sexta-feira, agosto 24, 2012

A "Praia do La Greca" é uma ótima pedida para o domingão no Recife


 Um dia de diversão, convívio, reflexão e ativismo. É o que propõe a Praia do La Greca, que se realiza no próximo domingo (26), a partir das 10h, no Museu Murillo La Greca, na beira do Capibaribe. Música,
performances, piscininhas, exposição , joguinhos d’água, bebida, filmes e petiscos reunirão o pessoal que sonha em um dia poder dar um bom mergulho no rio que corta o Recife de ponta a ponta. A Praia será também a ocasião para o Fórum Pernambucano de Comunicação lançar no estado a Campanha Nacional pela Liberdade de Expressão. Esta ação cidadã é coordenada por dezenas de entidades de todo o Brasil que buscam a garantia do direito à comunicação.

 Neste mesmo dia, o Museu Murillo La Greca inaugura a tradicional exposição com peças do acervo do Museu, que acontece sempre no mês de agosto em comemoração ao aniversário do patrono da instituição (3.08.1899).
 Este recorte original do acervo visa destacar as “Obras Públicas de Murillo La Greca”. Os visitantes serão convidados a descobrir as obras do artista e o contexto urbano que as recebem. Além deste encontro no próprio museu, roteiros urbanos serão disponibilizados para convidar o público a percorrer a cidade na descoberta destes
lugares peculiares.

A 'praia' é uma iniciativa do projeto “Eu quero Nadar no Capibaribe. E você?” (EQNC) e já teve algumas edições em outros lugares (www.capibaribe.info). Agora, a ideia é torná-la um evento mensal. “Esta praia utópica é uma linda oportunidade de se reaproximar do rio Capibaribe e curtir um espaço público da cidade com amigos e desconhecidos,” afirma Julien Ineichen, coordenador do projeto EQNC.   Qualquer um pode participar, inclusive levando boias, cadeiras, guarda-sóis ou outros elementos que caracterizem o democrático
ambiente de uma praia.

 Unindo-se à iniciativa, um grupo de adolescentes da Vila Vintém, vizinha ao museu, formará a tropa dos “Guardiões da Limpeza”, fiscalizando a manutenção da limpeza do local, usando jatinhos d’água, se necessário. A garotada também aproveitará para realizar uma ação teatral de conscientização sobre os desafios ecológicos.

 Um grupo da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) estará presente durante todo o dia, pintando camisetas com a técnica de estencil. Quem quiser sair da praia devidamente customizado/a, pode levar sua camisa lisa e participar.

 Ao cair da tarde, o outdoor localizado no jardim do La Greca vai virar tela de cinema para exibir pequenos vídeos sobre sustentabilidade, direitos humanos e comunicação. Nesse momento será lançada a campanha pela Liberdade de Expressão com a pré-estreia do filme “A peleja de Marco Regulatório e Conceição Pública na terra sem lei dos Coronéis Eletrônicos”, produzido pelo Centro de Cultura Luiz Freire com a direção de Andrea Ferraz. “Não há lugar melhor e mais democrático para se falar sobre liberdade de expressão do que a
praia. Nesse dia, além de mostrar o vídeo, iremos aproveitar para dizer como é que as pessoas podem participar ativamente de nossa campanha. Afinal de contas, já chega de monocromia nos nossos meios de comunicação”, provoca Ivan Moraes Filho, roteirista do curta.

Prepare sua Toalha que a praia vai ser boa!

Com informações do Fopecom

quinta-feira, agosto 23, 2012

Nelson Rodrigues mais uma vez é relembrado pelo Grupo João Teimoso. Desta vez ganha até Sarau Temático


 Muito errada estaria eu se não postasse hoje algo sobre Nelson Rodrigues, classificado por muitos como "um gênio da rotina". Se vivo estivesse, o conterrâneo completaria 100 anos de vida e, como uma boa recifense, tenho orgulho de difundir a cultura de mais um grande mestre daqui da terrinha.

 Nelson Rodrigues carregava consigo uma maneira peculiar e, ao mesmo tempo, instigante de interpretar o cotidiano brasileiro em todas as instâncias da sociedade. Nelson era um profissional plural, pois além de dramaturgo, era também jornalista e escritor. Com seu jeito inquieto, recebeu vários adjetivos - desde gênio à carrasco. 

 Para celebrar a data, o Grupo João Teimoso que sempre teve uma relação intrínseca com as obras do dramaturgo em seu cotidiano, leva para o público recifense o Sarau das Artes temático com o tema o Nelson 100 anos Rodrigues.  O evento visa unir a classe artística nos seus diversos segmentos, trocar ideias com o que de melhor para oferecer esses atores têm para oferecer: a arte. Declamação de poemas, Skets, interpretação de músicas, danças, leituras dramatizadas, malabares e apresentações de stand up comedy estão fazendo parte da grade do Sarau das Artes, que tem o objetivo manter um elo entre as diversas linguagens artísticas e culturais.

SERVIÇO:


O quê? Sarau das Artes Temático- Um encontro de Guerrilha Cultural com o tema Nelson 100 Anos Rodrigues
Quando? Sábado (25), a partir das 20h
Onde? Recanto dos Artistas do Bar Kibe Lanches - Av. Herculano Bandeira, 241, Pina - ao lado do teatro Barreto Júnior 
 
 
 

terça-feira, agosto 21, 2012

Liberdade de expressão, um direito adquirido?


 Grande parte dos profissionais de comunicação, ao menos do Recife, vêm sentindo a ausência do tema entre os prefeituráveis à eleição de 2012. Um fato bastante enfatizado é que no primeiro debate entre os candidatos, realizado na última segunda-feira (20) pela TV Tribuna, apareceram propostas sobre saúde, educação, moradia, dentre outros direitos fundamentais à sobrevivência humana, mas os profissionais da área sentiram falta do diálogo sobre o necessário para as pessoas se comunicarem melhor, exercerem mais livremente o direito de falar o que quer, do jeito que quer, por onde quer - a prática do chamado livre arbítrio.
 Ideias e demandas não faltam. Basta ler a carta que a gente do Fórum Pernambucano de Comunicação publicou outro dia. Sete medidas simples, diretas, objetivas, que o novo prefeito pode começar a canetar assim que assumir o cargo em 2013.
 No âmbito nacional essa discussão, também, é morosa. Temas como Direito à banda larga, acesso aos meios de comunicação eletrônicos, inclusão digital, renovação de concessões, perseguição a rádios comunitárias precisa voltar à tona. 
 Por conta disso, várias entidades do Brasil inteiro estão lançando uma Campanha Nacional pela Liberdade de Expressão. Aqui, no Recife, as atividades começam nesta terça-feira (dia 21 de agosto), a partir das 19h, no auditório G1 da Unicap. Um papo simples, com profissionais capacitados, sobre a dita liberdade de comunicação e as possíveis propostas para alcançá-la serão os temas principais do evento. O principal é o convite à mobilização. Todos estão convidados e devem participar. Passarem a praticar o chamado "ativismo de sofá", que começa pelas redes sociais mesmo. O evento está sendo organizado pelo próprio Fopecom, em parceria com a turma da União dos Estudantes de Pernambuco.
 Mas tudo não fica por aí, porque está previsto para o próximo domingo (26), uma grande e ativista festa: o “Praia do La Greca”, um protesto festivo que acontece durante o dia inteiro no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim. Num ambiente de praia organizado na beira do rio, cada um pode ir junto com a familia e curtir um dia inteiro.

domingo, agosto 19, 2012

19 de agosto: dia do ATOR de TEATRO


 Parabéns aos ATORES DE TEATRO, aqueles que, acima de tudo, são fortes por nunca desistir, que idealizam uma sociedade melhor, que lutam por cidadãos melhores e que tem a ARTE como suas verdadeiras vocações de vida, tal qual os jornalistas!

Caio Plínio Segundo, naturalista romano, conhecido também como Plínio, o Velho, escreveu:


"Por mais que as cruentas e inglórias

Batalhas do cotidiano
Tornem um homem duro ou cínico
O suficiente para fazê-lo indiferente
Às desgraças e alegrias coletivas,
Sempre haverá no seu coração,
Por minúsculo que seja,
Um recanto suave
Onde ele guarda ecos dos sons
De algum momento de amor já vivido.
Bendito seja
Quem souber dirigir-se
A esse homem
Que se deixou endurecer,
De forma a atingi-lo
No pequeno porém macio
Núcleo da sua sensibilidade.
E por aí despertá-lo,
Tirá-lo da apatia,
Essa grotesca
Forma de auto-destruição
A que por desencanto
Ou medo se sujeita.
E por aí inquietá-lo
E comovê-lo para
As lutas comuns da libertação.

O ator tem esse dom.

Ele tem o talento de atingir as pessoas
Nos pontos onde não existem defesas.
O ator, não o autor ou o diretor,
Tem esse dom.
Por isso o artista do teatro é o ator.
O público vai ao teatro por causa dele.
O autor e o diretor só são bons na medida
Em que dão margem a grandes interpretações.

Mas o ator deve se conscientizar
De que é um cristo da humanidade:
Seu talento é muito mais
Uma condenação do que uma dádiva.
Ele tem que saber que para ser
Um ator de verdade, vai ter que fazer
Mil e uma renúncias, mil e um sacrifícios.
É preciso coragem,
Muita humildade e, sobretudo,
Um transbordamento de amor fraterno
Para abdicar da própria personalidade
Em favor de seus personagens,
Com a única intenção de fazer
A sociedade entender
Que o ser humano não tem
Instintos e sensibilidades padronizados,
Como pretendem os hipócritas
Com seus códigos de ética.

Amo o ator
Nas suas alucinantes variações de humor,
Nas suas crises de euforia ou depressão.
Amo o ator no desespero de sua insegurança,
Quando ele, como viajor solitário,
Sem a bússola da fé ou da ideologia,
É obrigado a vagar pelos labirintos de sua mente
Procurando, no seu mais secreto íntimo,
Afinidades com as distorções de caráter
De seu personagem.

Amo o ator
Mais ainda quando,
Depois de tantos martírios,
Surge no palco com segurança,
Oferecendo seu corpo, sua voz,
Sua alma, sua sensibilidade
Para expor, sem nenhuma reserva,
Toda a fragilidade do ser humano
Reprimido, violentado.
Amo o ator por se emprestar inteiro
Para expor à platéia
Os aleijões da alma humana,
Com a única finalidade
De que o público
Se compreenda, se fortaleça
E caminhe no rumo
De um mundo melhor,
A ser construído
Pela harmonia e pelo amor.

Amo o ator
Consciente de que
A recompensa possível
Não é o dinheiro, nem o aplauso,
Mas a esperança de poder
Rir todos os risos
E chorar todos os prantos.
Amo o ator consciente de que,
No palco, cada palavra
E cada gesto são efêmeros,
Pois nada registra nem documenta
Sua grandeza.

Amo o ator e por ele amo o teatro.
Sei que é por ele que
O teatro é eterno
E jamais será superado
Por qualquer arte que
Se valha da técnica mecânica!"