sexta-feira, junho 15, 2012

Quadrilha de Perna de Pau é destaque no "Arraiá EPC"


Foto: Divulgação
 Para celebrar o fechamento de mais um semestre, a Escola Pernambucana de Circo (EPC) realiza o "Arraiá EPC", uma festa junina na próxima quinta-feira (21), às 19h, na Sede da EPC, no bairro da Macaxeira, zona norte do Recife. A proposta é levar muita animação aos presentes com a Quadrilha de perna de pau, formada pelas crianças e adolescentes da escola de circo, alunos do Curso de Iniciação às artes circenses e pelos artistas/educadores da Trupe Circus. Para completar a animação do Arraiá EPC’, performances de artistas circenses, casamento matuto e a banda forró da boneca com muitas brincadeiras.

SERVIÇO:

Arraiá EPC - Festa de Encerramento do semestre da Escola Pernambucana de Circo
Quinta-feira, 21 de junho de 2012 - 19h
Gratuito
Sede da Escola Pernambucana de Circo
Contato: (81) 3266-0050


TV e rádios universitárias de Pernambuco em greve

                                                                  Divulgação
 Por conta da greve dos servidores, a programação da TV Universitária da Universidade Federal de Pernambuco está fora do ar desde às 10h desta sexta-feira (15). As rádios Universitárias AM e FM também estão participando da paralisação. Tocam, apenas, música instrumental com uma interrupção, a cada cinco minutos, informando sobre a greve. Durante a tarde, os servidores farão uma reunião a fim de discutir sobre a paralisação, decretada na noite de ontem (14). Um dos assuntos em pauta é debater se coloca no ar a programação nacional da emissora.
 Entre as reivindicações da TV e das rádios - que, juntas, contam com 75 funcionários -, estão o reajuste salarial de 17%, carga horária de 30 horas semanais, paridade salarial entre ativos, aposentados e abertura de concurso público para ampliar o número de funcionários. 
 Logo, existe também uma pauta local, que pede a saída do gestor Ascendino Silva e mudanças estruturais. "O prédio está deteriorado e os estúdios também, além da torre de transmissão que está oxidada, correndo o risco de peças caírem em cima dos transeuntes", diz Roberto Calou, um dos funcionários do comando de greve. 
 Calou ressalta que a adesão ao movimento chega a 100%. Os funcionários alegam que estão ociosos por conta da falta de programação local. "Hoje há apenas três programas. O diretor prefere trazer programas de produtores independentes e fica sucateando os profissionais da casa. Há um tráfico de influências com a TVPE, cujos programas são retransmitidos pela TVU. Não somos contra a TVPE, mas a favor da TVU", ressaltou o funcionário.


Mariângela Borba com informações do NE10

10ª Mostra de Dança promove oficinas gratuitas


Foto: Divulgação
 Em dois de julho 2010, Inês Bogéa esteve no Recife, ministrando uma palestra no Salão Nobre do teatro de Santa Isabel. No mesmo dia, a seleção brasileira de futebol rolaria a bola no campo contra a Holanda na final da copa do mundo. Logo, esta não foi a razão para que aqueles que têm sede de cultura faltassem à palestra. A plateia que compareceu ao Salão Nobre do Santa Isabel foi bem calorosa e trocou bastante experiências e informações com a brilhante bailarina e pesquisadora de dança. O sucesso foi tanto que agora, em 2012, a dançarina está de volta ao mesmo local. No entanto, as vagas são limitadas, até porque a capacidade do salão é de 120 lugares. 
 No mesmo dia da palestra de Bógea, o coordenador de Dança da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), Fabiano Carneiro, irá falar sobre "Políticas Públicas para Dança" na Caixa Cultural (Marco Zero). No outros dias,  Suely Machado, do Grupo de Dança 1º Ato (MG), fará um bate papo sobre Pedagogia do movimento na dança e Carla Vendramin (RS) falará sobre acessibilidade em dança.
 A inscrição pode ser feita pelo site da mostra. Basta imprimir o formulário, preencher, assinar e enviar para o  e-mail. mbd.seminarios@gmail.com


Programação:

