A última noite do Carnaval do Recife promete muita animação e frevo para os foliões. Na Praça do Arsenal tem o Encontro dos Mascarados, enquanto em Chão de Estrelas acontece o 7º Encontro da Cultura Indígena com 19 tribos de índios e caboclinhos. No palco do Marco Zero quem comanda a noite é Caetano Veloso e sua Bandacê, que fazem show ao lado do Trio Preto + 1. Elba Ramalho se apresenta às 21h30 no também no palco do Marco Zero e promete ferver de alegria o polo e às 22h recebe a Imprensa no backstage. Para fechar com chave de ouro, o famoso Orquestrão faz o arrastão do frevo já nos primeiros raios de sol da Quarta-feira, ingrata, de cinzas.
POLO MARCO ZERO
17h40
Desfile das campeãs do Grupo Especial
Desfilam no Marco Zero as campeãs do Carnaval 2012 no Grupo Especial. Entre elas, Gigantes do Smaba, Tribo de Caboclinhos Tupi, Clube de Boneco Tadeu no Frevo, Troça Tô Chegando Agora, Boi Faceiro, Maracatu Leão de Ouro e Nação Estrela Brilhante do Recife, Bloco Banhistas do Pina, Urso Cangaça de Água Fria e Clube Bola de Ouro.
21h30
Elba, Caetano e Orquestrão
No último dia do Carnaval do Recife, Caetano Veloso e sua Bandacê sobem ao palco à meia-noite e o abre do repertório é Luz do Sol e com o Trio Preto + 1 canta Dona Ivone Lara. Além disso, artistas variados, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Antúlio Madureira fazem o tradicional Orquestrão para fechar a noite com chave de ouro. A festa vai até o amanhecer.
POLO PRAÇA DO ARSENAL
15h
Programação Infantil
No último dia de Carnaval na Praça do Arsenal a programação infantil conta com apresentação de diversos maracatus, como o Nação Pernambuco e o Nação Estrelar Daruê Malungo.
19h
Noite dos Mascarados
Já a programação adulta conta com a grande Noite dos Mascarados, que reúne as figuras mais tradicionais do carnaval pernambucano. Entre os que estarão amanhã Grupo Luadart e Palhaços de Olinda.
21h
Geraldo Azevedo
Para fechar a noite e a festa no polo, sobem ao palco a Orquestra e Coral do Bloco Lírico O Bonde, SaGrama, Beto do Bandolim, o Veio Mangaba e Geraldo Azevedo.
POLO CAIS DA ALFÂNDEGA
19h30
Céu
A paulista Céu é a grande atração na noite do Rec Beat e sobe ao palco 0h30, mas antes dela tem Jorge Cabeleira e o Dia em que seremos todos Inúteis, Celso Duarte e Os Mulheres Negras.
01h
Tenda eletrônica
A noite na tenda eletrônica fica por conta do Dj Renato L e os Djs Golarrolê, tem ainda o Vj DeLira.
CORREDOR DO FREVO
16h
Desfile das agremiações
O Corredor do Frevo continua na Terça-feira Gorda a todo vapor. Por lá passam a Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi, Clube de Bonecos Seu Malaquias, Troça A Mãe é Minha, Bloco Com você no Coração e vários outros.
POLO AVENIDA GUARARAPES
14h
Concurso de Urso, Caboclinhos e Maracatu do Baque Solto
Uma das principais avenidas do coração do Recife se transforma em passarela para desfile das agremiações carnavalescas do Grupo1. Na famosa Guararapes pulsam a tradição das troças, clubes de frevo, blocos de pau e corda, clubes de bonecos, escolas de samba, bois, ursos, maracatu de baque solto e de baque virado, caboclinhos e tribos de índios.
POLO PÁTIO DE SÃO PEDRO
17h
Desfile de Agremiações
Quem fecha a programação de Carnaval no Polo Pátio de São Pedro, a partir das 17h, é um desfile de agremiações, entre troças, caboclinhos e clubes de bonecos.
20h
Eddie
No palco, a partir das 20h, o encerramento fica por conta de artistas pernambucanos como o grupo Zé Cafofinho & Orquestra do Sucesso, que reúne músicos que já integraram diversas orquestras para tocar marchinhas de Carnaval e sucessos da música brasileira e mundial em diferentes ritmos; o cantor Tibério Azul com o repertório do seu disco de estreia na carreira solo, Mamelungos; e a banda olindense Eddie.
POLO PÁTIO DO TERÇO
22h
Roda de Samba
O samba é o protagonista da noite de terça-feira no Polo Pátio do Terço. Os músicos Jorge Ribas, Paulo Perdigão, Belo Xis são alguns dos músicos que se reúnem numa roda de samba, a partir das 22h. Antes, às 20h, o público poderá conferir apresentações da GRES Gigante do Samba e da GRES Limonil, com a presença de suas baterias, mestre-salas e porta bandeiras.
POLO DAS AGREMIAÇÕES (Avenida Nossa Senhora do Carmo)
14h
Concurso de agremiações
No último dia de Carnaval quem concorre são os Ursos, Maracatus de Baque Solto e Caboclinhos do Grupo Especial.
POLO DAS AGREMIAÇÕES (Avenida do Forte)
15h45
Concurso de agremiações
A disputa continua também na Avenida do Forte. Por lá quem entra no concurso são os maracatus de baque solto do grupo de acesso.
