sábado, junho 09, 2012

Encontro capacita microempreendedores culturais


  •  Um encontro promovido no Instituto Histórico de Olinda na próxima terça (12) e quarta-feira (13) composto por oficina de construção de modelos de negócios criativos e palestras sobre o microempreendedor individual da área da cultura tem dado o que falar não só na cidade, mas na Região Metropolitana do Recife entre os trabalhadores da cultura.
     Na pauta de capacitações, que acontecem no período da manhã e da tarde, temas como a construção de modelo de negócios criativos, de modo a permitir que o empreendedor possa descrever, visualizar, avaliar e alterar seu modelo de negócio inovador; e como o empreendedor cultural pode formalizar uma empresa como Microempreendedor Cultural.
     A ação marca o lançamento da regulamentação, por meio do Decreto n.º 45/2012, do processo de registro do Microempreendedor Individual da cidade de Olinda. Por meio dele, os mais de 5,5 mil Micro Empreendedores Individuais (MEI) formalizados no município poderão conseguir a Inscrição Municipal junto à Secretaria da Fazenda e Administração da cidade. O documento é indispensável para a emissão de notas fiscais.
     O Instituto Histórico de Olinda fica localizado na Av. Liberdade, n.º 214, Carmo, em frente à Praça da Preguiça. Outras informações: 2101.8432 ou 3439.1988.

Adiada sessão para comemorar Lei Joanna Maranhão


Imagem: Getty Images

 O Senado adiou a sessão especial, marcada para a próxima segunda-feira (11), em que seria comemorada a sanção da Lei Joanna Maranhão  (Lei 12.650/2012 ), em vigor desde 18 de maio. O pedido de adiamento partiu do próprio senador Magno Malta (PR-ES), que propôs a sessão, e ainda não há uma nova data agendada. Malta, que foi presidente da CPI da Pedofilia, é autor do projeto que deu origem à lei.
 A nova lei altera as regras sobre a prescrição dos crimes de pedofilia, de estupro e de atentado violento ao pudor quando praticados contra crianças e adolescentes. Agora, a contagem de tempo para a prescrição do crime só vai começar na data em que a vítima fizer 18 anos, caso o Ministério Público já não tenha aberto ação penal contra o agressor. Até então, a prescrição era calculada a partir da prática do crime.
 O nome da lei é uma homenagem à nadadora Joanna Maranhão, que denunciou os abusos a que foi submetida durante a infância por um treinador. Em pronunciamento recente, o senador Magno Malta afirmou que a Lei Joana Maranhão está para o Brasil e para a questão do abuso de crianças como a Lei Maria da Penha está para a questão do espancamento e do abuso contra a mulher.


Com informações da Agência Senado 

Sarau das Artes recebe propostas artísticas até este domingo (10)

 O Grupo João Teimoso, que organiza o Sarau das Artes, está recebendo propostas artísticas para compor a grade de apresentações para o próximo evento até este domingo (10).

 Como já anunciado anteriormente, o Sarau das artes acontece no bar Kibe Lanches (bairro do Pina - ao lado do teatro Barreto Júnior), tem entrada franca e não cobra o couvert artístico, mas apenas o que consumir. 
 Recitar poemas, apresentar Skets, interpretar músicas, dançar, fazer leituras dramatizadas, malabares ou qualquer outra forma de expressão artístico-cultural é aceita pela comissão organizadora, pois o Sarau das Artes tem o objetivo manter um elo entre os artistas das diversas linguagens.
 As propostas podem ser enviadas para o e-mail diretoria@joaoteimoso.com.br ou pelos telefones (81) 4141.5125 até o próximo domingo (10).

sexta-feira, junho 08, 2012

Assessores discutem sobre gestão da Comunicação Social

 Assessores de Comunicação Social dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho participaram do 2º Encontro de Comunicação Social da Justiça do Trabalho.
 O tema do evento foi a "Gestão Estratégica da Comunicação Social".
 Na abertura, o secretário-geral do CSJT, Ricardo Lucena, enfatizou que "a iniciativa ajusta-se ao objetivo estratégico de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de servidores, com foco na estratégia, para contribuir com o aprimoramento da Justiça do Trabalho, conforme estabelece o Planejamento Estratégico do CSJT".
  O secretário-geral da presidência do TST, juiz do trabalho Rubens Curado, ressaltou a importância do encontro para que a comunicação siga fortalecida na Justiça do Trabalho. "A Justiça do Trabalho é única e a Comunicação Social, de forma integrada, pode contribuir muito para o alcance dos nossos objetivos", afirmou.
 Em seguida, os assessores debateram os projetos nacionais da Justiça do Trabalho como o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), Trabalho Seguro e a Semana Nacional da Execução Trabalhista.
 Ao falar sobre o PJe-JT, o juiz auxiliar da presidência do CSJT, Alexandre Azevedo, destacou que a comunicação na Justiça do Trabalho, além do público externo, deve valorizar o público interno. "Sem uma comunicação efetiva para este público, a capacitação dos servidores pode ficar comprometida", alertou.
 O juiz auxiliar da presidência do TST, Marcos Fava, destacou o papel da comunicação para o alcance dos objetivos da 2ª Semana Nacional da Execução Trabalhista. "Quanto mais informações forem disponibilizadas ao cidadão, mais chances teremos de obter bons resultados. Dentro da nossa condição, é possível avançar nesse requisito", disse.
 O segundo dia do encontro foi dedicado a temas ligados à gestão da Comunicação Social. O planejamento de ações foi abordado pela professora Kátia Belisario, da Universidade de Brasília (UnB). Na programação, também foram incluídas palestras sobre gestão orçamentária e de contratos. O evento foi encerrado com um debate sobre a Comunicação Social no Poder Judiciário, com a participação do assessor de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcone Gonçalves.