Dia 02 de julho (segunda-feira)
10h30 as 12h30
Mesa “Políticas Públicas para a Dança”
Um debate sobre as políticas públicas que estão sendo implementadas na área de dança nas três esferas federativas.
Palestrantes:
Fabiano Carneiro – coordenador de Dança da Fundação Nacional das Artes (Funarte) do Governo Federal
Marilia Rameh –Assessora de Dança da Secretaria de Cultura de Pernambuco
Christianne Galdino– Gerente de Dança da Gerencia Operacional de Artes Cênicas da Fundação de Cultura do Recife
Medição: Liana Gesteira, do Acervo Recodança
Local: Caixa Cultural (Recife Antigo – Marco Zero)
Dia 02 de julho (segunda-feira)
14h30 às 16h30h
Palestra “Vida de Bailarino”
Este encontro apresenta, em vídeo, as histórias de alguns artistas da São Paulo Companhia de Dança, seus medos, desejos e alegrias. Inês Bogéa também trata do cotidiano do bailarino e das distintas etapas da carreira: a formação, a profissionalização e a transição para outra carreira dentro do próprio universo da dança.
Palestrante:
Inês Bogéa (SP) -diretora da São Paulo Companhia de Dança. Doutora em Artes (Unicamp, 2007), é professora no curso de especialização em Linguagens da Arte da Universidade de São Paulo/Maria Antônia, documentarista e escritora.
Local: Teatro de Santa Isabel (Salão Nobre)
Praça da República, s/n - Santo Antônio Recife - PE, 50010-040

Dia 04 de julho (quarta-feira)
14h30 às 16h30
Mesa "Pedagogia do Movimento na Dança"
Um debate sobre a Pedagogia do Movimento e como seus princípios podem contribuir para os processos de criação em dança e para a formação do corpo do bailarino.
Palestrantes:
Suely Machado (MG)- graduada em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado pela PUC - MG), com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade e com curso de extensão em Pedagogia do Movimento para o ensino da dança ( Escola de Belas Artes – UFMG). É bailarina, coreógrafa e diretora Grupo de Dança 1º Ato.
Renata Camargo (SP/PE) – graduada em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É formada em: Pilates a (Physiopilates) e dirige o FISIO-ARTE PILATES STUDIO, Osteopatia (UFPE), RPG (Souchard), Educação Somática (técnica Klauss Vianna). Com teatro e dança desenvolve atividades como dançarina, e também com direção corporal de atores e pesquisas de linguagem cênica.
Mediação: Taína Veríssimo, do Acervo RecorDança
Local: Teatro de Santa Isabel (Salão Nobre)
Praça da República, s/n - Santo Antônio Recife - PE, 50010-040
Dia 05 de julho (quinta-feira)
14h30 às 16h30
Mesa“Perspectivas de inclusão - Dança integrada e acessibilidade para a dança”
Este encontro irá discutir ações de inclusão, a partir do trabalho de dança integrada desenvolvida pela artista Carla Vendramim, e de estratégias de acessibilidade comunicacional em espetáculos de dança, como recursos de áudio-descrição, a partir da experiência de Andreza Nóbrega.
Palestrantes:
Carla Vendramin (RS) – mestre em coreografia pela Middlesex University e formada no curso de praticante em dança comunitária pela escola NewVic, Londres 2008. É fisioterapeuta pela FEEVALE /1997, cursou o treinamento em reabilitação neurológica Conceito Bobath na Clinica Kínisis 1999.
Andreza Nóbrega (PE) - mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas. Atriz do Grupo Quadro de Cena, e uma das fundadoras da Vouver Acessibilidade que presta serviços e consultoria na área de Acessibilidade Comunicacional. Desenvolve pesquisa na área de tecnologias assistivas, arte e inclusão.
Mediação: Marcelo Sena, do Movimento Dança Recife


Ponto de vista: rock também pode ser modelo de empreendedorismo

Wall paper Bandas de Rock/Divulgação
 Quando refletimos sobre sucesso no meio empresarial, surge logo às cabeças grandes organizações como Microsoft ou Apple. No entanto, o processo de inovação que está por trás dessas companhias, assim como a projeção das ideias dos seus líderes no mercado de trabalho, que têm como  receita do sucesso tem uma estreita relação com as experiências das bandas de rock famosas.
 Para o escritor, jornalista e psicólogo Malcom Gladwell, um grupo de rock pode fazer história não só através da música, mas também por sua capacidade de inovação. Para ele, que tem se referido a esses temas em suas aulas de inovação ao longo de sua carreira, um dos melhores exemplos é a experiência da banda inglesa Fleetwood Mac, criada no fim dos anos 1960.
 Não é a primeira vez que se extraem lições de negócios, como liderança, marketing, gestão e inovação. No livro Come Together: The Business Wisdom of the Beatles, Richard Courtney e Cassidy George refletem sobre os ensinamentos que uma banda pode dar aos homens de negócios, que não só se baseiam em seus sucessos musicais, mas também em uma gestão exitosa que lhes permitiu ir mais longe e eternizarem-se na história. Não dá para se excluir as estrelas atuais, como a cantora de pop Lady Gaga, que também é um caso de estudo em aulas de marketing.
Imagem: Thinkstock

 Gladwell relaciona esses atributos com o que se tem que levar em conta no processo de inovação: "empreendedores que querem mudar o mercado e bandas de rock têm três elementos em comum: a história, dez anos de trabalho e a inovação experimental".

Sucesso: mais que magia

 A Fleetwood Mac foi uma das bandas de maior sucesso no mundo nos anos 1970. Logo, seus integrantes não conseguiram chegar ao topo de um dia para o outro. Por trás de tudo se esconde um trabalho árduo, como acontece com os inovadores. Isso é fundamental, pois para vários dos especialistas em temas de inovação o processo é quase tão relevante quanto a materialização de uma ideia brilhante.
 "Algumas pessoas, quando refletem sobre as grandes ideias, acreditam que elas surgiram de uma hora para outra, consideram que há uma sorte mágica envolvida. Mas as coisas não são assim", destaca Gladwell, que exemplifica com um marco na carreira da Fleetwood Mac, que só depois de 16 anos de sua fundação produziu "Rumours", sua obra mais importante.




De Mariângela Borba com informação do portal Administradores

BR 232 ganha propostas de Gastronomia, cultura e lazer


 Uma nova opção turístico-cultural para os pernambucanos e turistas da região é o guia Rota 232: gastronomia, artesanato e outras dicas culturais, uma iniciativa da secretarias de Turismo (Setur-PE), de Cultura (Secult-PE) e de empresários do setor. Informações detalhadas sobre 95 estabelecimentos localizados ao longo dos 553 km da rodovia Luiz Gonzaga (BR 232). 

 Além de restaurantes, bares, centros de artesanato, lojas e pontos turísticos, o guia também traz algumas opções de hospedagem para todos os gostos. No guia, são encontradas dicas turísticas na Zona da Mata, Agreste e Sertão.
 Para marcar o lançamento, a partir deste final de semana serão realizados eventos artísticos diversos nas cidades ao longo da BR 232. Quem quiser conferir as atrações, é só acessar o www.projetorota232.com.br.

Palhoção no bairro de São José recebe shows de Herbert Lucena e Jurandy da Feira

Foto: Divulgação
 O Pátio de São Pedro, no Recife, merece um destaque especial nesse período junino, pois vem trazendo nomes tradicionais e novos artistas da cultura pernambucana num palhoção coberto. Nesta sexta-feira (15), a noite de festas começa às 20h com o grupo Encanto e Poesia, a partir das 21h quem comanda é o caruaruense Herbert Lucena, que concorre ao 23º Prêmio da Música Brasileira nas categorias revelação, projeto gráfico, disco e cantor regional pelo álbum 'Não me peçam jamais que eu dê de graça tudo aquilo que eu tenho pra vender'.

 Logo em seguida, Jurandy da Feira anima com o seu forró. Ele, conheceu o Rei Luiz Gonzaga em 1973, fez parceria com o velho Lula e compôs algumas canções. Uma das mais famosas é Nos cafundó de Bodocó e foi gravada pelo Mestre Lua no LP Capim novo (1976). A noite será encerrada pela voz marcante de Nádia Maia.

 Já no sábado (16), a animação começa mais cedo, a partir das 19h tem apresentação de quadrilhas infantis e adultas. Os shows no palco começam às 20h.  As atrações ficam por conta de Muniz do Arrasta-pé, que apresenta as canções de seu quarto CD, Nordestinamente Feliz, com 15 faixas em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. André Macambira, Anchieta Dali e Paulinho Leite também são outros nomes que comandarão a noite.



segunda-feira, junho 11, 2012

Biblioteca central da UFRPE acrescenta e-books ao seu acervo


 A Direção de Bibliotecários e o Vice-Reitor, Prof. Marcelo Carneiro Leão em reunião com o representante da Cengage Learning (Antiga Thompson), discutiram sobre a importância e as possibilidades de adoção do e-book como novo formato para aquisição e renovação do acervo bibliográfico a ser disponibilizado à comunidade acadêmica. Em breve, a UFRPE estará disponibilizando uma avaliação gratuita (projeto piloto), para que uma possível parceria venha a ser adotada.   Durante o encontro, foi acordado que aos professores da UFRPE, serão ofertados, semestralmente, pela Cengage Learning, 02 exemplares de livros impressos, bastando, para tanto, preencher o cadastro no site:
 Em breve, outras Editoras irão apresentar seus sistemas de e-books para avaliação futura da comunidade universitária da UFRPE.

Jovem investe em ferramenta que estimula criatividade e pode gerar um milhão de reais

Felipe Albuquerque planeja faturar perto de R$ 1 milhão  em três anos com sua ferramenta na internet
Foto: Divulgação

 Há quatro anos o publicitário Felipe Iszlaji de Albuquerque 


 Depois de se formar em cinema e atuando em uma agência de publicidade no interior de São Paulo, ele buscava constantemente fontes de novas ideias que o auxiliassem no trabalho criativo diário. Foi então que conheceu o dicionário analógico por meio de um amigo.
 O livro,organizado pelo professor Francisco dos Santos Azevedo, já foi referência e fonte de inspiração para compositores como Chico Buarque e Arnaldo Antunes. "Vi em uma entrevista o Chico dizendo que aquele era seu livro de cabeceira. Fui atrás da publicação e dois meses depois encontrei uma edição de 1983 em um sebo de São Paulo".
 Com o livro nas mãos Albuquerque pensou em aperfeiçoar o seu uso e teve a ideia de criar uma única plataforma que combinasse esta e outras publicações na internet. Nascia assim o Dicionário Criativo.  "Todos os dias eu me via com várias abas do navegador abertas e pensei, por que não facilitar e colocar todos estes serviços em um único lugar?", revela.
 A primeira versão já tem data para ser lançada: 19 de junho. "Dia do aniversário do Chico Buarque e coincidentemente o meu também", brinca Albuquerque.
 A ferramenta reúne citações, sinônimos, expressões populares, rimas, poemas e até um banco de imagens. Ao digitar uma palavra, o sistema puxa todas as referências cadastradas e as oferece em uma mesma página para o usuário. A resposta com todo o conteúdo relacionado surge na tela em poucos segundos.
 "Pode ser usado por estudantes, profissionais de comunicação e de outras áreas também". Em breve, a ferramenta deverá receber novos conteúdos, inclusive em áudio e vídeo. "Nossa ideia é fazer com que os usuários também possam inserir suas referências no dicionário, algo semelhante ao Wikepedia", explica Albuquerque.

Ideia premiada

 O projeto se tornou não só o tema de sua tese de doutorado, que será concluído em fevereiro de 2013, como garantiu ao jovem o prêmio Santander de Empreendedorismo 2011, na categoria Tecnologias da Informação e da Comunicação. Com um troféu no currículo e uma empresa recém-aberta, Albuquerque agora busca parceiros para as próximas fases do trabalho.
 Quem quiser conhecer e testar a versão beta do Dicionário Criativo antes do seu lançamento pode adicionar os perfis da empresa no Twitter e no Facebook.
 Em poucos dias o internauta recebe uma senha provisória para navegar pelo conteúdo no site.
 Albuquerque conta que a ideia inicial é manter uma parte do material disponível gratuitamente.
 No caso de conteúdos específicos, como os relativos a profissões ou termos técnicos, a previsão é de que o conteúdo seja pago. Em breve, a ferramenta estará disponível em inglês. "Também estamos estudando a viabilidade de fazer versões em espanhol e francês", revela.


