sexta-feira, julho 27, 2012

Agente literária alemã faz palestra no Recife sobre caminhos da internacionalização literária no Nordeste

 Na próxima terça-feira (31) a agente literária alemã Nicole Witt, estará fazendo uma palestra no auditório da Livraria Cultura do Recife, às 10h. Nicole Witt vem com o objetivo de falar sobre os “caminhos da internacionalização da produção literária do Nordeste”.
 Especializada na difusão das literaturas do Brasil, da África Lusófona e da América Latina, Nicole conversará com editoras, autores, gestores, tradutores, pesquisadores e demais admiradores do ramo. O encontro trata da preparação do estado para a homenagem do Brasil pela Feira de Frankfurt, em 2013. As inscrições podem ser feitas de forma gratuitas no link. Outras informações pelo  (81) 3117-8444.

Quarta Mostra de Música Leão Norte está presente em cinco cidades de Pernambuco nesta quarta edição


 Com a proposta de valorizar e difundir a música local, o Sesc Pernambuco promove de 3 de julho a 11 de agosto, a quarta Mostra de Música Leão Norte. Nesta edição o evento será itinerante e, além da capital pernambucana, passa por cidades do interior do estado como Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde. O grande objetivo da mostra é promover a troca de conhecimentos entre músicos do município e da região onde está acontecendo o evento. É lógico que a integração de artistas que vão passar pelo evento, assim como os que já passaram  outras edições, é primordial
 Na Mostra de Música Leão do Norte, compositores, músicos, grupos e sistemas de produção cultural vão apresentar um repertório autoral, voltado para os elementos da nossa cultura, além da relação com a contemporaneidade. Entre os artistas, estão Leo Aguiar, Mozart Vieira, Francis Ferreira, Cacau Arcoverde, Sóstenes Rodrigues, Ronaldo Batata, Taninha, Josias Lima, Hebert Lucena, Aldecy Souza e Gido Silva.
 A Mostra de Música Leão do Norte já passou por Caruaru e as próxima paradas serão nos dias 23 e 27 de julho em Arcoverde, 30 de julho a 5 de agosto em Belo Jardim e nos dias 6 a 11 de agosto no Recife. Além das atividades formativas, as apresentações musicais representam um grande referencial da Mostra Leão do Norte. Todas as atividades da mostra são gratuitas, com as oficinas respeitando o limite de vagas. Mais informações e programação detalhada no site: www.sescpe.com.br

Grupo João Teimoso valoriza o teatro pernambucano na sua ação de Guerrilha Cultural


 Desde janeiro de 2009 o Grupo   Grupo João Teimoso, que atua no Recife desde 2001, lançou o projeto Guerrilha Cultural e vem valorizando e conscientizando o público e a sociedade artística  do Recife e Região Metropolitana. Uma das suas intervenções artísticas e conscientizadora vem sendo o Sarau das Artes, evento desenvolvido no bairro do Pina, a cada 15 dias e sempre aos sábados, a partir das 20h30, no Recanto dos Artistas do bar Kibe Lanches - ao lado do teatro Barreto Júnior.  
 Como a atuaç ão do Grupo é conscientizar culturalmente as pessoas, Grupo João Teimoso aproveitou a sua forte e atuante participação nas redes sociais (ao todo são dois perfis no Facebook, três fanpages, Twitterseis perfis no orkut, dez comunidades voltadas às artes cênicas e cultura local, perfis no Netlog, Badoo e Sonico), o   Grupo João Teimoso  resolveu atuar , também, através desta vertente e criar o Guerrilha Virtual, fazendo uso de imagens e foto montagens que enaltecem o teatro pernambucano. 



 Desde que foi lançado, o movimento vem crescendo e ganhando novos adeptos nas redes sociais. De acordo com o diretor do Grupo João Teimoso, Oséas Borba, "é forte a aceitação dos vários internautas que fazem questão de comentar ou, simplesmente, manifestarem seu apoio através de comentários construtivos e compartilhamentos dos cartazes virtuais deixados nas nossas redes sociais".
  Ao ser questionado sobre a importância de iniciativas de valorização do Teatro e de outras artes, Borba é enfático na resposta: "esse tipo de valorização deveria partir dos órgãos de cultura, das gestões públicas, mas como vemos, existe muitas vezes um verdadeiro desinteresse dos gestores e a grande maioria dos políticos só lembra da importância de se trabalhar a cultura no período das campanhas eleitorais com suas atividades nos comitês". E enfatiza: "o Grupo João Teimoso sempre teve uma história de luta no estado, resolveu fazer esta ação de Guerrilha de Divulgação e espera contar com uma maior adesão dos demais artistas e público em geral, para que não seja uma ação isolada e sim uma vontade popular".

