sábado, outubro 06, 2012

Venda de bebidas alcoólicas é permitida neste domingo 07) de eleição


 O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu uma liminar à Companhia Brasileira de Distribuição, do Grupo Pão de Açúcar, contestando a portaria n° 2948/2012 da Secretaria de Defesa Social (SDS), que proibia da venda de bebida alcoólica das 6h às 18h deste domingo (7), dia da eleição. Com isso, está liberada a venda nos estabelecimentos de todo o Estado. A decisão saiu nessa sexta-feira (5), às 19h30. O relator do caso foi o desembargador José Ivo de Paula Guimarães.
 O desembargador entendeu que, como não há determinações neste sentido no Código Eleitoral ou Penal, a portaria não tem respaldo legal. "De fato, os dispositivos do Código Eleitoral indicados na motivação da Portaria nº 2948, em tela, não proíbem a venda de bebidas alcoólicas em dias de eleição", diz o texto.

Leia a decisão completa:

Com informações  do TJPE

sexta-feira, outubro 05, 2012

Eleições 2012: Analise o seu candidato antes de votar no domingo (07)


 O  período é curto para cada cidadão ficar cara a cara com as urnas e, de fato, escolher quem vai governar a cidade e legislar nas Câmaras de Vereadores. Conjuntura política um tanto quanto acirrada, mas esse modelo que aí está foi construído por cada um - ativa ou passivamente. Só em Pernambuco são 529 candidatos a Prefeito e 15.940 a Vereador.
 Pensando em auxiliar o eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu o DivulgaCand  2012 com os dados estatísticos e analíticos referentes às candidaturas nos vários municípios. Trata-se de um sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todos os municípios do Brasil.
 No sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas por município e cargo. Além disso, pode-se verificar a situação do candidato, assim como todos os dados, conforme foi informado à Justiça Eleitoral.
 Para acessar, é só clicar no link DivulgaCand2012, conhecer melhor os candidatos, fazer a escolha certa e, ao final das apurações, comemorar.
Com informações do TSE

Côco de umbigada movimenta as noites olindenses

 Em Olinda, este primeiro final de semana de outubro promete gerar na alta qualidade cultural. Nesta sexta-feira (05),  a partir das 19h,  o Cineclube Macaíba tem uma série de filmes que retratam o universo da dança do côco no projeto PiaPaí. A noite tem abertura com o Balé Obí em seu espetáculo Iyabás em Movimento. Já a animação do sábado (06), fica por conta daTradicional Sambada de Coco do Guadalupe, das 18h a 0h, no Beco da Macaíba, em Guadalupe. As festividades são inteiramente gratuitas e abertas À comunidade.   

Linguagem e ensino: realidades que se intercruzam tem lançamento na Paulinas

 Neste sábado (06) acontecerá o lançamento do livro do Padre Bruno Carneiro, supervisor da Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Santo Amaro. A obra, intitulada por "Linguagem e ensino: realidades que se intercruzam", terá o lançamento  na Paulinas Livraria, a partir das 16h, na Rua Frei Caneca, 59, Bairro de Santo Antônio.


Linguagem e ensino: realidades que se intercruzam

 Realidades que se intercruzam, trata do fenômeno da linguagem e do ensino; estudos que foram resultados de questões tratadas "nas experiências docentes que nasceram e cresceram no terreno da discussão e do debate crítico". O livro aprofunda temas da linguagem e as suas várias formas de ensinar a Língua Portuguesa a partir das experiências pedagógicas dos professores de Universidades e do Ensino Médio, que demonstram o modo mais lógico e fácil de aprendizagem da língua; também trata das temáticas modernas da linguística de texto, mostrando como estas devem se fazer presentes no contexto de aquisição da leitura, interpretação e escritura de textos coerentes e coesos. Traz experiências bem-sucedidas de professores que atingiram o objetivo de fazer com que os alunos aprendessem o seu código linguístico, tendo em vista a consequente aplicação no "mundo real", em seus vários aspectos de letramento e usos linguísticos. Nas palavras do organizador: "Restam-nos, agora, a partir de nossas práticas de ensino, transformar os analfabetos funcionais, os decodificadores dos grafemas, em leitores maduros que darão ressignificados a tudo aquilo que leem. Assim, concluímos que a linguagem e o ensino são realidades inseparáveis e que estão em constante inter-relação". Esse é seu principal fruto dessa obra.