quarta-feira, julho 04, 2012

Carlos Drummond de Andrade é o homenageado da Flip 2012


Divulgação

 O Festival Literário de Paraty (Flip) tem início na noite desta quarta-feira e vai até o domingo (8). Para homenagear os dez anos do evento, o escritor Luis Fernando Veríssimo falará sobre o valor da literatura, razão da existência da festa. Feita a singela homenagem - mas se tratando de Luís Fernando Veríssimo, não tao singela assim - o escritor e crítico Silviano Santiago, junto com o poeta e filósofo Antonio Cícero, ressaltam a grandeza do autor homenageado da Flip 2012, Carlos Drummond de Andrade, que, se vivo estivesse, completaria 110 anos em outubro.
 De acordo com o diretor-geral da Festa Literária Internacional de Paraty (Fiip), Mauro Munhoz, a escolha do poeta brasileiro foi baseada na importância para a literatura nacional e contribuição para o tombamento da cidade de Paraty, no litoral sul fluminense, como Patrimônio Histórico Nacional.
 “A gente tomou a decisão de homenageá-lo por sua dimensão, por ter sido um escritor que atravessava fronteiras, podendo falar para o público especializado sem perder a conexão com o público em geral. Além disso, ele foi funcionário do Ministério da Cultura e trabalhou no órgão que antecedeu o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e o contato que estabeleceu com intelectuais nascidos em Paraty foi extremamente importante para que a cidade fosse tombada”, explicou.
 Munhoz classificou a homenagem a Drummond como um “encontro feliz” entre cultura, literatura e questões do território.                                                                   
Ao fazer um balanço de uma década desde a criação do festival, que cresce sem perder seu charme, o diretor-geral credita o sucesso ao equilíbrio entre tradição e inovação.
“A Flip se renova a cada ano, mas o formato mantém uma identidade muito forte. É como as casas do centro histórico de Paraty: não há duas iguais, mas o que fica é a sensação de conjunto e coerência entre todas elas”, enfatizou.
 Entre os destaques internacionais desta edição estão Jennifer Egan, ganhadora do Prêmio Pulitzer de 2011 porA Visita Cruel do Tempo; Jonathan Franzen, vencedor do National Book Award por As Correções; Ian McEwan, que teve o livro Reparação transformado no filme Desejo e Reparação e o dramaturgo, contista e roteirista Hanif Kureishi, que tem alguns títulos publicados no Brasil, entre eles Intimidade.

Economia Criativa faz parte da Campus Party Recife

 No próximo dia 28, a partir das 20h, haverá uma mesa redonda sobre empreendedorismo e economia criativa, com o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. A iniciativa visa discutir tendências, desafios e oportunidades no setor. O evento será no espaço Arena, espaço fechado para quem está inscrito no evento.
 O encontro será para mostrar como o Porto Digital  vem atuando no segmento da economia criativa. O funcionamento e o edital da incubadora do Portomídia também será um dos temas abordados, passando por temas como:
  •  multimídia; 
  • vídeos de animação;
  •  jogos digitais;
  •  fotografia;
  •  música e 
  • design.

 o Porto Digital planeja uma estratégia pesada de internacionalização e uma aceleradora de negócios, ainda para o final deste ano. O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, já antecipou que as iniciativas funcionarão na Rua do Lima, no bairro de Santo Amaro.

Edital de Músicas iberoamericanas vai até 27/07

 O ibermusicas - Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas abriu inscrições para apoiar a formação de plateias de espetáculos musicais ibero-americanos. A iniciativa serve, também, para promover a criação musical, as residências criativas, a difusão e produção de obras ibero-americanas, etc. No Brasil quem representa o programa é a Fundação Nacional de Artes – Funarte.


 Até o momento, dez países financiam o ibermusicas. São eles, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai; assim como a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

 O Fundo destina recursos para:
  • Residências artísticas de compositores;
  • Apoio a festivais para programação de solistas e grupos de música acadêmica;
  • Apoio a festivais para a programação de músicos e grupos de músicas tradicionais / folclóricas;
  • Apoio a festivais para a programação de músicos e grupos ibero-americanos;
  • Apoio a redes, circuitos e ciclos para a programação de solistas e grupos de música acadêmica;
  • Apoio a redes, circuitos e ciclos para a programação de músicos e grupos de músicas de origem, tradicionais e/ou folclóricas; e
  • Apoio a redes, circuitos e ciclos para a programação de músicos e grupos ibero-americanos.

Os interessados,devem enviar os projetos - nos padrões exigidos pelo site - para o endereço:

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música – CEMUS
Rua da Imprensa, 16 – sala 1308 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20030-120

Padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, é celebrada com festa e oração


Reprodução/Altar Mor
 Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) foi proclamada padroeira do Recife em 1909.  Entre os próximos dias 5  a 16 de julho, tem início novena e celebrações especiais, realizadas no interior e no pátio Basílica erguida em devoção à Padroeira, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife. Este ano, a festa tem como tema Maria, estrela da evangelização sempre renovada

 A  partir das 15h desta quinta-feira (05), uma Missa Solene presidida pelo frei Rosivaldo Torres, dá início às festividades. Após a celebração, será feito o hasteamento da bandeira e a reinauguração dos quatro sinos, já restaurados com ajuda da sociedade civil, após mais de 30 anos desativados. Após a festa religiosa, a cantora Joanna fará um show homenageando os 45 anos de carreira do padre Zezinho - seu último trabalho, agradecendo os seus 30 anos de MPB. 

 A programação conta com celebrações diárias presididas por bispos de diversos Estados do Nordeste e shows com cantores católicos. Alguns dos nomes confirmados  são, Frei Damião Silva, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Ministério Adoração e Vida, Israel Filho e Forró Culé de Xá.
Reprodução

 Na manhã do dia 16, data dedicada à Padroeira, haverá celebração às 8h e 10h. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebra Missa campal às 15h30 e, em seguida, haverá a tradicional procissão com a imagem da padroeira pelas ruas do centro do Recife. O encerramento das festividades será após a Bênção do Santíssimo Sacramento, feita em uma das janelas à frente da basílica.

O quê? Festa de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife
Quando? 5 1 16/07
Onde? BASÍLICA NOSSA SENHORA DO CARMO (Av. Dantas Barreto s/n,  Recife / PE)
Contato: 55 (81) 3224 3174
Site: http://basilicadocarmorecife.org.br/

Rio de Janeiro vira Patrimônio Mundial da Humanidade, mas fica de olho na responsabilidade


Reprodução

  O título inédito de Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural Urbana, para a capital do Rio de Janeiro, “traz muita alegria, mas também, muita responsabilidade”, disse o secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc. 
 O título foi concedido no último final de semana pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em votação realizada na cidade de São Petersburgo, na Rússia.
 De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, o estado do Rio já reúne dois títulos importantes. É o estado que mais preserva a Mata Atlântica, com menos de 1 quilômetro quadrado de desmatamento. “O Rio está próximo do desmatamento zero. E a gente quer dobrar a Mata Atlântica. Um título como este [da Unesco] só reforça esse impulso, essa disposição”.
 O Rio é também o primeiro estado da Federação que acabou com os lixões, entre os quais os de Itaoca, em São Gonçalo, de Babi, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e o de Gramacho, maior lixão a céu aberto da América Latina, em Caxias, além dos situados nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Miguel Pereira. “Fechamos todos os lixões no entorno da Baía de Guanabara”.
O secretário destacou, entretanto, que o título inédito traz desafios que terão de ser vencidos por todos: governo e sociedade. Limpeza das praias, saneamento nas favelas e reciclagem são alguns problemas a serem superados, lembrou.
O Programa Cena Limpa lançado recentemente, segundo Minc, tem por objetivo de limpar seis praias do município do Rio de Janeiro (Leme, São Conrado, Leblon, Ipanema, Urca e Praia da Bica). No final deste ano, “até impulsionados por esse título, vamos lançar o Cena Limpa 2”, anunciou. A meta é limpar mais seis praias, entre elas as de Copacabana, Paquetá e parte da Praia da Barra da Tijuca.

Com informações da Agência Brasil

Bolsa artista tem aprovação no Senado



 Brasília - Artistas amadores e profissionais poderão receber bolsa de estudo para aperfeiçoar suas formações. A Comissão de Educação do Senado aprovou na última terça-feira (03), em caráter terminativo, projeto de lei que institui a chamada Bolsa Artista. A matéria segue para a apreciação dos deputados federais.
 A proposta é conceder uma ajuda financeira, bancada pelo Ministério da Cultura, para a formação profissional em áreas como artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais. A concessão da bolsa será prioritária aos artistas em processo de formação, “com ênfase ao pluralismo de ideias e à preservação da diversidade cultural”, ressaltou o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do projeto de lei.
 O candidato ao benefício deve ser maior de 12 anos. No caso de ser menor de 18 anos, a pessoa tem que estar matriculada em instituição de ensino pública ou privada, a não ser que já tenha concluído o ensino médio.
 O estudante também não poderá ser beneficiário de qualquer outro programa governamental de formação profissional nesta área.
 A Bolsa Artista será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais. O autor da proposta não esclarece, entretanto, se o valor cobrirá integralmente ou de forma parcial o curso a ser realizado.

Com informações da Agência Brasil

Cantora Gerlane Lops lança DVD com show Beneficente no Teatro Luís Mendonça

terça-feira, julho 03, 2012

Bolsas de criação e circulação literária estão abertas até 2 de agosto


Reprodução
 A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Fundação Biblioteca Nacional lançam Bolsas de Criação e Circulação Literária BN/Funarte  com o investimento total de R$ 1,6 milhão. A iniciativa permite aos novos escritores circularem pelo país com suas obras. A parceria entre a Funarte e a Biblioteca Nacional possibilita o desenvolvimento de várias ações, como a participação do Brasil na Feira de Frankfurt, Alemanha, e a realização do Ano Brasil-Portugal, uma possibilidade de ampliação das Bolsas.
 Com a iniciativa, as instituições pretendem estimular os proponentes a interagirem com outros projetos, além de participarem dos Saraus e da programação cultural, onde  os selecionados pelas Bolsas poderão participar dos Comitês do Proler, nos municípios atendidos pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, principalmente aqueles que venham a ser contemplados com as Bolsas de Circulação Literária.
Reprodução
 A iniciativa vem coroar de maneira expressiva o esforço comum das duas instituições no âmbito do Plano Nacional do Livro e Leitura, implantado pelo Ministério da Cultura.
 As inscrições nos editais podem ser feitas até o dia 2 de agosto.


 Clique nos links para mais informações e acesso aos editais






Recife ganha festival de música barroca


Foto: Divulgação
 A capital pernambucana passa a ser privilegiada com um festival de música barroca. O local, o mais propício possível para remeter à época, a Capela Dourada da ordem Terceira de São Francisco, construída no estilo barroco e localizada no centro do Recife (rua do Imperador, s/n. Fone: (81) 3224.0530/0994). No entanto, para apreciar a primeira edição do Festival de Música Barroca do Recife não é preciso estar vestido como lords ou ladyes, apenas apreciar a boa arte. O I Festival de Música Barroca começa nesta terça-feira (3), traz em sua grade os principais representantes do gênero em Pernambuco e é promovido pelo Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento segue até a sexta-feira (6), com início sempre às 19h e a entrada é gratuita.

  O diretor artístico do Festival é o maestro carioca Sérgio Dias, que é regente titular da Orquestra de Câmera da UFPE e entre as atrações do evento estão os grupos Ensemble Sonoro Ofício, Ensemble Vocal Gárgula e a cravista Luciana Câmara. No repertório, obras de Antônio Vivaldi, François Couperin, Girolamo Frescobaldi e Dietrich Buxtehude, além do pernambucano Luiz Álvares Pinto, mestre da Capela da Sé de Olinda e Recife na segunda metade do XVIII.

 Como a capela só comporta 100 pessoas,  as senhas serão distribuídas a partir das 8h, nos dias de cada concerto, até cinco minutos antes do início de cada peça. A distribuição está sendo feita na entrada do Museu de Arte Sacra da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, ao lado da Capela Dourada.


“Pensando nas artes plásticas e na literatura do Barroco,
 podemos esperar de sua música as mais ricas complexidades
 polifônicas e a expressão de uma religiosidade mística. 
Mas então os fatos nos decepcionam totalmente. 
O gênero predominante do século XVII não tem nada que ver com religiosidade mística:
 é a ópera. E em vez das complicações polifônicas, espera-nos canto do solista,
 a homofonia, a ária.” (Carpeux)

segunda-feira, julho 02, 2012

Hábito de ler está além dos livros, diz um dos maiores especialistas em leitura do mundo



 Brasília – Um dos maiores especialistas em leitura do mundo, o francês Roger Chartier destaca que o hábito de ler está muito além dos livros impressos e defende que os governos têm papel importante na promoção de uma sociedade mais leitora.
 O historiador esteve no Brasil para participar do 2º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em entrevista à Agência Brasil, o professor e historiador avaliou que os meios digitais ampliam as possibilidades de leitura, mas ressaltou que parte da sociedade ainda está excluída dessa realidade. “O analfabetismo pode ser o radical, o funcional ou o digital”, disse.

Agência Brasil: Uma pesquisa divulgada recentemente indicou que o brasileiro lê em média quatro livros por ano (a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em abril). Podemos considerar essa quantidade grande ou pequena em relação a outros países?


Roger Chartier: Em primeiro lugar, me parece que o ato de ler não se trata necessariamente de ler livros. Essas pesquisas que peguntam às pessoas se elas leem livros estão sempre ignorando que a leitura é muito mais do que ler livros. Basta ver em todos os comportamentos da sociedade que a leitura é uma prática fundamental e disseminada. Isso inclui a leitura dos livros, mas muita gente diz que não lê livros e de fato está lendo objetos impressos que poderiam ser considerados [jornais, revistas, revistas em quadrinhos, entre outras publicações]. Não devemos ser pessimistas, o que se deve pensar é que a prática da leitura é mais frequente, importante e necessária do que poderia indicar uma pesquisa sobre o número de livros lidos.


ABr: Hoje a leitura está em diferentes plataformas?


Chartier: Absolutamente, quando há a entrada no mundo digital abre-se uma possibilidade de leitura mais importante que antes. Não posso comparar imediatamente, mas nos últimos anos houve um recuo do número de livros lidos, mas não necessariamente porque as pessoas estão lendo pouco. É mais uma transformação das práticas culturais. É gente que tinha o costume de comprar e ler muitos livros e agora talvez gaste o mesmo dinheiro com outras formas de diversão.


ABr: A mesma pesquisa que trouxe a média de livro lidos pelos brasileiros aponta que a população prefere outras atividade à leitura, como ver televisão ou acessar a internet.


Chartier: Isso não seria próprio do brasileiro. Penso que em qualquer sociedade do mundo [a pesquisa] teria o mesmo resultado. Talvez com porcentagens diferentes. Uma pesquisa francesa do Ministério da Cultura mostrou que houve uma redistribuição dos gastos culturais para o teatro, o turismo, a viagem e o próprio meio digital.


ABr: Na sua avaliação, essa evolução tecnológica da leitura do impresso para os meios digitais tem o papel de ampliar ou reduzir o número de leitores?


Chartier: Representa uma possibilidade de leitura mais forte do que antes. Quantas vezes nós somos obrigados a preencher formulários para comprar algo, ler e-mails. Tudo isso está num mundo digital que é construído pela leitura e a escrita. Mas também há fronteiras, não se pode pensar que cada um tem um acesso imediato [ao meio digital]. É totalmente um mundo que impõe mais leitura e escrita. Por outro lado, é um mundo onde a leitura tradicional dos textos que são considerados livros, de ver uma obra que tem uma coerência, uma singularidade, aqui [nos meios digitais] se confronta com uma prática de leitura que é mais descontínua. A percepção da obra intelectual ou estética no mundo digital é um processo muito mais complicado porque há fragmentos e trechos de textos aparecendo na tela.


ABr: Na sua opinião, a responsabilidade de promover o hábito da leitura em uma sociedade é da escola?


Chartier: Os sociólogos mostram que, evidentemente, a escola pode corrigir desigualdades que nascem na sociedade mesmo [para o acesso à leitura]. Mas ao mesmo tempo a escola reflete as desigualdades de uma sociedade. Então me parece que, também, é um desafio fundamental que as crianças possam ter incorporados instrumentos de relação com a cultura escrita e que essa desigualdade social deveria ser considerada e corrigida pela escola que normalmente pode dar aos que estão desprovidos os instrumento de conhecimento ou de compreensão da cultura escrita. É uma relação complexa entre a escola e o mundo social. E é claro que a escola não pode fazer tudo.

ABr: Esse é um papel também dos governos?


Chartier: Os governos têm um papel múltiplo. Ele pode ajudar por meio de campanhas de incentivo à leitura, de recursos às famílias mais desprovidas de capital cultural e pode ajudar pela atenção ao sistema escolar. São três maneira de interação que me parecem fundamentais.


ABr: No Brasil ainda temos quase 14 milhões de analfabetos e boa parte da população tem pouco domínio da leitura e escrita – são as pessoas consideradas analfabetas funcionais. Isso não é um entrave ao estímulo da leitura?


