenageados do Carnaval deste ano.
“Estou maravilhado, gostei de tudo na exposição”, disse Naná Vasconcelos, antes de explicar a alguns dos visitantes como costuma transformar as garrafas e as cabaças em instrumentos musicais. Para a filha de Alcir, Betty Lacerda, o formato da mostra possibilitou uma aproximação entre as obras dos homenageados. “O resultado ficou ótimo, estamos todos muito alegres”, afirmou.
 De acordo com uma das curadoras da exposição, Clarice Hoffman, o processo de pesquisa incluiu a busca de pontos em comum nas obras dos dois. “Além de amarem os seus trabalhos, descobrimos que o mar era um elo entre os dois. Alcir fotografava bastante o mar, o que também aparece muito no trabalho de Naná. Por exemplo, na capa do seu primeiro disco, Africadeus”, explicou. A curadoria também foi assinada por Daniela Brilhante e Ticiano Arraes.
 A mostra em homenagem a Alcir Lacerda e Naná Vasconcelos fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro, podendo ser visitada gratuitamente, de acordo com o horário de funcionamento do Paço Alfândega:
 Segunda-feira a sábado: 10h às 22h (segunda-feira a sábado);   Domingo: 12h às 21h.
Período do Carnaval: Sexta-feira (08/02) - das 10h à 00h; Sábado (09/02) - das 10h à 01h; Domingo a Terça-feira (10 a 12/02) - das 12h à 01h; Quarta-feira (13/02) - das 12h às 21h.

Abertura do Carnaval do Recife é para todos os gostos

 A noite oficial de abertura do Carnaval do Recife 2013 promete encantar pernambucanos e turistas, nesta sexta-feira (8), começando com o tradicional cortejo de dez nações de maracatu de baque virado que parte da Rua da Moeda em direção ao Marco Zero, sob o comando do músico e homenageado da festa Naná Vasconcelos, a partir das 17h. 

 Antes de receber o cortejo, o Marco Zero será tomado pelo lirismo do frevo de bloco do Coral Edgard Moraes, regido pelo maestro Marcos César, e que contará com a participação do bloco Pierrot de São José. Logo depois da apresentação, é a vez dos batuqueiros dos maracatus Estrela Dalva, Nação Raízes de Pai Adão, Cambinda Estrela, Nação Encanto da Alegria, Nação Porto Rico, Aurora Africana, Estrela Brilhante do Recife, Leão da Campina, Encanto do Pina e Oxum Mirim chegarem ao local.

 Durante a noite, o mestre Naná Vasconcelos também irá dividir o palco com uma das principais vozes brasileiras, Milton Nascimento, e a fadista portuguesa Carminho para homenagear o frevo. No repertório, estão Estrela é lua nova, composta por Heitor Villa-Lobos e o hino do Batutas de São José.

 A abertura segue com a apresentação da Orquestra Popular do Recife, sob a regência do maestro Ademir Araújo. Capoeiristas e passistas também estarão mostrando a beleza dos passos do frevo, além do DJ Big e o grupo de break Nascedouros de Peixinhos que vão provar que a dança de rua dialoga com o nosso ritmo que é patrimônio mundial.

 FREVO – Para celebrar a declaração concedida pela UNESCO ao frevo, a Prefeitura do Recife preparou o show “Frevo: Patrimônio do Mundo”, que vai encerrar a noite de abertura do Carnaval do Recife 2013, reunindo 20 artistas, sob a direção musical da SpokFrevo Orquestra. Beto Hortiz, André Rio, Silvério Pessoa, Luiza Possi, Nena Queiroga, Fafá de Belém, Emílio Santiago, Ylana Queiroga, Tibério Azul, Otto, Lia Sophia, Armandinho, Luciano Magno, Márcia Castro, Roberta Sá, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Thais Gullin vão dar o pontapé inicial para o nosso Carnaval cantando clássicos do frevo que marcaram diferentes gerações.

