sexta-feira, março 30, 2012

JOVENS MOBILIZADORES: Curso da Childhood Brasil prepara 70 jovens da rede pública para atuarem na proteção da infância no turismo


I Encontro de Jovens Mobilizadores de Pernambuco
Foto: Celso Costa | Caramiolas
A ação Jovens Mobilizadores faz parte de um dos módulos do “Curso de Formação Participativa para Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Litoral Sul de Pernambuco", do Projeto Turismo e Proteção à Infância, realizado pela Childhood Brasil em aliança estratégica com a Plan Brasil/Holanda e em parceria com o Coletivo Mulher Vida. O grande objetivo do projeto é a formação continuada dos jovens estudantes. “Este encontro vai preparar jovens protagonistas para atuarem na mobilização comunitária sobre a prevenção ao abuso e à exploração sexual. A ideia é que esses jovens se tornem multiplicadores dessas informações e contribuam para a sensibilização de outros adolescentes e crianças de suas escolas”, afirma Gorete Vasconcelos, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil.
Os alunos que participam deste encontro têm entre 14 e 17 anos e foram selecionados em escolas públicas dos sete municípios do Litoral Sul do Estado de Pernambuco  (Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros, Tamandaré e São José da Coroa Grande). Durante dois anos (de julho de 2011 a junho de 2013), eles participarão de um curso de formação.

Com informações da jornalista Cirlene Menezes

quarta-feira, março 28, 2012

Ministra diz que Ministério da Cultura só supervisiona Ecad e não tem papel de fiscalizar o órgão

Brasília – A polêmica sobre as suspeitas de monopólio envolvendo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que é o órgão responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores, deve ser tratada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e não pelo Ministério da Cultura. Foi que o afirmou a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

“(O que) existe é supervisão (do Ministério da Cultura sobre o Ecad). Não há fiscalização.” Ana de Hollanda disse que uma proposta estabelecendo definições sobre a questão dos direitos autorais está na Casa Civil e não atende às demandas do Ecad. “Não estamos, inclusive, contemplando o Ecad como eles (do Ecad) gostariam”, disse ao participar de audiência pública na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

O Cade, instituição vinculada ao Ministério da Justiça, investiga o Ecad por suspeita de formação de cartel, caracterizando a existência de monopólio do setor. “O MinC [Ministério da Cultura] não tem uma relação direta com o Ecad. O ministério é responsável pelos direitos autorais e a gente propõe a cobrança unificada em todas as áreas. Não entendo [essa associação que alguns setores fazem dessa] relação do ministério com o Ecad. Mas existem setores que insistem em fazer essas acusações de má-fé”, disse a ministra.

Ana de Hollanda detalhou, na audiência, as prioridades do Ministério da Cultura para 2012. Ela mencionou os programas de fomento aos museus, ampliação e atualização de acervos, reforma do Teatro Brasileiro de Comédia em São Paulo, além de microprojetos na Bacia do Rio São Francisco – que pretende atender a mais de 500 cidades da região.

A ministra citou ainda os programas Mais Cultura, Mais Educação – que se destina a 8 mil escolas, envolvendo cerca de 3 mil professores e beneficiando 2 milhões de alunos –, de formação de agentes de leitura nas escolas do campo, de investimentos em cidades históricas, de construção de praças de esportes e cultura. Segundo ela, os investimentos em cultura no Brasil ultrapassam os 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

O deputado Tiririca (PR-SP), que é comediante, elogiou a participação de Ana de Hollanda na comissão. Mas, segundo ele, os investimentos em cultura, educação e saúde no Brasil são insuficientes. Para o parlamentar, é fundamental aplicar mais em artes populares. “Foi muito bom a ministra ter vindo à comissão. Só esse gesto de ela de ter ido ao Congresso e ter aberto o diálogo foi muito bom e positivo”, disse.

“Eu acho que o Ministério da Cultura tem de trabalhar mais com as artes populares e valorizar mais o artista brasileiro. O dinheiro que tem hoje na cultura é muito pouco, assim como para educação e saúde”, completou Tiririca.

Com informações da Agência Brasil

segunda-feira, março 26, 2012

Pernambuco perde o radialista Ruy Cabral

O radialista (produtor, locutor, diretor, humorista e entrevistador) e professor universitário Ruy Cabral (79 anos) fez sua última viagem, deixando de luto o Rádio de Pernambuco na madrugada desta segunda-feira (26).  O motivo da partida foi uma embolia pulmonar. Conforme relato de familiares à Rádio Jornal do Recife, “ele passou mal em casa, no início da madrugada, chegou a ser levado ao hospital Prontolinda, mas não resistiu”.
O repórter da emissora, Erick França, esteve no sepultamento do corpo de Ruy Cabral, durante a tarde, no cemitério de Guadalupe(Olinda) e registrou da filha dele, Silvana Cabral, declarações de que ele foi “um profissional de grande honestidade e caráter, pai exemplar e companheiro dedicado, Homem de personalidade forte, mas muito carinhoso”.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Amélio Cabral adotou o nome artístico de Ruy Cabral e era natural da cidade de Bonito, no Agreste pernambucano.  Foi nessa região, precisamente em Caruaru, que ele ganhou grande projeção profissional. Seu maior sucesso foi na então Rádio Difusora – atualmente Rádio Jornal – com o programa  o programa de auditório Expresso da Alegria, de onde conseguiu projetar muitos artistas.
Já no Recife, durante a década de 1960, consagrou-se como Ruy Cabral no programa Noite de Blacktie do então Canal 2 – TV Jornal do Commercio – onde no quadro Cadeira de Engraxate fez entrevistas históricas, inclusive com o então presidente Juscelino Kubitcheck. Atuou em muitas outras emissoras de rádio e televisão, mais recentemente na TV Universitária. Também deixou história como professor de comunicação em escolas superiores  do Recife.
Professor Ruy Cabral, como era chamado, deixou lições competência e  humildade. Com absoluta certeza, serão sementes que continuarão a se multiplicar.

(Com informações e foto da Rádio Jornal – www.radiojornal.com.br – e  do site http://pt.wikipedia.org)