sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Os daqui, infelizmente, não tem vez

A mídia terminou escondendo e poucos
tomaram conhecimento, mas o majestoso bloco Batutas de São José só saiu neste ano de 2009 porque a pessoa que costura as
fantasias do bloco fez um empréstimo em um banco qualquer.Ora,
menos da metade do cachê de Caetano Veloso (Prefeitura do Recife) ou
de Marcelo D2 (Governo do Estado), resolveria o
problema. Enfim, é bom rever alguns conceitos
atuais afinal, a identidade está no bojo da
folia.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

E o descaso com a cultura é mais forte

Parece que o Governo do Estado e o da cidade do Recife, também, não vem respeitando a nossa cultura. O desleixo à cultura local é absurdamente cultuado há anos, enquanto derramam a maior parte da verba da cultura para artistas contratados "de fora" do nosso território nordestino durante o nosso período momesmo, a exemplo de Caetano Veloso, Maria Rita, Geraldo Azevedo, Marcelo D2, Otto... No Recife, onde "pretensos socialistas" assumiram a Prefeitura, -ditos "defensores da nossa cultura" antes de ter o poder nas mãos, - ferem gravemente os compromissos com nossa Cultura, como constatamos com fatos ocorridos neste carnaval como este, que desvalorizam o artista local e fazem com que a disputa fique ainda mais estreita e acirrada.
Repetindo o célebre Bóris Casoy "ISSO É UMA VERGONHA!!!"

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Desrespeito à cultura local

Estas foram as palavras de Gustavo Travassos, diretor artístico e cultural do GALO DA MADRUGADA (e filho de Enéas, o eterno presidente do gigante), em relação aos, digamos, "estranhos" no ninho presentes na maior agremiação do mundo. Pois bem; Será que ele viu que "rasgaram" o contrato? O que se viu foi João do Morro com suingueira, calypso com seu estilo característico e saia rodada com seus sucessos de qualidade duvidosa (Prá ser justo, esta última foi a única entre estes tres citados, que colocou pelo menos uma parte do repertório de ritmos de Pernambuco). E o pior já está agendado. A notícia (extra-oficial) é que já estão articulados para a festa de 2010, a banda PSIRICO e o cantor BELO...E assim o nosso majestoso vai afundando...

domingo, fevereiro 22, 2009

Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste do Brasil no Recife

O Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, que se realizará em Recife, de 8 a 11 de setembro de 2009, está em sua 14ª edição. Há mais de 20 anos, pesquisadores( as) vinculados(as) aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e centros de pesquisa das Regiões Norte e Nordeste do Brasil iniciaram uma experiência de articulação e difusão científica que se consolidou num encontro vibrante e representativo do que há de melhor na produção científica das duas regiões.Esses grupos de pesquisadores(as) têm promovido encontros sistemáticos com o objetivo de reunir cientistas sociais e de áreas afins em torno de suas Linhas de Pesquisa, dando visibilidade à produção científica e aos resultados de suas pesquisas através do Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO). As inscrições de trabalhos nos GTs vão até o dia 28/02/09. Para submeter o seu trabalho, primeiro faça a inscrição no site. Depois de logar com o seu usuário e senha, escolha o seu GT, clique no título, e envie a sua proposta. No dia 17/04/09 será divulgada a lista de GTs aprovados e seus respectivos trabalhos.
Coordenadoras:
  • MARIA DO ROSARIO DE FATIMA ANDRADE LEITAO
  • Vitória Regia FERNANDES GEHLEN

  • Desenvolvimento local: relações de gênero, comunidades tradicionais e meio ambiente no mundo globalizado.
  • Objetivo: Contribuir no debate sobre desenvolvimento Local na perspectiva das relações de gênero e das comunidades tradicionais (pesca artesanal, quilombolas, indigenas) e meio ambiente no mundo globalizado.

  • Ementa:A proposta do Grupo de Trabalho se insere nas temáticas que envolve Desenvolvimento Local, relações de gênero, comunidades tradicionais, meio ambiente e mundo globalizado.
  • Justificativa: A proposta deste GT envolve pesquisas cujas abordagens dialoguem com problemáticas que incluam as politicas publicas estabelecidas pelas organizações governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento local, o impacto das políticas públicas para os territórios, para as relações sociais de gênero e o meio ambiente, considerando as condições de vida das comunidades tradicionais, o acesso diferenciado às políticas e o espaço de participação igualitária de mulheres/homens e das comunidades tradicionais em todos os níveis dos processos de tomada de decisão para manutenção da sustentabilidade. Neste contexto, busca-se suscitar questões relacionadas à inclusão/exclusã o de homens e mulheres, das comunidades tradicionais e do meio ambiente no processo de acesso e de exercício dos poderes institucionais relacionados ao Desenvolvimento Local. Espera-se contar com a participação neste GT de acadêmicas (os), pesquisadoras(es), técnicas(os) governamentais e militantes de organizações de base, numa perspectiva que incluam diferentes enfoques e referenciais interdisciplinares.