Com informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ

Compesa recolhe pilhas e baterias usadas


 Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente que está realizando, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) lançou um programa para recolhimento de pilhas e baterias usadas. “Uma simples bateria pode poluir 30 mil litros de água, além de contaminar o meio ambiente, podendo causar danos à saúde pública”, destaca a Assessoria de Imprensa da companhia, no texto que anuncia a campanha.
 Foram instalados 30 papa-pilhas (foto) em 25 pontos de coleta espalhados pelas lojas de atendimento e unidades da Compesa na Região Metropolitana do Recife – rua da Aurora, Boa Viagem, Dois Irmãos, Largo da Paz, Olinda e Prazeres – e nas cidades de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul e  em Petrolina, no Sertão.
 Cada tonelada recolhida será encaminhada para uma indústria de produtos químicos, responsável pelo reprocessamento das pilhas e baterias, dando a sua correta destinação.
 De acordo com a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho, o programa busca conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de pilhas e baterias. “Esses materiais, quando depositados em lixões e aterros sanitários, levam séculos para se decompor, podendo vazar e contaminar os lençóis freáticos”, explica Fabíola.

Com informações da Assessoria

Dia de Negro: 10 anos da Terça Negra no Recife


 A jornalista Mariana Reis lança seu Dia de Negro, um livro reportagem sobre a Terça Negra comemorando 10 anos do evento. Tudo começou com o seu projeto experimental de conclusão do curso de Jornalismo e para esta edição recebeu o incentivo do Funcultura.
 O lançamento acontece na terça-feira (12), às 19h, no Núcleo Afro que fica no Pátio de São Pedro. Depois, haverá shows com os grupos Casas Populares da BR 232, Bongar e Afoxé Ylé Xambá.


Serviço:


O quê? Lançamento do livro 'Dia de Negro', de Mariana Reis
Quando? Terça-feira, 12/06
Onde? Núcleo Afro - Pátio de São Pedro

quarta-feira, junho 06, 2012

Rumos lança novos editais: Moda e Design, Dança e Cinema e Vídeo. Inscrições vão até 13 de julho


 Estão abertas as inscrições para três novos editais do programa Rumos: Moda e Design, Dança e Cinema e Vídeo. O interessado acessa neste hotsite o texto completo de cada um deles, perguntas frequentes e sistema de inscrição. Notícias sobre o programa serão  pelo blog do Rumos, pelo Twitter ou pelo Facebook, e também em matérias na imprensa de todo país.


O Rumos Moda e Design é realizado pela primeira vez. Procura apoiar trabalhos escritos nessas áreas, em duas carteiras: Concluída e Em Andamento. A organização é do Observatório Itaú Cultural, núcleo focado em pesquisa, políticas públicas e gestão cultural. 

  • Cinema e Vídeo chega à sétima edição, mantendo o foco em obras que explorem o potencial contemporâneo do audiovisual. São três carteiras: Documentários para Web, Filmes e Vídeos Experimentais e Espetáculos Multimídia. As obras selecionadas em edições anteriores estão disponíveis aqui.. Veja também o catálogo da edição 2009/2011 e assista a entrevistas com os diretores.


  • Dança, por sua vez, está na quinta edição. Seu objetivo é revelar e apoiar artistas e obras. São quatro carteiras: Dança para Crianças, Dança para Formadores, Desenvolvimento de Pesquisa para Criação e Residência. Acesse obras e artistas das edições anteriores aqui. Leia também os catálogos 2006/2007 e 2009/2010.



Rumos

 A principal linha de atuação do instituto, o Rumos Itaú Cultural, foi criado em 1997 para localizar, apoiar e difundir projetos artísticos e culturais, por meio de edital público e comissão autônoma. O programa foi pioneiro no mapeamento do que é produzido em arte e cultura no Brasil, mobilizando pesquisadores, artistas, especialistas e instituições de todo o país.

 O Rumos atualmente exibe os trabalhos selecionados pelo edital de Artes Visuais, edição 2011/2013. A exposiçãoConvite à Viagem reúne mais de 100 obras de 45 artistas de todo o país. Leia a matéria.



Rumos Moda e Design, Dança e Cinema e Vídeo
inscrições abertas até 13 de julho

Porto Digital e IBM promovem workshop sobre capacitação empresarial para mercado internacional


 No próximo dia 14 de junho, das 08h30 às 10h30, o Porto Digital vai realizar um workshop com consultores da IBM Mundial, sobre capacitação empresarial para acesso a mercados estrangeiros. O encontro será realizado no Edifício Vasco Rodrigues, 16° andar / Sala 03 (Avenida Cais do Apolo, 222, Bairro do Recife). As vagas são limitadas. Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

Serviço:

IBM INTERNATIONAL WORKSHOP - THE GLOBAL MARKET
Quando? 14 de junho de 2012, a partir das 8h
Onde? Edf. Vasco Rodrigues, 16° andar / Sala 03 (Cais do Apolo, 222, Bairro do Recife)
Vagas limitadas. Inscrições aqui.

