quinta-feira, agosto 09, 2012

Classe artística pernambucana está de luto, estrela de Rutílio de Oliveira passa a brilhar no céu

Montagem Instagran Rutílio de Oliveira/Reprodução
 Com muito pesar, grande parte da sociedade artística e cultural pernambucana recebeu na tarde desta quinta-feira (09) a notícia de que Rutílio de Oliveira fez sua passagem para outro plano, o espiritual. E é com muita tristeza, também, que estou escrevendo esta postagem, que fui cuidadosamente "pescar" uma foto recente e alegre do Rutílio. Sim, é assim que ele era e acredito que seja assim que queira ser lembrado. Pesquei uma montagem feita pelo próprio talentoso através do instagram.
 Rutilio de Oliveira era um multi artista - como, geralmente, são as pessoas que trabalham no meio cultural, muitas vezes nem porque queiram, mas para poderem sobreviver melhor . Desempehava muito bem as funções de produtor; diretor e casting de cinema; trabalhava com cinema; TV; projetos culturais e ministrava oficinas de atuação para audiovisual. Dirigia e roteirizava shows de música. Enfim, batalhava no mundo artístico, simplesmente, desde 1977. Atuou nos longas O Baile Perfumado (1997), Baixio das Bestas (2006),  LULA O FILHO DO BRASIL (2009); FEBRE DO RATO (2012) e nos curtas Cachaça (1995) e That´s a lero, lero (1994), além da microssérie Pedra do Reino, exibida pela TV Globo em 2007. Também foi coordenador do Festival de Cinema Universitário Cinema no Chão.
 Rutílio estava em Petrolina, no sertão de Pernambuco, como diretor de produção uma campanha política. Segundo relato de colegas de trabalho, se sentiu mal e foi internado - com febre alta e sentindo muitas dores. Até o momento não se sabe a causa da morte, mas os médicos suspeitam de pneumonia, devido a um raio-x que fez no domingo (06), apresentando uma grande mancha no pulmão.
 Já está sendo providenciado o translado do corpo do ator para o Recife. O velório será na sexta-feira (10), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, a partir das 8h. Como em vida o ator comentava do desejo de ser cremado, a cremação será realizada no crematório do próprio cemitério por volta das 15h30.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário