sábado, outubro 03, 2015

O 3 de outubro na História

Hoje,  dia 3 de outubro, estamos no 276.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 89 dias para acabar o ano. Há 85 anos, nesta mesma data, sob a liderança civil de Getúlio Vargas e sob a chefia militar do tenente-coronel Pedro Aurélio de Góis Monteiro, acontecia A Revolução de '30, com o objetivo imediato de derrubar o governo de Washington Luís e impedir a posse de Júlio Prestes.O movimento tornou-se vitorioso em 24 de outubro e Vargas assumiu o cargo de presidente provisório a 3 de novembro do mesmo ano. Hoje, trazemos a reflexão do pensamento de Lea Wilder: 





quarta-feira, setembro 30, 2015

Blogueiros e radialistas pernambucanos são reconhecidos pelo Poder Legislativo de Pernambuco

Foto:. Edson Jr.
 Blogueiros e radialistas das diversas regiões de Pernambuco participaram nesta quarta-feira (30) da segunda edição do Alepe Digital, uma iniciativa da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o primeiro-secretário da Alepe, deputado Diogo Moraes (PSB): “O evento é uma oportunidade de nos envolvermos diretamente com jornalistas, blogueiros e radialistas do litoral ao Sertão. Isso demonstra o interesse do Poder Legislativo em interagir com a sociedade”.
 A abertura também contou com a presença dos líderes do Governo, deputado Waldemar Borges (PSB)  e da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PTB). “Dentro do ‘quarto poder’, que é como se chama a mídia, os blogs são uma força emergente, que deve ser levada em conta. Também as rádios, que entram na casa das pessoas”, destacou o governista Waldemar Borges. Já o deputado Sílvio Costa Filho (PTB),destacou que a relação mais próxima com o cidadão é uma pauta que une as bancadas. “Blogs e rádios têm um papel crucial na construção da cidadania na era globalizada, pois dão um panorama detalhado das realidades regionais.”
  Como a proposta deste segundo Alepe  Digital era discutir a importância da reportagem e novas mídias na comunicação, o evento teve como primeiro palestrante o publicitário e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Rodrigo Correa, que debateu sobre a informação como produto, destacando os principais elementos para uma gestão de conteúdo eficiente: distribuição, constância, qualidade e comunicação. “Antes se tinha dificuldade em obter a informação. Hoje é mais fácil, porém a gente recebe um volume de conteúdos muito grande. Então o que faz você ser acessado é a recomendação, ou seja, as pessoas falarem bem do seu produto”.
A segunda parte dos debates ficaram a cargo do jornalista Geneton Moraes Neto que, atualmente, está atuando como especialista da Globo News. O repórter se diz “otimista com o futuro do jornalismo. Com essa avalanche de informações na atualidade, cada vez mais serão necessários profissionais capazes de selecioná-las para o público”, argumentou. “Nunca se fez tanto jornalismo, basta ver os blogueiros. Mas a gente tem que ter, na internet, os mesmos cuidados com o texto que se tem nos meios tradicionais.” 


terça-feira, setembro 29, 2015

Blog debate importância da reportagem e novas mídias na comunicação no 2º Alepe Digital

 Na próxima quarta-feira (30), acontece na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o 2º Alepe Digital. O evento é realizado pela Superintendência de Comunicação Social da Alepe, para comunicadores convidados, e tem como objetivo fortalecer a integração do poder legislativo e os meios de comunicação. O destaque fica por conta das palestras com o professor Rodrigo Stefani Correia e do jornalista Geneton Moraes Neto.

Os debatedores:

 Rodrigo Stefani Correa é pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e que esteve à frente de diversas campanhas publicitárias e pesquisas de mercado em várias agências nacionais. Irá abordar o tema: "Níveis de interatividade nas mídias digitais e modelo de gestão da comunicação digital". 

 Geneton Moraes Neto, que atualmente lançou, aqui no Recife, o filme Cordilheiras do Mar, com entrevistas inéditas de Francisco Julião e Miguel Arraes, irá abordar o tema "Entrevista e Reportagem: Testemunha da História".