Programação:
8h00 - Networking Coffee
8h30 - IBM Presentation - Why, When and How access the international market?
9h30 - IBM Presentation - Venture Capital - How does it work?
10h00 - Case Studies
10h15 - Discussions
11h00 - Closure

O que abre e o que fecha no feriado de Corpus Crhist em Pernambuco



 Esta semana terá um feriado no meio, o de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) pelos Católicos nesta quinta-feira (07). Geralmente, a data é tida como ponto facultativo no Nordeste - é trocada pelo São João. Neste ano, como as festas juninas cairão num final de semana, os servidores públicos serão dispensados de trabalhar na folga religiosa. Portanto, apenas o comércio e os shopping centers, por exemplo, funcionarão normalmente. Logo, os comerciários que trabalham nesta quinta-feira, folgam no dia 24.

O QUE ABRE E O QUE FECHA | Corpus Christi
BancosFecham
EscolasFecham
ComércioAbre
ShoppingsAbrem
SupermercadosAbrem
Mercados Públicos e feirasAbrem
Repartições públicasFecham


 As lojas do Centro do Recife estarão abertas das 7h às 19h. Por causa do Dia dos Namorados, os estabelecimentos funcionam até no domingo (10), das 9h às 17h. Os mercados públicos, as feiras e os supermercados também abrem.




 Sobre o Corpus Christi

 A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
 O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
 A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim". Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

Festival Cinema pela Verdade chega a última exibição em Pernambuco


 A sessão com a exibição do filme Cidadão Boilesen será no Auditório Tobias Barreto da Faculdade de Direito do Recife, às 18h30. Após a exibição, haverá um debate com o juiz do trabalho e ex-preso político Theodomiro Romeiro, a integrante da Comissão Estadual da Verdade Nadja Brayner e a ex-guerrilheira Yara Falcon. Além da presença da coordenadora geral do projeto Júlia Motta.
 Em pernambuco, o Festival já passou pela Unicap e Uninassau. A última exibição feita na UFPE e a entrada é gratuita. 

Em Tempo - Durante os meses de maio e junho, as principais universidades do país serão palco para o primeiro festival “Cinema pela Verdade”, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto vai levar para os quatro cantos do Brasil filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas consequências. Ao todo, o festival vai percorrer todas as 27 capitais federativas e passar por 81 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra.

 Após cada exibição, será promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes, onde estudantes e debatedores terão a chance de trocar conhecimento e experiências, fomentando assim a discussão.

  O “Cinema pela Verdade” foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura militar no Brasil. O festival é produzido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP), fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto “Cinema em Movimento”, rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros, o ICEM atua em todas as 27 unidades da federação.

Com informações da jornalista Laura Dornelles

terça-feira, junho 05, 2012

Dom Fernando Saburido celebra Corpus Christ na Catedral da Sé


  • Foto: Divulgação
     Celebrado pela Igreja Católica em todo o mundo, o dia de Corpus Christi reverencia solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a data será celebrada em todas as 107 paróquias.

     O arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, presidirá Santa Missa às 9h, na Catedral da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. Após a celebração, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento que percorrerá a rua Bispo Coutinho até chegar à Igreja da Misericórdia, na Academia Santa Gertrudes. Durante o percurso, o arcebispo concederá a Benção do Santíssimo em três locais: em frente ao Museu de Artes Sacras de Pernambuco, no Convento das Doroteias e na Igreja da Misericórdia.

     “Temos durante o ano duas grandes homenagens ao Santíssimo Sacramento. São elas a Quinta-feira Santa e o dia de Corpus Christi, uma motivação para que as pessoas possam adorar e viver a experiência de ser pão como Cristo", salienta o arcebispo ressaltando "ser pão é doar-se pelos mais necessitados”.

     As rádios Olinda AM e Clube FM transmitirão a celebração da Santa Missa.

     Tradição - ‘A data acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.’ A tradicional Missa e procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro do Recife será realizada às 17h, na Matriz da Boa Vista. Após a celebração, os fiéis seguirão até a Igreja Santíssimo Sacramento, no bairro de Santo Antônio, onde receberão a bênção do Santíssimo.

    Com informações da Assessoria de Comunicação AOR

Recife abre seus festejos juninos na sexta-feira (08). Quinta-feira (07) tem caminhada do forró


Foto: Divulgação

 Quem não vai poder viajar em junho, uma boa pedida está sendo o  São João do Recife, que contará com cerca de 350 atrações em seis polos de animação, durante 13 dias de programação. 
 A festa começará na próxima sexta-feira (8), às 20h, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte da cidade. A noite vai celebrar várias fases da carreira de Luiz Gonzaga, homenageado do ciclo junino da capital pernambucana. O show terá a presença de Quinteto Violado, Maciel Melo, Silvério Pessoa, Josildo Sá, Cristina Amaral, entre outros artistas.
 Um dia antes, na quinta-feira (7), a partir das 18h, será realizada a Caminhada do Forró. O roteiro segue da Rua da Moeda à Praça do Arsenal. O arrastão será animado pela Forrovioca, carro de som que leva forrozeiros. A homenagem a Gonzagão estará também no projeto especial Ocupação Moda Cultural e na série de encontros Jornadas Gonzagueanas. Este último promoverá debates sobre a obra do sanfoneiro.
 Além da programação nos seis polos (Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos), o São João do Recife terá ainda 18 polinhos comunitários e 14  arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs). A festa ainda ocupará a pracinha de Boa Viagem, com o projeto "Arte na Praça de São João", e os mercados públicos, com apresentações de trios de forró pé-de-serra, repentistas e poetas.
Noventa e cinco por cento da programação é pernambucana. "Nós queremos resgatar o tradicional São João, para que turistas e moradores fiquem na cidade. Por isso, estamos reforçando também polos na Zona Sul", explicou o prefeito do Recife, João da Costa. "O investimento é semelhante ao do ano passado, R$ 5 milhões. A festa deve gerar três mil empregos diretos e oito mil inderetos", disse André Brasileiro, presidente da Fundação de Cultura do Recife.


Quadrilhas


 O 28° Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas contará com cerca de 50 grupos. As eliminatórias ocorrerão nos dias 16 e 17 no Nascedouro de Peixinhos, Sítio da Trindade, Praça Noel Rodrigues, em San Martin, e Escola João Emereciano, no Ibura. A etapa final acontece entre os dias 20 e 23.
Veja abaixo a programação dos polos principais:


Parque Dona Lindu


Sábado (16)
18h trio pé de serra
19h Roberto Cruz
20h20 Santanna O Cantador



Domingo (17)
17h Quadrilha Infantil
17h30 Quadrilha Adulto
18h00 trio pé de serra
19h00 Sagrama
20h20 Dominguinhos



Sábado (23)
17h00 Quadrilha Infantil
17h30 Quadrilha Adulto
18h00 Trio pé de serra
19h00 Ivan Gadelha
20h20 Maciel Melo



Domingo (24)
17h Quadrilha Infantil
17h30 Quadrilha Adulto
18h trio pé de serra
19h Fredy & Mary Forró Bem Bolado
20h20 Novinho da Paraíba

Arraial da Rua Tomazina - Bairro do Recife


Quinta (21)
22h Dani Carmesim
23h Caapora
00h Circo Vivant
01h Xupeta
02h Leon Selecta
03h Natural Selection



Sexta (22)
22h Voyeur
23h Radiola Serra Alta
00h Ras Felipe
01h Mostarda
02h Dude
03h Motor (CE)



Sábado (23)
22h Desalma
23h Tao
00h The Trumps Band
01h Claudio N
02h Patrick Torquato (BA)
03h Ju Lemory



Sítio da Trindade


Sexta (08)
20h30 Orquestra Sanfônica de 8 Baixos de Santa Cruz do Capibaribe
22h Especial de Homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga - Sob a direção musical de Gennaro e participação especial de Maciel Melo, Silvério Pessoa, Josildo Sá, Quinteto Violado, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Maciel Salú, Terezinha do Acordeon, Luizinho Calixto, Geraldo Maia, Isaar, Maestro Duda, Marcelo Caldi, Vinícius Sarmento, Camarão, Forró Rabecado,Jurandy da Feira e Fim de Feira
00h10 Alcymar Monteiro



Sábado (09)
20h Walquiria Mendes
21h10 Cristina Amaral
22h20 Daniel Bueno
23h40 Rogério Rangel
01h20 Zequinha Aleixo



Domingo (10)
18h30 Neto Andrade
19h40 Dudu do Acordeon
20h50 Liv Moraes
22h Petrúcio Amorim



Terça (12)
20h10 Daniel Bento
21h20 Kinho Callou
22h40 Geraldinho Lins



Sexta (15)
20h Genildo Sousa
21h10 João Silva
22h20 Thais Jurity
23h40 Jorge de Altinho
01h20 Severino dos 8 baixos



Sábado (16)
18h Apresentações artísticas da procissão dos Santos Juninos
20h10 Cesar Amaral
21h20 Joquinha Gonzaga
22h30 Derico Alves
23h40 Flávio José
01h20 Galeguinho de Gravatá



Domingo (17)
18h30 Remanso do Forró
19h40 Patrícia Cruz
20h50 Geraldo Azevedo
22h30 Bira Marcolino



Sexta (22)
20h Walter Lins
21h10 Perkata de Couro
22h20 Manoelzinho do Acordeon
23h40 Santanna O cantador
01h20 Trio Macambira



Sábado (23)
20h Ivan Ferraz
21h10 Luizinho Calixto
22h30 Silvério Pessoa
00h10 Alceu Valença
02h Aécio dos 8 Baixos



Domingo (24)
18h30 Silveirinha do Forró
19h40 Tangaras
20h50 Tito Lívio
22h30 Quinteto Violado



Sexta (29)
20h Forró Sensação
21h10 Bennê Torres
22h20 Agustinho do Acordeon
23h40 Gennaro
01h20 Os Quentes do Forró



Sábado (30)
20h Bellas Marias
21h10 Camarão
22h20 Terezinha do Acordeon
23h40 Josildo Sá
01h20 Toinho do Baião



Espaço Sala de Reboco - Dentro do Sítio da Trindade

Sexta (08)
21h Benedito Macuca
23h Trio Tangaras


Sábado (09)
21h Oficina do Forró
23h Egídio Bezerra


Sexta (15)
21h Trio Xinelo Rasgado
23h Madracatú


Sábado (16)
21h OS Três do forró
23h Trio Tangaras


Sexta (22)
21h Oficina do Forró
23h Egídio Bezerra


Sábado (23)
21h Trio Xinelo Rasgado
23h Madracatú


Domingo (24)
21h Trio os Quentes do Forró
23h Super Pop


Sexta (29)
21h OS Três do forró
23h Benedito Macuca


Sábado (30)
21h Trio os Quentes do Forró
23h Madracatú


Pátio de São Pedro


Sábado (09)
19h Quadrilha Infantil
19h30 Quadrilha Adulto
20h Arlindo Moita
21h10 Andreza Formiga
22h20 Sevy Nascimento
23
h40 Zé Bicudo e Paula Forrozeira


