quinta-feira, agosto 20, 2015

Reginaldo Rossi dará nome a praça no Recife

 O cantor Reginaldo Rossi, que morreu em 20 de dezembro de 2013, nomeará uma praça do Recife. A sugestão foi do vereador Marco Aurélio Medeiros (PTC). O político deu entrada no Projeto de Lei 17/2015, incluindo Reginaldo Rossi para nomear a praça do Largo dos Coelhos, no Centro do Recife, e região em que nasceu o cantor. A proposta foi aprovada por unanimidade, na última quarta-feira (19). 
 Esta foi a primeira homenagem concedida à memória de Reginaldo Rossi. “Esperamos que seja a primeira de muitas. O nosso eterno Rei do Brega merece ser lembrado e exaltado pela figura que foi e pelo amor que sempre demonstrou ao Recife. Não podemos nos esquecer de enaltecer quem tanto contribuiu com a cultura de nossa cidade”, destacou Marco Aurélio.
 No próximo dia 20 de dezembro, a morte do cantor e compositor Reginaldo Rossi completará dois anos. O parlamentar pontuou que a data precisa ganhar o devido destaque na programação das rádios e espaço nos jornais do Estado. “E o poder público também precisa fazer algo para lembrar. Reginaldo Rossi é um patrimônio nosso”, ponderou.
 Marco Aurélio Medeiros ressaltou que a homenagem a Reginaldo Rossi também deve contribuir para o início de um processo de resgate e valorização de outros artistas recifenses que não estão mais entre nós e que merecem uma lembrança mais frequente de suas obras.

Caravana Caruaru Mundo Afora aterriza no Recife com muito forró pé-de-serra

Na foto, Azulão e Azulinho. Divulgação
 No próximo sábado (22) a Caravana Caruaru Mundo Afora realiza seu primeiro show no Recife, na Creperia Rouge, em Casa Forte. Depois de uma turnê de 20 dias em São Paulo, Bruno Lins (Fim de Feira), Banda Zé do Estado, Sebastian Silva, Azulão e Azulinho chegam ao Recife, trazendo um show que mistura pífanos, poesia, baião, coco e muito forró.
 Um encontro que surgiu em Caruaru, no mês de junho, já rendeu, em sua primeira investida nacional, apresentações em algumas das mais importantes casas da noite paulistana, como o Centro Cultural Rio Verde, Casa das Caldeiras, Instituto Brincante, Centro de Tradições Nordestinas e Canto da Ema.

 O show promete uma mistura de gerações e ritmos, com espaço pra música e poesia de cordel, trazendo um dos mais importantes mestres do forró, uma das mais tradicionais bandas de pífanos do Brasil e novos talentos da música pernambucana.

segunda-feira, agosto 17, 2015

Museu do Estado e Santander promovem exposição Pernambuco Cena Contemporânea

O Guerrilheiro, 1969 - Paulo Bruscky
 O Museu do Estado de Pernambuco e o Santander inauguram a exposição Pernambuco Cena Contemporânea. A mostra toma como ponto de partida o diálogo estético de jovens artistas contemporâneos, atuantes em Pernambuco, com a trajetória de Paulo Bruscky cuja obra goza, hoje, de amplo reconhecimento no cenário nacional e internacional. Inovador, irônico, irreverente, Bruscky é responsável pelo surgimento no Recife, na década de 60, de uma corrente de arte conceitual, liberta dos tons do regionalismo e dos cânones de uma estética figurativa militante atrelada, quase sempre, à questão social. Rejeitando qualquer tipo de amarra, o processo de criação de Bruscky, indissociavelmente ligado a liberdade e guiado tão somente pela pulsante relação entre a vida e a arte, é fonte de inspiração e reflexão para contemporâneos de Pernambuco.
 Estabelecer elos entre o passado e o futuro é um dos propósitos da exposição, que promove um resgate dos trabalhos e projetos de Bruscky apresentados, a partir de 1969, ao Salão de Arte de Pernambuco, que foram, à época, incompreendidos e rejeitados. Dez destacados artistas pernambucanos foram convidados pela curadoria a apresentar dois trabalhos para compor este instigante diálogo estético.

*Informações da Assessoria de Imprensa do Santander

Serviço:
Pernambuco Cena Contemporânea
Onde? Museu de Pernambuco - Av. Rui Barbosa, 960 - Graças
Quando? 19 de Agosto a 27 de Setembro de 2015