POLO PÁTIO DE SANTA CRUZ
12h
Manhã de sol no Mercado da BoaVista
A folia fica por conta da Orquestra de Frevo Lourdinha Nóbrega, Orquestra Evocações do Maestro Barbosa e o Bloco Boêmios da Boa Vista.
16h
Concurso de agremiações
No Pátio de Santa Cruz disputam o Ursos e Maracatus do Baque Solto do Grupo Dois.
POLO BRASÍLIA TEIMOSA
16h
Desfile de agremiações
O bairro do Pina também estará representado na programação de chão da terça-feira de Carnaval pelas agremiações Tubarões do Pina e Banhistas do Pina.
19h
André Rio
O encerramento do Carnaval do Polo Brasília Teimosa vai de frevo, com a Orquestra de Dudinha, o Coral Edgard Moraes, o cantor Ed Carlos e André Rio.
POLO CHÃO DE ESTRELAS
14h
Encontro da Cultura Indígena
O 7º Encontro de Cultura Indígena reunirá, na terça-feira, 19 tribos de índios e caboclinhos da Região Metropolitana do Recife, que irão desfilar suas tradições através das danças, vestimentas e instrumentos.
19h
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
A festa termina com um grande show da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, animado pelos passistas da Companhia de Dança Daruê Malungo.
POLO CASA AMARELA
17h
Desfile de agremiações
A folia carnavalesca inicia, a partir das 17h, com o Afoxé Obá Airá e os Maracatus de Baque Solto Piaba de Ouro e Leão de Ouro de Condado.
19h
Paulinho da Viola
A festa segue com o frevo da Orquestra Lourdinha Nóbrega e dos passistas da Cia Cultural da Bomba do Hemetério. Para terminar a noite, Paulinho da Viola sobe ao palco para comandar o samba de tradição. O carioca é herdeiro do legado de músicos como Cartola, Candeia e Nelson Cavaquinho e deve atrair uma multidão.
POLO NOVA DESCOBERTA
16h
Desfile de agremiações
A partir das 16h, bois, ursos, afoxés e troças de frevo apresentam o que há de mais genuíno no Carnaval do Recife, que são as manifestações populares.
19h
Almir Rouche
O encerramento dos shows em Chão de Estrelas fica por conta de Almir Rouche e do Samba Pernambucano, com Belo Xis, Ramos Silva e Wellington do Pandeiro. Antes, tem Só na Marosidade, Z4 e Orquestra Raízes Pernambucanas.
POLO ALTO JOSÉ DO PINHO
16h
Desfile de agremiações
Os bois de Carnaval - Boi Dourado de Limoeiro e Boi de Mainha – se encontram com a Troça Carnavalesca Teimoso em Folia e o Afoxé Ará Ode, a partir das 16h.
19h
SpokFrevo Orquestra
A noite terá será encerrada pela SpokFrevo Orquestra com os passistas do Movimento Cultural Fazendo Arte e Marron Brasileiro.
POLO VÁRZEA
16h30
Encontro de Blocos de Pau e Corda
Os encantos dos blocos Carnavalescos de pau e corda fazem a festa na terça-feira, a partir das 16h30 da tarde, no desfile de agremiações.
20h
Lula Queiroga
No palco, a programação começa às 20 horas com a Orquestra de Frevo e Coral Levino Ferreira, ainda Lia Morais, Cássio Sete e o também pernambucano Lula Queiroga.
POLO JARDIM SÃO PAULO
16h
Desfile de agremiações
A despedida da festa momesca começa às 16h, com os blocos carnavalescos O Bagaço é Meu, Dragão de Campo Grande, Camisa Velha, Clube de Frevo Pavão Misterioso e Maracatu Nação Almirante do Forte.
19h
D’Breck
O palco terá às 23h, muita energia e animação com Edilza e a escola de samba D’Breck. Antes disso tem Orquestra de frevo Veneno, Magno Souza e TAO.
POLO IBURA
16h
Desfile de agremiações
Os Afoxés abrem o desfile de agremiações, que começa a partir das 16 horas. O primeiro a desfilar é o Omo Obadê, seguido do Yá Mi Balé Gilê e dos filhos de Dandalunda. Ainda tem o Maracatu Nação Encanto do Pina e o Bloco Carnavalesco Pierrot de São José.
19h
Alcione
No Palco será a vez das apresentações da pernambucana Lia de Itamaracá, Samba D+ e Som do Bem. Meia-noite a maranhense Alcione assume a festa.
POLO BOMBA DO HEMETÉRIO
16h
Desfile de agremiações
Escolas de samba, bois, urso, maracatu, afoxé e caboclinhos arrastam foliões a partir das 16h, mostrando a diversidade cultural do Carnaval do Recife.
20h
Naná Vasconcelos
À noite, o frevo domina a programação com shows do grande compositor Getúlio Cavalcanti e da Orquestra de Frevo do Maestro Duda. O percussionista Naná Vasconcelos e o Batucafro encerram a noite.
POLO BOA VIAGEM
18h
O primeiro ano do Carnaval de Boa Viagem encerra com chave de ouro. No Segundo Jardim se apresentam a Orquestra de Frevo Saraiva, passistas do Balé Deveras e Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife. Na Pracinha de Boa Viagem a festa fica por conta da Orquestra Feminina de Frevo, Passistas 100% Show, Cia de Cadências e Bloco Lírico Confetes e Serpentina. Já no Parque Dona Lindu o frevo será comandado pelo Clube de Frevo Bola de Ouro, Orquestra de Frevo Expresso e o Baque do Maracatu Nação Coração Nazareno.