segunda-feira, junho 11, 2012

Jovem investe em ferramenta que estimula criatividade e pode gerar um milhão de reais

Felipe Albuquerque planeja faturar perto de R$ 1 milhão  em três anos com sua ferramenta na internet
Foto: Divulgação

 Há quatro anos o publicitário Felipe Iszlaji de Albuquerque 


 Depois de se formar em cinema e atuando em uma agência de publicidade no interior de São Paulo, ele buscava constantemente fontes de novas ideias que o auxiliassem no trabalho criativo diário. Foi então que conheceu o dicionário analógico por meio de um amigo.
 O livro,organizado pelo professor Francisco dos Santos Azevedo, já foi referência e fonte de inspiração para compositores como Chico Buarque e Arnaldo Antunes. "Vi em uma entrevista o Chico dizendo que aquele era seu livro de cabeceira. Fui atrás da publicação e dois meses depois encontrei uma edição de 1983 em um sebo de São Paulo".
 Com o livro nas mãos Albuquerque pensou em aperfeiçoar o seu uso e teve a ideia de criar uma única plataforma que combinasse esta e outras publicações na internet. Nascia assim o Dicionário Criativo.  "Todos os dias eu me via com várias abas do navegador abertas e pensei, por que não facilitar e colocar todos estes serviços em um único lugar?", revela.
 A primeira versão já tem data para ser lançada: 19 de junho. "Dia do aniversário do Chico Buarque e coincidentemente o meu também", brinca Albuquerque.
 A ferramenta reúne citações, sinônimos, expressões populares, rimas, poemas e até um banco de imagens. Ao digitar uma palavra, o sistema puxa todas as referências cadastradas e as oferece em uma mesma página para o usuário. A resposta com todo o conteúdo relacionado surge na tela em poucos segundos.
 "Pode ser usado por estudantes, profissionais de comunicação e de outras áreas também". Em breve, a ferramenta deverá receber novos conteúdos, inclusive em áudio e vídeo. "Nossa ideia é fazer com que os usuários também possam inserir suas referências no dicionário, algo semelhante ao Wikepedia", explica Albuquerque.

Ideia premiada

 O projeto se tornou não só o tema de sua tese de doutorado, que será concluído em fevereiro de 2013, como garantiu ao jovem o prêmio Santander de Empreendedorismo 2011, na categoria Tecnologias da Informação e da Comunicação. Com um troféu no currículo e uma empresa recém-aberta, Albuquerque agora busca parceiros para as próximas fases do trabalho.
 Quem quiser conhecer e testar a versão beta do Dicionário Criativo antes do seu lançamento pode adicionar os perfis da empresa no Twitter e no Facebook.
 Em poucos dias o internauta recebe uma senha provisória para navegar pelo conteúdo no site.
 Albuquerque conta que a ideia inicial é manter uma parte do material disponível gratuitamente.
 No caso de conteúdos específicos, como os relativos a profissões ou termos técnicos, a previsão é de que o conteúdo seja pago. Em breve, a ferramenta estará disponível em inglês. "Também estamos estudando a viabilidade de fazer versões em espanhol e francês", revela.


Com informações do portal Brasil Econômico

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