quinta-feira, agosto 09, 2012

Classe artística pernambucana está de luto, estrela de Rutílio de Oliveira passa a brilhar no céu

Montagem Instagran Rutílio de Oliveira/Reprodução
 Com muito pesar, grande parte da sociedade artística e cultural pernambucana recebeu na tarde desta quinta-feira (09) a notícia de que Rutílio de Oliveira fez sua passagem para outro plano, o espiritual. E é com muita tristeza, também, que estou escrevendo esta postagem, que fui cuidadosamente "pescar" uma foto recente e alegre do Rutílio. Sim, é assim que ele era e acredito que seja assim que queira ser lembrado. Pesquei uma montagem feita pelo próprio talentoso através do instagram.
 Rutilio de Oliveira era um multi artista - como, geralmente, são as pessoas que trabalham no meio cultural, muitas vezes nem porque queiram, mas para poderem sobreviver melhor . Desempehava muito bem as funções de produtor; diretor e casting de cinema; trabalhava com cinema; TV; projetos culturais e ministrava oficinas de atuação para audiovisual. Dirigia e roteirizava shows de música. Enfim, batalhava no mundo artístico, simplesmente, desde 1977. Atuou nos longas O Baile Perfumado (1997), Baixio das Bestas (2006),  LULA O FILHO DO BRASIL (2009); FEBRE DO RATO (2012) e nos curtas Cachaça (1995) e That´s a lero, lero (1994), além da microssérie Pedra do Reino, exibida pela TV Globo em 2007. Também foi coordenador do Festival de Cinema Universitário Cinema no Chão.
 Rutílio estava em Petrolina, no sertão de Pernambuco, como diretor de produção uma campanha política. Segundo relato de colegas de trabalho, se sentiu mal e foi internado - com febre alta e sentindo muitas dores. Até o momento não se sabe a causa da morte, mas os médicos suspeitam de pneumonia, devido a um raio-x que fez no domingo (06), apresentando uma grande mancha no pulmão.
 Já está sendo providenciado o translado do corpo do ator para o Recife. O velório será na sexta-feira (10), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, a partir das 8h. Como em vida o ator comentava do desejo de ser cremado, a cremação será realizada no crematório do próprio cemitério por volta das 15h30.  

Recife sediará 16º Encontro Nacional das Associações de Imprensa e 2º Encontro Anual da Imprensa em Pernambuco simultaneamente


 Nos próximos dias 23 e 24 deste mês de agosto a cidade do Recife sediará o 16º Encontro Nacional das Associações de Imprensa (ENAI). O Evento será no Espaço Caixa Cultural, no bairro do Recife e acontecerá em paralelo ao 2º Encontro Anual da Imprensa em Pernambuco.
 Organizados pela Federação Nacional de Imprensa (FENAI) e pela Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), o objetivo principal dos eventos é reunir os profissionais de comunicação e estudantes para debater temas como Jornalismo Investigativo, Cinema Jornalismo, Imprensa Pernambucana, Liberdade de Expressão, e o Papel da Mídia na Defesa do Direito Animal.
 Para compor a mesa de debates, profissionais de auto padrão, a exemplo do jornalista Domingo Meirelles (Rede Globo), do Prof. Dr. Alexandre Figueirôa (Universidade Católica de Pernambuco), do Prof. Jorge José (Radialista autor da trilogia sobre a Imprensa); do Prof. Dr. Sérgio Redó (presidente Associação Paulista de Imprensa) e do Deputado Federal Ricardo Izar (PSD-SP), que carrega a bandeira da comunicação nos diversos segmentos. A mediação da mesa ficará por conta dos ex-presidentes da AIP, jornalistas Arthur Carvalho, Calazans Neto e Flávio Chaves.
 Na manhã do dia 24, o jornalista Domingo Meirelles autografará seus livros: As Noites das Grandes Fogueiras. Uma História da Coluna Prestes (Prêmio Jabuti/Melhor Reportagem de 1996) e 1930. Os Órfãos da Revolução. Ganhou o Jabuti de 2006, na categoria Ciências Humanas. Na parte da tarde, por volta das 15h30, os presidentes da AIP e FENAI, jornalistas Múcio Aguiar e Oliveira Júnior, respectivamente, presidirão a solenidade de encerramento dos encontros com a entrega do Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa - 2012 a personalidades que contribuíram com a imprensa em Pernambuco.

