quinta-feira, janeiro 26, 2012

Liberdade de imprensa: Brasil aparece na posição 99

A ONG Repórteres Sem Fronteiras apresentou nesta quarta-feira (25)seu novo ranking sobre as condições de trabalho dos jornalistas e liberdade de imprensa em 179 países. O Brasil apareceu na 99ª posição, indicando uma queda de 41 lugares desde ao relatório apresentado no ano anterior.
De acordo com a organização, o país foi o que mais perdeu colocações entre as nações da América Latina. O motivo indicado foi o "alto índice de violência" contra os trabalhadores da área, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do País. Além disso, o relatório da ONG cita três mortes como argumento, sem especificar quais são.
Em 2011, a Repórteres Sem Fronteiras divulgou pelo menos quatro notas abolindo o assassinato de diferentes jornalistas brasileiros, entre eles Gelson Domingos da Silva, Ednaldo Figueira, Luciano Leitão Pedrosa e Valério Nascimento.
Os primeiros lugares da nova lista foram ocupados por Finlândia, Noruega e Estônia. Já os países que apareceram com as piores condições no ramo foram Turcomenistão, Coreia do Norte e Eritreia.
O melhor colocado da América Latina foi o Uruguai, ocupando a 32ª posição geral. O Brasil ficou atrás também da Argentina (47º), Chile e Paraguai ambos na 80º). Na América Latina, o Uruguai, na 32ª posição, foi o melhor colocado.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Ruas do Recife se transformam em galerias de arte

Quando um dos homenageados do Carnaval é, nada mais nada a menos, que um artista plástico do porte de José Cláudio, que muito encanta com as mulheres de suas obras, já dá para imaginar que as ruas e pontes da tão conhecida cidade multicultural serão completamente ornamentadas como verdadeiras telas gigantes e coloridas. E quando o inspirado José Cláudio divide essa homenagem com Alceu Valença que tanto interpretou a "Morena Tropicana", o "Diabo Louro" e a "Belle de Jour", de J. Michilles.
É importante, também, ressaltar que a cenografia recebeu 40 obras inéditas que irão compor a festa do período momesco. Para ornamentar os pórticos, totens e elementos cenográficos instalados nos diversos pólos do carnaval, os designers Isabela Farias e Lucídio Leão vão produzir intervenções e colagens unindo várias obras e desenhos de José Cláudio.
Além disso, o tradicional Galo Gigante que vai ficar, como em todos os anos, próximo à ponte Duarte Coelho, no centro do Recife, irá ganhar uma roupagem dourada, com rabo colorido e colete com estampa de cajus - bem tropical. A alegoria estará disposta em 27 metros de altura e será confeccionada pelo artista Sávio Araújo.   
Já na conhecida praça do Marco Zero, onde fica o Pólo Multicultural e se apresentam as principais atrações do carnaval, será adornada com um dragão gigante de nove metros de altura e 40 metros de extenção, mas cores vermelho e amarelo.