Quem sempre acompanhou e se vibrou com a evolução da história do Rádio tem a oportunidade de rever momentos valiosos de um importante episódio da chamada “época de ouro” desse veículo. Hoje, a TV Brasil (uma das TV’s da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, do Governo Federal) apresenta , a partir das 21h30, o especial “As Rainhas do Rádio – Emilinha e Marlene”, no espaço “Musicograma”, reapresentado às segundas-feiras, à 0h30.
Quem viveu aquela época ou dela tem conhecimento, sabe da grande rivalidade de sucesso entre as duas personagens, que atualmente seriam denominadas “multiartistas”.
A TV Pernambuco é afiliada da TV Brasil, e também transmite o Musicograma. A TVPE tem sede em Caruaru(canal 12) e é retransmitida para mais de 100 municípios, em canais VHF e UHF). Na Região Metropolitana do Recife o canal é 46 (UHF).
TV Brasil abre seu acervo musical para revelar a relação das duas cantoras rainhas do rádio
Este ano, a primeira emissão radiofônica brasileira completa 90 anos. Para lembrar a data, o Musicograma de sábado (3), homenageia Emilinha Borba e Marlene, duas cantoras que ajudaram a popularizar o rádio e que são consideradas as suas rainhas mais famosas.
A TV Brasil abriu seu acervo musical para revelar, nos depoimentos gravados nos anos 70, 80 e 90, como eram as relações de Emilinha e de Marlene, conhecidas pela rivalidade dos seus fãs-clubes.
Adversárias em público, mas amigas nos bastidores, o programa desfaz mitos e revela paixões comuns entre as duas artistas. Em 2013, Emilinha completaria 90 anos e, este ano, serão comemorados os 88 de Marlene.
Através das carreiras de Emilinha e de Marlene; dos seus relatos sobre o sucesso e a fama, é possível entender um dos períodos mais importantes da história política brasileira, da transição do Estado Novo para a redemocratização.