 No repertório, estão composições de Capiba, Antônio Maria, Sivuca, Tom Jobim, que compôs um único frevo em sua carreira, entre outros. O público pode esperar sucessos como Me segura senão eu caio, Vassourinhas, Frevo mulher, Ceroula e muito mais para ninguém ficar parado.

 ARSENAL – A Praça do Arsenal vai receber as agremiações que se concentram, a partir das 16h, na Avenida Rio Branco (na altura do Banco do Brasil) e seguem em cortejo pela Rua do Apolo, Avenida Barbosa Lima e Rua da Guia. Depois, ainda estão programadas apresentações do Boi Estrela, Boi Faceiro, Orquestra de Frevo ACN no Frevo, passistas da Cia. Expressão de Dança, Urso Zé da Pinga, Urso Cangaçá, Clube de Frevo das Pás, Maracatu de Baque Solto Leão Formoso de Olinda, Bloco Carnavalesco Edite no Cordão e GRES Samarina. No palco, a partir da meia-noite, será realizada a festa Tropical Beat – Odara Ôdesce, que será animada pelas DJs Allana Marques e Lala K.

 PÁTIO – Quem for ao Pátio de São Pedro, a partir das 17h, será convidado a participar de uma roda de frevo, comandada por uma orquestra e pelos passistas da Saltos Cia. De Dança. Depois, a partir das 19h, estão programadas apresentações do Boi de Loucas, Boi Cara Branca de Limoeiro, Bloco Batutas de São José, Troça O Bagaço É Meu e Afoxé Omi Sabá. No palco, a partir das 22h, as atrações vão ser a Orquestra Popular de Marinho do Recife, Orquestra de Frevo de Bloco Levino Ferreira e os passistas da Cia. Dançantes no Passo.

Confira a programação desta sexta-feira:

Polo Praça do Arsenal
16h
Desfile de agremiação e orquestra de frevo
18h
Boi Estrela
Boi Faceiro
Orquestra de Frevo ACN no Frevo
Passistas da Cia. Expressão de Dança
Urso Zé da Pinga
Urso Cangaçá, Clube de Frevo das Pás, Maracatu de Baque Solto Leão Formoso de Olinda, Bloco Carnavalesco Edite no Cordão e GRES Samarina
0h
Tropical Beat – Odara Ôdesce

Polo Pátio de São Pedro 
17h
Orquestra de Frevo Multicultural
Passistas da Saltos Cia. de Dança
Boi de Loucas
Boi Cara Branca de Limoeiro
Bloco Batutas de São José
Troça O Bagaço é Meu
Afoxé Omi Sabá
22h
Orquestra Popular de Marinho do Recife
Passistas da Cia. Dançantes no Passo
Orquestra de Frevo de Bloco Levino Ferreira

A abertura do Carnaval do Recife promete uma noite histórica para o frevo na Praça do Marco Zero. Além dos batuques de Naná Vasconcelos e as dez nações de maracatu convidadas, o palco principal da folia recifense recebe, ainda, Milton Nascimento e a cantora portuguesa de fados, Carminho. Para encerrar a primeira noite de Momo, o show Frevo: Patrimônio Cultural celebra o ritmo pernambucano com mais de 14 artistas subindo ao palco sob o comando do Maestro Spok. Subirão ao palco, Luiza Possi, Lenine, Otto, Armandinho, Emilio Santiago, Roberta SáBeto Ortiz, Silvério Pessoa, Nena e Ylana Queiroga e Tibério Azul.

16h – Concentração do Cortejo para abertura do Carnaval
Naná Vasconcelos, Batuqueiros e Cortes das 10 Nações de Maracatu de Baque Virado: Aurora Africana/ Encanto do Pina/ Leão da Campina/ Oxum Mirim/ Raizes de Pai Adão/ Estrela Brilhante/ Porto Rico/ Cambinda Estrela/Estrela Dalva/ Encanto da Alegria se reúnem na Rua da Moeda para seguir até o Marco Zero.

17h – Início das clarinadas que anunciam a chegada do Carnaval de 15 em 15 minutos

18h25 – Apresentação do Coral Edgard Moraes e o Bloco Pierrot de São José
18h54 – Apresentação do Caboclinhos Tupi e dos Caboclinhos da Tribo Indígena Caboclo Tupi
18h58 – Naná chega ao Marco Zero com as nações de maracatu
19h – VozNagô cantam “Maracatu Misterioso”, os côrtes sobem na rampa e os batuqueiros se organizam no chão
19h28 – Naná entra no palco e toma seu lugar no centro da rampa no Marco Zero
19h35 – Início do momento solene com a presença de autoridades. Duração de cinco minutos aproximadamente
19h41 – Show pirotécnico
19h49 – Naná convida Milton Nascimento para cantar “Estrela é lua Nova” junto com VozNagô, tendo acompanhamento de Maíra e Moema. Apresentação média de 4 minutos
19h53 – Naná faz homenagem ao frevo entoando Vassourinhas enquanto se despede dos batuqueiros
20h08 – Naná chama Milton Nascimento e Carminho ao palco. Juntam-se a eles, ainda, VozNagô e Orquestra Popular do Recife
20h38 – Encerra o show dos convidados e Maestro Ademir Araújo assume o palco
20h47 – Grupo de Break Nascedouro de Peixinhos se apresentam
20h50 – Maestro Ademir Araújo recebe os convidados do show, que dura aproximadamente 1h20min

Show Frevo: Patrimônio Cultural
22h10 – Começa o show Frevo: Patrimônio Cultural comandado pela Spok Frevo Orquestra, que inicia tocando o frevo instrumental Onze de Abril
22h15 – Spok convida Beto Hortiz e juntos tocam Frevo Sanfonado
22h20 – É a vez de André Rio subir ao palco para cantar Ceroula
22h24 – Silvério Pessoa toca o um pout pourri de frevos de Capiba por aproximadamente 7 minutos
22h31 – Spok chama Luiza Possi para tocar Madeira
22h36 – Luiza convida Nena Queiroga e juntas cantam o frevo Hino de Sombrinha
22h41 – Spok e Fafá de Belém tocam por cinco minutos o De Chapeu de Sol e Emílio Santiago sobe ao palco para cantar Frevo Tom Jobim e depois um pout pourri com os frevos número 1, 2 e 3 de Antônio Maria
22h57 – Spok convida Ylana Queiroga e Tibério Azul, que juntos entoam Valores do Passado e Viva o Recife
23h02 – Otto toca Anjo Avesso e chama Lia Sophia para acompanhar em Me segura se não eu caio e o frevo Vida Boa
23h12 – Armandinho e Luciano Magno se juntam para entoar Dança no Tempo e depois Armandinho convida Márcia Castro para cantarem A filha de Chiquita e Chuva Suor e Cerveja
23h26 – É a vez de Lenine assumir as homenagens ao frevo e cantar o hino Voltei Recife. Na companhia de Roberta Sá, o pernambucano canta Máscara Negra e Deixa Sangrar
23h40 – Roberta Sá chama Geraldo Azevedo e juntos entoam Aquela Rosa e depois apenas Geraldo Azevedo canta Pitomba Pitombeira
23h50 – Spok e Geraldo Azevedo convidam Elba Ramanho e Thais Gulin, que juntas cantam Coisa Acessa e Elba, sozinha, canta seu Banho de Cheiro
00h03 – Maestro Spok convida todos de volta ao palco para cantar Frevo Mulher e sua orquestra finaliza as homenagens com o hino Vassourinhas

Tradição indígena é reverenciada no Carnaval do Recife


 O tradicional encontro de 19 tribos indígenas realizado anualmente durante o Carnaval do Recife acontece na terça-feira (12) no Polo Chão de Estrelas. A festa é uma maneira de preservar as tradições e os costumes dos índios pernambucanos. Com seus trajes e danças típicas, as tribos mostram ao público algumas das técnicas utilizadas em tempos de guerra por seus antepassados. Esta é a 8ª edição do evento que é realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife.

