quinta-feira, abril 22, 2010


Desde que o mundo é mundo, a arte é usada para expressar os sentimentos e aproximar as pessoas. Pernambuco tem uma tradição de lutas libertárias e uma rica cultura, reconhecida além de suas fronteiras. Foi neste estado tão fertil, que há 9 anos - no bairro do Pina, em Recife -, durante um curso de teatro ministrado pelo ator e diretor Oséas Borba Neto, surgiu a ideia e a decisão de formar um grupo de teatro com jovens de baixa renda. Nascia assim a associação sem fins lucrativos Grupo de Teatro João Teimoso, nome este inspirado no tão popular boneco inflável infantil de peso nos pés que todos tentam derrubar, mas não conseguem - também chamado de "sempre-em-pé", ou "joão bobo". O nome João Teimoso surgiu através das dificuldades que o grupo enfrentou durante a formação, também vivenciada por que buscam trabalhar de maneira séria e ética com a cultura.

No início, o grupo era voltado só para o teatro e um projeto social (existentes até hoje), mas depois da terceira temporada do espetáculo "Bordel Pátria Amada" (janeiro/2004), surgiu o Espaço Cultural João Teimoso, no bairro da Boa Vista, atual sede do Grupo e local onde são oferecidos cursos e oficinas. Já no ano seguinte, sentindo a necessidade de ampliar os horizontes e aprofundar os trabalhos no campo artístico, surgia a produtora Borba Neto Produções Artísticas, responsável pela Agência de Talentos de Pernambuco, ampliando a visibilidade dos trabalhos do próprio grupo e da classe artística, de maneira diversificada e inovadora.

É fácil constatar a crescente evolução do Grupo. Foi graças ao espírito inquieto e revolucionário que em 2006 despontou a Cia de Danças João Teimoso, congregando os núcleos das Danças Populares, da sensual e milenar Dança do Ventre, assim como o da Dança de Salão.

O Grupo João Teimoso, hoje, é uma respeitada empresa cultural, sempre articulado com as diversas discussões da política cultural - seja ela municipal, estadual ou nacional - de forma a contribuir com o crescimento das classes artísticas e culturais como um todo, voltado especificamente para a aréa do teatro, da dança e das produções da Agência de Talentos de Pernambuco.

Em abril de 2010, ao completar seus 9 anos de existência, o João Teimoso é reconhecido como referência para os amantes da cultura pernambucana e daqueles que buscam o crescimento através do respeito, da ética e da seriedade pela arte em suas diversas linguagens, assim como pela contribuição e fortalecimento da classe artística.


Mariângela Celso Cavalcanti Borba
Jornalista/Conselheira de Cultura do Recife/Produtora Cultural
DRT/PE - 4095
Assessoria & Consultoria de Imprensa, Produção e Comunicação
Boletim do Grupo João Teimoso: http://boletimjoaoteimoso.blogspot.com/
Web site do Grupo: http://www.joaoteimoso.com.br/
Fone s: (81) 4141.5125

quarta-feira, abril 21, 2010