domingo, março 09, 2014

Em Surubim (PE) o carnaval é na semana pós



 Em Pernambuco, após a Quarta-feira de Cinzas ainda tem Carnaval, sim senhor! A prova disso vem do interior do Estado. Em Surubim, município a 126 quilômetros do Recife, há 28 anos que a folia de Momo foge o tradicional período carnavalesco brasileiro.

 Neste final de semana, entre os dias 7 e 9 de março, o município espera receber mais de 100 mil foliões para participar do evento. Este ano, a festa vai contar com 13 trios elétricos e cerca de 20 atrações. Além dos shows, haverá desfile de blocos líricos e cortejos com grupos culturais. Hoje, a partir das 14h, tem Grupo cultural Boi Mimoso, Boi de Mainha, Boi Teimoso, Cortejo carnavalesco, Boi Pintado do Mestre Grimário, Bloco em Poesia, Maracatu Almirante do Forte e Maracatu Nação Cambinda Estrela, para encerrar a folia.

Camburão da Alegria homenageia Reginaldo Rossi no 22º desfile



 O Camburão da Alegria, bloco carnavalesco dos policiais e bombeiros militares e já tradicional da semana pós-Carnaval do Recife, desfila neste domingo (9), a partir das 10h, com um novo itinerário: o mesmo do Galo da Madrugada, no Centro da Cidade.
 A 22ª edição homenageará o Rei Reginaldo Rossi, levando alegria para as Avenida Sul, Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto e Avenida Nossa Senhora do Carmo. O percurso será animado pelos trios elétricos de André Rio, Marrom Brasileiro, Nó na Madeira, Pierre, Nonô Germano, Trio do Brega com Valter de Afogados, Orquestra de Frevo da Polícia e o Palhaço Chocolate. As ruas do bairro de São José, por onde passará o Camburão, só serão liberadas após às 18h.

Bloco Arrastão da Ressaca tem desfile adiado por conta da morte de ex-senador pernambucano



 O desfile do Bloco Arrastão da Ressaca de Abreu e Lima, Região metropolitana do Recife, que seria neste domingo (09) foi adiado para o próximo 16 de março. Segundo a prefeitura municipal o motivo foi o falecimento do ex-senador Sérgio Guerra. A decisão também possibilitará a participação, já prevista, de autoridades do Estado.
 A organização promete arrastar uma multidão pelas ruas de Caetés I com a mesma alegria das últimas nove edições anteriores. O Arrastão da Ressaca teria como atrações Cheiro de Amor, Banda Eva e Gabriel Diniz, porém não houve confirmação das mesmas para o dia 16.

Rádio Frei Caneca parece estar mais próxima da realidade



Foto: Lú Streithrost/PCR

 O pontapé inicial para as discussões da implantação da Rádio Frei Caneca será dado amanhã (10), a partir das 16h, no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, o Mamam, na Boa Vista – entre a rua da Aurora e a rua da União, no Seminário Sistemas de Comunicação Pública. A realização é da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e o objetivo é apresentar experiências de outras emissoras públicas brasileiras e estrangeiras.

Bis instala cabines telefonicas e distribui chocolates em Pernambuco, Bahia e Ceará

Foto: Divulgação
 A marca de chocolate Bis, da Lacta (Mondelêz Brasil), preparou uma ação inusitada para Pernambuco, Bahia e Ceará. Os shoppings e ruas das capitais destes três estados vão receber telefones especiais da marca, que vão tocar aleatoriamente ao longo do dia. No centro do Recife, as datas previstas são de 10 a 12 de março. Então, ouvintes chocólatras, se liguem na cabine telefônica da Bis para ganharem chocolate.

O dia de hoje, nove de março, na história



 Hoje, nove de março, é o Dia de São Domingos Sávio. Há 560 anos, nesta mesma data de nove de março, nascia o navegador Américo Vespúcio. Há 479 anos, também nesta data de hoje, chegava a Igarassu o primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, estou falando de Duarte Coelho Pereira. Há 50 anos, também em um nove de março, a TV Rádio Clube apresentava no Grande Teatro a peça O Troféu, de Armando Gonzaga. No elenco, Adelmar Paiva, Bianor Batista, Fernanda Amaral, Gileno de Souza, a atriz Heloísa Helena – mas não confundam com a parlamentar -, Jacques Gonçalves Leda Priston e Marilene Silva. Há 41 anos, também em um nove de março, o prefeito Augusto Lucena e o governador Eraldo Gueiros inauguravam os primeiros orelhões no Recife.