Com informações do portal Brasil Econômico

Volta da Noite Cubana promete sacudir a cidade de Olinda

 O projeto Noite Cubana, que sacudia mensalmente as noites olindenses com ritmos latinos, promete voltar com tudo no final deste mês de junho - no dia 30. Nesta nova versão, a festa vai ocupar as instalações do Clube Atlântico de Olinda, numa estrutura para acomodar, aproximadamente, 2000 pessoas com grande estrutura de som, iluminação e telão. As atrações da noite vão ficar por conta da bandas Los Cubanos, SalsAmérica e o encontro dos DJs NK Cumbia e Mambo. 
 Entre os aficionados do ritmo, é normal ouvir dizer que a volta da Noite Cubana está sendo um dos eventos mais aguardados do ano





III Mostra SESC de Literatura Contemporânea abre inscrições


 Quem curte literatura, não pode ficar fora dessa, porque estão abertas as inscrições para a oficina “Os bastidores de Ribamar”, com José Castello, que apresentará questões do autor na escrita deste livro, ao mesmo tempo em que levará o participante a ir tecendo a sua escrita. A iniciativa acontecerá no Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira e integra a programação da 3ª edição da Mostra SESC de Literatura Contemporânea. As inscrições podem ser realizadas no SESC Santa Rita, Rua Cais de Santa Rita,156 - São José, Recife, PE, das 14 às 18h, no Setor de Cultura, mediante apresentação de carta de intenção. Todas as atividades são gratuitas!

Foto: Joaquim de Carvalho/Divulgação
José Castello - Carioca radicado em Curitiba, é escritor e crítico literário. Colunista do suplemento Prosa & Verso, de O GLOBO. No GLOBO ON LINE mantém o blog A literatura na poltrona. É colaborador do suplemento EU&, do jornal VALOR ECONOMICO, e do mensário RASCUNHO. Graduação em Jornalismo pela UFRJ. Mestre em Comunicação pela UFRJ. Autor, entre outros, de Ribamar (romance, Bertrand Brasil, 2010), Fantasma (romance, Record, 2001), O homem sem alma/Diário de tudo (ensaio sobre João Cabral de Melo Neto, Bertrand Brasil, 2006), A Literatura na Poltrona (ensaios, Record, 2007), Inventário das Sombras (retratos literários, Record, 1999), O poeta da Paixão (biografia de Vinicius de Moraes, Companhia das Letras, 1993).

Serviço:
III Mostra SESC de Literatura Contemporânea
O quê? Oficina "Os bastidores de Ribamar", com José Castello (PR)
Quando? 13 a 15 de junho, das 14h30 às 17h30
Onde? SESC Santa Rita - Rua Cais de Santa Rita,156 - São José, Recife - PE.
Informações: (81) 3224.7577


Homens e Caranguejos chega ao Recife e traz oficina aplicada ao ator


Fotos: Alicia Peres
 Nos próximos dias 16 e 17, será apresentado no Recife o espetáculo "Homens e Caranguejos", dirigido por Luciana Lyra e encenado pelo Coletivo Cênico Joanas Incendeiam. O espetáculo é baseado no único romance escrito por Josué de Castro e estreou em maio no estado de São Paulo. No dia 16, a companhia realizará uma oficina gratuita, com apenas 25 vagas, gratuita, abordando a "Mitodologia em Artes Cênicas aplicada ao trabalho do ator". As inscrições devem ser feitas até o dia 14 através do envio de carta de intenção e currículo para o email duasdecriacao@gmail.comA oficina será realizada apenas no Recife.

Espetáculo: Dois grupos, múltiplas vozes e um tema: a fome. A Cia Duas de Criação, dirigida pela recifense Luciana Lyra, em parceria com sua conterrânea Viviane Madu, juntou-se ao Coletivo Cênico Joanas Incendeiam (SP), composto pelas atrizes Beatriz Marsiglia, Camila Andrade, Juliana Mado e Letícia Leonardi, para realizar a montagem do espetáculo inédito Homens e Caranguejos, baseado no único romance do geógrafo pernambucano Josué de Castro, um estudioso de múltiplos saberes que lutou pela construção de uma democracia social no Brasil.

 Escrito em 1966, o romance foi traduzido em várias línguas e já foi adaptado para o teatro pela francesa Gabriele Cousin, em 1969. No entanto, nunca foi encenado e nem outra dramaturgia foi produzida em âmbito nacional, especialmente criando interfaces do texto romanceado com a realidade de comunidades existentes no Brasil contemporâneo, como é o caso desta montagem. Nesta versão teatral de Homens e Caranguejos, com dramaturgia e encenação de Luciana Lyra, a ideia não é a transposição literal do romance, mas a criação de fricções entre o universo criado por Josué e o cotidiano de duas comunidades brasileiras: a Ilha de Deus, em Recife e o Boqueirão, em São Paulo, que foram pesquisadas durante dois anos pelas atrizes-criadoras.

