quarta-feira, maio 08, 2013

Naná Vasconcelos lança disco de inéditas em show gratuito no Teatro Apolo

Foto: Divulgação
  Naná Vasconcelos vai apresentar seu novo CD 4 Elementos de músicas inéditas no próximo sábado (11), às 20h, no Teatro Apolo. O percussionista se inspirou na água, na terra, no ar e no fogo - os quatro elementos da natureza - para compor as músicas. A primeira música do álbum é Légua Tirana, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Daí vem Terráqueos, composição própria assim como as demais do disco. Para a apresentação, Naná tocará na íntegra o novo projeto, além de fazer um solo de berimbau. O show tem entrada franca.

Gratuito: Tom Jobim Plural com Marcelo Bratke e Camerata Brasil em única apresentação no Teatro de Santa IsabelFoto


Foto: Divulgação
 O Recife receberá o maestro Marcelo Bratke e a Camerata Brasil nesta sexta-feira, 10 de maio, para uma única apresentação, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. O concerto, chamado Tom Jobim Plural, interpreta várias composições do célebre compositor brasileiro. A Camerata Brasil é uma aposta de Bratke na música como ferramenta para que jovens oriundos de camadas desfavorecidas da sociedade ultrapassem as fronteiras da exclusão e alcancem a dignidade e a alegria que a arte e o trabalho podem proporcionar.

A orquestra
 Idealizada pelo pianista Marcelo Bratke, a Orquestra Camerata Brasil, é formada por jovens músicos vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira que não haviam tido a oportunidade de estudar academicamente e que, através deste projeto, foram lançados no competitivo mercado musical nacional e internacional.
Criada em 2007, a Camerata Brasil já se apresentou em mais de 30 cidades brasileiras, incluindo um mega concerto na Praia de Copacabana para um público de aproximadamente 50 mil pessoas, quando Bratke e sua Camerata dividiram o palco com a Orquestra Sinfônica Brasileira e Kurt Masur.
Em 2010, a Camerata Brasil realizou seu primeiro concerto no Carnegie Hall, em Nova York, e recebeu boas críticas dos jornais New York Post e The New York Times.
Serviço:
Tom Jobim Plural com Marcelo Bratke e Camerata Brasil

Quando: 10 de maio, sexta-feira
Horário: 20h
Entrada Franca

Camaragibe recebe feira de artesanatos


 Esta quarta-feira (8) está sendo apenas o primeiro dia da II Feira de Negócios do Artesanato de Camaragibe (Fenearc). O evento vai até o próximo domingo (12), dia  que é dedicado às mães. O evento acontece das 14h às 22h, na Praça de Eventos - Vila da Fábrica, em Camaragibe, no Grande Recife. 
 A Fenearc também promove desfiles de moda com as peças fabricadas pelos artesãos, além de apresentações teatrais e musicais. Além disso, oficinas, palestras e plenárias gratuitas, voltadas para o empreendedorismo, a economia solidária e a produção artesanal individual e coletiva.
 Artesãos do Recife,de Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Olinda, Tracunhaém, Paudalho, Carpina, Salgadinho, Palmares e Passira que expõem diversosd produtos em couro, cerâmica, marchetaria, tecidos, palha e pedraria.
 Os ingressos para a II Fenearc custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).


Franciscanos realizam Jantar das Mães no Convento de São Francisco


 No próximo sábado (11), às 19h, no Claustro do Convento de São Francisco, em Olinda, vai acontecer o Jantar das Mães, promovido pelos frades da Ordem de São Francisco. A renda revertida com o jantar será para ajudar nos custos da viagem de oito frades que irão participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho. Frei Faustino ficará com a animação musical, enquanto os freis Denys e Edson assinarão a decoração. O Convento de São Francisco fica na Travessa São Francisco,  280, no Carmo, em Olinda. O telefone do Convento, para outras informações, é o (81) 3429.0517.

Camaragibe recebe espetáculos gratuitos de dança


 Hoje (08), por volta das 19h30, tem apresentação dos solos Corpos Compartilhados em Camaragibe. Serão quatro solos distintos, apresentados por dançarinos do Coletivo Lugar Comum. A apresentação será na Escola Municipal José Collier, na Vila da Fábrica. A entrada é gratuita, só é preciso chegar, sentar em um cantinho e curtir a apresentação. E quem não puder apreciar hoje, o coletivo também estará no próximo dia 10 apresentando seus solos no mesmo espaço.

terça-feira, maio 07, 2013

Secretaria Extraordinária da Copa realiza reunião com artistas e produtores culturais em prol de potencializar programação cultural

Foto: Divulgação

 A Arena Pernambuco será apresentada aos artistas e produtores culturais do Estado em uma reunião na Secretaria Extraordinária da Copa.  A reunião será no próximo dia 28 de maio, no auditório do Empresarial Padre Roma, que fica no 17º andar.
 O objetivo da reunião é conversar com esse público fazedor da cultura e buscar meios para potencializar a programação cultural do Estado durante a Copa de 2014. Para participar, é necessário confirmar presença pelo e-mail: rosa.santana@secopa.pe.gov.br.

Abertas inscrições para Simpósio Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira no Mamam


 Já estão abertas as inscrições, gratuitas, para o simpósio Arte, Sexo e Sociedade Contemporânea Brasileira que acontece de 15 a 17 de maio no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães. O evento que tem a coordenação de Aslan Cabral vai debater questões sobre o erotismo na arte sem tabus, com palestras e debates reunindo artistas, cineastas, pesquisadores e profissionais do sexo. 

Gratuito: Conservatório Pernambucano de Música comemora dia Mundial do Acordeon e homenageia Dominguinhos

Foto: Divulgação

 No Dia Mundial do Acordeon,  no Conservatório Pernambucano de Música (CPM) faz uma homanagem ao Mestre Dominguinhos. O evento é voltado para acordeonistas, estudantes de música e público em geral.  As atividades serão realizadas nesta quarta-feira (08), às 19h30, com entrada gratuita. Haverá um workshop de acordeon Nordestino e Pé de Serra Instrumental com Julio César e Raminho. O CPM comemora a data desde 2011. 
 O World Accordeon Day, como é conhecido, é promovido pela Confédération Internationale des Accordéonistes, entidade membro do conselho internacional de música da Unesco. É um evento anual, onde se comemora a data da patente do primeiro acordeon da história: 6 de maio de 1829.
 Outras informações podem ser obtidas no telefone 3183 3400. A entrada é gratuita.

Parque Dona Lindu vira ponto de recolhimento de donativos para vítimas da seca no Sertão

Foto: Divulgação

 Hoje (07), o projeto Ação Solidária no Sertão está no Parque Dona Lindu desde às 8h da manhã até às 17h, em Boa Viagem, recebendo alimentos não perecíveis e água. Os donativos serão levados para a zona rural do município de Manari. O grupo foi criado em 2012 por familiares e voluntários do Recife para ajudar as vítimas da estiagem no interior de Pernambuco. Contato: (81) 3436.5245. Para conhecer o projeto é somente entrar no Facebook e acessar Ação Solidária no Sertão.

segunda-feira, maio 06, 2013

Gratuito: Laboratório de Humanidades da UFRPE promove Cinema de Maio


 Laboratório de Humanidades da UFRPE promove Cinema de Maio com exibição de longas-metragens. Ao todo, oito filmes serão exibidos ao longo do mês. As exibições serão feitas na sala do Laboratório de Humanidades, localizada no Departamento de Medicina Veterinária, sempre a partir das 14h30. Nesta terça-feira (07/05), será exibido o filme Volver, do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Os filmes que serão exibidos ao longo da programação, são: A pele que habito (09/05); À mesa com: 
Homens e Deuses (14/05); para conhecer a guerra civil espanhola através de O Labirinto do fauno (16/05); uma tarde recebendo os Atores Gerard Depardieu e John Malkovich em Os miseráveis - episódios 1 e 2 (21/05) ; Os miseráveis - episódios 3 e 4 (23/05) e a A vez do Cinema nacional, exibindo Narradores de Javé (28/05) e Cinema, aspirinas e urubus (30/05).

Memorial Luiz Gonzaga anuncia abertura de seleção para novos estagiários


 O Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que preserva e difunde a memória de Luiz Gonzaga e da cultura nordestina abre seleção para novos estagiários. Quem se interessar em estagiar no local, pode entregar seu currículo pessoalmente na sede do Memorial Luiz Gonzaga que fica no Pátio de São Pedro, nº 35, no bairro de São José, no Recife. Caso queira, o candidat@ à vaga pode enviar o currículo por e-mail, para o endereço eletrônico memorialluizgonzaga@gmail.com.O Memorial Luiz Gonzaga funciona de segunda a sexta, das 9h às17h.

Museu do Estado de Pernambuco recebe Exposição de Artes do Imip


 Amanhã (07), à noite, no Museu do Estado de Pernambuco, a Fundação Alice Figueira, o Instituto de Medicina Fernando Figueira e a Santander Cultural, sob a curadoria do artista plástico Pedro Frederico de Almeida, promovem vernissage para a Exposição de Artes do IMIP. Parte da renda da mostra, que ficará aberta ao público até o dia 19 de maio, será revertida para o IMIP.

Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda realiza Reunião Ordinária


 O presidente da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, Carlos Severiano Cavacanti, lembra que no próximo dia 14, às 15h, acontece a Reunião Ordinária da entidade. O encontro será realizado no Instituto Histórico de Olinda, na Avenida Liberdade, 214, no Carmo, em Olinda. Na ocasião, haverá uma palestra com o poeta Adalberto Arruda Silva que declamará poemas de Guerra Junqueiro.

Gratuito: Cine É Proibido Cochilar inicia nova programação


 Na próxima quarta-feira o Cine É Proibido Cochilar, iniciativa da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, inicia nova programação, repleta de curtas que dialogam com as mais diversas expressões culturais de Pernambuco. O primeiro filme a ser exibido é Festa da Lavadeira – Sou do povo, sou da festa, dirigido por Teta Barbosa. O vídeo tem roteiro de Amin Stepple e apresenta registros artísticos e religiosos de uma manifestação cultural que ocorre todo 1º de maio, desde 1987.
 O filme foi realizado com o patrocínio do Ministério da Cultura, via o Fundo Nacional de Cultura. Já a Festa da Lavadeira está entre os selecionados do Prêmio Culturas Populares 2007 – Edição Mestre Duda – 100 Anos de Frevo do MinC. As sessões do Cine É Proibido Cochilar nesta nova programação acontecem nas quartas-feiras, sempre às 19h, no prédio da Representação Regional Nordeste -Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife.

Joanna canta para o povo de Frei Damião

Foto: Divulgação

 Quem for devoto de Frei Damião Bozzano e gosta das músicas de Joanna, fique sabendo que a cantora fará show beneficente no próximo dia 19, às 19h, no Teatro Guararapes. A renda será revertida para a Festa de Frei Damião de Bozzano, que acontece a partir do próximo dia 23, no Convento de São Félix de Cantalice. Os romeiros vêm de toda parte do nordeste e os frades precisam de muita ajuda nesse acolhimento.
 Durante a festividade de Frei Damião, haverá um Tributo ao Nordeste com a participação dos cantores Benil, Josildo Sá, Dudu do Acordeon, Camarão, Nádia Maia e Irah Caldeira. 

Curiosidade

 Para quem não sabe o nome de Joanna é Maria de Fátima. Joanna disse que está preparando um belo show para o povo de Frei Damião.