Serão homenageados: André Correa (Presidente da Empetur); Adalto Santos (Deputado Estadual); Carlos Santana (Deputado Estadual); Tony Gel (Deputado Estadual); Teresa Leitão (Deputada Estadual); Ricardo Costa (Deputado Estadual); Renato Cunha (Presidente do Sindaçucar); Ivanildo Sampaio (Jornal do Commercio); Vera Ogando (Diario de Pernambuco); Henrique Barbosa (Folha de Pernambuco); Carlos Garcia (ex-presidente da AIP); Revista Algo Mais; Chesf; Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, e Universidade Católica de Pernambuco.


Opinião - Violência contra a mulher: vergonha nacional

Capa da Cartilha sobre a Lei Maria da Penha

 Atividades diversas estão programadas para os próximos dias em alusão à Lei Maria da Penha (11.340), sancionada há seis anos, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa legislação é, sem dúvida, um grande avanço para o Brasil e são pertinentes todas as ações realizadas para torná-la mais conhecida. No entanto, ainda há muito a ser melhorado, levando em conta que o país tem o sétimo maior índice de homicídios entre as mulheres numa comparação com 84 países.
 De 1980 a 2010, 91 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, mais de 43 mil só na última década.  A taxa de homicídio no país ficou em torno de 4,4 vítimas para cada 100 mil mulheres. As que têm entre 15 a 39 anos correm mais risco. E o local de maior perigo para elas é a própria casa. Houve um aumento de 217,6% no número de mulheres assassinadas no país em 30 anos, saltando de 1.353 mortes em 1980 para 4.297, em 2010. Esses são alguns dados do Mapa da Violência de 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil, pesquisa divulgada em maio, coordenada pelo sociólogo Julio Jacobo.
 Apesar dos avanços na legislação e políticas públicas, o Brasil não tem conseguido garantir proteção efetiva à mulher, o que desencoraja muitas mulheres a fazerem a denúncia contra o agressor. A Comissão Parlamentar de Inquérito Mista que investiga a violência contra a mulher no Senado e Câmara Federal identificou, em diligências realizadas em alguns Estados, a precariedade da estrutura de atendimento, que se traduz em falta de delegacias, de pessoal qualificado e de varas especializadas, como a principal causa dos altos índices de assassinatos de mulheres.
 Na Assembleia Legislativa de São Paulo tive a oportunidade de apresentar projeto de lei instituindo a data de 25 de novembro como o Dia Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, que foi aprovado em plenário e se tornou a lei 14.746/12. É uma proposta como forma de luta para assegurar às mulheres os direitos humanos mais fundamentais.
 A Lei Maria da Penha foi criada em reconhecimento a luta de quase 20 anos de Maria da Penha Maia Fernandes em busca de justiça para condenar seu agressor, seu marido, que tentou por duas vezes assassiná-la e deixou-a paraplégica. Maria da Penha é um exemplo e continua lutando pela ampliação do número de delegacias da mulher e atendimento especializado com pessoas capacitadas.
 O governo federal está liderando uma campanha pelo fim da impunidade e pela responsabilização dos agressores. Sabemos que a legislação precisa ser aperfeiçoada para garantir sua aplicabilidade e o Brasil tem que acelerar o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, desde a primeira infância até a velhice, revertendo os índices inaceitáveis ainda registrados no país.
*Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde
Autor: Chico Sardelli*

quarta-feira, agosto 08, 2012

Projeto Poesia no Olho da Rua chega à sua segunda edição no Alto do Mandu



  A partir do próximo domingo (19), no Alto do Mandu, mais precisamente na rua Humaitá, acontece a segunda edição do projeto Poesia no Olho da Rua.  Desde a sua primeira edição, o Poesia no Olho da Rua visa estimular e promover jovens escritores de comunidades periféricas num evento literário  e ao ar livre em plena periferia. Sendo assim, busca familiarizar os participantes a nutrirem interesse pela leitura de uma maneira lúdica e atrativa. A iniciativa é da Casa de Educação e Cultura do Alto do Mandu (CECAM).