 As apresentações acontecem a partir das 14h com a tribo Tupinambá, seguidos pela Tupi Guarany e Tupiniquins. Ao longo do dia ainda se apresentam o Caboclinho Sete Flexas do Recife, as tribos Tupã, Kapinawá, os cabolcinhos Tapinaré, Tupi, Arapahós, Tapuias Camarás, Cahetés de Goiana, Tribogê, Canindé de São Lourenço. A partir das 17h30 entram em cena as tribos Paranaguases, Taguaracy, Guaianás e os caboclinhos Canindé do Recife, de Camaragibe e Oxossi Pena Branca.

 O encontro, que foi criado em 2005, é uma forma de preservar as tradições das tribos pernambucanas e popularizar os costumes praticados dentro das comunidades indígenas.

 Em cada apresentação os índios contam com a presença de um porta-estandarte, que abre o desfile, seguido pelo Cacique e a Cacica, o Puxante, Espião e o Feiticeiro, quem finaliza a apresentação são os Cordões, que são formados por duas fileiras: uma de índias com machadinhas nas mãos e outra com os índios e suas lanças na mão direita e escudo na esquerda.

 Já os caboclinhos, como forma de diferenciação, se apresentam portando as preacas, uma espécie de arco e flecha de madeira.

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Para não ficar só no frevo durante o carnaval, bandas finalistas do Pré Amp animam a galera


33beed6320ab4fcc84fadbd96e232011.jpg
Foto: Divulgação
 Por falta de estrutura e equipamento de som, a final do Festival Pré AMP, que aconteceria no último dia 31 de janeiro, foi cancelada. As três primeiras colocadas das cinco bandas finalistas receberiam como um dos prêmios participar da programação do Carnaval do Recife 2013. Em uma atitude sensata, a Prefeitura do Recife anunciou nesta quarta-feira (6) que todas as bandas finalistas irão se apresentar na folia recifense. O pedido para incluir as bandas na grade foi da diretoria da Articulação Musical Pernambucana (AMP).


 Além das finalistas, o grupo Babi Jaques e os Sicilianos, vencedor do Pré AMP 2012, também irá tocar no Carnaval. 

 A final do Pré AMP, que decidirá o primeiro lugar, será na Quarta-feira de Cinzas, no dia 13. O vencedor ganhará a gravação de um CD no estúdio Casona, além de show no Palco Pop do Festival de Inverno de Garanhuns.


» Confira a programação das bandas finalistas:

Tagore: sábado (9), às 22h, em Casa Amarela

A Cria: domingo (10), às 22h, em Casa Amarela

Cambembes : domingo (10), às 22h, no Ibura

Projeto: segunda (11), Alto José do Pinho

Bandavoou: segunda (11), às 23h, no Pátio de São Pedro

Babi Jaques e os Sicilianos: Terça de carnaval, às 22h, n Alto José do Pinho

Com informações do Portal NE10

Carnaval de Pernambuco, um Estado de Alegria

Carnaval 2013 - Divulgação
Divulgação
 “Carnaval de Pernambuco, um Estado de Alegria” é o título oficial da programação montada pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras de 18 municípios-polo de todo o estado. Mas a denominação oficial bem que poderia ser “Planeta Cultura Popular”, como sugere a logomarca oficial da programação, com seus múltiplos ícones.
 O carnaval patrocinado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura/Fundarpe e Turismo começou no fim de semana passado e vai até o próximo dia 17, com números expressivos:
- Investimentos de R$ 20 milhões, incluindo R$ 3 milhões para apoio da folia nas cidades de Recife e Olinda.
- 18 cidades de todas as regiões são polos oficiais do Carnaval: Águas Belas, Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo e Vitória de Santo Antão.
- Mais de 1.100 artistas apresentaram propostas na Convocatória do Carnaval (em 2012 foram 781 inscrições)..
- Cerca de 300 shows espalhados pelos 18 polos oficiais.
- Cerca de 250 apresentações de Cultura Popular, com mais de 220 grupos contratados. São orquestras de frevo, maracatus, afoxés, bois, clubes carnavalescos, bonecos gigantes, ursos, caboclinhos, e escolas de samba.
 Outra informação importante. Já está disponível um site exclusivo sobre o Carnaval de Pernambuco, com a programação oficial (por cidade-polo), história, vídeos, notícias e muito mais. O endereço de acesso é www.carnavalpe2013.com.br.