Sexta (15)
20h Encanto e Poesia
21h10 Israel Filho
22h20 Jurandy da Feira
23h40 Nádia Maia



Sábado (16)
19h Quadrilha Infantil
19h30 Quadrilha Adulto
20h Muniz do Arrastapé
21h10 André Macambira
22h20 Anchieta Dali
23h40 Paulinho Leite



Sexta (22)
18h Apresentações artísticas dos desfiles das Bandeiras dos Santos Juninos
20h20 Carlinhos Monteverde
21h30 Jaiminho de Exú
22h40 Terezinha do Acordeon
00h Maciel Melo



Sábado (23)
19h Quadrilha Infantil
19h30 Quadrilha Adulto
20h Fogoió dos 8 Baixos
21h10 Marcone Melo
22h30 Truvinca
00h10 Chico Balla



Domingo (24)
18h Ciranda Dengoza
19h10 Selma do Coco
20h20 Encontro de Coco de Recife



Sexta (29)
19h Quadrilha Infantil
19h30 Quadrilha Adulto
20h Marcelo Feira Nova
21h10 Cylene Araujo
22h20 Culé de Xá
23h40 Genival Lacerda



Sábado (30)
20h Orquestra Popular Do Recife Maestro Ademir Araujo
21h10 Paulinho do Acordeon
22h20 Fim de Feira
23h40 Beto Hortis



Praça do Arsenal da Marinha


Quinta (07)
20h Caminhada do Forró



Sexta (08)
21h30 - Lançamento do DVD de Almir Rouche



Sábado (09)
20h Duda da Passira
21h10 Benil
22h20 Herbert Lucena
23h40 Josildo Sá



Domingo (10)
Programação Infantil a partir das 16h - Projeto Fazendo Arte
18h Beto Brito
19h10 Rabecado
20h20 Claudio da Rabeca
21h40 Maciel Salú



Sexta (15)
19h45 Maria Lafayete
20h55 Vates e Violas
22h Projeto Cantoria (Maciel Melo, Geraldo Azevedo e Xangai)
23h50 Clã Brasil



Sábado (16)
20h Bia Marinho
21h10 Fábiana
22h20 Joana Angélica
23h40 Irah Caldeira



Domingo (17)
Programação Infantil a partir das 16h - Balé Popular do Recife
18h Raminho do Acordeon
19h10 Camarão
20h20 Beto Hortis
21h40 Agustinho do Acordeon



Sexta (22)
19h Edmilson Pífano
20h Reinivaldo Pinheiro
21h10 Quarteto Olinda
22h20 Salatiel Camarão
23h40 Nando Cordel



Sábado (23)
20h Chá de Zabumba
21h10 Gaspar Andrade
22h30 Percinho
00h10 Petrúcio Amorim



Domingo (24)
Programação Infantil a partir das 16h - Olha Pro Céu Meu Amor e Grupo Folclórico Egídio Bezerra
20h Savinho do Acordeon
21h10 Aracílio Araújo
22h20 Rob Curto
23h40 Cezzinha



Arraial da Refinaria Multicultural de Peixinhos


Sábado (16)
19h Eliminatória quadrilhas - RPA 2


Domingo (17)
19h Eliminatória quadrilhas - RPA 2



Sábado (23)
19h Quadrilha Junina Fuzarca
20h20 Coco de Mazuca
21h40 Forró pé de serra Assobecer
23h Seu Luiz da Paixão



Domingo (24)
20h Quadrilha Tradição
21h Almir Rouche

Recife tem curso de teatro reconhecido pelo Sated-PE



 Está entrando mais uma vez em cena o Curso de Iniciação Teatral do Espaço Cultural João Teimoso. O curso tem mensalidade de R$ 70,00 e é ministrado pelo ator e diretor pernambucanos Oséas Borba Neto e  com aquecimento da atriz e graduanda em Educação Física, Nataly Oliveira. 

 Destinado a jovens e adultos, iniciantes ou não e também a modelos que pretendem aprender a arte da interpretação para se soltarem em público e conhecer um pouco mais sobre teatro e noções de interpretação para cinema e TV, o curso tem duração de 6 meses, com aulas sempre aos sábados (das 16h às 19h). 

Foto: Oséas Borba/Divulgação
 Na programação estão contidos temas como histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnicas vocais, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros. 

 O Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 4 no bairro da Boa Vista. Maiores informações no local ou pelos telefones (81)4141-5125 ou 8897-1513. 

Serviço: 

O quê? Curso de Iniciação Teatral 
Quando? A partir de Junho 
Onde? Espaço Cultural João Teimoso (Rua do Aragão, 27 - Sala 4)

Cleópatra do Morro em cartaz no teatro Valdemar de Oliveira


Foto: Luciano Lucas/Divulgação
 Se dizem que o máximo agora é cultuar o kitsch ao invés da estética, por que não tentar unir um ao outro e somar com um pouquinho de prazer e diversão!? Foi dessa ousadia que surgiu Cleópatra do Morro, uma comédia com texto e direção de Moisés Neto e a primeira produção independente do ator Flávio Luiz, que está em cartaz no teatro Valdemar de Oliveira, sempre às sextas-feiras, sempre às 21h.
 A trama gira em torno da fúria despertada em Cleópatra (69 A.C.- 30 A.C., última rainha do Egito) com a partida do seu amado Antônio (triunviro romano) para Roma, com a finalidade de casar-se com a irmã de Otávio. A soberana reflete sobre o amor e a vingança e põe em ação um plano terrível. De acordo com o autor da peça, o talento de Flávio Luiz (ex-trupe do Barulho) para a comédia é ímpar.  Uma Cleópatra escrachada e profunda nas suas reflexões, cercada de feiticeiros numa corte (37 AC) entregue à luxúria atemporal e universal. Atrizes como Vivian Leigh, Sophia Loren, Cacilda Becker  e Elizabeth Taylor já encarnaram tal personagem . Camile Paglia afirma, no seu livro Personas sexuais, que Tina Turner seria mais adequada ao papel; Shakespeare e Shaw debruçaram-se na biografia da rainha do Nilo para compor textos magistrais, agora temos uma Cleópatra do Recife, completa.
Ao ser indagado do por quê atribuir à figura de Cleópatra a imagem do morro, o autor é enfático: "pela estética propositalmente kitsch! Usei elementos os mais diversos na elaboração deste meu texto (que foi premiado,no final dos anos 80, pelo Governo de Pernambuco, tendo no júri, dentre outros, o dramaturgo Luiz Marinho e o diretor Luiz Mendonça). Usei o morro por ser o lugar de onde brotou o samba, um local que, ainda, é dotado de uma forte resistência cultural e política”.
 A peça está em cartaz no teatro Valdemar de Oliveira todas as sextas, às 21h,  tendo no elenco DIOGENES D. LIMA (Marco Antônio), EDINALDO RIBEIRO (Charmian), IBSON QUIRINO (Amenófis Múmia), ALCY SAAVEDRA (Electra, a hermafrodita), ANGELIS NADELLI (soldado egípcio), AGNALDO NETO (soldado romano), NATHY TELINO e ITALA MEDEIROS (escravas).  Cenário e figurino de Henrique Celibi (autor da peça Cinderela, da Trupe do Barulho) e arranjos musicais de João Natureza. A trama gira em torno da fúria despertada em Cleópatra (69 A.C.- 30 A.C., última rainha do Egito) com a partida do seu amado Antônio (triunviro romano) para Roma, com a finalidade de casar-se com a irmã de Otávio. A soberana reflete sobre o amor e a vingança e põe em ação um plano terrível.




SERVIÇO:

CLEÓPATRA DO MORRO
TEATRO VALDEMAR DE OLIVEIRA
SEXTAS às 21h
INGRESSOS: R$30,00 (INTEIRA) E R$15,00 (MEIA)
CONTATOS: (81) 3222.1200/8664.9209/9659.2302

segunda-feira, junho 04, 2012

Dramaturgo recifense lança livro da peça "Ganga Meu Ganga - o Rei"

Foto: Divulgação
 O dramaturgo Albemar Araújo lança no próximo sábado, dia 9 de junho, às 19h, na Tenda de Umbanda Pai Francisco (Rua das Moças, 897, Arruda), o livro da peça “Ganga Meu Ganga – O Rei”, com apoio do SESC Piedade. A escolha do local tem um motivo especial: a obra trata dos rituais afro brasileiros. A festa vai ter coquetel de comidas afro e show do grupo Korin Orishá, que executa músicas de terreiros com instrumentos clássicos e canto. Detalhe: Albemar é filho de Xangô e aguarda todos os amigos por lá!   O livro vai custar R$ 10. 

Exposição O Legado da Coruja entra em cartaz nesta quarta -feira (06) na Fundaj


 A exposição O Legado da Coruja, do artista Chris Marker, estará aberta ao público a partir das 19h00, do dia 06/06, na Galeria Vicente do Rego  Monteiro,na Fundaj do Derby. O trabalho de Chris Marker segue em cartaz até o dia 02/09.
 Chris Marker nasceu em Paris no ano de 1921. É cineasta, fotógrafo, escritor e artista multimídia, estudou filosofia com Jean-Paul Sartre. Entre seus filmes mais conhecidos estão La Jetée (O Molhe, 1962), Le fond de l'air est rouge (O fundo do ar é vermelho , 1977) e Sans Soleil (Sem Sol, 1983), nos quais lida, de modo original, com questões da memória e da história, as possibilidades e os limites de se ser protagonista no mundo. Ele se juntou a resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial, e após o conflito, começou a escrever e a fazer filmes.
 A exposição possui duas camadas distintas que se articulam: o trabalho de Chris Marker e o contexto específico em que ele é inscrito e oferecido ao público. Sem pretender criar uma ligação imediata e clara entre um e outro, a mostra procura ativar a importância de (re) visitar O Legado da Coruja a partir do sentimento de urgência que a recente crise européia desperta. E busca construir uma plataforma de debate e reflexão sobre as fraturas do mundo atual a partir dessa singular produção artística feita há mais de duas décadas.
 Na primeira parte são exibidos os 13 episódios de O Legado da Coruja, projetados em sequência diária, de modo que o tema da exposição seja mostrado integralmente no final da série. Na segunda, foi criado um ambiente de pesquisa e debate, com informações sobre o artista e a crise atual na Europa, disponibilizadas aos visitantes por meio de jornais, revistas, livros e outros vídeos. Além disso, em espaços distintos, profissionais de diversas áreas são convidados a refletir e a discutir, sobre o tema O Legado da Coruja e as circunstâncias de sua exibição.
 A exposição é composta de vários episódios temáticos: Simpósio, Olimpíadas, Democracia, Nostalgia, História, Matemática, Logomarca, Música, Cosmogonia, Mitologia, Misoginia, Tragédia e Filosofia. Ao longo de 5 horas e 30 minutos, o espectador é confrontado com a origem dessas palavras na Grécia Antiga e com a sua relevância para a criação e persistência das noções de Ocidente e de Europa. Cada episódio é conduzido pelas falas de reconhecidos pensadores e artistas, seguidas por imagens filmadas ou selecionadas das mais variadas fontes, gerando um campo de disputa entre conceitos.
 Filmado em cinco cidades em um período de dois anos, e contando com 49 convidados, os episódios têm como foco conceitos surgidos na Grécia Antiga que persistem, trazendo elementos organizadores do pensamento corrente no mundo ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como guia nessa jornada.
 O tema Grécia foi escolhido pelo autor, pois o país tem sido ameaçado de ser excluído da Zona do Euro e da Comunidade Européia, além de ser apontada como um dos maiores responsáveis pela progressiva fragilização do padrão monetário europeu. Nesse contexto traumático, o governo da Grécia tem adotado medidas que penalizam gravemente a população mais desprotegida, garantindo os ganhos dos bancos que financiaram o endividamento do país.

