sábado, setembro 05, 2015

Pernambucano substituirá Chimbinha na Calypso

Foto: Divulgação/Perfil do Facebook
Pernambucano substituirá Chimbinha na Calypso nos próximos shows da banda. Apesar da já confirmada carreira solo de Joelma, o afastamento do guitarrista está relacionado, segundo a assessoria de imprensa, com uma cirurgia para correção de um problema nos olhos. "Os médicos pediram para ele ficar duas semanas de repouso", diz a declaração oficial. O substituto será o pernambucano Ian Marinho, da Forró Anjo Azul. Desde o início da semana, ele já participou de dois ensaios com a cantora. O guitarrista, de 25 anos, escolhido para assumir os solos de Chimbinha durante os shows, também passou por grupos como Companhia do Calypso, Banda da loirinha e Vício Louco. Desde o anúncio da separação do casal, uma série de boatos circularam em torno de uma possível traição de Chimbinha. Algumas atitudes dos dois têm reforçado essa versão. Num show em Brasília, domingo passado, Joelma se emocionou ao cantar o hit A Lua me traiu e completou com a frase: "A Lua não é ser humano. Ser humano é que trai. A Lua não trai não". A despedida oficial da banda Calypso será no Réveillon, em local ainda não definido. A carreira solo dela já tem nome provisório, Joelma Calypso.

Confira o que abre e fecha no feriado de 7 de setembro

 Neste ano, o feriado do Dia da Independência acontece na segunda-feira, modificando os horários de diversos serviços públicos e privados. Confira o abre e fecha destes estabelecimentos no Recife: 

Mercados e feiras
  Os mercados públicos funcionam das 6h às 13h, inclusive no domingo que antecede o feriado. Já o Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não abre nesta segunda, enquanto as feiras livres dos bairros funcionam normalmente. 


Shoppings - Boa Vista: Funciona das 11h às 18h, com exceção da Game Station, que continua aberta até as 21h, e do cinema, com grade de programação normal.

Rio Mar,  Plaza, Recife, Tacaruna, Paço Alfândega: Os quatro estabelecimentos abrem das 12h às 21h, com funcionamento normal.

Guararapes: Funcionamento normal das 9 às 22h.

Cultura e lazer - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona nesta segunda-feira, das 7h às 16h. Já os equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, como o Museu Murilo La Greca, Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), Museu da Cidade do Recife e o Paço do Frevo, não abrem.

Os teatros – Apolo, Barreto Júnior, Santa Isabel, Hermilo Borba e Luiz Mendonça – também não irão funcionar no feriado.

Saúde  As Unidades de Saúde da Família (USF) e as Unidades Tradicionais estarão fechadas. Já as quatro Upinhas 24h - funcionarão para pequenas urgências. 

As maternidades municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques disponibilizarão atendimento 24h às mulheres vítimas de violência. 

Órgãos e secretarias – Os equipamentos da Secretaria da Mulher não abrem nesta segunda-feira, mas o Liga, Mulher (linha de orientação do Centro de Referência Clarice Lispector) funciona em regime de plantão, das 7h às 19h, com o número 0800 2810107.

A sede da prefeitura, do Reciprev e Saúde Recife não funcionam nesta segunda-feira, assim como todos os serviços da Assistência Social (CRAS, CREAS, Bolsa Família), exceto as casas de acolhida e abordagem social noturna. 

Serviços de atendimento aos usuários oferecidas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) serão suspensos nesta segunda, mas o teleatendimento funcionará normalmente através do 0800.081.1078.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade vai funcionar das 8h às 12h na segunda-feira, e entre as 7 e às 19h o Centro de Vigilância Ambiental do Recife atende a chamados sobre animais soltos nas ruas.

Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados no feriado.

Soledad - A terra é fogo sob nossos pés reconta caso da militante paraguaia assassinada em Pernambuco

Foto: Divulgação
 O relatório final da Comissão Nacional da Verdade, divulgado no final do ano passado, registra um total de 434 mortos ou desaparecidos durante o período nefasto da ditadura militar brasileira (1964-1985). Muitas dessas vítimas foram enterradas como indigentes e, até os dias de hoje, não se sabe o paradeiro dos seus corpos. É o caso da paraguaia Soledad Barret, assassinada numa chacina em Pernambuco, no ano de 1973.
 Soledad - A terra é fogo sob nossos pés, é um monólogo que reconta caso da militante paraguaia assassinada em Pernambuco durante a ditadura. Mais de quatro décadas depois, a militante Soledad Barret tem sua história e luta contadas através de um monólogo montado na terra onde viveu os últimos anos de sua vida no Teatro Hermilo Borba Filho. A direção é assinada pela paulista Malú Bazan, que divide o texto com a pernambucana Hilda Torres, idealizadora e protagonista da peça. O Espetáculo “Soledad - A terra é fogo sob nossos pés” está em cartaz no teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife, até 20 de setembro; de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia) Informações: (81) 3355-3320


Confira a relação das praias impróprias para banho neste feriadão

 Feriadão lembra sol, mar, lazer, reunião de amigos. E se você está no litoral pernambucano e opta pelas praias nesse feriadão, confira aquelas impróprias para banho durante o período. Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na última sexta-feira (04). A análise foi feita com base em 50 pontos de amostragem distribuídos em onze municípios litorâneos. Confira abaixo a relação das praias impróprias para banho no feriado prolongado.


Em Goiana:


- Pontas de Pedra, na Praia do Meio, em frente aos chuveiros públicos.

Em Itamaracá:


- Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros.
- Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar.

Em Paulista:


- Praia do Janga, em frente à Rua Betânia.

Em Jaboatão:


- Praia de Candeias, em frente à Av. Bernardo V. de Melo Nº 4799 c/ R. Aníbal Varejão (SNIPE)
- Praia de Candeias, em frente à Av. Bernardo V. de Melo Nº 5422 (Conj. Residencial Candeias II).
- Praia de Candeias, em frente à Av. Bernardo V. de Melo Nº 6476 – Restaurante Candelária.

No Cabo:


- Praia de Gaibú, em frente à Avenida Laura Cavalcanti (Centro de Turismo).

Em Serinhaém:


- Praia de Barra de Sirinhaém, em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva.
- Praia de Barra de Sirinhaém, em frente ao Loteamento Ondas da Barra.