quinta-feira, dezembro 06, 2012

Grupo Sagrama recebe convidados no Centro Cultural Correios


 Desta quarta-feira (05) até o próximo sábado (08), o grupo instrumental SaGRAMA continua com apresentações com
convidados dentro do projeto Timbres da Cultura Nordestina, no Centro Cultural Correios. Os espetáculos são gratuitos e os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações.
 O primeiro convidado na quarta-feira-5, às 19h é o Quinteto Clarinete.com grupo formado por professores clarinetistas de Natal e Recife; na quinta-feira-6, às 19h, A Trombonada grupo que nasceu da necessidade de expandir a musical regional com o instrumento trombone; na sexta-feira-7, às 19h é a vez da cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão e no sábado-8, às 17h, Silvério Pessoa encerra a segunda edição do projeto.



 Quinteto Clarinete.com – quarta-5- 19h - O grupo nasceu em 2010 em uma conversa informal entre professores do Recife e de Natal com uma característica de valorizar a cultura nordestina. As reuniões do grupo foram sempre online e por isso o nome Clarinete.com. Atualmente o grupo é formado pelos clarinetistas João Paulo (RN), Jaílson Raulino (PB/PE), Isaías Rafael (PE), Jônatas Zacarias (PE), Genilson Luiz (PE) e como convidado Antônio Barreto, na percussão. Hoje o quinteto sente-se honrado em se apresentar com um dos mais importantes grupos instrumentais do país, o SaGRAMA. No repertório do Quinteto Clarinete.com e o grupo SaGRAMA estão composições de Dimas Sedícias: PÉ DE CAMURÇA; BRILHARETO; RIACHO ENCANTADO; ALBA.; CEGUINHA JESUINA; MÁRIA, MARIA, MARIÁ; BOI BABÁ; ALBA; ALAMOA; NO SEGREDO; NOVENA; RÓI-COURO; CABOCLOS DE ORUBÁ; RELA-BUCHO.


 A Trombonada – quinta-6 – 19h - A Trombonada nasceu da necessidade de expandir a música regional para Trombone, tem como objetivo principal a fusão do repertório tradicional nordestino com uma visão inovadora adaptada para esta formação musical. Surgiu em 2005 por iniciativa do trombonista, compositor e arranjador NILSINHO AMARANTE que, à convite do cantor e compositor SILVÉRIO PESSOA (Prêmio TIM 2006 / Melhor cantor Regional), arregimentou quatro grandes trombonistas da nova cena musical de Pernambuco para gravar duas faixas do CD CABEÇA ELÉTRICA / CORAÇÃO ACÚSTICO. A história do grupo é recente, contando com o talento individual de cada artista, juntam-se idéias, oportunidades e realizações. O Grupo é formado por cinco trombonistas e base (bateria, baixo, guitarra e teclado) 1-Nilsinho Amarante ( Trombone Tenor) 2-Adonis Garcia ( Trombone Tenor) 3- Esli Lino (Trombone Tenor) 4-Adelson Lins ( Trombone Tenor) 5-David Leite ( Trombone Baixo)6-Paulinho Paquita (Teclado) 7-Júnior Big Bass (Baixo Elétrico) 8-Tadeu (Bateria) 9-Márcio (Guitarra). Todos fazem parte da Banda Sinfônica do Recife. Repertório da Trombonada com o SaGRAMA:
ESPERA MARIA- Luiz Bandeira; SERTÃO E MAR-Cláudio Moura; VAQUEJADA -.Marcelo Melo, Toinho Alves, Luciano Pimentel; MINGAU DE CACHORRO - Sérgio Campelo; É DE CAMURÇA -Dimas Sedícias; ALBA-Dimas Sedícias; CEGUINHA JESUINA - Dimas Sedícias; MÁRIA, MARIA, MARIÁ - .Dimas Sedícias; BOI BABÁ.-Dimas Sedícias; BOI CIPÓ - Sérgio Campelo; PRAEIRA - Chico Science; FORRÓ CLASSUDO -.Toninho Ferragutti e DUDA NO FREVO-Senô.

 Alessandra Leão – sexta – 19h - Percussionista, compositora e cantora Alessandra Leão iniciou sua carreira em 1997 com o grupo Comadre Fulozinha e atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Zé Neguinho do Coco, Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina), entre outros. Compôs em parceria com: Caçapa, Juliano Holanda, Chico César e Kiko Dinucci. Em 2006, Alessandra deu início ao seu trabalho autoral, com o elogiado Brinquedo de Tambor. Desde 2004, idealizou e coordena o projeto coletivo Folia de Santo, que se propõe a compor músicas baseadas nas tradições ligadas ao “catolicismo popular”. O CD homônimo foi lançado em dezembro de 2008, durante as gravações do DVD do projeto.Participou do Projeto Era Iluminada – Mangue Beat (Sesc Pompéia -SP), ao lado de nomes como Jorge Du Peixe, Siba, Dengue, Canibal, Júnio Barreto, Lia de Itamaracá, entre outros. Repertório de Alessandra Leão e SaGRAMA: TERNO DE PIFES-Clóvis Pereira; ÊH! LUANDA-Capiba; CARNAVÁ NA ROÇA-Lorival Oliveira; A FUGA DO PAPA-CAPIM-Sérgio Campelo; MATRUÁ-Sérgio Campelo; PORTO DA SAUDADE-Alceu Valença; VAQUEJADA-Marcelo Melo, Toinho Alves, Luciano Pimentel; SERTÃO E MAR-Claudio Moura; SAMBA 1-Claudio Moura; ENGENHO-Claudio Moura; BOA HORA-Alessandra Leão / Juliano Holanda;LÉGUA TIRANA-Luiz Gonzaga;VOU LEVAR FLORES (ponto tradiconal de umbanda)-Adap. Alessandra Leão e ATIREI-Alessandra Leão / Caçapa.

 Silvério Pessoa – sábado-8- 17h – Ainda em 2012 foi indicado ao Prêmio de Música Brasileira como melhor cantor regional; foi vencedor em 2006 do mesmo Prêmio e categoria, e vencedor do Prêmio Sharp de melhor canção, tendo sempre reconhecimento pela particularidade e qualidade de sua música, Silvério vem conquistando diversos mundos culturais. Nasceu em Carpina, zona da mata norte de Pernambuco. Sua formação musical foi a programação das rádios do interior, sua mãe que foi professora de acordeon e sua Vó, uma frequentadora assídua dos programas de auditório de Recife nas décadas de 40 e 50. A música de Silvério é uma síntese das canções da Zona da Mata, Agreste e Sertão, com a sonoridade e atitude dos jovens dos Centros Urbanos, envolvidos com o Rock, o Hip-Hop, o Punk, e os novos sons que chegam e são absorvidos pelas tradições. É um trabalho que oferece hereditariedade ao gênero tradicional, não perdendo a nave da história. Repertório do Silvério e SaGRAMA: ESPERA MARIA-Luiz Bandeira; NOVENA-Dimas Sedícias; CABOCLOS DE ORUBÁ-Dimas Sedícias; ROI-COURO-Dimas Sedícias;PRESEPADA-Sérgio Campelo / Cláudio Moura;BANANA MACHUCADA-Sérgio Campelo;BATATA DOCE-Sérgio Campelo;SALA DE REBOCO-José Marcolino; MICRÓBIO DO FREVO-Genival Macedo;PÉ DE CAMURÇA-Dimas Sedícias e Romero Amorim; NAS TERRAS DA GENTE-Silvério Pessoa; VENDEDOR DE AMENDOIM-Silvério Pessoa e GUERREIRO DO ALÉM-MAR-Sérgio Campelo.

Serviço
SaGRAMA e convidados – Timbres da Cultura Nordestina – de 01 a 08 de dezembro
Onde: Centro Cultural Correios – Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – fone 3224-5739
Quando/Hora: Dia 05 –quarta - 19h - SaGRAMA e Quinteto Clarinete.com
Dia 06 – quinta– 19h – SaGRAMA e A Trombonada
Dia 07 – sexta – 19h – SaGRAMA e Alessandra Leão
Dia 08 – sábado – 17h – SaGRAMA e Silvério Pessoa
Entrada gratuita e ingressos para 200 lugares serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Frevo ganha reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade


 Enfim, um grande reconhecimento da cultura pernambucana na noite desta quarta-feira (05): o Frevo como “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”. A notícia foi dada durante a 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em Paris, na França.
 A homenagem foi acompanhada por uma comissão formada por representantes de setores culturais dos três níveis de governo, artistas, carnavalescos e pesquisadores.
  O Frevo, surgiu nas ruas do Recife há cerca de 105 anos. Agora o ritmo que era Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2007 ganhou reconhecimento internacional. 

domingo, dezembro 02, 2012

17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC-Videobrasil exibe mostras no Recife


