quarta-feira, abril 01, 2009

Festa da Lavadeira

Dentro da intensa programação cultural (algo muito positivo) no estado no calendário de 2009, uma grande opção é a 23ª edição da FESTA DA LAVADEIRA, a maior celebração de cultura popular do país. A festa, como sempre, acontece no dia 1 de maio, na praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho. Já estão confirmados nomes como Selma do coco (que participa pela 20ª vez consecutiva da festa), Otto, com trabalho percussivo ao lado de Marcaxé, Pupilo e André malê, e provavelmente o evento terá um encontro interessante. Os diferentes estilos do maracatu pernambucano e o maracatu do Ceará.

De terras cearenses vem o Maracatu Reis de Paus. Ainda de outros estados, é provavel a presença do Samba de Roda Brilhantes de Irará(Bahia), Coletivo Afro Caetes, Afoxé Odo Ía, Seu Nelson da Rabeca, Orquestra de Tambores e as Baianas de Santa Luzia do Norte (Todos os 5 citados, de Alagoas), o Boi da Floresta e o Tambor de Crioula do Mestre Apolonio (Maranhão) e Cambinda Estrela da cidade de Lucena, os rabequeiros José Herminio e Mestre Antonio e o Cavalo Marinho do Mestre Fernando (estes 5, da Paraíba).

No repertório geral, Maracatus de Baque Virado, Xaxado, Forró de 8 baixos, Cabocolinhos, Cocos de Roda, Maracatus de Baque Solto, Cirandas,Orquestra de Frevo,
Rabequeiros, Bacamarteiros, Afoxés, Pastoril e Circenses, Bonecos de Olinda e Bonecos Mirins, Escolas de Samba, Samba de Roda,Tambor de Crioula, Banda de Pífanos, Cavalo Marinho, Troças Carnavalescas, Samba de Véio.

Serão quatro palcos: palco da mata, do mar, da terra e o palco do vento.