Programação

14h – abertura com o poeta Sergio Leandro
14h30  Recital poético poetas convidados
15h - show da banda Trio MPB
16h20 - continuação recital poético
17h30 show de encerramento banda afásicos



O mal estar da Cultura é tema de palestra de psicanálise no Recife


 No próximo sábado (11), haverá um debate com o tema o mal-estar na cultura no ponto de vista psicológico, dentro da programação mensal da iniciativa Frentes da Psicanálise. Comporão a mesa os psicanalistas Carlos Domingues e José Mário Ramos. A mediação ficará por conta do escritor e também psicanalista, André Resende.
 O tema está sempre presente na psicanálise e, inclusive, Sigmund Freud publicou seu ensaio, Mal-Estar na Cultura – Das unbehagen in der Kultur, em 1930 -, hoje um dos mais famosos. Na tradução brasileira o título chega a aparece como Mal-Estar na Civilização. Um dos tradutores tentou dar uma explicação para colocar Civilização em lugar de Cultura. Mas a palavra Civilização existe em alemão. Se Freud não a usou, não a usou porque não quis.
  Para bem traduzir este conflito humano, em um dos trechos do livro Freud cita:“É difícil escapar à impressão de que em geral as pessoas usam medidas falsas, de que buscam poder, sucesso e riqueza para si mesmas e admiram aqueles que os têm, subestimando os autênticos valores da vida. E no entanto corremos o risco, num julgamento assim genérico, de esquecer a variedade do mundo humano e da sua vida psíquica. Existem homens que não deixam de ser venerados pelos contemporâneos, embora sua grandeza repouse em qualidades e realizações inteiramente alheias aos objetivos e ideais da multidão. Provavelmente se há de supor que apenas uma minoria reconhece esses grandes homens, enquanto a maioria os ignora. Mas as coisas pode não ser tão simples, devido à incongruência entre as ideias e os atos das pessoas e à diversidade dos seus desejos.” 
 Os participantes receberão certificados, que serão enviados posteriormente por e-mail, num link. Para isso, é necessário que cada participante registre a sua presença. 