Chartier: É preciso diferenciar o analfabetismo radical, que é quando a pessoa está realmente fora da possibilidade de ler e escrever da outra forma que seria uma dificuldade para uma leitura. Há ainda uma outra forma de analfabetismo que seria da historialidade no mundo digital, uma nova fronteira entre os que estão dentro desse mundo e outros que, por razões econômicas e culturais, ficam de fora. O conceito de analfabetismo pode ser o radical, o funcional ou o digital. Cada um precisa de uma forma de aculturação, de pedagogia e didática diferente, mas os três também são tarefas importantes não só para os governos, mas para a sociedade inteira.



ABr: Na sua avaliação, a exclusão dos meios digitais poderia ser considerada uma nova forma de analfabetismo?


Chartier: Me parece que isso é importante e há uma ilusão que vem de quem escreve sobre o mundo digital, porque já está nele e pensa que a sociedade inteira está digitalizada, mas não é o caso. Evidente há muitos obstáculos e fronteiras para entrar nesse mundo. Começando pela própria compra dos instrumentos e terminando com a capacidade de fazer um bom uso dessas novas técnicas. Essa é uma outra tarefa dada à escola de permitir a aprendizagem dessa nova técnica, mas não somente de aprender a ler e escrever, mas como fazer isso na tela do computador.
Com informações da Agência Brasil

II Fórum da Internet no Brasil acontece no Recife e visa democratizar discussões sobre o tema


Reprodução

 O II Fórum da Internet no Brasil será realizado entre os dias 3 e 5 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento está sendo promovido pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e manterá a mesma estrutura adotada na última edição (2011) com grupos temáticos de discussão (chamados de “trilhas”). No entanto, a novidade fica por conta da realização de “desconferências” e das palestras técnicas.
 Os organizadores esperam  reunir protagonistas do debate sobre o momento atual e os avanços necessários para a Internet no Brasil em cinco trilhas: 

  • “Conteúdos e Plataformas”;
  • “Governança Global”;
  • “Inclusão Digital”;
  • “Marco Civil” e 
  • “Propriedade Intelectual”. 

 Além disso, o Fórum busca democratizar as discussões relativas à Internet, envolvendo diferentes setores e aproximando mais pessoas do tema.

 A primeira edição do Fórum da Internet no Brasil, realizada em São Paulo no ano passado, reuniu 784 participantes vindos de todas as regiões do País. O evento contribuiu para o debate em torno de alguns dos desafios atuais e futuros da Internet, sobretudo pelo momento de decisões e mudanças que a rede atravessa, tanto no exterior, como no Brasil.
 O grande consenso alcançado no I Fórum da Internet no Brasil foi que nenhum regulamento ou nenhuma lei deve alterar a liberdade de expressão e criação tecnológica que caracteriza a Internet desde a sua concepção.


O Credenciamento, para as pessoas que já fizeram uma prévia inscrição, funcionará a partir das 17h do dia 3/07 e inicia às 8h nos dias 4/07 e 5/07.



DINÂMICA DO FÓRUM

 Cada participante deverá escolher a trilha de interesse para participar das discussões sobre o tema.
 As trilhas serão abertas por quatro oradores (representantes dos setores: acadêmico, terceiro setor, empresarial e governo) que terão 15 minutos para colocar suas opiniões sobre o tema em questão e estimular o debate.
 Os participantes poderão se inscrever com a recepcionista de sala para apresentar também suas considerações e opiniões sobre o tema durante 5 minutos.
 Caso haja interesse em complementar as informações, será necessária nova inscrição, obedecendo a ordem de interessados.
 Todas as trilhas terão dois relatores e um coordenador, responsáveis por condensar o que foi discutido em um relatório que será apresentado na plenária final.

