sábado, outubro 10, 2015

Que Horas Ela Volta? está na segunda fase de disputa do Oscar 2016

 O longa brasileiro Que Horas Ela Volta?, da paulista Anna Muylaert, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por vaga no Oscar 2016. Mas como a própria personagem Bárbara afirma: "A segunda fase é mais difícil", isso porque O filme agora integra uma lista com mais 80 produções de diferentes países, que serão analisadas até o resultado final. Caso escolhido, o filme será a primeira produção nacional a figurar na lista de concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desde Central do Brasil, em 1999. A lista final só será divulgada em 14 de janeiro de 2016. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorre em 28 de fevereiro.

Que Horas Ela Volta? mostra a história da pernambucana Val, que deixa o Nordeste para trabalhar como doméstica na residência de uma família rica em São Paulo. As relações entre patrões e empregada mudam, no entanto, quando a filha de Val, Jéssica, viaja a São Paulo para prestar vestibular. O longa foi elogiado no festival de Sundance, com Regina Casé levando prêmio de Melhor Atriz.


Vida, paixão e morte de Frei Tito é encenada em espetáculo no Teatro Apolo

Foto: Divulgação
 O cearense Grupo Formosura de Teatro, veio ao Recife, contar a história de um homem religioso que foi uma das figuras mais combativas contra o Golpe Militar. Estou falando do espetáculo Frei Tito - vida, paixão e morte! que estreou ontem (09) aqui no Recife e está em cartaz até domingo no Teatro Apolo, sempre às 20 horas. Hoje (10), haverá uma sessão extra às 18 horas.  A peça foi escrita entre 1983 e 1985 e documenta  a trajetória e o ideário de Tito de Alencar  Lima (1945 -1974), dominicano cearense, militante  contra a ditadura  militar no Brasil  dos anos 1960 e 1970, preso político  torturado  e banido de seu país, jovem  exilado  que na  França suicidou-se. O texto, uma espécie de reportagem teatral, aborda  para além da biografia de Frei Tito fatos marcantes  relativos à geração  que, no Brasil, encarnou a vanguarda de uma militância  revolucionaria de esquerda. Frei Tito: vida, paixão e morte foi  menção honrosa no Concurso Internacional de Obras Teatrais do Terceiro Mundo (UNESCO-Caracas,1987) e  resulta  de  pesquisa que envolve  a consulta aos livros Batismo de sangue, de Frei Beto, Fora do campo, de Raniero La Valle, e Um homem , de Oriana Falaci. Esse espetáculo recebeu o Prêmio Funarte de circulação Myriam Muniz e começa sua trajetória de circulação aqui no Recife. A classificação é 12 anos.

As duas faces do mercado: do popular ao luxo é tema de palestra no RioMar

Foto: Divulgação
 O RioMar e o Sebrae, promovem nesta terça-feira, às 19h, o evento RioMar com o Mercado. Nele, participam os consultores Renato Meirelles e Carlos Ferreirinha, que conduzirão a palestra As duas faces do mercado: do popular ao luxo, no Teatro RioMar. Recentemente, Renato Meirelles e Carlos Ferreirinha participaram do Fórum de Consumo da Visa com várias instituições financeiras e redes de varejo.As inscrições podem ser feitas nohttp://riomarrecife.com.br/arquivos/hotsites/2015/mercado/web/

Les coulisses de la mode mostra fotografias de Bruno Pellerin na Aliança Francesa

 O acervo fotográfico de Bruno Pellerin nos bastidores da moda francesa está disponível ao público, na Aliança Francesa do Derby. A exposição Les coulisses de la mode (Os bastidores da moda) conta com 28 imagens em preto e branco. A mostra ficará em cartaz até o próximo dia 30, das das 9h às 20h. A entrada é gratuita ao público. Portanto se você gosta de moda e tem interesse na moda francesa, em particular, essa é uma boa pedida. Em Les coulisses de la mode, o renomado fotógrafo da moda de alta costura retrata os bastidores do mundo em que Pellerin, um dos maiores ícones da fotografia mundial, circula há 28 anos.

Mostra Anime Criativo 2015 celebra os 120 anos de Tratado de Amizade Japão e o Brasil

Entre os dias 23 e a 25 de outubro haverá a Mostra Anime Criativo, no cinema do museu da Fundação Joaquim Nabuco. Este ano a mostra faz parte das Comemorações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação entre Japão e o Brasil, e é uma promoção do Consulado do Japão no Recife. O evento mostrará títulos inéditos dos estúdios de animação Genius Party, Genius Party Behind, Mind Game e Princess Arete, do Estudio 40ºC e After School Midinghters da Koo-Ki.

O 10 de outubro na História

 Hoje, 10 de outubro, estamos no 282º dia do ano no calendário gregorianoFaltam 82 dias para terminar o ano de 2015. Inicio o bloco cultural do Sábado Show de hoje com o pensamento de Jack Bosmans sobre a globalização: A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas. Portanto, você que curte também a tecnologia, deixe ela um pouquinho de lado. Largue o zap, o celular ou internet e dê um abraço naquela pessoa que está ao seu lado – porque se ela está ao seu lado, ela é especial, não é por acaso. Diga o quanto ela é importante. Valorize-a e valorize-se! 

domingo, outubro 04, 2015

O Engenho Galileia e a História Nova do Brasil é tema de palestra na décima bienal do livro

Neste domingo (4) a décima Bienal do Livro de Pernambuco recebe a palestra O Engenho Galileia e a História Nova do Brasil: Literatura e Sociedade, na plataforma da União Brasileira de Escritores (UBE), às 16h. A roda histórica terá como palestrantes o escritor e professor José Bezerra de Lemos e o também professor e morador do engenho de Vitória de Santo Antão, Zito da Galileia, testemunha viva das Ligas Camponesas que brotaram na região. A palestra “Engenho Galileia e a História Nova do Brasil: Literatura e Sociedade” traz a abordagem das Ligas Camponesas no local, em 1º de janeiro de 1955. As Ligas Camponesas não existem mais, porém vivem na memória dos pernambucanos. O legado histórico do Engenho Galileia é de grande relevância, uma vez que é documento vivo acerca do golpe militar de 1964 sobre os trabalhadores de cana-de-açúcar, que buscavam, apenas,  amplo acesso à terra como meio de sobrevivência. Na ocasião, não só o ponto de vista literário será abordado, mas serão mostradas as verdadeiras vítimas do período. 

IRB é eleito o melhor museu da América do Sul

Foto: Divulgação
 Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Ricardo Brennand foi eleito o melhor museu da América Latina e o 19° melhor museu do mundo, pelo Traveler’s Choice Museums, do TripAdvisor, considerado o maior site de viagens do mundo. A notícia foi divulgada, justamente, no mês em que o museu completa 13 anos de existência. A premiação aconteceu quarta-feira no Foyer da Pinacoteca da instituição, onde Ricardo Brennand recebeu, ao lado de Gracita, a certificação de Claudia Martinelli, porta-voz do Trip Advisor no Brasil.