domingo, julho 08, 2007






" As 7 maravilhas
no Mundo "


No primeiro dia de aula de uma faculdade grande e muito conceituada, a professora, no intuito de conhecer seus alunos e analisar seus conhecimentos gerais, pede aos alunos que eles entreguem numa folha de papel, quais, na opinião deles, seriam as 7 maravilhas no mundo.

Deu-se então um calorosa conversa entre os alunos, principalmente aqueles de famílias mais tradicionais e com maiores recursos, que logo em seguida começaram a lembrar de suas viagens e iniciam suas listas.

Em menos de 10 minutos todos os alunos já haviam entregue suas listas e a professora começa a apuração dos resultados. logo no começo ela percebe que, com poucas mudanças, a grande maioria pareciam apontar que as grandes maravilhas no mundo eram as seguintes:


1. - As Pirâmides do Egito 2. - O Taj Mahal 3. - O Grande Canyon 4. - O Canal de Panamá 5. - O Empire State Building 6. - A Basilica St-Pierre 7. - A Grande Muralha da China


Enquanto contava os votos, a professora nota que um de seus alunos, Maurício, um bolsista que nitidamente parecia vir de uma família mais humilde da maioria dos outros alunos, parecia ter dificuldade em entender a lista dos seus colegas de classe.

Ao perceber isso, a professora pergunta ao jovem se ele concordava com o que a grande maioria havia apontado em suas listas.O aluno, após a pergunta de sua professora, responde:_ "Sim, um pouco. É difícil escolher porque existem tantas maravilhas... eu é que devo ter errado ao fazer a minha lista."A professora, uma mulher muito experiente em sua profissão, percebeu na resposta do aluno que ele deveria ter feito um relação um tanto quanto diferente da maioria dos outros alunos e ficou curiosa por saber quais as 7 maravilhas que aquele aluno havia apontado em sua lista. A professora procura a folha daquele aluno e rapidamente a encontra. Quando começa a ler a lista, todos os alunos percebem a mudança de feição daquela professora que por alguns segundos emudeceu...

Ao se refazer da leitura a professora diz aos seu alunos:

_ "Quando propus esse exercício a vocês sabia que as respostas seriam as mais variadas possíveis, que elas dependeriam muito de cada aluno, e que não haveria respostas certas ou erradas, apenas respostas que representariam o conhecimento e a personalidade de cada aluno. Diante disso, gostaria de ler a todos vocês a lista do nosso colega de classe Maurício, que diferente da maioria da sala de aula escolheu outras 7 maravilhas que não foram apontadas por mais nenhum aluno. A lista das 7 Maravilhas do Mundo apontada por ele são:

1. Nossos pais e nossos filhos2. Ter um amor verdadeiro
3. Poder contar com nossos amigos e parentes nos momentos de alegrias e tristezas
4. A beleza de uma mesa farta de comida e pessoas
5. A alegria de poder rir e chorar de emoção
6. A felicidade de poder falar e ouvir todos os sons que a natureza nos oferece
7. Poder agradecer a Deus todas as maravilhas acima.
Toda a sala de aula ficou em silêncio absoluto e a professora, emocionada após a leitura das maravilhas apontada por aquele aluno, não conseguiu segurar uma lágrima que correu em seu rosto de profunda emoção.




___________________________________________________________________




Ontem, em Lisboa, foram eleitas as Novas Sete Maravilhas do Mundo. São elas:




1 - Grande Muralha da China (China);


2 - Templo Helênico de Petra (Jordânia - de 9 a.C a 40 d.C);


3 - Cristo Redentor (Brasil);


4 - Machu Pichu (no Peru);


5 - Coliseu (Roma);


6 - Taj Mahal (Índia);


7 - Templo da Civilização Maia de ChiChen Itzá (México).




Foram derrotadas:




1 - Acrópole (Grécia);


2 - Torre Eiffel (França);


3 - Estátuas da Ilha de Páscoa (Chile);


4 - Kremlin (Rússia);


5 - Praça Vermelha (Rússia);


6 - Estátua da Liberdade (Estados Unidos);


7 - Castelo de Neuschwanstein (Alemanha);


8 - Catedral de Santa Sofia (Turquia);


9 - Opera House de Siney (Austrália);


10 - Palácio de Alhambra (Espanha);


11 - Stonehenge (Inglaterra);


12 - Templo Kiyomizu (Japão);


13 - Templos Angkor (camboja);


14 - Timbuktu (Mali).




Vale ressaltar que ontem mesmo, a New 7 Wonders, organizadora do concurso, lançou outro, desta vez para escolher as Sete Maravilhas da Natureza. As indicações podem ser feitas no natural7wonders.com .