sábado, julho 21, 2012

Livrarias digitais definem estratégias de mercado através de aplicativos usados em e-books

Reprodução
 No Brasil, grandes livrarias nacionais já acompanham a tendência de analisar hábitos dos leitores.
 O Saraiva Digital Reader, aplicativo da livraria Saraiva para várias plataformas, coleta dados como o tempo de leitura e os dias da semana em que o usuário mais lê.
 "As informações nos ajudam a entender o comportamento dos clientes em cada tipo de aparelho", afirma Marcílio Pousada, diretor-presidente da Saraiva. Segundo ele, a livraria pode, por exemplo, dar ênfase a livros digitais nas recomendações do site se o cliente for um leitor assíduo de e-books.
 Joaquim Garcia, diretor de tecnologia da informação da Livraria Cultura, fala que a empresa já trabalha para ter um sistema parecido. Hoje, a plataforma deles registra as aquisições que o cliente faz e dá recomendações baseadas nisso, mas não recolhe dados sobre os hábitos de leitura.
 Nos EUA, a Electronic Frontier Foundation, que defende o direito à privacidade na rede, luta para evitar que lojas de livros possam entregar dados de clientes a autoridades sem que uma corte aprove. "Há um ideal de sociedade em que o que você lê não é da conta de ninguém", disse Cindy Cohn, diretora jurídica da EFF, ao "WSJ".

MERCADO PEQUENO

 Uma pesquisa do Instituto Pró-Livro feita em mais de 5.000 domicílios em todos os estados do Brasil, publicada em março, apontou que 70% dos brasileiros nunca tinham ouvido falar de e-books.
 A Livraria Cultura diz que menos de 1% dos livros que vende são digitais. A americana Amazon -que planeja chegar ao Brasil ainda em 2012, segundo a Reuters- viu seus e-books superarem a venda de livros físicos em 2011, segundo a IHS iSuppli.
 Ivan Pinheiro Machado, editor da L&PM, diz que registrar o comportamento dos leitores de e-books num mercado incipiente como o brasileiro ainda é irrelevante.
 A escritora Martha Medeiros, cujo e-book "Noite em Claro" é sucesso na Cultura, diz que jamais levaria em conta dados sobre leitores. "Não estamos trabalhando com uma margarina", afirma.


Com informações da Folha de São Paulo

Sarau das Artes recebe propostas de apresentações até domingo (22)


 O Grupo João Teimoso, que organiza o Sarau das Artes, está recebendo propostas artísticas para compor a grade de apresentações para o próximo evento até este domingo (22).

 Como já anunciado anteriormente, o Sarau das artes acontece no bar Kibe Lanches (bairro do Pina - ao lado do teatro Barreto Júnior), tem entrada franca e não cobra o couvert artístico, mas apenas o que consumir. 
 Recitar poemas, apresentar Skets, interpretar músicas, dançar, fazer leituras dramatizadas, malabares ou qualquer outra forma de expressão artístico-cultural é aceita pela comissão organizadora, pois o Sarau das Artes tem o objetivo manter um elo entre os artistas das diversas linguagens.

 As propostas podem ser enviadas para o e-mail diretoria@joaoteimoso.com.br ou pelo telefone (81) 4141.5125.

Teatro Arraial recebe palestra audiovisual gratuita neste sábado (21)


Grupo de dança ¿por quá? começou como uma
intervenção-protesto, em 2007 /Foto: Divulgação

 Neste sábado 21 o grupo de dança  "¿por quá?", de Goiania/GO, pretende experimentar os repertórios de movimentos da cultura pop a partir das 18h, no teatro Arraial.  
 A equipe fará uma palestra audiovisual intitulada “A porquaria de ser artista de dança”, com a exibição do vídeodança “Rua 57, número 60, Centro”.  O Teatro Arraial fica na rua da Aurora, bairro da Boa Vista e a entrada é gratuita.
 O filme é uma produção colaborativa entre o grupo musical Vida Seca e o ¿por quá?, grupo de dança que começou como uma intervenção-protesto realizada em 2007 nas manifestações dos vinte anos do mais grave acidente radioativo brasileiro, o “Césio 137”, ocorrido em 13 de setembro de 1987, em Goiânia.

domingo, julho 15, 2012

Bairro de Campo Grande, no Recife, tem mostra gratuita de Cinema


Divulgação


 No próximo sábado, (21) tem a inauguração do Cine Capibaribe, um cine popular com filmes de qualidade que vai acontecer durante todos sábados no Bairro de Campo Grande, com muita mostra de Vídeo grátis. Sempre a partir das 18h, no Canal Capibaribe, que fica na av. Jerônimo Vilela, 469, em Campo Grande. 

O quê? Cine Capibaribe Na Rua
Data: 21/07/2012 até 21/07/2012
Horário: 18h
Onde? Canal Capibaribe (avenida Jerônimo Vilela, 469, Campo Grande)
Valor: GRÁTIS
Informações: (81) 8859-8770

15 de julho, dia do homem no Brasil


Reprodução

 Hoje, 15 de julho, apesar da data ser desconhecida por muitos, é comemorado o dia do homem no Brasil.
 As comemorações pela data foram iniciadas em 1999,  com o apoio e incentivo da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data é comemorada neste 15 de julho. No entanto, no exterior a data é comemorada em 19 de novembro.  A data é celebrada em países como Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Brasil, Moldávia, Haiti, São Cristóvão e Nevis, Portugal, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Botswana, Angola, Zimbabwe, Croácia, Uganda , Chile, Hungria, Irlanda, Peru, Canadá, China, Vietnã, Paquistão, Dinamarca, Suécia, Noruega, Guiana, Holanda, Bélgica, Geórgia, Argentina, México, Alemanha, Áustria, Finlândia, Espanha, França e Reino Unido.
 Parabéns homens do Brasil!