sexta-feira, setembro 06, 2013

Gratuito: Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife no teatro de Santa Isabel nesta quarta (11)

Foto: Divulgação
 A Orquestra Sinfônica do Recife sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel na próxima quarta-feira (11), às 20h, para o seu primeiro concerto com o maestro Marlos Nobre. A apresentação, que seria no dia 28 de agosto e teve de ser adiada devido ao apagão no Nordeste, terá como solista convidada a jovem pianista Rachel Gico Casado. A entrada é franca.
 O espetáculo terá início com o hino nacional, composição de Francisco Manuel da Silva. Em seguida será executada a “Abertura Egmont Opus 84", de Beethoven, baseada na peça de Goethe sobre um conde que chefia uma revolta flamenga contra o jogo espanhol no século XVI. Na sequência, Rachel Gico Casado executa o Concerto para Piano e Orquestra nº 23 em La Maior, K. 488, de Wolfgang Amadeus Mozart.
 Finalizando a noite, a Orquestra Sinfônica toca a “Sinfonia nº 5 em Mi menor Opus 64”, de Tchaikovsky. Bucólica, valsante, marcial, apoteótica, é a preferida das salas de concerto e considerada a melhor do autor russo. De acordo com Marlos Nobre, a escolha desta peça teve também como critério propor um desafio e um estímulo artístico aos músicos. “Esta é uma das mais difíceis composições da música erudita, escrita em quatro movimentos e quase 42 minutos de duração. Requer muito estudo e ensaio, e os músicos tiveram um desempenho excelente”, disse.

Marlos Nobre - Nascido no Recife, em 1939, Marlos Nobre começou a estudar piano e teoria musical no Conservatório Pernambucano de Música aos nove anos. Posteriormente, com uma bolsa da Fundação Rockefeller, realizou estudos avançados de composição no Centro Latino-americano de Altos Estúdios Musicales do Instituto Torcuato Di Tella em Buenos Aires com Alberto Ginastera, Olivier Messiaen, Riccardo Malipiero, Aaron Copland e Luigi Dallapiccola (1963-1964).
 Estudou ainda composição com Alexandre Goehr e Günther Schüller no Berkshire Music Center em Tanglewood, EUA (1969), onde trabalhou com Leonard Bernstein. No mesmo ano estudou música eletrônica no  Centro de Música Eletrônica de Columbia-Princeton em New York, com Wladimir Ussachevsky.
 O pianista despontou para a cena mundial. Hoje, ele coleciona um extenso currículo artístico, com premiações em concursos nacionais e internacionais de composição. Nobre também já dirigiu grandes orquestras do Brasil, como a Sinfônica Nacional, a do Estado de São Paulo e a do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e de outros países, como a Filarmônica de Londres e a Sinfônica da Venezuela. Recebeu condecorações importantes, como a Medalha de Ouro de Mérito Cultural de Pernambuco (1978); Oficial da Ordem do Rio Branco do Itamaraty (1989); Oficial da Ordre des Arts et des Lettres da França; e Troféu Cultural da Cidade do Recife (2004).

Rachel Gico Casado - Pianista natural do Recife, iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pernambucano de Música com a professora Hilda Nobre de Almeida. Aos 7 anos já despontava como grande promessa no mundo da música pernambucana, dando seu primeiro recital. Foi solista das Orquestras Sinfônica do Recife e de Olinda. É bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Piano pela Universidade Federal da Paraíba esta finalizando o Doutorado em Piano pela Universidade Federal da Bahia.
Rachel obteve vários primeiros lugares em concursos nacionais de Piano (Goiânia, Salvador, Natal, Recife), entre outras premiações. Teve como mestres Elyanna Caldas, Jussiara Albuquerque, Marco Caneca, Lanfranco Marcelletti, José Henrique Martins, além de cursos e masterclasses com nomes como Nelson Freire, Marco Antônio de Almeida, Paul Rutman, Dalton Baldwin, entre outros.
Em 2000 foi aceita para o “Master Degree in Piano Performance” na Carnegie Mellon University, Pittsburgh.  Durante a sua estada nos Estados Unidos, foi aluna da professora Irene Schreier e professora de piano erudito do “Jazz Workshop”, na Carnegie Library, além de ter tocado vários recitais como solista e camerista. No ano de 2010, foi apresentadora e responsável pela seleção musical do programa de radio Pianíssimo, transmitido pela Radio Universitária AM. Juntamente com sua irmã, a flautista Conceição Casado, forma o Duo Casado.

