quarta-feira, junho 06, 2012

Festival Cinema pela Verdade chega a última exibição em Pernambuco


 A sessão com a exibição do filme Cidadão Boilesen será no Auditório Tobias Barreto da Faculdade de Direito do Recife, às 18h30. Após a exibição, haverá um debate com o juiz do trabalho e ex-preso político Theodomiro Romeiro, a integrante da Comissão Estadual da Verdade Nadja Brayner e a ex-guerrilheira Yara Falcon. Além da presença da coordenadora geral do projeto Júlia Motta.
 Em pernambuco, o Festival já passou pela Unicap e Uninassau. A última exibição feita na UFPE e a entrada é gratuita. 

Em Tempo - Durante os meses de maio e junho, as principais universidades do país serão palco para o primeiro festival “Cinema pela Verdade”, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto vai levar para os quatro cantos do Brasil filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas consequências. Ao todo, o festival vai percorrer todas as 27 capitais federativas e passar por 81 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra.

 Após cada exibição, será promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes, onde estudantes e debatedores terão a chance de trocar conhecimento e experiências, fomentando assim a discussão.

  O “Cinema pela Verdade” foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura militar no Brasil. O festival é produzido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP), fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto “Cinema em Movimento”, rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros, o ICEM atua em todas as 27 unidades da federação.

Com informações da jornalista Laura Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário