segunda-feira, agosto 13, 2012

"Deus Danado" estreia nas telonas do cinema da Fundação

 Esta segunda-feira (13) tem um gostinho todo especial para o dramaturgo e pesquisador pernambucano Luiz Felipe Botelho, que terá na telona do cinema da Fundação Joaquim Nabuco a exibição do seu filme “Deus Danado”, às 20h, com entrada gratuita. Toda a direção, fotografia e edição do filme foi feita pelo próprio Botelho, já a parte de encenação ficou por conta de Nildo Garbo, também responsável por  figurinos, cenografia e maquiagem. 
 "Deus Danado" registra a montagem caruaruense da premiada peça teatral homônima de João Denys Araújo Leite, sobre a difícil relação entre um homem e seu afilhado vivendo na aridez de um sertão arquetípico. A peça passou dois anos em cartaz e fez sucesso em vários festivais; tendo no elenco Severino Florêncio, Rafael Amâncio e Welba Sionara. O filme foi realizado em vídeo digital, com produção do Grupo de Teatro Arte-Em-Cena e apoio do SESC-Pernambuco e da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.
 De acordo com o pesquisador, a montagem caruaruense de “Deus danado” trazia características que favoreciam a experiência no campo do diálogo entre as linguagens do teatro e do cinema, desde o domínio de palco demonstrado pelos atores (que poderiam aceitar a presença próxima de uma câmera sem prejudicar sua própria atuação) até a configuração da cena de um modo geral (que dava amplas condições de movimentação da câmera). Sendo assim, propôs ao produtor e ator Severino Florêncio levar a peça da linguagem teatral para a linguagem audiovisual e, de pronto, teve o seu desafio aceito.
 Sobre a produção do filme, Botelho revela que captou as imagens por uma única câmera HD portátil que, como um terceiro personagem, transitou pelo palco junto aos atores, buscando integrar-se ao ritmo do espetáculo transformado em filme.
 O áudio também foi captado ao vivo, incluindo desde as falas dos atores até a trilha sonora utilizada em cena. O trabalho de edição de som e imagem durou quatro meses, mas foi possível definir um caminho próprio dentro do que oferecia a encenação, reconfigurando as linguagens de teatro e do cinema.
 Da equipe técnica fizeram parte Edu Oliveira (iluminação), Karla Dayanne (som), Arnaldo Honorato (cenotécnico), Mayllson Ricardo e Naldo Venâncio (apoio às gravações), Kyara Muniz (transcrição de falas para legendagem), Fábio Brainer (revisão geral) e Grupo de Teatro Arte-Em-Cena (produção executiva).
 Na próxima quarta-feira (15), é a vez da cidade de Caruaru visualizar "Deus Danado" no Teatro Ruy Limeira Rosal (Sesc), às 20h, também com entrada franca. 


SERVIÇO:
Lançamento do filme “Deus danado”


No Recife
Dia 13 de agosto de 2012 (segunda-feira)
Local e horário: Cinema da Fundação, 20h, entrada franca.


Em Caruaru
Dia 15 de agosto de 2012 (quarta-feira)
Local e horário: Teatro Ruy Limeira Rosal (SESC), 20h, entrada franca.

Um comentário: