sexta-feira, agosto 11, 2017

Classe artística pernambucana promove a Virada do Teatro do Parque

PROMESSA Teatro reabriria ao público 
em dezembro de 2016
Agosto é mês de aniversário do Teatro do Parque. O equipamento cultural administrado pela Prefeitura do Recife completa 102 anos no próximo dia 24. E continua fechado! Sensibilizados com essa situação, artistas pernambucanos de diversas linguagens estão se reunindo para celebrar a história do cine teatro-jardim – um dos poucos do Brasil - chamando a atenção para esta inatividade e a necessidade de devolvê-lo aos artistas e ao público recifense. E se o teatro continua de portas fechadas, seus admiradores ocupam o entorno, na Rua do Hospício, das 10h às 22h do sábado (26), para comemorar falando sobre seu futuro. Na programação, apresentações gratuitas de música, teatro, dança, exibições de curtas, exposições, declamações de causos e poesias e rodas de diálogo com o público presente. A ideia também está sendo apoiada pelos comerciantes locais.

Palco que guarda a memória de grandes apresentações como o espetáculo Onde Canta o Sabiá, com direção de Hermilo Borba Filho; que marcou a parceria entre Samuel Campelo e Waldemar de Oliveira; também recebeu o primeiro show de Gilberto Gil, ao retornar do exílio; Gonzaguinha; Jackson do Pandeiro; Alceu Valença; Beto Guedes; em projetos como o Pixinguinha e o Seis e Meia, e, mais recentemente, em 2001, o lançamento do primeiro CD do Cordel do Fogo Encantado e tantos outros. Foi o Cine Teatro do Parque que também fez parte da consagração do cinema falado e que, bem depois, tinha em cartaz filmes a preços populares. No coração do Recife, o espaço está fechado desde 2010 aguardando reformas prometidas pela Secretaria e Fundação de Cultura da Cidade, que estavam previstas para finalizarem em dezembro de 2016. O abandono, no entanto, permanece o mesmo e o espaço se deteriora mais a cada dia sem perspectiva de voltar a funcionar.


Democratização da Cultura


A pauta do movimento é também pela valorização da cultura, a democratização do acesso aos teatros, cinemas e eventos culturais não só da cidade, mas do Estado. Pensando em uma segurança maior não só para o evento, como para as pessoas que chegarem para assistir a celebração dos 102 anos do teatro, os artistas envolvidos estão buscando a interdição da rua do Hospício, buscando apoio junto aos órgãos públicos responsáveis pelo solo, comunicando sobre o Ato e pedindo as devidas providências para a interdição do trecho entre o teatro e a Rua da Imperatriz. Além disso, as comissões que fazem parte da organização já estão mobilizando artistas pernambucanos e de todo o Brasil que já se apresentaram no Parque para somar esforços pela reabertura do espaço histórico.


A VIRADA DO TEATRO DO PARQUE
Local:
Rua do Hospício (em frente ao teatro)
Data: 26 de agosto
Horário: 10h às 22h

NA INTERNET
E-mail: parquecompartilha@gmail.com
Facebook: facebook.com/viradaculturalteatrodoparque
Instagram: @viradaculturalteatrodoparque
 

​Ricardo Mello e Samuca lançam 4º volume da série Hai kados

Foto: Divulgação/Andréa Rêgo Barros

Hai Kados é também um desabafo, como afirma o jornalista Ricardo Mello, dizendo da indignação que atitudes naturalizadas no dia a dia provocam na dupla. “Olhamos em volta, lembrando de situações específicas - e até de pessoas -, e isso vai fazendo a gente organizar ideias em uma nova obra, reencontrando o formato com estes olhares atualizados". A intenção, afirmam os autores, é que cada hai kado faça uma ponte crítica com a esperança, “porque só conhecendo e pensando sobre algo, podemos torná-lo melhor”, ressalta o texto de apresentação do livro.

A dupla está afinada: já são 15 anos de parceria com muitos títulos e coleções lançadas. “Eu tento traduzir os sentimentos em palavras, Samuca recebe os textos e expressa a leitura dele, em imagens”, comenta Mello. “A forma como assinamos, em dupla autoria, já diz que cada um está ali manifestando essa sintonia, mas cada um da sua forma”, reforça Samuca. Publicado pela Rima Cultural, Hai Kados, revela um encontro de visões sobre o mundo, com delicadeza e uma dinâmica muito particular. Presente para leitores de todas as idades.

Percurso

Ricardo Mello e Samuca aproveitam o lançamento do Hai-Kados 4 para apresentar o volume anterior da coleção, Primeiros Hai-Kados. Cartazes e camisetas também serão vendidos no local do lançamento e, posteriormente, pelas redes sociais do projeto. (facebook.com/haikados e instagram/haikados)

SERVIÇO:
Lançamento do livro Hai-Kados
Quando: Dia 12 de agosto
Onde: Bar Boteco Porto Ferreiro, a partir das 18h