Com informações da assessoria


Fundaj promove seminário Rio+20 Nordeste: Realidades e Pespectivas


 A Fundaj promove, em 06 de junho, através de sua Coordenação Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia (CGEA), o seminário Rio+20 Nordeste: Realidades e Perspectivas, ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Programação

6 de junho de 2012
9h | Abertura
9h15 | Palestra 1
“Perspectivas para a Sustentabilidade Socioambiental Pós-Rio+20” -   Adriana Ramos (Instituto Sócio-Ambiental, ISA-Brasília),
Debatedor: Carlos André Cavalcanti (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Semas-PE)
10h15 | Debate
11h | Intervalo para café
11h15 | Palestra 2

“Rio+20: O Nordeste e a Sustentabilidade”(Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, Semas-PE) - Sérgio Xavier (Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Debatedor: Clóvis Cavalcanti (Fundação Joaquim Nabuco e UFPE)
12h15 | Debate
13h | Encerramento




:: Baixe aqui a Ficha de Inscrição e remeta para o e-mail cgeaeventos@fundaj.gov.br colocando no assunto (subject) a palavra INSCRIÇÃO.




:: As inscrições serão limitadas a 200 participantes.
:: O seminário será transmitido online no link http://nabuco.fundaj.gov.br/aovivo

LOCAL: Sala Calouste Gulbenkian | Fundação Joaquim Nabuco
Av. 17 de Agosto, 2187 | Casa Forte, Recife - PE

Médicos mobilizam-se contra MP 568 nesta terça-feira (05)


  •  De norte ao sul do país, médicos, orientados por seus sindicatos de base, se organizam em manifestações públicas contra a MP 568/2012. editada no dia 14 de maio, a medida interfere na remuneração dos médicos servidores públicos federais e desfigura também a jornada de trabalho daqueles que integram o executivo. Médicos que têm hoje uma jornada de 20h/semanais no serviço público, ao ingressarem na carreira teriam que cumprir 40h/semanais pelo mesmo valor, ou seja, uma redução de 50% na remuneração. Em Pernambuco, os médicos que trabalham em unidade da rede federal de saúde vão parar por 24h, nesta terça-feira (05/06/12) os serviços ambulatórios e eletivos. a categoria realiza ato público, às 09h, no hospital das clínicas/cidade universitária, em protesto contra a medida provisória 568/2012, do governo federal que corta pela metade os salários da categoria e altera forma de pagamento dos adicionais de periculosidade e insalubridade.


     O vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Fernando Cabral, ressaltou que o governo federal mostra mais uma vez o descaso e a falta de compromisso com o serviço público, especialmente, com a saúde. “a mp 568 vai trazer enormes prejuízos para os usuários do sistema ùnico de saúde (sus) que poderão ficar sem ter mais médicos dispostos a trabalhar no serviço público. além disso, aplica o reenquadramento dos servidores, com a instituição da vantagem pessoal nominalmente identificada (vpni), que corresponde à diferença entre a tabela atual e a nova”, ressaltou. 

     Entenda porque a MP 568 prejudica os médicos

     O governo federal publicou a medida provisória 568 que trata de alterações em planos de carreira, tabelas salariais e gratificações para dezenas de categorias em todos órgãos públicos.Sem nenhum debate prévio com qualquer entidade, nos artigos de 40 a 47, as tabelas salariais de todos os médicos civis do serviço público federal são reduzidas em 50%.

     Os médicos têm carga horária semanal de 20h semanais há mais de 50 anos, e todas as tabelas estão nessa base. de acordo com a lei 9.436/97 (revogada pela mp 568), os médicos poderiam optar por 40h semanais, recebendo como se fossem duas situações de 20h, e com o direito de estender seus vencimentos aos benefícios de aposentadoria e pensão.A MP 568 não extingue o regime de 20h, mas lhe atribui metade do valor da nova tabela de 40h, já reduzida à metade, de modo que também corresponderá a 50% do valor atual.

     As medidas se estendem aos atuais aposentados e pensionistas.Como a Constituição não admite redução de salários ou vencimentos, a MP 568 institui a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI), que corresponde à diferença entre a tabela atual e a nova. assim, aproximadamente metade do valor percebido pelos médicos federais será transformada em vpni.