Foto: Alicia Peres/Divulgação
 A trama do espetáculo gira em torno de um menino, que chegou à cidade e aos mangues com seu pai, fugindo da seca, depois da morte do irmão mais velho. Sua vida se divide entre trabalhar para o padre, como catador de caranguejos, a vontade de brincar e a amizade com Cosme, um homem sábio que vive no seu mocambo com suas pernas imóveis. Cosme vê a Aldeia dos Demais, comunidade ficcional onde moram, através dos reflexos num pedaço de espelho e o mundo através dos jornais velhos do menino. É Cosme quem fomenta no menino certa consciência política e instiga a lutar contra o Rei Dom Agamenon pelo direito às terras da Aldeia. Atravessando o labirinto de mocambos a revolucionar, o menino brinca com a morte, é o próprio Ícaro a sonhar com dias melhores.

 O espetáculo "Homens e Caranguejos" vem sendo apoiado pelo ProAC, da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e estreou no dia 26 de maio, em São Paulo. Em seguida, o espetáculo se apresentou por diversas cidades do interior paulista, como Suzano e Mogi das Cruzes. Dando continuidade a sua turnê, a Cia Duas de Criação e o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam trazem ao Recife o espetáculo, que será apresentado gratuitamente nos dias 16 e 17 de junho, no SESC Santo Amaro.

“Mitodologia em Artes Cênicas aplicada ao trabalho do  ator”

 Durante o processo de criação do espetáculo, o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam tomou contato com esse complexo de procedimentos de criação, que relaciona os mitos pessoais de cada artista ao tema-guia abordado no espetáculo. Essa metodologia, criada por Luciana Lyra, da Cia. Duas de Criação, diretora e dramaturga de Homens e Caranguejos, será o ponto de partida para os experimentos cênicos com atores e estudantes de teatro.

Público-Alvo
Atores, estudantes de teatro e artistas em geral.

Data
16 de junho de 2012 (sábado)

Duração da oficina
5 horas (8h às 13h)


Ilusão - um Ensaio Melodramático Cirsense percorre o Nordeste


Foto: Divulgação
 Respeitável público, a Escola Pernambucana de Circo orgulhosamente vem apresentando Nordeste a fora a temporada itinerante do espetáculo " Ilusão – Um Ensaio Melodramático Circense ", que circulará por algumas cidades do Nordeste e com o patrocínio da Petrobrás. 

 A Trupe Circus, que já esteve em João Pessoa no mês passado, embarca esta semana rumo à terras baianas. O "Ilusão" fará duas únicas apresentações em Salvador nos dias 16 e 17 de junho no Circo Picolino às 18h. O Circo Picolino fica na Avenida Otávio Mangabeira, Orla de Pituaçu. Os ingresso são populares no valor de R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia).

Padre Marcelo Rossi não fará mais show em Pernambuco


Foto: Divulgação
 O show do padre Marcelo Rossi, previsto para acontecer no próximo dia 13.06 em Caruaru, não será realizado. Em nota, a assessoria de imprensa do padre não confirmou a informação de que haveria show dele no Nordeste.

Retrospectiva

 A informação passada era de que o padre Marcelo Rossi participaria da colocação da pedra fundamental do Memorial de Frei Damião, em Caruaru, na próxima quarta-feira (13).  

Pernambuco tem destaque na Rio +20


Divulgação

 Falar que Pernambuco  está em crescente desenvolvimento, disso todos já sabem, mas o que, provavelmente, ainda não sabem é que o Estado  está com tudo na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A partir desta quarta-feira (13), o governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, estarão inaugurando, às 16h, o estande do nosso estado (maquete na foto ao lado) na mostra internacional.
 Na inauguração, o governador Eduardo Campos vai expor detalhes do programa “PE Sustentável”, que visa estimular, com incentivos fiscais e financeiros, os principais eixos da economia verde (solar, eólica, biomassa e pequenas hidrelétricas), assim como tecnologias inovadoras, processos de eficiência hídrica e energética.
 “Considerando o bom momento econômico do Estado, nossa expectativa com a apresentação do PE Sustentável no Rio é atrair investimentos para atividades econômicas inclusivas e sustentáveis, que de fato incentivem a geração de energias renováveis e a gestão eficiente de água e energia”, antecipou em coletiva o secretário Sérgio Xavier. Também foi lembrado que a divulgação do programa na Rio+20 também leva em conta o fato de os temas oficiais da conferência serem “Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “Governança – Estrutura institucional para o Desenvolvimento Sustentável”. O PE Sustentável foi formalizado pela Lei nº 14.666, de 18/05/2012.