Mimo revela o amor de Olinda pela diversidade musical e cultural neste final de semana

Foto: Divulgação
 Olinda respira Mimo até domingo. Na programação, diversas apresentações musicais, além de debates e exibição de filmes, prometem movimentar bastante a vida cultural da Cidade Alta neste fim de semana.
 Com uma maior diversidade que em Paraty e Ouro Preto, por onde o festival já passou este ano, o Mimo de Olinda traz pérolas da música brasileira, como Gilberto Gil & Orquestra de Sopros da Pro Arte, e Jards Macalé e Raul Souza. De fora, também há muitas boas surpresas na programação. 

 O Seminário de Olinda, por exemplo, recebe o percussionista e pianista cubano Omar Sosa. No show de hoje, às 19h, um tributo ao antológico álbum Kind of blues, do trompetista Miles Davis, em uma apresentação intitulada Eggun: the afri-lectric.

 No mesmo horário, na Praça do Carmo, o pernambucano Juliano Holanda, guitarrista e arranjador da Orquestra Contemporânea de Olinda, leva ao palco o seu projeto solo, acompanhado dos músicos Junior Areia, no baixo acústico, Tom Rocha, na bateria, Zé Manoel, no piano, além da cantora Isadora Melo.

 Amanhã, também na Praça do Carmo amanhã, Gilberto Gil estará com os 36 músicos da Pro Arte, regidos por Raimundo Nicioli e com participações especiais de Marcelo Caldi, Carlos Malta e Mariana Bernardes (respectivamente na sanfona, nos sopros e nos vocais). Antes dele, às 22h30, a praça é tomada pelos versos do carioca Jards Macalé, que se apresenta com a banda Let's Play That. Na ocasião, eles fazem um apanhado dos 40 anos de carreira musical de Macalé, que foram permeados por sucesso como Vapor barato, Revendo amigos  e Movimento dos barcos. Ainda no sábado, Raul Souza, o virtuoso trombonista esquecido pelo público brasileiro nos últimos anos, toca às 19h, no Seminário de Olinda. 

quinta-feira, setembro 05, 2013

16º Festival de Teatro dá preferência a espetáculos locais

 O 16º Festival Recife do Teatro Nacional, que acontece de 22 de novembro a 1º de dezembro, traz novidades. Pela primeira vez a grade de espetáculos e atividades de formação será montada a partir de seleção pública, que destina 50% da programação para produções locais. O prazo para envio de propostas é até 17 de setembro.

 O formato de convocatória foi adotado com o objetivo de valorizar a diversidade de formas de expressão da linguagem teatral e promover a troca de saberes entre artistas locais e visitantes. Na elaboração da programação serão consideradas ações voltadas para o público adulto e infanto-juvenil, contemplando as produções de teatro de ator, performance, bonecos, sombra, formas animadas e dramáticas populares, bem como as criações dirigidas à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

 Podem inscrever-se no processo seletivo pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins econômicos. Além de custear o cachê dos grupos, o Festival se responsabilizará pelas despesas de transporte aéreo e/ou terrestre das companhias de fora do Recife, bem como pelo transporte local, alimentação e hospedagem destes.

 As montagens ocuparão os Teatros de Santa Isabel, Barreto Junior, Luiz Mendonça, Apolo e Hermilo Borba Filho, podendo ainda atender a espaços alternativos, a depender das condições técnicas e estéticas da performance. No processo de avaliação o primeiro item a ser considerado será a apresentação de toda a documentação solicitada, para posteriormente serem analisados os itens que comprovem a qualificação artística.

 A convocatória e seus anexos estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife ou no Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas, localizado na Rua do Apolo, nº 121, Bairro do Recife, Recife (PE). Informações adicionais podem ser obtidas através dos números 3355-3318, 3355-3319 ou 3355-3321. Ou ainda pelo e-mail 16frtncgpe@gmail.com.


No Recife, passeio de Sensibilização Turística marca o Sete de Setembro

Para celebrar o feriado, Sensibilização Turística 
vai percorrer pontos turísticos
que remetem a episódios históricos. 
Na imagem: Praça da Independência. /Divulgação
Para celebrar o Dia da Independência do Brasil, haverá, no Recife, um Passeio de Sensibilização Turística Caminhos da Independência. Será realizado neste sábado (7), com inscrições abertas a partir das 8h desta sexta (6). “Será uma ótima oportunidade de a população descobrir ou aprender um pouco mais sobre locais e episódios históricos que aconteceram no Recife”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

Todo o roteiro será feito em ônibus com ar condicionado, acompanhado por um guia turístico, que explicará todos os pontos visitados e a história de cada um deles. A saída será às 14h, com ponto de encontro na Praça do Arsenal, no Recife Antigo e a chegada está prevista para as 17h30. Durante o passeio, será visitada a Praça General José Ignácio de Abreu e Lima, também chamada de Praça Cívica, composta por um painel de azulejos em homenagem às revoluções de 1817 (Republicana), 1824 (Confederação do Equador) e 1848 (Praieira). Quase no centro do local existe um tanque com uma grande imagem de Santo Amaro, de autoria do artista plástico Corbiniano Lins.

Ainda na rota, uma visita ao Forte do Brum, construído a partir de 1626, pelos portugueses, e concluído a partir de 1630 pelos invasores holandeses. Atualmente, abriga o Museu Militar, onde estão expostas armas, munições e fardamentos desde a época da invasão holandesa até tempos mais próximos, com a participação do exército brasileiro em vários episódios da história do Brasil e do mundo.

O tema Caminhos da Independência ainda contemplará passeios panorâmicos pela Praça da República; Monumento a Simon Bolívar; Praça Dezessete, que fica na Rua do Imperador, sendo uma das mais tradicionais da cidade e que também homenageia a Revolução de 1817; e Praça da Convenção de Beberibe, que contém um Monumento à Convenção de Beberibe, do artista Abelardo da Hora, para celebrar os episódios de 1821. O monumento, em cimento polido, tem oito metros de altura.

O Passeio de Sensibilização Turística tem como foco principal atingir a população local, para que ela passe a ter uma nova visão da cidade. Para participar, é necessário se inscrever, na manhã da sexta-feira, pelo (81) 3355-8605, e levar um quilo de alimento não perecível no dia do passeio. É importante reforçar que só participa da ação quem tiver inscrição confirmada. Cada pessoa que se inscrever tem direito a levar um acompanhante.

quarta-feira, setembro 04, 2013

Academia Pernambucana de Letras lança Concurso Literário 2013

 Estão abertas até o dia 31 de outubro, na Academia Pernambucana de Letras, as inscrições para o Concurso Literário 2013. Ao todo, são sete categorias, dentre elas o Prêmio Antonio de Brito Alves, para (ensaio), patrocinado por Lia de Brito Alves; o Edmir Domingues (poesia), patrocinado pelos filhos do escritor falecido em 2001; o Elita Ferreira (literatura Infantil), patrocinado pela Editora Bagaço; o Vânia Souto Carvalho (ficção), patrocinado pela família Souto Carvalho; o Leonor Carolina Corrêa de Oliveira (municípios pernambucanos); patrocinado por Antônio Corrêa de Oliveira; o Waldemar Lopes (soneto),patrocinado por Amaury de Medeiros  e, por fim, o Amaro Soares Quintas (História de Pernambuco); patrocinado pela atual presidente da Academia Pernambucana de Letras, Fátima Quintas.
 Até o momento, não divulgados os valores das premiações. Maiores informações podem ser obtidas pelo (81) 3268.2211.

segunda-feira, setembro 02, 2013

Inscrições no I Festival do Frevo da Humanidade vão até o próximo dia 12

Imagem: Divulgação 
 Músicos de todo o país interessados em se inscrever no I Festival do Frevo da Humanidade devem ficar atentos. O prazo final para as inscrições se esgota no próximo dia 12 de setembro. O Festival premiará músicas inéditas nas três modalidades - frevo canção, de bloco e de rua - e ainda o melhor arranjo e o melhor intérprete. No total serão R$ 128 mil em prêmios. Além disso, as 15 vencedoras farão parte de um CD.
 Para se inscrever os compositores devem enviar suas músicas para a Gerência de Música da Fundação de Cultura Cidade do Recife, na Rua Monte Castelo, 87, Boa Vista – Recife/PE. O Edital e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife.
 O Festival do Frevo da Humanidade irá selecionar as cinco melhores músicas de cada categoria, a serem contempladas com prêmios que variam de R$ 12 mil a R$ 4 mil, além de haver também premiação no valor de R$ 4 mil para os melhores arranjo e intérprete. Cada participante poderá inscrever 01 música por gênero, desde que inédita, sendo permitida a apresentação de propostas para as três categorias. 
 A Eliminatória do Festival, acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, no Parque Dona Lindu.
 Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos números: (81) 3355-1767 | 3355-1771. 

Edital Cultura 2014 será apresentado em cidades do interior pernambucano

 O Edital Cultura 2014 pretende contratar, no mínimo, 1.200 manifestações culturais para o período da Copa de 2014, de 10 de junho a 15 de julho. A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura já apresentou o documento na última sexta-feira (30) na capital pernambucana e, na sequência, levará oficinas de lançamento para outras cidades como Palmares, Serra Talhada, Salgueiro, Caruaru e Petrolina.
 O governo federal pretende investir R$ 18,8 milhões em quatro eixos de conteúdos culturais: Brasil Audiovisual (média metragem); Brasil Criativo (arte para o formato digital, seguindo a linha da economia criativa); Brasil Diverso (manifestações tradicionais); e Brasil das Artes (exibições de teatro, artes visuais, circo, dança, música e literatura). As inscrições são feitas por meio do site do Ministério da Cultura até o dia 23 de setembro.
 As atividades culturais escolhidas serão apresentadas em 12 cidades-sede da Copa de 2014: Recife, Natal, Fortaleza, Salvador, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá e Curitiba.

Ariano Suassuna deixa UTI

Foto: Arquivo Pessoal
 O escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, (86) internado no Real Hospital Português, no último domingo (1º), segundo boletim do hospital. Ele havia sofrido um aneurisma cerebral, já tratado.
 O boletim, assinado pela coordenadora da Unidade Coronária do hospital, informa que o escritor deve receber alta hospitalar nos próximos dias. As visitas estão proibidas.
 Ariano foi internado na quinta-feira (29/8), por causa de um mal-estar. Durante os exames, o aneurisma foi detectado em ressonância magnética e Ariano foi submetido a um procedimento chamado embolização.
No dia 21/8, Ariano havia sido internado no mesmo hospital, por causa de um infarto. Saiu do hospital, após uma semana, para continuar o tratamento em casa.
 No auge dos seus 86 anos, o paraibano Ariano Suassuna continua na ativa como assessor especial do Governo de Pernambuco.

Obras:

Uma mulher vestida de sol  (1964)

O casamento suspeitoso (1961)

A pena e a lei (1971)

Iniciação à estética (1975)

Auto da compadecida (1950)

Romance d' a Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta: romance armorial-popular brasileiro (1972)

O santo e a porca ; O casamento suspeitoso (1974)

A história do amor de Fernando e Isaura (1956)

A Farsa da boa preguiça (1974)

Almanaque armorial (2008)

Mamam reabre nesta próxima quarta-feira (03)

Foto: Divulgação Acervo Mamam
 O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) reabre as portas nesta quarta-feira, 4 de setembro, às 19h. Para a reabertura do espaço expositivo e a retomada das ações educativas do museu, serão apresentadas as mostras Recorte Mamam 2013, que exibirá obras de 25 artistas brasileiros, dando destaque às novas aquisições do Museu, e a exposição Só Lâmina, do artista plástico Nuno Ramos.

 A mostra Recorte Mamam 2013, que fica aberta para visitação durante seis meses, inaugura o salão térreo do museu como espaço para longas exposições do acervo, trazendo obras inéditas de artistas contemporâneos pernambucanos como Braz Marinho, Juliana Notari, Jeims Duarte, Márcio Almeida, Bruno Vilela, Renato Valle, Izidório Cavalcanti, Killian Glasner e Rodrigo Braga. De acordo com a diretora do Mamam, Beth da Matta, o acervo ganhará destaque com a nova dinâmica de exibições:“Anteriormente só fazíamos exposições do acervo de curta duração, a partir de agora haverá sempre uma mostra da coleção do Mamam, que será repensada a cada seis meses”.
 A mostra terá também três site específicos criados especialmente para o Museu de Arte Moderna do Recife: Panacea Phantastica, de Adriana Varejão (2003), Escalpo Pernambucano, de Dora Longo Baía (2006), e Clube Internacional do Recife, de Lúcia Koch (2006). As duas primeiras se tratam de obras instaladas diretamente na parede do museu, e a de Lúcia no espaço da clarabóia. São trabalhos que se fossem desmontados seriam destruídos - ou ao menos não se adequariam à outro espaço, e por conta dessa particularidade não ficam guardadas na reserva técnica da instituição. Quando as artistas doaram os trabalhos ao acervo do museu, foi necessário guardá-los sob uma parede falsa, que é retirada para revelá-los a cada vez que se deseja reexpor.

 Nuno Ramos– O segundo andar do Mamam receberá a exposição Só Lâmina, que congrega três trabalhos de Nuno Ramos: Só Lâmina, de desenhos, Luz Negra, vídeo-áudio, e Carolina, uma instalação. A mostra, realizada em parceria com o SESC, exemplifica uma dimensão importante e significativa da extensa obra do artista. Nuno se configura como um artista da experimentação, na qual a ausência de regras é menos um desafio às normas.
 Só Lâmina faz parte da intensa pesquisa que Nuno, desde os anos 80, vem desenvolvendo a respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. Para ele, não há quase distinção entre pintura e desenho; ambos estão sujeitos a mesma dinâmica que mobiliza diferentes formas, materiais, texturas, necessariamente de qualidades e propriedades diversas e contrastantes. O seu volúvel raciocínio plástico é estimulado por oposições, confrontos, antagonismos, tudo que é heterogêneo atrai para si. Daí o aspecto tumultuado e instável de suas obras, sempre provocando e desestabilizando o olhar conformista.
 A série de onze desenhos de Só Lâmina, criada especialmente para o SESC, traz encravada a poesia de João Cabral de Melo Neto. Nuno mais uma vez, como já tinha feito com Drummond e Bandeira, reconhece a forte atração que sente pelo literário e o modo como este empolga sua imaginação plástica e aqui utiliza literalmente da faca poética de Uma Faca Só Lâmina, de João Cabral. 
 A mostra Só Lâmina fica em cartaz até 20 de outubro.

Morre compositor e produtor musical Carlos Fernando

 Faleceu no fim da tarde deste último domingo (1º) o compositor de frevo Carlos Fernando, de 75 anos. O pernambucano sofria de complicações causadas por um câncer e havia sido internado há dois dias no Imip, no bairro da Boa Vista. Velório e sepultamento serão no Cemitério de Santo Amaro nesta segunda-feira (2).
 Natural de Caruaru, no Agreste do Estado, o compositor é considerado um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB) e ficou conhecido por misturar o frevo à MPB, ao jazz e ao forró.  


 CARREIRA - Com o objetivo de modernizar um dos ritmos mais ricos e esquecidos do País, o compositor e produtor musical Carlos Fernando lançou há mais de 30 anos o projeto Asas da América, reunindo artistas consagrados da MPB, num mesmo disco, cantando frevo. O Asas da América, juntamente com o Recifrevoé, alimentaram o mercado fonográfico com discos de frevo. 

 Muitas músicas conhecidas do público levaram sua assinatura, em parcerias com Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Ivinho. São elas: Siri na Lata (hino do bloco carnavalesco), A Mulher do Dia, Aquela Rosa, O Homem da Meia Noite, Sou Eu o Teu Amor (em versão antológica, unindo as vozes de Jackson do Pandeiro e Gilberto Gil), Tempo Folião e Banho de Cheiro, consagrada na voz de Elba Ramalho.
 Em seu currículo, um disco de frevos lançado pela Sudene, um do Galo da Madrugada, outro da Federação Carnavalesca de Pernambuco e a Antologia do Frevo, produzido pela Prefeitura da Cidade do Recife; além de três Recifrevoé e 20 Super Sucessos do Asas da América, de 1999.
  Na lista de composições dos pernambucanos, além de frevos estão trilhas sonoras de programas de TV como Sítio do Pica-Pau Amarelo, músicas para novelas como Saramandaia, Sinhazinha, Flor e Pátria Amada, filme da diretora Tizuka Yamazaki.


 Em 2007, Carlos Fernando produziu e dirigiu o CD duplo 100 anos de frevo - É de perder o sapato, em comemoração ao centenário do ritmo. No Carnaval de 2009, foi um dos homenageados pela Prefeitura do Recife. No mesmo ano, foi relançada a série de cinco CDs Recife Frevoé, produzida por Carlos Fernando a partir do concurso de músicas carnavalescas.