     Quaisquer reajustes de tabelas salariais, aumentos por progressão funcional ou titulação a que o médico, na ativa ou aposentado, fizer jus serão descontados dessa vantagem individual, de modo que seus vencimentos ficarão congelados até que o valor corresponda a 50% da tabela original. por exemplo, o título de mestrado pode valer 50% de gratificação sobre o vencimento básico, na carreira das universidades, e simplesmente não gerar qualquer impacto, além da redução da VPNI. A medida afeta mais de 42 mil médicos ativos e inativos do ministério da saúde e 6.400 ativos do MEC e outros, de inúmeras instituições.

    Com informações da Assessoria de Imprensa do Simepe
    (Chico Carlos e Natália Gadelha)

Alimentos envenenam crianças


Foto: Divulgação

Por Frei Beto 

  “As crianças  de todas as regiões das Américas estão sujeitas à publicidade invasiva e  implacável de alimentos de baixo ou nenhum valor nutricional, ricos em  gordura, açúcar ou sal”, constata pesquisa da Organização Pan-Americana da  Saúde (2012).

 Basta olhar em volta para  verificar que nossas crianças (com menos de 16 anos de idade) apresentam  elevada taxa de obesidade e doenças crônicas relacionadas à nutrição, como  diabetes e distúrbios cardiovasculares.

 Um dos fatores que mais influenciam  maus hábitos alimentares nesta faixa etária é a publicidade de produtos de  baixo valor nutritivo, como cereais matinais já adoçados, refrigerantes,  doces, sorvetes, salgadinhos e fast food. Eles “enchem” a barriga,  trazem sensação de saciedade sem, no entanto, suprir as necessidades  nutricionais básicas.

 Resolução da  Organização Mundial da Saúde, de maio de 2010, instou os governos a se  esforçarem por restringir a promoção e a publicidade de alimentos para  crianças.

 O mais poderoso veículo de  promoção de alimentos nocivos é a TV. Expostas excessivamente a ela, as  crianças tendem a querer consumir as marcas ali anunciadas. Em geral, a  propaganda cria vínculos emocionais entre o produto e o consumidor, e envolve  brindes, concursos e competições.

 Sob  o pretexto de atividades filantrópicas nas escolas, empresas de alimentos não saudáveis aumentam seu poder de domesticação. Pesquisas brasileiras indicam  que assistir TV por mais de duas horas por dia influi no aumento do índice de  massa corporal em meninos.

 Relatório  de agência de pesquisa de mercado aponta que, no Brasil, na Argentina e no  México, 75% das mães com filhos de 3 a 9 anos acreditam que a publicidade  influencia os pedidos das crianças na compra de alimentos (no Brasil, 83%).

 No Reino Unido, é proibida na TV a  publicidade de alimentos não saudáveis. A Irlanda limita a presença de  celebridades nesses anúncios e exige o uso de advertências. A Espanha  desenvolveu um código autorregulatório e restringe o uso de celebridades e a  distribuição de produtos no mercado.

 Segundo relatório do Ministério da  Saúde (2008), durante um ano, no Brasil, mais de 4 mil comerciais de alimentos  foram veiculados na TV e em revistas, dos quais 72% referiam-se a alimentos  não saudáveis.

 No Brasil,  regulamentação vigente obriga colocar advertências nos comerciais de  alimentos, embora a Abia, principal associação da indústria de alimentação do  país, se recuse a fazê-lo. Ela obteve liminar garantindo a não aplicação das  novas regras e a decisão final depende agora da Justiça.

 É preciso, pois, que famílias e  escolas se dediquem à educação nutricional das crianças. Peças publicitárias  devem ser projetadas em salas de aula e debatidas. Cria-se, assim,  distanciamento crítico frente ao produto e melhor discernimento por parte dos  consumidores.

Em São Paulo, alunos  projetaram em sala de aula propagandas gravadas em casa. Após debaterem as  peças publicitárias, decidiram adquirir determinada marca de iogurte. Remetido  o conteúdo à análise clínica, constatou-se não conferir com as indicações  contidas na embalagem. Assim, os alunos aprenderam o que significa propaganda  enganosa.

 A Organização Pan-Americana  da Saúde recomenda que sejam anunciados, sem restrição, os alimentos naturais,  aqueles nos quais não há adição de adoçantes, açúcar, sal ou gordura. São  eles: frutas, legumes, grãos integrais, laticínios sem gordura ou com baixo  teor, peixes, carnes, ovos, frutas secas, sementes e favas. No caso de  bebidas, água potável.

 Eis o dilema:  enquanto famílias e escolas querem formar cidadãos, a publicidade investe na  ampliação do consumismo. A ponto de, no Brasil, se admitir o uso de  celebridades, como atletas, na propaganda de alimentos não saudáveis e  obviamente nocivos, como bebidas alcoólicas.

 É preocupante constatar que, em nosso  país, o alcoolismo se inicia por volta dos 12 anos, e aumenta a ingestão de  vodca na faixa etária inferior a 16 anos.

 A fiscalização em bares e restaurantes  é precária, e padarias e supermercados vendem, quase sem restrição, bebidas  alcoólicas a menores de idade.

 Mas, o  que esperar de uma família ou escola que oferece na mesa e na cantina os  mesmos produtos nocivos vendidos pelo camelô da esquina?

 Essa é a crônica de graves  enfermidades anunciadas.



Frei Betto é escritor, autor de  “Alfabetto – autobiografia escolar” (Ática), entre outros  livros. www.freibetto.org Twitter:@freibetto.