sábado, março 03, 2012

Rainhas do rádio na TV

Quem sempre acompanhou e se vibrou com a evolução da história do Rádio tem a oportunidade de rever momentos valiosos de um importante episódio da chamada “época de ouro” desse veículo. Hoje, a TV Brasil (uma das TV’s da EBC  – Empresa Brasil de Comunicação, do Governo Federal) apresenta , a partir das 21h30, o especial “As Rainhas do Rádio – Emilinha e Marlene”, no espaço “Musicograma”, reapresentado às segundas-feiras, à 0h30.
Quem viveu aquela época ou dela tem conhecimento, sabe da grande rivalidade de sucesso entre as duas personagens, que atualmente seriam denominadas “multiartistas”.
A TV Pernambuco é afiliada da TV Brasil, e também transmite o Musicograma. A TVPE tem sede em Caruaru(canal 12) e é retransmitida para mais de 100 municípios, em canais VHF e UHF).  Na Região Metropolitana do Recife o canal é 46 (UHF).
TV Brasil abre seu acervo musical para revelar a relação das duas cantoras rainhas do rádio
Este ano, a primeira emissão radiofônica brasileira completa 90 anos. Para lembrar a data, o Musicograma de sábado (3), homenageia Emilinha Borba e Marlene, duas cantoras que ajudaram a popularizar o rádio e que são consideradas as suas rainhas mais famosas.
A TV Brasil abriu seu acervo musical para revelar, nos depoimentos gravados nos anos 70, 80 e 90, como eram as relações de Emilinha e de Marlene, conhecidas pela rivalidade dos seus fãs-clubes.
Adversárias em público, mas amigas nos bastidores, o programa desfaz mitos e revela paixões comuns entre as duas artistas. Em 2013, Emilinha completaria 90 anos e, este ano, serão comemorados os 88 de Marlene.
Através das carreiras de Emilinha e de Marlene; dos seus relatos sobre o sucesso e a fama, é possível entender um dos períodos mais importantes da história política brasileira, da transição do Estado Novo para a redemocratização.

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Aberta seleção de projetos para o Centro Cultural dos Correios


Está aberta a seleção para patrocínio de projetos no Centro Cultural Correios do Recife (CCC-Recife). As inscrições seguem até o dia 1º de março e o edital está disponível no site dos Correios.

Para o CCC-Recife, a seleção contempla os segmentos de Artes Integradas, Artes Visuais, Audiovisual, Humanidades e Música. O resultado das avaliações será publicado até 30 de maio no Diário Oficial da União.

O valor dos recursos é de, aproximadamente, R$ 10 milhões, para as iniciativas culturais com realização prevista para o período de julho de 2012 a março de 2013.

Neste ano, um mesmo projeto poderá ser inscrito para mais de uma Unidade Cultural dos Correios, que abrange centros culturais no Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, e os espaços culturais de Fortaleza-CE e Juiz de Fora-MG. 

domingo, fevereiro 26, 2012

"Todos são Maestros" neste domingo


Foto: Tom Cabral

Foram incontáveis horas de folia, mas o pernambucano parece não conseguir se despedir do carnaval. Neste domingo (27), a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) realiza, a partir das 14h, mais uma edição da brincadeira “Todos são maestros”: qualquer pessoa, independente de idade ou profissão, pode 'virar' regente e comandar o grupo.

A concentração acontece na sede da Orquestra, que fica na Rua Pastor Benoby, 173, no bairro da Bomba do Hemetério. A partir das 15h, a OPBH comanda um arrastão, levando os foliões a frevar pelas ruas da comunidade, em um percurso que deve ser cumprido em cerca de três horas.

Sem repertório fixo, as canções executadas vão misturar o desejo dos músicos com os pedidos da plateia. O "Todos são maestros" é realizado desde 2002, sempre no primeiro domingo pós-carnaval. A entrada é gratuita.