terça-feira, março 23, 2010


Pernambuco terá Câmara Temática de Regionalização do Turismo



Empresários, realizadores e gestores públicos vão ganhar uma nova ferramenta para discutir as ações de regionalização do turismo. Na próxima quinta-feira (25/03), às 10h, será instalada em Pernambuco a Câmara Temática de Regionalização do setor, no Centro de Treinamento do Sebrae da Ilha do Retiro. A composição da diretoria respeita os critérios das rotas 11 turísticas estaduais e por isto a mesa diretora será formada por 22 integrantes - sendo 11 de órgãos públicos e 11 da iniciativa privada. A composição deste novo fórum de debates é uma indicação do Ministério do Turismo (MTur), para que as ações de interiorização sejam articuladas nacionalmente. A primeira reunião será comandada pela Coordenadora de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro.
A Câmara terá função consultiva, para discutir e avaliar todos os projetos de estruturação e qualificação do Estado a partir deste ano. No entanto, as ações que já estiverem em curso, ou em processo de licitação, não serão interrompidas.
“Além de fomentar os debates, democratizando a adoção das políticas públicas, com a instalação da Câmara teremos mais facilidade para dialogar com o Governo Federal. Isto é importante porque poderemos ampliar nosso leque de ações e alinhar nossas políticas públicas com o Governo Federal”, explicou a Diretora de Estruturação da Empetur, Ceci Amorim.


Serviço
Pauta: Instalação da Câmara Temática de Regionalização do Turismo
Horário: 10h
Local: Centro de Treinamento do Sebrae da Ilha do Retiro

segunda-feira, março 22, 2010


TV Pernambuco discute TV Pública com sociedade
 

O Grupo de Trabalho instituído pelo Detelpe que estuda a reformulação da TV Pernambuco convida a sociedade a debater sobre a missão de uma emissora pública de comunicação nesta terça-feira, dia 23 de março, a partir das 14h30 no auditório do Porto Digital, na Rua do Apolo, 181, no Recife Antigo. O encontro “Pra que serve uma TV Pública?” é o primeiro de uma série de três eventos preparatórios para o seminário de apresentação da proposta do GT, que será baseada nas discussões com produtores independentes, artistas e integrantes da sociedade civil.
Para nortear os debates, foram convidados o jornalista Jonas Valente, integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social – e a radialista Indira Amaral, Diretora Presidente da Fundação Aperipê, órgão gestor das emissoras Aperipê TV, além de rádios AM e FM em Sergipe. Jonas é co-autor do livro “Sistemas Públicos de Comunicação no Mundo”, enquanto Indira faz parte da diretoria da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).
O diretor-presidente do Detelpe/TV Pernambuco Roger de Renor reitera a importância da ampla participação da sociedade, mas ressalta o objetivo deste primeiro encontro. “Não é hora de sugerir novos programas. Antes disso precisamos definir juntos o que é que vai fazer com que nossa emissora seja realmente pública. O que é que faz com que ela seja diferente das outras? É pra responder essas questões que estamos convidando esse encontro”.
Após o I encontro, serão realizados outros dois. Um sobre gestão e outro sobre novas tecnologias. Todas as discussões serão sistematizadas e agregadas às propostas do Grupo de Trabalho para  reformulação da TV Pernambuco.



Vamos participar!!!

Adriano Araújo