Contagem regressiva para o Clisertão – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão – que será realizado na cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, a partir do próximo dia 14. A proposta-desafio, conforme a coordenação do evento é “discutir a literatura enquanto marca identitária de um povo e resultado de sua cultura”.
O congresso, ainda segundo os organizadores, “estabelecerá uma relação afetiva, multicultural e de intercâmbio entre os convidados nacionais, internacionais e locais como parte das ações, indo além das apresentações literárias ou das palestras, penetrando no Brasil profundo, no Brasil dos Sertões, através de intervenções descentralizadas em espaços urbanos, comunidades rurais e tradicionais da região, além das discussões acadêmicas em torno do livro, leitura e literatura”.
O Clisertão é resultado de antigos esforços de valores da cultura popular de Pernambuco, com o decisivo apoio do Governo do Estado, por meio de várias instituições, como as secretarias de Cultura/Fundarpe, e Ciência e Tecnologia/UPE, e da Prefeitura de Petrolina.
As atividades do Clisertão terão como eixos básicos, Livro, Leitura e Literatura em diversos espaços de Petrolina. Toda a programação presta uma homenagem ao centenário do poeta João Batista de Siqueira, conhecido como “Cancão”.
No site www.clisertao.com tem mais sobre o evento, além de entrevistas com convidados, a exemplo de Jessier Quirino, Ronaldo Correia de Brito, Fabiana Moraes Dedé Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário