segunda-feira, setembro 02, 2013

Morre compositor e produtor musical Carlos Fernando

 Faleceu no fim da tarde deste último domingo (1º) o compositor de frevo Carlos Fernando, de 75 anos. O pernambucano sofria de complicações causadas por um câncer e havia sido internado há dois dias no Imip, no bairro da Boa Vista. Velório e sepultamento serão no Cemitério de Santo Amaro nesta segunda-feira (2).
 Natural de Caruaru, no Agreste do Estado, o compositor é considerado um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB) e ficou conhecido por misturar o frevo à MPB, ao jazz e ao forró.  


 CARREIRA - Com o objetivo de modernizar um dos ritmos mais ricos e esquecidos do País, o compositor e produtor musical Carlos Fernando lançou há mais de 30 anos o projeto Asas da América, reunindo artistas consagrados da MPB, num mesmo disco, cantando frevo. O Asas da América, juntamente com o Recifrevoé, alimentaram o mercado fonográfico com discos de frevo. 

 Muitas músicas conhecidas do público levaram sua assinatura, em parcerias com Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Ivinho. São elas: Siri na Lata (hino do bloco carnavalesco), A Mulher do Dia, Aquela Rosa, O Homem da Meia Noite, Sou Eu o Teu Amor (em versão antológica, unindo as vozes de Jackson do Pandeiro e Gilberto Gil), Tempo Folião e Banho de Cheiro, consagrada na voz de Elba Ramalho.
 Em seu currículo, um disco de frevos lançado pela Sudene, um do Galo da Madrugada, outro da Federação Carnavalesca de Pernambuco e a Antologia do Frevo, produzido pela Prefeitura da Cidade do Recife; além de três Recifrevoé e 20 Super Sucessos do Asas da América, de 1999.
  Na lista de composições dos pernambucanos, além de frevos estão trilhas sonoras de programas de TV como Sítio do Pica-Pau Amarelo, músicas para novelas como Saramandaia, Sinhazinha, Flor e Pátria Amada, filme da diretora Tizuka Yamazaki.


 Em 2007, Carlos Fernando produziu e dirigiu o CD duplo 100 anos de frevo - É de perder o sapato, em comemoração ao centenário do ritmo. No Carnaval de 2009, foi um dos homenageados pela Prefeitura do Recife. No mesmo ano, foi relançada a série de cinco CDs Recife Frevoé, produzida por Carlos Fernando a partir do concurso de músicas carnavalescas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário