sábado, janeiro 24, 2009


Notícia Quente sobre o
carnaval


Começam a vazar as notícias da folia
recifense. Dia 20 de fevereiro, segundo notícias extra-oficiais, Naná Vasconcelos, com os 400 batuqueiros no Marco Zero, receberá alguns
convidados, entre eles, a Orquestra Popular da Bomba
do Hemetério
, Miucha, Claudionor
Germano
, Caetano Veloso e...
O prodígio VÍTOR ARAÚJO. Aos 19
anos, este pianista é um achado para a boa música, quebrando protocolos e
turbinando na boa (excelente) música. Embora os pianistas mais tradicionais não
aprovem seu jeito, o fato é que Vítor tem contribuido e muito para o fomento do
alto nível musical. Se realmente a notícia tiver veracidade, é com certeza uma
boa pedida. A música não permite muros. As vezes isso até atrapalha... Mas nesse
caso, é totalmente salutar. O pianista Vítor Araujo (que também faz parte da
excelente banda Seu Chico) esbanjando qualidade no frevo. E no maracatu. Isso é
positivo demais. Lembram de Capiba? De Nelson Ferreira? Pianistas... E ótimas
referências da música do povo.

sexta-feira, janeiro 23, 2009


Pernambuco e suas tradições carnavalescas





As festividades momescas já tomam conta de Olinda. Mas a contagem regressiva já está aberta para todos os outros pontos de Pernambuco. O carnaval por aqui é sinônimo de identidade, não se trata apenas de esbaldar-se na folia. E será difícil encontrar algum estado com uma diversidade tão intensa como temos em solo pernambucano. Olinda e Recife, assimilam muito bem as peculiaridades da nossa cultura. Por isso, não vou me estender muito, até mesmo porque o nosso carnaval não se resume a estas duas potências.

Em uma breve viagem, constata-se a força dos caboclinhos de Goiana, na Zona da Mata Norte. Neste folguedo, diversas tribos tomam conta da cidade, coisa linda de se ver! Esta força já esteve muito forte em Camaragibe, cidade que faz parte do grande Recife, mas o tempo, aliado ao descaso cultural e político, reduziu o número das agremiações do gênero. O local também era rico nas tradições carnavalescas de la ursas, bois e mascarados. Ainda na Zona da Mata Norte, em cidades como Nazaré da Mata e Aliança, a casa é do Maracatu Rural, com a força misteriosa de personagens como o caboclo de lança.
No agreste tem Bezerros, com a força dos seus papangus. E Pesqueira, com os curiosos caiporas. No sertão, destaque para os Caretas de Triunfo, além dos menos conhecidos, mas também muito ricos, Tabaqueiros, de Afogados da Ingazeira e a dança do Trancelim, do carnaval de Salgueiro. Ainda podemos citar a tradição do baile perfumado do carnaval de Paudalho e os blocos dos bichos, de Vitória de Santo Antão.
E é por isso que Pernambuco é um estado forte e multicultural, cheio de tradições e particularidades para ninguém botar defeito, além do povo pernambucano ter o frevo quente correndo nas veias.
Que venha o carnaval com sua folia e animação!
As festividades momescas já tomam conta de Olinda. Mas a contagem regressiva já está aberta para todos os outros pontos de Pernambuco. E por aqui carnaval é sinônimo de identidade, é algo que grita alto, que é mas forte do que simplesmente esbaldar-se na folia. E será difícil encontrar algum estado com uma diversidade tão intensa como temos em solo pernambucano. Olinda e Recife, nem é preciso comentar, já que são cidades que assimilam muito bem as peculiaridades da nossa cultura. Mas nosso carnaval não se resume a estas duas potências. Numa viagem, vamos encontrar na zona da mata, e força dos caboclinhos de Goiana. São diversas tribos tomando conta da cidade. Esta força já esteve muito forte em Camaragibe (grande Recife), mas o tempo, aliado ao descaso cultural ao longo dos anos, reduziu o número de agremiações do gênero na cidade, que também era rica em la ursas, bois e mascarados. Em Nazaré da Mata e Aliança, também na zona da mata, a casa é do Maracatu Rural, com a força misteriosa de personagens como o caboclo de lança. No agreste, vamos encontrar Bezerros, com a força dos seus papangus. E Pesqueira, com o curiosos caiporas. No sertão, destaque para os Caretas de Triunfo, além dos menos conhecidos, mas também muito ricos, Tabaqueiros, de Afogados da Ingazeira e a dança do Trancelim, do carnaval de Salgueiro. Ainda podemos citar a tradição do baile perfumado do carnaval de Paudalho e os blocos dos bichos, de Vitória de Santo Antão. Numa viagem breve, pudemos perceber a particularidade de várias cidades do estado, que tem frevo nas veias, mas identidades que mesmo se entrelaçando, acabam por particularizar e identificar cada uma delas. É por isso que Pernambuco é forte.
Pernambuco e suas tradições carnavalescas


As festividades momescas já tomam conta de Olinda. Mas a contagem regressiva já está aberta para todos os outros pontos de Pernambuco. O carnaval por aqui é sinônimo de identidade, não se trata apenas de esbaldar-se na folia. E será difícil encontrar algum estado com uma diversidade tão intensa como temos em solo pernambucano. Olinda e Recife, nem é preciso comentar, já que são cidades que assimilam muito bem as peculiaridades da nossa cultura. Mas nosso carnaval não se resume a estas duas potências. Numa breve viagem, encontrar-se na Zona da Mata Norte, a força dos caboclinhos de Goiana. Diversas tribos tomam conta da cidade, coisa linda de se ver. Esta força já esteve muito forte em Camaragibe, cidade que faz parte do grande Recife, mas o tempo, aliado ao descaso cultural e político, reduziu o número das agremiações do gênero. O local também era rico nas tradições carnavalescas de la ursas, bois e mascarados. Ainda na Zona da Mata Norte, em cidades como Nazaré da Mata e Aliança, a casa é do Maracatu Rural, com a força misteriosa de personagens como o caboclo de lança.

No agreste tem Bezerros, com a força dos seus papangus. E Pesqueira, com os curiosos caiporas. No sertão, destaque para os Caretas de Triunfo, além dos menos conhecidos, mas também muito ricos, Tabaqueiros, de Afogados da Ingazeira e a dança do Trancelim, do carnaval de Salgueiro. Ainda podemos citar a tradição do baile perfumado do carnaval de Paudalho e os blocos dos bichos, de Vitória de Santo Antão.

E é por isso que Pernambuco é um estado forte e multicultural e cheio de tradições e particularidades para ninguém botar defeito, além do povo pernambucano ter o frevo quente correndo nas veias.

terça-feira, janeiro 20, 2009

Por aqui já vem chegando a copa do mundo
A corrida pela copa do mundo já começou no Brasil. Pelo menos para a disputa dos estados concorrentes para sediarem o maior espetáculo esportivo do mundo em 2014. E como todos já sabem, o governo do estado de Pernambuco já lançou sua campanha para a construção da CIDADE DA COPA, a ser construída no município de São Lourenço, num local de fácil acesso a todos.
No entanto, Pernambuco será o único estado que entra com dois projetos para sediar o evento, até porque a Prefeitura de Olinda ainda não desistiu de enfrentar esta batalha. E o projeto, apesar de não ser tão amplo quanto à cidade da copa, não deixa de ser arrojado e de ter um belo planejamento.
Em relação aos pontos positivos, os dois projetos irão defender seu lado. Nada mais justo. Para São Lourenço, entre as várias vantagens defendidas, fala-se da ocupação de um espaço, que além de colocar aquela região na rota do turismo, deixará de ser ocioso e propício à prática de crimes, já que atualmente é bem isolado. Para Olinda, o sentido histórico da cidade patrimônio, sobretudo para as autoridades internacionais (que terão papel fundamental na escolha das sedes), é sedutor e tem um peso cosiderável, já que o turismo em Pernambuco começa justamente pelas cidades de Recife e Olinda. Além disso, cidades como Garanhuns, no agreste pernambucano, sonham em ser um dos pontos de concentração e treinamento de alguma seleção que vier para nosso estado. Segundo informações extra-oficiais, um projeto de um complexo esportivo nestes moldes está sendo idealizado na suíça pernambucana. A melhor notícia é que, independente de ser em Olinda ou em São Lourenço, existem 90% de chances de uma das sedes ficar em Pernambuco, até mesmo pela privilegiada posição geográfica em relação à rota com o continente europeu. Esta contemplação resulta na geração de empregos, oxigenação do turismo e divulgação do estado para o mundo, além, é claro, da receptividde que os turistas terão, já que em termos de hospitalidade, o povo pernambucano tem maestria.

domingo, janeiro 18, 2009


CURSOS DE DANÇA POPULAR




Ministrado pela coreógrafa e bailarina Conceição Silva (Ninha) com aulas às quartas e sextas das 14h ás 15h30. O curso prepara os alunos nos ritmos da dança popular (frevo, caboclinhos, maracatu, xaxado e etc) e é destinado a bailarinos iniciantes ou simplesmente, àqueles que querem aprender os ritmos populares, valor de R$ 40,00 (mensal);


DANÇA DE SALÃO





Ministrado pelo coreógrafo e bailarino Breno Vieira, com aulas às terças e quintas das 19h ás 20h, voltado a todos aqueles que querem aprender a Dança de Salão. O curso passará pelos diversos ritmos a exemplo da salsa, do forró, do bolero, do samba de gafieira e até mesmo do soltinho e terá a mensalidade no valor deR$ 40,00.

INFORMAÇÕES:

Espaço Cultural João Teimoso, localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 04 no bairro da Boa Vista. Maiores informações no local ou pelos telefones (81) 3231-5125 ou 8897-1513