 A exposição, que é dividida nos eixos conceituais Cartografias do afeto, Natureza e cultura,Máquinas de ver e Paisagens políticas, será apresentada na Galeria Vicente do Rego Monteiro da Fundação Joaquim Nabuco e em dois espaços da Universidade Federal de Pernambuco.
 Ampliar a circulação dos temas da arte contemporânea em diferentes contextos é um dos objetivos do Festival. Para tanto, atividades paralelas levam estudantes e visitantes em geral a um contato mais próximo com a arte contemporânea, seja em visitas educativas e oficinas, seja no prosseguimento das discussões em escolas e outras instituições.
Serviço
Período: 30 de novembro a 27 de janeiro de 2013
Locais: Galeria Vicente do Rego Monteiro da Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609 - Recife | terça a domingo | 15h às 20h
Agendamento para escolas e grupos: (81)3073-6682
Informações: 81 30736692 30736691 | www.fundaj.gov.br
Centro Cultural Benfica (IAC) Pró-Reitoria de Extensão Acadêmica da UFPE
Rua Benfica, 157 - Recife | segunda a sexta | 8h às 17h
Galeria Capibaribe no Centro de Artes e Comunicação da UFPE
Cidade Universitária, s/n - Recife | segunda a sexta | 8h às 20h

Pernambuco forma de gestores culturais nordestinos e tem módulo aberto a ouvintes


Imagem: Divulgação
 Acontecerá no Recife o 9º módulo do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste e será aberto ao público entre os dias 10 e 14 de dezembro. Neste módulo, serão discutidos os eixos temáticos de Metodologia e gêneros textuais; Seminário temático; Economia da Cultura; Economia Criativa e Economia Criativa / Propriedade Intelectual. Além das disso, o Seminário de Políticas Culturais de Pernambuco será ministrado pelos alunos que compõem o grupo de Pernambuco.
 O curso, uma especialização no nível de pós-graduação lato sensu, é resultado de parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Ministério da Cultura e as secretarias de cultura dos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Serviço
Período: de 10 a 14 de dezembro
Local: Sala Aloísio Magalhães, Derby
Edifício Ulisses Pernambucano, Rua Henrique Dias, 609 / Derby, Recife – PE
Outras Informações: www.fundaj.gov.br | (81) 3073-6708

Enfim, Vale Cultura tem aprovação na Câmara e segue para o Senado


Foto: Divulgação
 Um grande avanço para a sociedade cultural brasileira foi, enfim, a  promulgação da Emenda Constitucional nº 71/2012 , neste último dia 29,  instituindo o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Um ato que fica marcado na História com chave de ouro, através da governança da ministra Marta Suplicy (PT-SP). Com o Vale Cultura, Projeto de Lei 4682/2012, os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), receberão R$ 50,00 mensais para 'consumir produtos culturais - terá direito o trabalhador que recebe até cinco salários mínimos. 
 “É como se estivéssemos entregando à nação brasileira a certidão de nascimento da Política de Estado da Cultura”, declarou Marta Suplicy em seu discurso, ao comparar o SNC à certidão de nascimento da pessoa como o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Após a aprovação na Câmara, a matéria segue para o Senado.

 Com a criação do SNC, a ministra explicou que a Cultura “vai ganhar solidez e não vai ser mais afetada pela troca de governos”, ponto este considerado de maior relevância pela titular da Pasta.
A então senadora Marta Suplicy foi relatora, no Senado, da PEC 34/2012, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e a viu aprovada na Casa um dia antes de se licenciar do cargo para assumir o Ministério da Cultura.

Igreja Católica se solidariza com vítimas da seca no Nordeste


Arquidiocese - Campanha - Divulgação Visando ampliar a mobilização para a arrecadação nas igrejas, de água e alimentos destinados às comunidades afetadas pela estiagem em Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Pernambuco (Fetape) realizaram uma nova reunião na Cúria Metropolitana do Recife. A campanha passou a contar com um significativo reforço: a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas) também passa a integrar o grupo que coordena as atividades. A arrecadação de água mineral nas 109 paróquias da Arquidiocese continua até o dia 15 de dezembro quando será lançada a próxima etapa do projeto.
 “Espero que as pessoas se sensibilizem e os gestos de solidariedade se repitam porque, de fato, a situação é grave e, como Igreja, não podemos ficar indiferentes”, ressaltou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O acebispo atesta que o projeto atingirá a meta - de acordo com experiências anteriores.