quinta-feira, janeiro 13, 2011

UOL é empresa mais citada nas redes sociais, diz estudo


Um estudo feito pela Miti Inteligência, que realiza monitoramento das mídias sobre a presença na web das maiores companhias do país, revelou que o Universo On Line (UOL) obteve 40,6% das citações em redes sociais, como o Twitter e o Facebook. De acordo com o portal Computer World, o resultado se deve à presença da empresa em diversos canais da internet.



O levantamento foi feito entre os dias 15 e 21 de dezembro de 2010. Além do UOL, foram monitoradas as empresas Klabin, TAM, Souza Cruz, EMS Sigma Pharma, Semp Toshiba, Hering, Cielo, Telefónica, Refap, BR Distribuidora, Galvão, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), B2W, Atlas Schindler, Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia (CBMM), e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).



A TAM aparece como a segunda empresa mais citada nas mídias sociais, com 38,65%, sendo que do total, 58,2% foram comentários negativos, como reclamações de atrasos nos voos e falhas no atendimento. A Telefónica também aparece entre as companhias que registraram manifestações negativas na web, em especial as que se referem ao seu serviço de banda larga Speedy.



A Fiat foi a terceira mais bem colocada na pesquisa da Miti, com 12%, e gerou comentários positivos sobre seu site - considerado moderno e interativo pelos internautas - e pela atuação no Facebook, Twitter e YouTube. As demais empresas monitoradas registraram 0,1% das citações nas redes sociais, devido ao pouco envolvimento nesses canais.



Para a gerente de inteligência e marketing da instituição, Elizangela Grigoletti, o resultado do estudo mostra que as grandes corporações ainda "consideram que seu mercado está voltado aos players e não ao consumidor final". Elizangela citou a Hering como exemplo de uma nova forma de abordagem entre empresa e público-alvo, pelo investimento "na nova classe emergente", que fez com que ela conquistasse o mercado "com a integração de campanhas offline e online, facilitando a compreensão da mensagem e o relacionamento com o cliente, conseguindo uma fidelização invejável para outros setores".



Mesmo não tendo perfis em redes sociais, a Souza Cruz recebeu diversas menções na web. De acordo com o estudo da Miti, a maioria dos comentários direcionados a empresa é neutro e, geralmente, repercutem notícias divulgadas na mídia.







FONTE: Portal Imprensa





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