Carnaval de Olinda é transmitido pelo You Tube

 Entre os dias 7 e 12 de fevereiro, o YouTube leva o Carnaval do Brasil para o mundo. O site irá permitir seguir as festividades de Olinda, assim como de São Luís (MA), Ouro Preto (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Pirenópolis (GO). Os usuários poderão eleger os melhores ângulos e acompanhar através do computador, smartphone ou tablet.
 Em Salvador e no Rio de Janeiro, o YouTube transmite ao vivo e diariamente o circuito Barra-Ondina e as atrações do Circo Voador. Levando o Carnaval baiano para o mundo pela terceira vez consecutiva, este ano o usuário poderá escolher entre quatro pontos de câmera, distribuídos pelo circuito, para acompanhar seu trio favorito. Além das duas capitais, o YouTube Carnaval vai transmitir, simultaneamente, o ritmo das outras quatro cidades – inclusive Olinda – que se juntam à festa via transmissões ao vivo por Hangouts do Google+.
 Uma extensão especialmente desenvolvida para a data permite ao usuário marcar seus eventos de Carnaval preferidos e, cada vez que aqueles artistas estiverem ao vivo no canal, uma notificação do Chrome avisa. Ainda haverá integração do Google Maps com o Google+ Local, que lista os melhores bares, restaurantes, hotéis e pontos de entretenimento de mais de três mil cidades brasileiras, baseando-se nas notas e resenhas fornecidas pelos usuários do Google+ Local.
PROGRAMAÇÃO

 Desde o dia 28 de janeiro, o Google+ está com uma programação de entrevistas e dicas para a maior festa do mundo. Na rede social, será possível aprender como sambar, como preparar as melhores e mais deliciosas bebidas, como personalizar seu abadá, onde curtir o Carnaval e outras coisas. A programação completa está disponível através da rede social.

Terça-feira (05) – às 20h – +AoVivo: Thierry Figueira entrevista Péricles
Quinta-feira (07) – a partir das 19h: Abertura do Carnaval de Salvador
De sexta-feira (08) a 12 de fevereiro – a partir das 16h: Salvador, Rio de Janeiro, Olinda e Ouro Preto
De 9 a 12 de fevereiro – a partir das 19h30: São Luís do Maranhão e Pirenópolis. A partir das 23h59: Circo Voador - Rio de Janeiro

Fonte: Folha de Pernambuco

Bloco Bagaço chega a sua 30ª edição e reúne funcionários da URB na próxima sexta-feira (8)

Divulgação

 A próxima sexta-feira (8) será marcada pela folia de momo na Empresa de Urbanização do Recife (URB). Funcionários da casa, familiares, servidores de outros órgãos, além da população em geral, vão cair no passo do Frevo com o bloco Bagaço, que em 2013 chegará à sua 30ª edição. Este ano, os foliões serão animados por duas orquestras de Frevo, a banda Os Caretas e o grupo D’Breck.
 A concentração tem início ao meio-dia, no pátio da URB, e a previsão de saída é para às 17h. O bloco percorrerá as avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto, com a apoteose no Pátio de São Pedro. Somente no pátio da empresa são aguardadas 2,5 mil pessoas. Outros foliões se juntarão ao bloco ao longo do percurso.

