quarta-feira, junho 06, 2012

O que abre e o que fecha no feriado de Corpus Crhist em Pernambuco



 Esta semana terá um feriado no meio, o de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) pelos Católicos nesta quinta-feira (07). Geralmente, a data é tida como ponto facultativo no Nordeste - é trocada pelo São João. Neste ano, como as festas juninas cairão num final de semana, os servidores públicos serão dispensados de trabalhar na folga religiosa. Portanto, apenas o comércio e os shopping centers, por exemplo, funcionarão normalmente. Logo, os comerciários que trabalham nesta quinta-feira, folgam no dia 24.

O QUE ABRE E O QUE FECHA | Corpus Christi
BancosFecham
EscolasFecham
ComércioAbre
ShoppingsAbrem
SupermercadosAbrem
Mercados Públicos e feirasAbrem
Repartições públicasFecham


 As lojas do Centro do Recife estarão abertas das 7h às 19h. Por causa do Dia dos Namorados, os estabelecimentos funcionam até no domingo (10), das 9h às 17h. Os mercados públicos, as feiras e os supermercados também abrem.




 Sobre o Corpus Christi

 A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
 O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
 A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim". Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

Um comentário:

  1. Então a escola onde leciono,não é escola, é comércio!!! Pois até agora, fui informado que estará aberta!!! Pode? Abração amiga Mariângela

    ResponderExcluir