Enfim, senado aprova diploma para jornalistas


 Já era tempo do Plenário do Senado aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, conhecida como PEC dos Jornalistas. A proposta foi aprovada em primeiro turno em 30/11/2011 e só hoje (07), foi aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, tornando assim obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação em jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria agora segue para exame da Câmara dos Deputados.
 A PEC dos Jornalistas foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e acrescenta novo artigo à Constituição, o 220-A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é “privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”.
 Pelo texto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício, e são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma, no período anterior à mudança na Constituição prevista pela PEC.
 A proposta tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF.
Debate
 A aprovação da PEC, no entanto, não veio sem polêmica. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) lembrou que o STF julgou inconstitucional a exigência do diploma. Para o senador, a decisão do STF mostra que a atividade do jornalismo é estreitamente vinculada à liberdade de expressão e deve ser limitada apenas em casos excepcionais.
 Na visão de Aloysio Nunes, a exigência pode ser uma forma de limitar a liberdade de expressão. O parlamentar disse que o interesse na exigência do diploma vem dos donos de faculdades que oferecem o curso de jornalismo. Ele também criticou o corporativismo, que estaria por trás da defesa do diploma.
– Em nome da liberdade de expressão e da atividade jornalística, que comporta várias formações profissionais, sou contra essa medida – disse o senador.
Defesa do diploma
 Ao defenderem a proposta, as senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) se disseram honradas por serem formadas em jornalismo. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a aprovação da PEC significa garantir maior qualidade para o jornalismo brasileiro.
 O senador Paulo Davim (PV-RN) destacou o papel da imprensa na consolidação da democracia, enquanto Magno Malta (PR-ES) disse que o diploma significa a premiação do esforço do estudo. Wellington Dias (PT-PI) lembrou que a proposta não veta a possibilidade de outros profissionais se manifestarem pela imprensa e disse que valorizar a liberdade de expressão começa por valorizar a profissão.
Já o senador Antonio Carlos Valadares, autor da proposta, afirmou que uma profissão não pode ficar às margens da lei. A falta do diploma, acrescentou, só é boa para os grandes conglomerados de comunicação, que poderiam pagar salários menores para profissionais sem formação.
 – Dificilmente um jornalista me pede a aprovação dessa proposta, pois sei das pressões que eles sofrem – disse o autor.
Valadares contou que foi motivado a apresentar a proposta pela própria Constituição, que prevê a regulamentação das profissões pelo Legislativo. Segundo o senador, se o diploma fosse retirado, a profissão dos jornalistas poderia sofrer uma discriminação.
 – A profissão de jornalista exige um estudo científico que é produzido na universidade. Não é justo que um jornalista seja substituído em sua empresa por alguém que não tenha sua formação – declarou o senador.

Com informações da Agência Senado

terça-feira, agosto 07, 2012

Movimento Bandeirantes no Brasil chega aos 93 anos

 A Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB) completa neste ano, 93 anos de atividades no Brasil. No entanto, o movimento foi criado na Inglaterra há 100 Anos.
 Como parte das comemorações na Região de Pernambuco, será realizado na próxima quarta-feira (15), no Buffet Villa Ponte D’Uchoa (Av. Rui Barbosa, 1345 - em frente ao colégio Damas) o Chá TARDE DO TREVO XII. O evento é beneficente e contará com show de artista local, sorteio de diversos prêmios - inclusive uma TV de plasma - e um delicioso coquetel. O local do evento foi oferecido gratuitamente à FBB.  
 Para participar do evento, cada pessoa deverá contribuir com R$ 50,00. A renda será revertida para  cobrir os custos do evento e para as atividades com crianças, adolescentes e jovens assistidos pela Instituição d@s Bandeirantes do Brasil - Região de Pernambuco.
 A sede da FBB em Pernambuco fica na avenida Conselheiro Rosa e Silva, 670 - sala 603 -, no bairro dos Aflitos. O telefone do local é o (81) 3241.8989.

Missão Bandeirante

 Desde que foi fundado, em 1919, o movimento do Bandeirantismo tem a função de ajudar na formação de crianças, adolescentes e jovens para resgatar os valores de cidadãos ativos, responsáveis e conscientes. O principal lema do Bandeirantismo é semper parata - sempre poder colaborar com o próximo(a).


segunda-feira, agosto 06, 2012

18º Ciência Jovem tem inscrição aberta até 31/08

Divulgação

 Se você é estudante e se interessa por pesquisa e comunicação científica, fique ligad@ porque já iniciaram as inscrições para a 18ª Ciência Jovem, uma feira de ciências nacional promovida pelo Espaço Ciência, órgão de divulgação científica ligado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. As inscrições vão até o próximo dia 31/08 e o evento será realizado de 24 a 26 de outubro, nas instalações do Chevrolet Hall.
 A Ciência Jovem é um evento anual de educação e divulgação científica que está na sua 18ª edição. Nela,  professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas durante o ano letivo.
 O objetivo principal da feira é contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em ciências, de modo a estimular nos alunos e professores o interesse pela pesquisa e pela comunicação científica.
 Podem participar do evento alunos da educação infantil ao ensino médio, bem como os seus professores.
As inscrições são realizadas através do blog da Ciência Jovem http://feiracienciajovem.blogspot.com e nele está disponível a ficha de inscrição online e os regulamentos.