Desiludido, Tiririca diz que vai voltar a ser palhaço


 Deputado mais votado no país em 2010, Tiririca (PR-SP) quer voltar a ser só palhaço. Desiludido com a política, ele disse à Folha de S.Paulo que não disputará mais eleições e, findo seu mandato, em fevereiro de 2015, irá se desfiliar do PR. Na metade da legislatura, Tiririca, que se elegeu com a promessa de descobrir o que faz um deputado, disse que já entendeu que 'não dá para fazer muita coisa'. O desalento, no entanto, não é a razão para deixar o salário de R$ 26,7 mil, verba de gabinete de R$ 97.200 e direito a apresentar R$ 15 milhões em emendas.
 A justificativa é a falta de tempo para se dedicar ao que mais gosta: fazer shows (que lhe rendem mais dinheiro do que a Câmara). 'Eu sou artista popular. Aqui me prende muito. A procura pelos shows é enorme e não dá para fazer', afirma ele. Nestes dois anos na Câmara, diz ter aprendido muito: 'Aqui é uma escola. Se aprende tanto ir para o caminho legal quanto ir para o 'outro caminho' [diz não ter sido convidado a entrar]. Descobriu, porém, que política não faz parte de seu projeto pessoal.
Fonte: Folha de São Paulo

Recife recebe oficina de documentários com João Freire

 João Freire (TV Brasil e cia), autor do livro "Muitos mundos, uma voz" vai estar no Recife para dar uma oficina de documentários. As vagas são limitadas ao número de 25 pessoas, que terão uma carga-horária de atividades de 20h/aula. As inscrições devem ser feitas através do email oficinasepalestras@gmail.com e custam: até 05/02, R$ 500,00 (ou 4x de R$ 150,00); de 06 a 22/02, R$ 550,00 (ou 3x de R$ 200,00); de 23 a 27/02, R$ 650,00 (ou 2x de R$ 350,00).


AULAS TEÓRICAS:
1ª aula – 27/2 (qua) das 19h00 às 22h00
2ª aula – 28/2 (qui) das 19h00 às 22h00
3ª aula – 01/3 (sex) das 19h00 às 22h00
4ª aula – 02/3 (sáb) das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
5ª aula – 06/3 (qua) das 19h00 às 22h00



ATIVIDADES PRÁTICAS (apenas para selecionados):
3 a 6/3 – em horários a serem combinados



Todos os vídeos produzidos serão publicados no YouTube e serão inscritos em festivais nacionais e internacionais.



Pague no cartão de crédito ou débito no PagSeguro: http://dialogica.tk/pagdocs1
Confira os detalhes e o regulamento na página: http://dialogica.tk/docsrec
Saiba como chegar ao local da Oficina: http://dialogica.tk/chegue1 

Programação pré-carnavalesca do Recife será intensa nesta quinta-feira


 Na véspera da abertura oficial do Carnaval 2103, o Polo Marco Zero será movimentado pelo desfile de agremiações e pelo bloco CBTU em Folia, promovido pela CBTU/Metrorec, que se concentra na Estação Central e segue até o local ao som de muito frevo, a partir das 20h.

 Já a Praça do Arsenal será o ponto de encontro para o bloco “Nem com uma Flor”, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher. Às 16h, acontece a concentração e a saída do bloco, que será animado pelas orquestras de frevo 100% Mulher e Lourdinha Nóbrega, Boneca Linda da Tarde, além do Grupo Percussivo Baque Mulher e dos passistas do Grupo Zenaide Bezerra. A partir das 18h, o palco montado na Praça do Arsenal será tomado pelo 6º Festival de Caboclinhos e Tribos Indígenas. Ao todo, 18 grupos vão se apresentar no local.

 No Polo da Rua da Moeda, as pessoas estão convidadas a participar de uma roda de frevo, a partir das 17h, que será comandada pela Orquestra de Frevo Cunha Filho e pelos passistas da Companhia Pé Nambuco.

