quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Gratuito: Memória do Concreto abre a programação 2013 do Mamam no Pátio

Foto: Divulgação
 O programa de residências do Mamam no Pátio abre o ano de 2013 com a presença dos artistas alemães Nina Fischer e Maroan el Sani. O projeto A Memória do Concreto, com curadoria da brasileira Tereza Arruda, será uma mescla de vídeos já produzidos dos artistas. A abertura acontecerá nesta quinta-feira (28), a partir das 18h.
 O projeto Memória do Concreto foi inspirado na transformação da Alemanha no contexto pós Guerra Fria. Impressionados com o processo de reocupação dos centros urbanos, deram início a uma investigação sobre o processo de transição, a memória coletiva desses espaços e o futuro a eles destinados. Os artistas trabalham sempre em parceria na efetivação de sua obra artística, a qual é focada principalmente na produção de filmes e vídeos que lidam com temas da contemporaneidade. Nesta mostra concebida para o MAMAM no Pátio, foi realizado, segundo Tereza Arruda, uma seleção ampla de suas obras a fim de apresentar ao público brasileiro este vasto compêndio.
 A produção artística de Nina Fischer e Maroan el Sani se desenvolve em um amplo contexto geográfico porque eles trabalham de forma nômade a desbravar e interagir em contextos distintos. Nos últimos anos eles realizaram e expuseram suas obras com grande intensidade na Europa e Ásia. Agora, a América Latina passa a fazer parte do universo artístico dos dois a partir desta mostra.
 Nina Fischer e Maroan el Sani são cineastas e artistas plásticos e esta é a primeira vez que os artistas vêm ao Brasil. Os artistas trabalham juntos em Berlim desde 1993. De 2007 até 2010 foram professores convidados do Departamento de Filme e Mídia da Sapporo City University, no Japão. Algumas das participações internacionais em exposições incluem Gwangju Biennale 1995, 2002, 2008, Liverpool Biennial of Contemporary Art, 1999, 10th Istanbul Biennial 2007 e Austin e Berlinische Galerie - Museum of Modern Art, Berlin, 2012.

Serviço:

O quê? A Memória do Concreto, de Nina Fischer e Maroan el Sani
Onde? Mamam no Pátio – Pátio de São Pedro, Casa 17, Santo Antônio, Recife-PE
Quando? 28/02
Horário: A partir das 18h
Quanto? Entrada gratuita.
Visitação: terça a sexta – das 13h às 18h
sábados – das 12h às 17h
Agendamento: 3355-6765

terça-feira, fevereiro 26, 2013

McLaren cria site para homenagear brasileiro Ayrton Senna


Reprodução
 A McLaren criou um site para homenagear Ayrton Senna. A página é intitulada “Memories of Senna” (Memórias de Senna), onde os fãs do piloto poderão compartilhar lembranças, que estarão disponíveis em um mapa mundi com as regiões no qual internautas adicionaram seus tributos.
 O site publicou mais de nove mil memórias, a maior concentração está na região sudeste do Brasil e também em Woking, na Inglaterra, sede da McLaren e local que reúne muitos fãs de automobilismo.
 Na página também é possível visualizar um vídeo sobre o carro utilizado pelo brasileiro no mundial de 1988. O projetista da equipe, Neil Oatley, expõe as características do veiculo. No ano que vem a morte de Ayrton Senna irá completar 20 anos.

Loubo Amor, um e-book interativo, é adaptação de Clarice Lispector e inspira novas literaturas

Reprodução

 Loubo Amor: um lobo que vive um louco amor. Uma inspiração às avessas. Em Loubo Amor, uma adaptação do conto Os Desastres de Sofia, de Clarice Lispector, o lobo-guará é o personagem que conduz a parábola sobre a pluralidade de sentimentos de um ser e os seus muitas vezes questionáveis métodos de aproximar e repelir. O lobo, que pouco se assemelha ao personagem malvado da Chapeuzinho Vermelho, mostra que mesmo através da amargura, da feiura e da dureza pode-se atingir sentimentos como a gentileza, a doçura, a beleza.

 A iniciativa é da Cabra Fulô Produções, que transformou a história num e-book interativo, através do qual o leitor pode se divertir e compreender, de forma lúdica, como algo que fere pode ser também aquilo que conforta. O projeto, incentivado pelo Funcultura e finalizado em 2012, agora inicia a etapa de ação pedagógica junto à rede de ensino do estado. 800 DVDs, contendo o e-book, foram enviados a 115 escolas públicas de Pernambuco e 22 bibliotecas do país, junto com um convite para que alunos, orientados pelos professores, desenvolvam o seu próprio ebook.

O tema sugerido é “Mudar o mundo em 2013” e o produto final deverá ser um documento em formato .pdf (para o caso de um livro composto apenas de imagens e textos, sem interatividade) ou em formato .swf (para o caso de um livro interativo, como o próprio “Loubo Amor”). O resultado desses laboratórios criativos em sala de aula deve ser enviado para o email da Cabra Fulô (*cabrafulo@gmail.com*) para que este seja incluído em uma plataforma de distribuição de e-books.

Dentro de um mês, a equipe entrará em contato com as instituições de ensino e pesquisa para avaliar o interesse no desenvolvimento da atividade proposta. A expectativa é que se desenvolvam pelo menos cinco ebooks em cinco escolas diferentes.

Loubo Amor pode ser baixado gratuitamente no http://bit.ly/LouboAmor.

A produtoraAtuando desde 2010, a Cabra Fulô, através de seu comitê editorial, lança-se no mercado de e-books, com o projeto “Loubo Amor”. (Des)conhecida por projetos editoriais dissolventes – “Zine Noisé – Identidade e Resistência” e “B.O. – Boletim de Ocurrência”, além de outros assinados pelo grupo dissidente Xs Cabras – “Feijam”, a Cabra Fulô vem agora novamente espalhar sementes, em um novo formato.

Ficha Técnica:
Projeto Gráfico e Ilustração - Chia Beloto
Serigrafia - Comando Paralelo
Desenho de Animação - Zé Diniz
Desenho de Som - Guma Farias
Trilha Original - Eric Caldas
Vozes e Uivos - Nilo Baj e Marila Cantuária
Coordenação - Rui Mendonça
Produção - Cabra Fulô

Cúria Metropolitana de Olinda e Recife recebe novo espaço

 O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido inaugurou, ontem (25), um novo espaço na Cúria Metropolitana. No prédio, localizado na Av. Rui Barbosa, passou também a funcionar os Vicariatos e a Comissão de Pastorais. Entre as presenças os padres Luciano Brito e Gleiber Dantas, além dos artistas plásticos Timóteo e Nilton Alves.

Exposição: o “show do eu” nas redes sociais




Reprodução/Caravaggio
 Não adianta. Estar em sites de redes sociais é uma exposição. Por mais que tente adotar a estratégia de publicar um criterioso volume de conteúdo, com frequência baixa e com as devidas configurações do Facebook, blindando a pessoa a ser marcado em fotos ou comentário, não interessa. Despudoradamente, nessas mídias há uma exposição e, ao mesmo tempo, segundo a lúcida autora Paula Sibília, no ser humano evidencia-se uma necessidade narcísica de estar no centro das atenções, em um contínuo “show do eu” que tem a intimidade e a obscenidade do cotidiano como seus maiores espetáculos.
 Nas redes sociais, por meio de performances individuais, pode-se 
modelar e modular diversas identidades de quem se desejar ser e como pretende ser percebido. O ponto é que, como já citado pelo autor deste texto, há uma exposição. E como outras pessoas vão absorver, decodificar, digerir e reagir diante de um conteúdo qualquer é um fator que foge absolutamente de nosso controle.
 Nesse sentido, por exemplo, há o recém-lançado site “Namoro Fake”, que cria uma namorada de mentira apenas para o Facebook. Gastando-se apenas uma quantia de R$ 10, pode-se contratar uma “ficante”, ou seja: é criado um perfil fake que vai deixar três comentários ou posts no seu mural. Já contratar uma ex-namorada sai um pouco mais caro. E o perfil de “namorada” logicamente é mais caro ainda. Para facilitar, o pagamento pode ser feito pela ferramenta PagSeguro e dividido em até 12 vezes no cartão de crédito.
 Outro exemplo no mínimo interessante são sites ancorados em uma certa forma de eternidade que a web torna possível. Pelo menos, essa é a promessa que o site DeadSocial faz a seus usuários. Essa rede social propõe que se enviem mensagens de texto, imagens ou vídeos; e, também, que se recebam todos esses tipos de materiais provenientes de outras pessoas. Nada de muito novo até aqui, não fosse o fato de que a ideia neste caso é que tudo isso aconteça após a morte dos respectivos emissores. DeadSocial permite que qualquer um programe mensagens para o Facebook. Essas mensagens são ativadas logo depois que o usuário morre e podem ser enviadas por anos. A DeadSocial oferece a seus usuários uma promessa de eternidade.
 Na era do espetáculo e do culto ao corpo, gostaria de trazer para à nossa inquieta reflexão a atriz-social Gabriela Pugliesi, dona do blog www.tips4life.com.br e que tem feito relativo sucesso por meio de seu perfil no aplicativo de fotos Instagram. A blogueira está arrebanhando uma legião de seguidoras (sim, a maioria são mulheres, logicamente) por conta de uma estratégia de fotos e textos baseada no oferecimento de um profícuo cardápio que visa a aumentar a “qualidade de vida”. No momento em que este despretensioso texto foi escrito, Gabi estava com mais de 30 mil seguidores. E nas legendas das narcísicas fotos publicadas no Instagram evidencia-se nas entrelinhas um discurso norteado por um feroz julgamento que aponta indiretamente para aquelas usuárias que sucumbem no esforço de se enquadrar sob as coordenadas da boa forma.
 Especialmente no Brasil, é relativamente compreensível o sucesso do site da moça pois, de acordo com as pesquisas da antropóloga Mirian Goldenberg, o corpo humano se apresenta como “um verdadeiro capital físico, simbólico, econômico e social”. Nesse sentido, mesmo tendo à sua disposição um poderoso arsenal, fornecido aparentemente de forma gratuita por marcas de roupas e alimentos funcionais, Pugliesi apresenta o tempo todo técnicas e dicas de como cultuar os corpos humanos desencantados de suas potências simbólicas para além de uma simples boa aparência. E tudo com uma retórica especializada em garantir as mais desvairadas certezas. Inevitavelmente, cria-se nas suas seguidoras uma auto-intensa vigilância.
 O fato é que o ecossistema digital que habitamos hoje é um solo fértil. De lá, brotam ideias, inovações, insights e novos formatos de se comunicar. E a explosão das mídias digitais provoca fenômenos que potencializam a bel-prazer as mais diversas estratégias de se tentar construir a tão almejada reputação, vis-à-vis os três exemplos que citados nesse texto.


Marcos Hiller é Coordenador do MBA em Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios, e do curso de Mídias Digitais da Escola São Paulo.



segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Complexo Cultural da Luz vem aí em 2017. Você sabe do que se trata?


 Prestes a completar um ano como secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo está diante da maior conquista política de sua gestão. Em cerimônia que ocorre hoje no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin anuncia valor recorde para o ProAC - Programa de Incentivo à Ação Cultural do Estado -, criado em 2006.
'Espero que aumente o impacto do Festival de Campos do Jordão na cidade' - Márcio Fernandes/AE
Foto: Márcio Fernandes/AE 
 parcela do projeto financiada com recursos do ICMS já começa 2013 atingindo o teto legal de 0,2% do imposto arrecadado. "Nosso porcentual médio estava entre 80 e 90% desse teto", esclarece o secretário, que concedeu entrevista exclusiva, durante visita que fez ao Estado.
 Outra modalidade do ProAC, que funciona via editais e utiliza recursos orçamentários, também merecerá aumento. O valor de 2012, R$ 25 milhões, deve crescer entre 10 e 20%. "O programa será nossa grande prioridade neste ano", afirmou o gestor.
 Depois de comandar a Pinacoteca do Estado por uma década, Marcelo Araujo assumiu a Secretaria da Cultura em abril de 2012, substituindo Andrea Matarazzo. Para ele, o momento atual é de possibilidades, uma vez que, acredita, a cultura no Brasil não só tem sido beneficiada por revisões orçamentárias, como há uma percepção de que se trata de campo estratégico, e não mais acessório.
 O secretário defende, no setor cultural, a existência de uma agenda suprapartidária. "Vejo, tanto no secretário Juca Ferreira quanto na ministra Marta Suplicy, a disposição de trabalhar por uma agenda conjunta", disse ele. "Há mais a nos unir do que a nos separar."
 Ao falar de ações da secretaria, ele tratou de temas como mudanças no Festival de Campos do Jordão e a necessidade de maior atuação no interior paulista; defendeu a gestão cultural feita por organizações sociais. Também prometeu levar adiante a construção do Complexo Cultural da Luz: orçado em R$ 300 milhões, o projeto aguarda o início das obras, com conclusão prevista só para 2017, "mas o governador está consciente disso". O projeto não sofrerá impacto com a mudança de planos da Prefeitura, que abandonou o programa urbanístico da Nova Luz. A seguir, trechos da conversa:
PROAC


 "O programa é prioridade para este ano. Em 2013, o valor será recorde. A parcela bancada com recursos do ICMS já começa o ano atingindo o teto previsto em lei de 0,2% do imposto arrecadado. Nos anos anteriores, esse porcentual atingiu entre 80 e 90% do teto estabelecido. E, em 2012, primeira vez em que esse teto foi atingido, isso só aconteceu após uma suplementação, feita no segundo semestre. A parte dos editais do ProAC, que são aqueles que recebem recursos diretos do orçamento, também deve crescer. Estamos prevendo, ainda, a criação do espaço ProAC, área de apoio aos proponentes.

Por Maria Eugênia de Menezes - O Estado de S.Paulo

Sesc realiza passeios e excursões em março


 As unidades do Sesc Piedade, Casa Amarela e Caruaru realizam passeios e excursões no mês de março. Para se inscrever é só comparecer ao setor de Turismo Social da unidade. O pagamento pode ser dividido nos cartões de crédito Hiper, Visa e Master. 