Esse evento é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil - www.cgi.br.

domingo, julho 01, 2012

Recicla PE faz ação no 22º FIG


Reprodução

 O Projeto Recicla Pernambuco – Recicla PE - iniciativa de conscientização socioambiental coordenada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) –, vai atuar durante o 22º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). 
 Exposição de produtos de arte confeccionados com materiais recicláveis; distribuição de cartilhas sobre reciclagem de lixo; apresentação de vídeos educativos; distribuição de material informativo (folders, calendários e ímãs de geladeira da coleta seletiva em Garanhuns, cartilha “Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo com Organização de Catadores”) e sorteio de brindes – camisas “Eu Faço Coleta Seletiva”; lixeiras do Programa de Coleta Seletiva de Garanhuns para veículos e canetas no estande do Itep, Asnov e IFPE; e apresentação permanente de vídeos educativos sobre educação ambiental,  são algumas das ações do Projeto Recicla PE no FIG.
 Uma prática constante do projeto para a conscientização do público será a coleta seletiva diária no Parque Euclides Dourado. A prática será desenvolvida pela Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov) de Garanhuns. Também haverá a instalação de 12 Postos de Entrega Voluntária (PEV) no Parque Euclides Dourado.

Mução tem prisão revogada. Radialista envia carta à imprensa.

Foto: Reprodução/Ag. Lumiar
 O radialista e humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, mais conhecido como Mução, já teve a sua "soltura" decretada e disse se sentir "aliviado com o desfecho judicial que reconheceu a minha absoluta inocência". 

 A informação estava na carta divulgada pelos advogados Waldir Xavier e Bruno Coelho da Silveira e do empresário João Marcelo Pires em coletiva de imprensa na tarde deste sábado (30), no Recife. O advogado disse que Mução passa bem e ficou chocado ao saber da participação do irmão, que assumiu ser o responsável pela troca de imagens pornográficas pela internet. Rodrigo teve a prisão temporária revogada pela Justiça Federal em Pernambuco e foi solto na noite da sexta-feira (29), no Recife.

 Segundo os advogados, Rodrigo ainda não conversou com o irmão. "Ele está repousando, se recuperando emocionalmente e fisicamente desse baque", disse Waldir Xavier. "Não é falta de respeito [ele não ter vindo]. Rodrigo tem um personagem radiofônico, a imagem dele, os próprios fãs não o conhecem, o verdadeiro encanto dele é esse. Apesar do personagem ter voz de uma pessoa idosa, ele é um jovem", esclarece Xavier.

 O advogado disse ainda não se preocupar com possíveis investigações da Polícia Federal em relação ao cliente. "Eu não vejo mais o que ser investigado ao Rodrigo. Não há, da parte dele, nenhum temor quanto a uma investigação que continue a ser feita. 

A verdade foi reestabelecida, Rodrigo está de alma lavada", afirmou Waldir. O programa de Mução é transmitido por 56 emissoras do Nordeste. A perspectiva é que agora o humorista retome a carreira, a partir de segunda-feira. O advogado explicou que a defesa do irmão de Mução não pode ser feita pela mesma equipe. "Juridicamente nossas teses são conflitantes", comentou.


Nota de Mução:

 Aliviado com o desfecho judicial que reconheceu a minha absoluta inocência em relação às graves acusações que me foram injustamente imputadas, venho a público agradecer aos meus fãs, espalhados por todo o mundo, pelo apoio irrestrito e confiança na minha palavra.

 Da mesma forma, gostaria de firmar agradecimento à imprensa que agiu com prudência e esperou a elucidação dos fatos; e aos meus patrocinadores e afiliados, que em nenhum momento retiraram seu apoio profissional e pessoal.

 Por fim, reitero o meu repúdio a qualquer conduta voltada à inaceitável prática de pornografia e pedofilia.




Dica: uso das marcas da lei Rouanet no período eleitoral

Reprodução

  Reservei para a postagem de hoje uma dica sobre o uso das marcas da lei Rouanet no período eleitoral.  De acordo com as orientações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, não há restrições no uso das marcas do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) da Lei Rouanet (selos Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Nacional da Cultura). Ou seja, os proponentes devem continuar utilizando os selos de acordo com as orientações do manual de uso das marcas do Pronac.
 A medida se dá uma vez que as ações de publicidade e patrocínio dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal não estão sujeitas ao controle da Justiça Eleitoral na ocorrência dos pleitos municipais. No entanto, a Secretaria de Comunicação Nacional recomenda que, de 7 de julho até o segundo turno, se houver, as ações de publicidade sejam realizadas com a cautela devida, tendo em vista que a Justiça Eleitoral pode acolher, em casos concretos, eventuais demandas judiciais que venham a questionar ação publicitária ou promocional sob a alegação de ter afetado a igualdade de oportunidade entre candidatos no pleito. 
 Dúvidas podem ser retiradas junto ao Atendimento, pelo (61) 2024.2082, no horário: segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h.