sábado, agosto 24, 2013

#OcuParque, um movimento pela reabertura do CineTeatro do Parque, acontece neste sábado (24)

  Quem disse que a sociedade civil não é organizada?  Sim, ela é, se uniu e criou um movimento chamado #OcuParque, que luta pela reforma imediata e manutenção permanente do CineTeatro do Parque – fechado desde 2010 – e pela revitalização do seu entorno, para que o Parque esteja em pleno funcionamento - seu Centenário será em 2015 (foi inaugurado em 24 de agosto de 1915 com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas).

 Desta forma, o povo recifense - @s amantes do Parque - se unirá com um único objetivo: comemorar o aniversário de 98 anos de Teatro do Parque, em um protesto contra a inatividade do equipamento cultural. O evento começa às 10h, no Parque 13 de Maio e segue em caminhada até o Teatro do Parque (do Parque ao Parque) e tem, na programação, um dia inteiro de exposições de arte, fotografia, apresentações cênicas, musicais, recitais de poesia, cinema mudo, caminhada, ciclo ativismo, enfim, uma série de atividades no entorno do equipamento cultural, do bem, que saúdam os 98 anos do Teatro do Parque, fechado há 3 anos. De fato, é um movimento criado do povo, que luta pelo povo em prol do povo, porque sem cultura não há vida! 

 Vamos mostrar para todo mundo que o Parque vive? Vista a sua camisa do #OcuParque - desenvolvida pela organização e, também, elaborada no local - e abrace esta causa. 

Programação do #OcuParque deste sábado (24:

– 10h: Concentração, Confecção de Cartazes, Batuque "Traga a Vasilha"(onde cada um leva o seu instrumento) – Parque 13 de -Maio;
– Exposição de Painéis Fotográficos em ‘bikedoor’ “Pernambuco: Cultura, História e Mar” de Miguel Igreja (a expo virá do Espaço Ciência, conduzida por ciclistas da AmeCiclo até o Parque 13 de Maio, e de lá até o Teatro do Parque, onde ficará durante todo o evento);
– 12h: Caminhada pela rua do Hospício até o Teatro do Parque, com o Batuque Traga a Vasilha, Ensaio aberto com o Maracatu Várzea do Capibaribe, Palhaços do Grupo de Teatro João Teimoso, Maestro Hamilton, Outr@s.


– 13h: Apresentação do #OcuParque;

– Piquenique no Parque;

– 14h às 20h: Atrações Artísticas – Apresentação: Tereza A. Maciel e Roger de Renor;

– Intervenções Poéticas + Performances, ao longo da Programação, com Tuppan, Rafa Matos, Borica, Weydson Leal (clarinete), Rubens Santos, Carlos Amorim e Outr@s.

– Ocupação com Atores e Palhaços do Grupo de Teatro João Teimoso, em meio ao público;

– Exposição de Artes Visuais de André Soares, Lúcio Mustafá, Bete Gouveia;

– Exposição de Painéis Fotográficos em ‘bikedoor’ “Pernambuco: Cultura, História e Mar” de Miguel Igreja.

Detalhamento:
– 15h: Leda Dias, autora do livro“Cine-Teatro do Parque – um espetáculo à parte”;
– 15h30: Maestro Lima Neto e Orquestra Mirim do Galo da Madrugada; 
– Solo do saxofonista mirim Victor;
– 16h: Lucinha Guerra;
– 16h30: Movimento de Resistência das Sambadas de Coco da RMR;
– 17h: Recital Poético-Musical com S. R. Tuppan e Poetas Contemporâne@s;
– 17h30: Dj Bruno Pedrosa;
* * *
– 18h15: Revivendo a Inauguração, há 98 anos, com Tereza A. Maciel e Maestro Gil Amâncio;
– 18h30: Concerto à Porta do Teatro com Maestro Gil Amâncio, Piano de Cauda Chateaubriand + Convidados. 
Convidada Especial: Pandora, cantora mirim-juvenil, cantando Dalva de Oliveira;
– Exibição de filme mudo, acompanhado pelo maestro Gil ao piano de cauda (um Chateaubriand da Pianoforte Pernambucano) + outras projeções;
– 19h: Maestro Gil + Músicos Convidados em Recital + Tuppan (Poesia);
– 19h30: Homenagem Final ao CineTeatro do Parque pelos seus 98 anos!