 O Sesc Piedade tem um passeio para que quer conhecer ou rever a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no dia 24 de março. O espetáculo acontece no maior teatro ao ar livre do mundo e conta os últimos dias da vida de Cristo. Além do espetáculo, o Sesc leva os comerciários para uma visita à cidade de Caruaru. O pacote inclui transporte em ônibus semi-leito, guia de turismo, serviço de bordo, almoço e brinde. Os valores são de R$ 95 para comerciários e dependentes e de R$ 125 para o público em geral. O ingresso para o espetáculo não está incluso no pacote .

O Sesc Casa Amarela realiza dois passeios em março. O primeiro para as praias de Porto de Galinhas, Tamandaré e Carneiros, nos dias 2 e 3. O pacote inclui transporte em ônibus de turismo, hospedagem em Tamandaré, alimentação, passeio de catamarã para a Praia dos Carneiros, guia acompanhante, enfermeira, seguro viagem e brindes. O valor é de R$ 250 para comerciários e dependentes e de R$ 327 para o público em geral.

No dia 17, o destino é São Benedito do Sul (PE). O Sesc Casa Amarela realiza um passeio para a Fazenda Betânia, com passeio a cavalo, charrete, tratorete, banho de bica, piscina, caiaques no açude, ordenha, campo de futebol e vôlei e salão de jogos. O pacote inclui transporte em ônibus de turismo, Day use no Hotel Fazenda Betânia, almoço, lanche, passeios locais, guia acompanhante, e seguro viagem. O valor é de R$ 156 para comerciário e dependente e de R$ 203 para o público em geral.

Para o feriado da Semana Santa, o Sesc Casa Amarela leva quem mora na capital recifense para as praias alagoanas de Maragogi, Japaratinga e Burgalhau entre os dias 28 e 31 de março. O pacote inclui transporte em ônibus de turismo, hospedagem na Pousada Coqueiro Verde (Japaratinga), alimentação, passeio de catamarã para as galés de Maragogi, guia acompanhante, enfermeira, seguro viagem e brindes. O valor é de R$ 558 para comerciários e dependentes e de R$ 725 para o público em geral.

Quem mora no agreste e quer conhecer Petrolina, o Sesc Caruaru realiza uma excursão para a cidade na Semana Santa, entre os dias 27 e 31 de março. O pacote inclui transporte em ônibus de turismo, hospedagem, alimentação, guia acompanhante e guia local, serviço de bordo e seguro viagem. O valor & eacute; de R$ 805 para comerciários e dependentes e de R$ 1.100 para o público em geral.

Filme sobre as ligas camponesas, é exibido em Olinda nesta terça-feira (26)

Foto: Divulgação

 O longa brasileiro Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, será exibido nesta terça-feira (26), no Cine Direto, que fica na Casa do Cachorro Preto, na Cidade Alta, em Olinda. A exibição terá início às 20 horas e após o término haverá um debate sobre o filme. A entrada é franca. 


 O Cine Direto é um projeto em parceria com o espaço de artes A Casa do Cachorro Preto. Sempre na última terça-feira de cada mês é exibido um documentário seguido de debate. 

 FILME - Cabra Marcado para morrer fala sobre as Ligas Camponesas. O filme começou a ser rodado em 1962, inicialmente relatando o assassinato do camponês paraibano João Pedro Teixeira. Porém, com o Golpe Militar de 1964, Eduardo Coutinho teve que parar o filme, só retomando sua produção 17 anos depois.



SERVIÇO

Exibição do filme Cabra marcado para morrer

Quando? Terça-feira (26), às 20 horas

Entrada: Gratuito

Gratuito: Inscrições abertas na Escola Pernambucana de Circo

Foto: Divulgação

 Para as crianças e adolescentes da Escola Pernambucana de Circo (EPC), o universo circense representa o mundo ideal para se viver. Um mundo onde o amor, a alegria e o respeito são palavras de ordem para se estabelecer qualquer diálogo pedagógico que se proponha à transformação.


 Seguindo este desejo de mudanças, a EPC, está com inscrições abertas para mais uma turma para crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos. As aulas são gratuitas e duram todo o ano de 2013. As vagas são limitadas e para se inscrever basta comparecer na sede da EPC com a seguinte documentação: Cópia da certidão de nascimento ou RG, cópia do comprovante de residência, declaração da escola que está matriculado e uma foto 3X4.



Serviço:




Aulas de Circo para Crianças e Adolescentes dos 6 aos 15 anos
Quando? Segundas, quartas e sextas – Crianças de 6 a 10 anos

Terças, quintas e sextas – Adolescentes de 11 a 15 anos

Horário? Das 14h às 17h
Local? Sede da Escola Pernambucana de Circo (Av. José Américo de Almeida, n.05 – Macaxeira – Recife – Pernambuco)
Investimento? Gratuito