segunda-feira, agosto 05, 2013

UFRPE promove simpósio de tecnologia científica no campus Recife

UFRPE - Simpósio A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promove, entre os próximos dias 7 e 9, o 1º Simpósio de Tecnologia Científica. O local do evento é o Salão Nobre da instituição, no campus Dois Irmãos, no Recife.
 Podem participar profissionais do setor de pesquisa científica de diversas áreas, professores e estudantes comprometidos com a atualização do conhecimento científico para o desenvolvimento de tecnologias e ciências. As atividades vão girar em torno de temas como Ciências e Tecnologia dos Alimentos, Ciências Agrárias e Ambientais, Tecnologia na Construção de Fârmacos e Zootecnia.
 As inscrições devem ser feitas presencialmente, no Centro de Ensino de Graduação (CEGOE) e no Laboratório de Microbiologia, localizados no Prédio Central da UFRPE, ou pela internet, no endereço http://simposiodetecnologiacientifica.webnode.com.

Gratuito: Agreste recebe Festival de Filmes de Animação

Animacine As cidades de Gravatá, Caruaru e Bezerros, no Agreste pernambucano, compõem o cenário para o Festival de Animação do Agreste (Animacine), de 3 a 7 de setembro próximo. Destaque para exibições gratuitas de filmes de animação nas diversas técnicas do gênero.
 Na programação, uma mostra permanente de animação, oficinas e conversas animadas sobre a produção, os incentivos ao setor, a economia criativa e as perspectivas da animação em Pernambuco. Os produtores interessados devem inscrever seus trabalhos até o dia 25 deste mês de agosto.
 As entradas para as exibições, mostras e debates são gratuitas, sujeitas, apenas, a lotação máxima dos espaços. Confira a programação em: http://animacine-pe.blogspot.com.br/p/programacao.html

População Olindense clama por revitalização do mercado Eufrásio Barbosa

(Clique na imagem para ampliar)
(Clique aqui para ver o abaixo assinado)

domingo, agosto 04, 2013

Primeira Quarta Musical do Conservatório Pernambucano de Música tem obras de J.Brams e Astor PiazollaFoto

 
Foto: Divulgação
A primeira 
Quarta Musical do Conservatório Pernambucano de Música, acontece neste próximo dia 7 de agosto, às 19h30. Na programação, um recital com Elyanna Caldas ao piano, Gilson Cornélio ao violino e Eugene Lamy no cello. O trio vai interpretar obras de J. Brams e Astor Piazzolla. A entrada é inteiramente gratuita, só é preciso chegar cedo para poder garantir um bom lugar.

VI Conferência de Cultura do Recife define prioridades culturais do município

Foto: Inaldo Lins/PCR
 Recife será representada por 25 delegados na III Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. Eles vão defender como prioridade a adesão imediata do Estado de Pernambuco ao Sistema Nacional de Cultura e a democratização do Conselho Estadual de Cultura. A Conferência Estadual acontecerá em setembro e é a última etapa que antecede a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá de 26 a 29 de novembro, em Brasília.


 Os participantes da VI Conferência Municipal de Cultura do Recife também definiram a ordem de prioridade para a implementação das 13 metas do Plano Municipal de Cultura do Recife. O item eleito como o mais importante foi a implantação do Sistema Municipal de Cultura do Recife, integrado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Cabe, à classe artística, fazer a cobrança da realização dessas prioridades. 

O processo

 O encontro teve início na noite da última sexta-feira (2) e o debate ocorreu durante o sábado (3), na Diretoria Geral de Tecnologia para a Cidadania (DGTEC), que funciona em parte do terreno do antigo colégio Nóbrega. Dos 129 delegados aptos a participarem com direito a voz e voto na assembleia, 86 se credenciaram. Durante a manhã do sábado houve a votação do regimento - onde foi aprovado que os observadores também teriam direto a voz - e, posteriormente, os participantes dividiram-se para definir as prioridades das metas contidas no Plano Municipal de Cultura do Recife, em grupos de trabalho com os temas Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.


 Confira a relação dos delegados eleitos para representar o Recife na III Conferência Estadual de Cultura:

Governo

Betânia Correia de Araújo
Eduardo Vasconcelos
Gustavo Catalano
Hilda Torres
Josuel Silva
Lina Fernandes
Patrick Torquato
Roberto Lessa
Williams Santana

Sociedade Civil

RPA 1 - Prazeres Barros
RPA 2 - Cláudio Alberto Lopes da Cruz e Manoel Beberibe
RPA 3 - José Muniz (Moura) e Sandro Soares de Lima
RPA 4 - José Alves de Souza (Zezinho), Neide Santana e Edivânia Maria da Silva
RPA 5 - Jance Gleice Pereira e Aradir José
RPA 6 - Isaac Machado e Zuleide Silva

Segmentos Culturais - Gilvan Gomes (Fórum Temático de Cultura), Sônia Pinto (Organizações Não Governamentais), Tarciana Portella (Audiovisual) e Cláudio Brandão (Chôcho) - Música.