quarta-feira, agosto 12, 2015

Espetáculos pernambucanos já podem se inscrever no Janeiro de Grandes Espetáculos

Foto: Divulgação
 O Festival Janeiro de Grandes Espetáculo 2016 abre inscrições para grupos pernambucanos que queiram participar de sua 22ª edição, que acontecerá entre 7 e 17 de janeiro do próximo ano. Espetáculos inéditos de teatro e dança que estrearam até o último dia 31 de julho ou espetáculos que estreiam no período do festival, podem se submeter. As inscrições podem ser feitas até 21 de agosto.
 Ao todo, três comissões para selecionar: uma para teatro adulto, teatro para infância e dança. Cada comissão é formada por três componentes (dois indicados por produtores de artes cênicas do estado e um pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão - Sated-PE) e por um coordenador do festival.
 O regulamento completo pode ser acessado no site do Janeiro de Grandes Espetáculos. O resultado da seleção local sairá em 30 de setembro.

segunda-feira, agosto 10, 2015

Artista plástico pernambucano transforma lixo em arte e leva conscientização ambiental às escolas estaduais

O artista plástico pernambucano André Soares Monteiro inova ao criar suas obras de arte: utiliza apenas peças jogadas no lixo para dar vida a belos quadros e painéis. Atualmente, com incentivo do Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco, André Soares Monteiro está levando esse conceito de arte sustentável para conscientizar os pequenos nas escolas das redes estaduais com o seu projeto Muserola – Museu e Galeria de Arte nas escolas.
André Soares Monteiro optou pelas escolas para ensinar a sustentabilidade através da sua arte por acreditar no princípio Freireano de que o sábio é aquele que consegue recolher do baú do seu itinerário existencial coisas novas e velhas. Desse modo, através de sua arte sustentável, André mostra que é possível mudar o mundo e formar novos cidadãos, pois, como dizia Paulo Freire “o processo de alfabetização deve relacionar o ato de transformar o mundo com o de pronunciá-lo. Não há “pronúncia” do mundo sem uma consciente ação transformadora.”
Através do Muserola, as crianças poderão vivenciar nas oficinas ações com enfoque de sustentabilidade. Assim, os alunos assimilarão como cuidar do meio ambiente e aprenderão a enxergar o mundo através do olhar social e humanitário das obras do artista plástico André Soares Monteiro. Desta forma, a comunidade escolar passará a perceber a existência do meio ambiente e do planeta sustentável, uma vez que  na arte sustentável de André Soares Monteiro está presente a noção de uma consciência socioambiental. De tal maneira, através do Muserola, nascerá nos alunos um tipo de vínculo escola-aluno-meio ambiente-arte, no qual eles próprios, através da conscientização adquirida pela arte sustentável, irão criar suas próprias obras e formar em suas escolas uma espécie de museu/galeria de arte. 
Nas ações do Muserola, os professores, ao acompanharem as palestras e oficinas, também irão se familiarizando com a importância da sustentabilidade no planeta e assim poderão continuar repassando aos alunos a conscientização de salvaguardar a mãe natureza.
 Ao todo, o Muserola contemplará cinco Escolas de Referência no Ensino Médio (Erem). A primeira, no Recife, será a Senador Paulo Pessoa Guerra, que fica em Tejipió, nos próximos dias 11 e 12 de agosto; a segunda Erem beneficiada será a Luiz Alves da Silva, no centro de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste pernambucano, entre os dias 18 e 19 de agosto. Outra cidade a ser contemplada no agreste será Caruaru. Nela, entre os dias 25 e 26 de agosto, o Muserola estará na Erem Dom Miguel Valverde, no bairro do Vassoural; em seguida, no município de Arcoverde, na mesorregião do sertão pernambucano, será contemplada a Erem Arcoverde entre os dias 15 e 16 de setembro e, por último, o município de Garanhuns, também na região do agreste pernambucano, receberá o Muserola na Erem Francisco Madeiros, no bairro do Magano.

Muserola 

    O Projeto Muserola está dividido em dois momentos. O primeiro momento compreende os Módulos sustentabilidade e de criação e o segundo momento compreende a exposição. No primeiro momento, no curso, uma palestra do jornalista especialista em comunicação empresarial e responsabilidade socioambiental, fundador do Grupo Verda, Pedro Henrique Costa. Neste momento, os alunos terão uma aula dinâmica e explicativa sobre os conceitos de Sustentabilidade Cotidiana, Sustentabilidade de Vivência, Arte e Arte Sustentável. Terão, ainda, uma oportunidade de conhecer o histórico de vida do artista André Soares Monteiro, que começou a pintar ainda quando estudante de uma escola pública pernambucana.
   Ainda no primeiro momento, os alunos vão participar de uma oficina de arte sustentável com a participação de André Soares Monteiro. O artista apresentará a metodologia de pintura “Catamisto” criada por ele mesmo. Fará uma dinâmica com os alunos utilizando marcadores de página em formato de quebra-cabeça para que os alunos “montem” suas obras. Por fim, os alunos serão convidados a pintar uma obra sustentável utilizando um banner reutilizado de campanhas publicitárias.  No segundo momento, os alunos poderão contemplar as obras de André Soares no formato de espaço expositivo. Serão 12 obras com suas respectivas legendas para que as crianças e adolescentes possam ter a experiência, a vivência de uma ida a um museu.