 Boneco Seu Pedro, Boi de Mainha, Tribo de Índios Tupinambá e Clube Maracangalha são as agremiações que vão desfilar pelo Pátio de São Pedro, a partir das 17h30. Às 19h30, o local será movimentado pela concentração e saída do Afoxé Oyátokolê. Depois, às 20h30, ainda vão se apresentar os blocos Eu Quero Mais, Esperança de Campo Grande e dos Artesãos.

 Programação:

Polo Marco Zero
20h
CBTU em Folia (Concentração e saída da Estação Central ao Marco Zero)
21h
Chegada de desfiles de agremiações diversas

Polo Praça do Arsenal
16h
Concentração e saída do bloco “Nem com uma Flor”
Orquestra 100% Mulher
Grupo Percussivo Baque Mulher
Boneca Linda da Tarde
Orquestra Lourdinha Nóbrega
Passistas do Grupo Zenaide Bezerra
18h
6º Festival de Caboclinhos e Tribos Indígenas
Tribo de Índio Arapahós
Tribo de Índio Caboclinhos Tribogé
Tribo de Índio Tupã I
Tribo de Índio Tapuias Camarás de Camaragibe
Tribo de Índio Cahetés de Goiana
Tribo de Índio Tabajaras de Camaragibe
Tribo Indígena Tupy
Tribo Indígena Canindé de Camaragibe
Tribo Indígena Canindé de São Lourenço de Mata
Tribo Indígena Taquaracy
Tribo Indígena Oxossi Pena Branca
Tribo Indígena Tapirapé
Tribo Indígena Sete Flexas do Recife
Tribo Indígena Caripós Mirins
Tribo Indígena Kapinawá
Tribo Indígena Canindé do Recife
Tribo Indígena Carijós.

Polo Rua da Moeda
17h
Roda de frevo
Orquestra de Frevo Vereda Tropical
Passistas da Companhia Brasiliart de Dança
Clube de Boneco Menino do Pátio de São Pedro

Polo Pátio de São Pedro
17h30
Desfile de agremiações e orquestra
Boneco Seu Pedro
Boi de Mainha
Tribo de Índios Tupinambá
Clube Maracangalha
19h30
Concentração e saída do Afoxé Oyátokolê

20h30
Ensaio do bloco “Eu Quero Mais”
Bloco Esperança de Campo Grande
Bloco dos Artesãos

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Recife tem curso de teatro reconhecido pelo Sated-PE



 Está entrando mais uma vez em cena o Curso de Iniciação Teatral do Espaço Cultural João Teimoso, que é reconhecido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado de Pernambuco (Sated-PE). O curso tem mensalidade de R$ 80,00 e é ministrado pelo ator e diretor pernambucano Oséas Borba Neto, profissional com anos de teatro, fundador do Grupo João Teimoso e que atualmente, é membro do Colegiado Nacional de Teatro, representando a região Nordeste, mas também representou nacionalmente a linguagem do teatro no Conselho Nacional de Politica Cultural, do Ministério da Cultura, e foi membro, em dois mandatos, do Conselho Municipal de Politica Cultural do Recife. 
 O curso é um dos mais requisitados em Pernambuco e na programação estão contidos temas como histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnicas vocais, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros.
É destinado a jovens e adultos, iniciantes ou não, assim como a modelos que desejam aprender a arte da interpretação para se soltarem em público e conhecer um pouco mais sobre teatro e noções de interpretação para cinema e TV. O curso tem duração de 6 meses, com aulas sempre aos sábados (das 9h às 12h). 



 O Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 4 no bairro da Boa Vista. Outras informações podem ser obtidas no local ou pelos telefones  (81)4141-5125 ou 8897-1513. 

Serviço: 

O quê? Curso de Iniciação Teatral 
Quando? A partir de Abril
Onde? Espaço Cultural João Teimoso (Rua do Aragão, 27 - Sala 4)