Siron Franco continua com exposição no Centro Cultural da Caixa


Foto: Antônio Melo/Divulgação

 O Centro Cultural da Caixa Econômica, no Bairro do Recife, continua sediando a exposição dos quadros e esculturas de Siron Franco até o próximo dia 1º de julho. A entrada é gratuita.

Caixa Cultural

 A Caixa Cultural Recife se soma a cinco unidades já existentes em Brasília, Curitiba, Salvador, São Paulo e no Rio de Janeiro. O novo equipamento ocupa um prédio histórico restaurado de 2.650 metros quadrados, localizado na Praça do Marco Zero, no local onde ficava a antiga Bolsa de Valores.

 O espaço conta com quatro salas e galerias de exposição, um cine-teatro de 202 lugares, salas para oficinas, cafeteria e uma área de convivência na cobertura. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3425-1906.

Serviço:Centro Cultural da Caixa
Exposição
Local: Marco Zero do Recife, Bairro do Recife
Informações: (81) 3425-1906.

domingo, junho 10, 2012

Recife tem campeonato de stand up comedy a partir desta terça-feira (12)

Foto: Divulgação
 Será que você já ouviu falar em Stand up comedy?

 Pernambuco vai ganhar um campeonato, que estreia a partir desta terça-feira (12) e vai até o final de julho. A jornalista Taís Paranhos, companheira de várias lutas e jornadas jornalísticas, vai se apresentar no dia 10 de julho. Por conta disso, dá para se dizer que mais do que uma competição, é o surgimento de um novo tipo de entretenimento no Recife. 
 A organização do campeonato está por conta dos comediantes Rodrigo Marques e Gustavo Pardal, da trupe Ideais da Comédia, que fazem apresentações pelo Brasil à fora e estão garimpando novos nomes para o stand up local. 


 O nome pode até ser em outra língua, o inglês, mas significa nada a mais, nada a menos que um espetáculo de humor feito por apenas um comediante. O humorista se apresenta, geralmente, em pé - daí o termo 'stand up' -, sem acessórios, cenários ou caracterização. 
 O humorista do stand up não conta piadas conhecidas do público. O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia a dia. As habilidades necessárias pra ser um stand up comedian (comediante 'em pé') são diversas. É frequentemente necessário que se assuma de forma solitária os papéis de escritor, editor, artista, promotor, produtor e técnico simultaneamente. 
  E a melhor parte, lógico, fica por conta da plateia com os stand up comedians, pois ela é quem dará a nota dos concorrentes da noite!!!



Senac-PE promove concurso de Gourmet Digital


 Estimular o desenvolvimento de games e aplicativos relacionados ao universo da gastronomia é o objetivo do 1º Concurso Gourmet Digital, pasmem!, no Senac de Pernambuco.
 Podem se habilitar ao concurso estudantes na área de informática e comunicação, de instituições de ensino públicas e particulares da região. Os trabalhos classificados serão destaque no Salão Gourmet Digital, durante o evento Prazeres da Mesa ao Vivo Pernambuco 2012.
 De acordo com informações cedidas pela assessoria do Senac-PE, “o desafio para estudantes da tecnologia será a criação de games e aplicativos mobile que poderão ser utilizados como ferramenta educacional, profissional ou social de entretenimento com a temática da gastronomia”.
 O período de inscrições ao Concurso Gourmet Digital vai de 13/06 a 29/06 através do site do Senac. Serão aceitas inscrições individuais ou de duplas para a competição, que só poderão enviar um único projeto técnico de jogo ou aplicativo para ser submetido à apreciação de uma comissão julgadora.

Questões Urbanas é tema de mostra audiovisual na Aliança Francesa


 Dia 15 de junho, às 19h30, a Aliança Francesa do Recife promove em sua unidade do Derby, “Questões Urbanas”. Neste dia serão exibidos os vídeos “Ninhos Antigos”, de Osman Godoy; “La Maison em Petits Cubes”, de Kunio Katô; e “Praça Disney”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Logo após a apresentação dos vídeos sobre habitações e espaços públicos nos grandes centros, o cineasta pernambucano Osman Godoy comanda as discussões. A entrada é franca.