 Desta forma, o Grupo João Teimoso  procura demonstrar que para a existência de um Teatro realmente forte e atuante é preciso que haja a união não só dos artistas, mas dos usuárias da cultura, pois só assim é que a população poderá CONHECER E VALORIZAR O TEATRO PERNAMBUCANO, porque o Teatro é Arte ao vivo.
Aproveitando o ensejo, Borba convida a tod@s para participarem do próximo Sarau das Artes temático beneficente que acontece neste próximo sábado (28), com o tema Olimpiádas pela solidariedade. O participante terá que levar, apenas, um quilo de alimento não perecível a ser doado a uma instituição de caridade.

quarta-feira, julho 25, 2012

Primeira Audiência da EBC no Recife trouxe revelações

Foto: Divulgação
 Nesta última quarta-feira (25) o Recife recebeu a primeira audiência pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na região Nordeste. O encontro foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco a fim de receber demandas, sugestões e propostas de melhorias para a programação da EBC na RedeTV Brasil (canal 11), que tem uma parceria com a TV Pernambuco (TVPE) - canal 46. 
 Houve uma forte representação da sociedade civil pernambucana nesta primeira Audiência Pública realizada no Nordeste. Dentre as várias propostas apresentadas por estudantes, jornalistas, professores, representantes de ONGs, centros de pesquisas estavam a questão da regionalização da programação, exibição de campeonatos esportivos da série B e C, programas infantis nacionais e jornalismo setorial.
 Uma das revelações foi feita pelo secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, ao anunciar que a TVPE se transformará na Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e vai receber um investimento de 25 milhões de reais do Governo do Estado. 


terça-feira, julho 24, 2012

Ordem do Mérito Cultural 2012: propostas de indicações já podem ser feitas via online e pelos Correios



Foto: Reprodução álbum de Luiz Gonzaga Eu e meu pai

 Os motivos da indicação devem ser relatados num dos campos do formulário.

 A edição deste ano da OMC homenageia o compositor popular, nordestino, brasileiro e instrumentista Luiz Gonzaga (1912-1989), conhecido como o ‘Rei do Baião’.

Avaliações

 Todas as indicações serão avaliadas pela Comissão Técnica, composta por gestores das secretarias do MinC e pelos presidentes das entidades vinculadas ao Ministério da Cultura.
 A comissão emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural. 
 Integram o Conselho da OMC a ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de chanceler, os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 A homenagem, criada pelo MinC em 1995, é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro. A finalidade é premiar personalidades, órgãos e entidades, grupos e iniciativas que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira.
 As indicações poderão ser feitas online - Faça o download do formulário no portal do Ministério da Cultura, ou pelos Correios. Nesse caso, o formulário deverá ser impresso e encaminhado para o endereço abaixo:



Ordem do Mérito Cultural 2012

Ministério da Cultura

Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal


Metas do Plano Nacional de Cultura mais acessíveis




 A publicação sobre as metas do Plano Nacional de Cultura busca, de forma didática e lúdica, traduzir as 53 metas do PNC para a sociedade brasileira. Nesta publicação, elas são apresentadas com textos sintéticos e imagens que contribuem para sua compreensão.


 Para download da versão integral da publicação em pdf (18,5 MB), clique aqui.

 Para download da parte 1 da publicação em pdf (6,67 MB), até a meta 20, clique aqui.

 Para download da parte 2 da publicação em pdf (5,13 MB), da meta 21 até a meta 30, clique aqui.

 Para download da parte 3 da publicação em pdf (6,75 MB), da meta 31 até o índice remissivo, clique aqui.

domingo, julho 22, 2012

Mostra de Samuel Beckett é gratuita no Cinema da Fundação

 O Cineclube Dissenso realiza uma mostra de filmes entre os dias 25 a 28 de julho. A temática da mostra se desenvolve em torno de adaptações das obras de Samuel Beckett, um dramaturgo e escritor irlandês de uma grande riqueza metafórica e que sempre teve uma visão pessimista acerca do fenômeno humano.
 Foram escolhidos 19 filmes, as filmagens aconteceram entre os anos 2000 e 2002, numa co-produção entre a Irlanda e a Inglaterra.
 As exibições acontecerão na sala João Cardoso Ayres que fica na fundação Joaquim Nabuco. As sessões começam às 18h, só no sábado (28) que a sessão começa mais cedo, ás 14hs. A entrada é Gratuita.


PROGRAMAÇÃO 


Dia 25, Quarta, 18h (Sala João Cardoso Ayres)
Breath (Damien Hirst, 1’)Catástrofe (David Mamet, 6’)
Esboço Para Teatro I (Kieron J. Walsh, 18’)
Esboço Para Teatro II (Katie Mitchell, 28’)
Dias Felizes (Patricia Rozema, 77’)


Dia 26, Quinta, 18h (Sala João Cardoso Ayres) 


Not I (Neil Jordan, 15’)Encenação (Anthony Minghella, 16’)
Ir e Vir (John Crowley, 8’)
O Improviso de Ohio (Charles Sturridge, 11’)
What Where (Damien O’Donnell, 13’)
That Time (Charles Garrad, 20’)
A Última Gravação (Atom Egoyan, 60’)


Dia 27, Sexta, 18h (Sala João Cardoso Ayres) 


Rockaby (Richard Eyre, 14’)Footfalls (Walter D. Asmus, 27’)
Um Fragmento de Monólogo (Robin Lefebvre, 19’)
Fim de Partida (Conor McPherson, 81’)


Dia 28, Sábado, 14h (Cinema da Fundação)


Ato Sem Palavras I (Karel Reisz, 15’)
Ato Sem Palavras II (Enda Hughes, 10’)
Esperando Godot (Michael Lindsay-Hogg, 113’)