domingo, fevereiro 22, 2009

Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste do Brasil no Recife

O Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, que se realizará em Recife, de 8 a 11 de setembro de 2009, está em sua 14ª edição. Há mais de 20 anos, pesquisadores( as) vinculados(as) aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e centros de pesquisa das Regiões Norte e Nordeste do Brasil iniciaram uma experiência de articulação e difusão científica que se consolidou num encontro vibrante e representativo do que há de melhor na produção científica das duas regiões.Esses grupos de pesquisadores(as) têm promovido encontros sistemáticos com o objetivo de reunir cientistas sociais e de áreas afins em torno de suas Linhas de Pesquisa, dando visibilidade à produção científica e aos resultados de suas pesquisas através do Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO). As inscrições de trabalhos nos GTs vão até o dia 28/02/09. Para submeter o seu trabalho, primeiro faça a inscrição no site. Depois de logar com o seu usuário e senha, escolha o seu GT, clique no título, e envie a sua proposta. No dia 17/04/09 será divulgada a lista de GTs aprovados e seus respectivos trabalhos.
Coordenadoras:
  • MARIA DO ROSARIO DE FATIMA ANDRADE LEITAO
  • Vitória Regia FERNANDES GEHLEN

  • Desenvolvimento local: relações de gênero, comunidades tradicionais e meio ambiente no mundo globalizado.
  • Objetivo: Contribuir no debate sobre desenvolvimento Local na perspectiva das relações de gênero e das comunidades tradicionais (pesca artesanal, quilombolas, indigenas) e meio ambiente no mundo globalizado.

  • Ementa:A proposta do Grupo de Trabalho se insere nas temáticas que envolve Desenvolvimento Local, relações de gênero, comunidades tradicionais, meio ambiente e mundo globalizado.
  • Justificativa: A proposta deste GT envolve pesquisas cujas abordagens dialoguem com problemáticas que incluam as politicas publicas estabelecidas pelas organizações governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento local, o impacto das políticas públicas para os territórios, para as relações sociais de gênero e o meio ambiente, considerando as condições de vida das comunidades tradicionais, o acesso diferenciado às políticas e o espaço de participação igualitária de mulheres/homens e das comunidades tradicionais em todos os níveis dos processos de tomada de decisão para manutenção da sustentabilidade. Neste contexto, busca-se suscitar questões relacionadas à inclusão/exclusã o de homens e mulheres, das comunidades tradicionais e do meio ambiente no processo de acesso e de exercício dos poderes institucionais relacionados ao Desenvolvimento Local. Espera-se contar com a participação neste GT de acadêmicas (os), pesquisadoras(es), técnicas(os) governamentais e militantes de organizações de base, numa perspectiva que incluam diferentes enfoques e referenciais interdisciplinares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário