quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Inflação pode levar Banco Central a antecipar
alta de juros
O mercado começa a reavaliar as expectativas de fechamento do IPCA para 2010 e é cada vez maior a chance de o Banco Central antecipar de abril para março o início de um novo ciclo de alta da taxa básica de juros. Pressões não apenas sazonais impulsionam o IPCA, que deve subir 1,8% no primeiro trimestre do ano. Nossa projeção para o indicador, ao término de 2010, está mantida para 5,2%.

O comportamento do câmbio também tem chamado a atenção, e a depreciação moderada do real deve prosseguir, entre outros motivos, por conta da continuidade de valorização do dólar no mercado global. Ainda que os mercados externos tenham apresentado alguns temores e promovido correções, a tendência é de permanência do crescimento mundial para 2010.
Inflação
O IPCA continua em elevação e deve fechar o primeiro trimestre do ano em alta de 1,8%, resultado de pressões não apenas sazonais. A projeção para encerrar 2010 em 5,2% está mantida.
Juros
Após manter a Selic em 8,75%, em janeiro, o Banco Central pode antecipar o processo de alta dos juros. Por enquanto, o cenário básico contempla a manutenção da taxa até abril, mas, se a inflação prosseguir acima das expectativas, a autoridade monetária pode atuar em março.
Câmbio
A depreciação moderada do real tende a continuar como consequência do processo global de valorização do dólar, além da piora no Brasil do deficit em conta corrente e da disposição do Tesouro em intervir no mercado cambial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário