quinta-feira, novembro 04, 2010


Em ranking da ‘Forbes’, Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo


A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, foi considerada a 16ª pessoa mais poderosa do mundo, de acordo com o ranking anual da revista “Forbes” divulgado nesta quarta-feira (3), à frente de líderes como o presidente francês Nicolas Sarkozy, que aparece na 19ª posição.
A publicação apresenta a trajetória de Dilma na política e reitera que a nova presidente comandará a maior economia da América Latina.
A revista também afirma que o Brasil é a “despensa do mundo”, grande exportador de commodities agrícolas como açúcar, café, suco de laranja e carnes bovina e de aves.
“(Dilma) ainda não é um nome familiar, mas será em breve com o Brasil se preparando para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016″, disse a revista, que também lembra que Dilma foi presa e torturada pelo regime militar e sobreviveu a um câncer linfático.
Em primeiro lugar, está o presidente da China, Hu Jintao, seguido por Barack Obama, seu colega americano.
O ranking da “Forbes” também cita o empresário brasileiro Eike Batista.
O homem mais rico do Brasil, segundo a publicação, aparece em 58º lugar, apenas uma posição atrás do líder da rede terrorista da al-Qaeda, Osama Bin Laden, que, no ranking é considerado o 57º mais poderoso do mundo. A publicação se refere a Eike como um “amante dos superlativos, tanto na vida pessoal quanto na profissional”.
Na 68º e última posição está Julian Assange, editor-chefe da organização WikiLeaks, que se notabilizou por divulgar documentos secretos do governo norte-americano.
No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparecia na lista como 33º.
Saiba quem são os 20 primeiros mais poderosos do mundo, segundo o ranking:
1º Hu Jintao
2º Barack Obama
3º Abdullah bin Abdul Aziz al Saud
4º Vladimir Putin
5º Papa Bento 16
6º Angela Merkel
7º David Cameron
8º Ben Bernanke
9º Sonia Gandhi
10º Bill Gates
11º Zhou Xiaochuan
12º Dmitry Medvedev
13º Rupert Murdoch
14º Silvio Berlusconi
15º Jean-Claude Trichet
16º Dilma Rousseff
17º Steve Jobs
18º Manmohan Singh
19º Nicolas Sarkozy
20º Hillary Clinton

Fonte: G1, São Paulo