sábado, agosto 04, 2012

Músicos podem tocar sem registro, define STF


Reprodução
Brasília – Assim como os jornalistas, os músicos podem exercer a profissão livremente sem ter registro ou licença da entidade representativa da categoria, a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). “A música é uma arte, é algo sublime, próximo da divindade. Tem-se talento para a música ou não se tem”, afirmou a relatora do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie. Ela fez questão de revelar que não tem dom para a música, mas que aprecia a arte.
Em 2009, o STF concluiu que era inconstitucional exigir diploma para a prática do jornalismo. A decisão sobre os jornalistas foi citada no julgamento de hoje, dos músicos. Segundo Ellen Gracie, qualquer restrição ao exercício de uma atividade só se justifica se houver interesse público, como ocorre em profissões como médico, engenheiro e advogado.
O STF chegou a essa conclusão ao julgar e rejeitar um recurso do Conselho Regional da OMB em Santa Catarina contra decisão da Justiça do Trabalho que já tinha entendido que a atividade de músico é livre e não depende de registro ou licença. A decisão do STF foi baseada em dispositivo da Constituição Federal que garante a livre expressão da atividade intelectual e artística.
O tribunal deverá se pronunciar mais detalhadamente sobre a atividade de músico ao julgar uma ação movida pela Procuradoria Geral da República que questiona lei de 1960 que regulamentou a profissão de músico. De acordo com a procuradoria, as regras estabelecidas pela lei são flagrantemente incompatíveis com a liberdade de expressão e com a liberdade profissional.

Com informações da Agência Estado

Olinda passa a conhecer as metas do Plano Nacional de Cultura

 Chegou a vez do município de Olinda, em Pernambuco, receber instruções sobre a publicação sobre as metas do Plano Nacional de Cultura.O evento acontecerá neste próxima terça-feira (07), às 19h, no auditório do Palácio dos Governadores, que fica na Rua de São Bento, 123, no Varadouro.
 A publicação sobre as metas do Plano Nacional de Cultura busca, de forma didática e lúdica, traduzir as 53 metas do PNC para a sociedade brasileira. Nesta publicação, elas são apresentadas com textos sintéticos e imagens que contribuem para sua compreensão.

quarta-feira, agosto 01, 2012

Musicais ganham destaque nos palcos brasileiros

Reprodução

 Nos últimos anos um tipo de espetáculo vem se tornando cada vez mais comum nos palcos do Brasil: os musicais. O encantamento do brasileiro por estas montagens já levou o Brasil ao terceiro lugar na produção desse gênero, ficando atrás da Broadway e o West End londrino.
 O Caminhos da Reportagem, programa exibido pela TV Brasil,  vai mostrar a diversidade desse tipo de espetáculo no país: das produções milionárias, normalmente adaptações da Broadway, às apresentações com poucos recursos e muita criatividade do Nordeste.E como os musicais vem gerando empregos, inclusive profissões novas como o stage manager e o sound designer.

Esses espetáculos estão exigido mais de atores que além de representar. Eles precisam cantar e dançar e muitos deles já vem procurando esse tipo de formação específica na universidade.

 O programa ainda vai mostrar o investimento em montagens infantis e um tipo de musical bem brasileiro como o que conta a história das rainhas do rádio Emilinha e Marlene.


Com informações da Agência Brasil

Recife tem curso de teatro reconhecido pelo Sated-PE



 Está entrando mais uma vez em cena, no Recife,  o Curso de Iniciação Teatral do Espaço Cultural João Teimoso. O curso tem mensalidade de R$ 70,00 e é ministrado pelo ator e diretor pernambucanos Oséas Borba Neto, além de ter, antes das aulas de teatro,  um aquecimento corporal feito pela atriz e graduanda em Educação Física, Nataly Oliveira. 

 Destinado a jovens e adultos, iniciantes ou não, assim como a modelos que pretendem aprender a arte da interpretação para se soltarem em público e conhecerem um pouco mais sobre teatro com noções de interpretação para cinema e TV, o curso tem duração de 6 meses, com aulas sempre aos sábados (das 9h às 12h). 

 Na programação estão contidos temas como histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnicas vocais, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros. 

 O Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 4 no bairro da Boa Vista. Outras informações podem ser obtidas no local ou pelos telefones  (81)4141- 5125 ou 8897-1513. 

Serviço: 

O quê? Curso de Iniciação Teatral 
Quando? A partir de outubro (início das aulas em 20/10) 
Onde? Espaço Cultural João Teimoso (Rua do Aragão, 27 - Sala 4)

Minicurso gratuito de Cinema e Literatura no Recife

 O Espaço Pasárgada, no coração da rua da União, no Recife, está promovendo entre os dias seis e dez de agosto um minicurso gratuito de Cinema e Literatura, com vagas limitadas. 
 As aulas serão ministradas pelo professor Fernando de Mendonça, doutorando em Teoria da Literatura, crítico de cinema e curador do do Cineclube Dissenso e Cine Pasárgada (em parceria com Raquel do Monte). Para fazer inscrição, é preciso enviar um e-mail para pasargada.fundarpe@gmail.com, anexando o currículo do candidato e uma carta de intenção, para prévia seleção.
 As aulas serão das 14h às 17h, no próprio Espaço Pasárgada, que fica na Rua da União, 263, no bairro da Boa Vista. Maiores informações pelo 3184.3165, que é o telefone do Espaço Pasárgada. 

Primeiro de agosto, dia estadual do maracatu pernambucano

Reprodução de gravura de Severino Borges
 Você, pernambucan@, sabia que em primeiro de agosto é comemorado o dia estadual do maracatu, uma das mais antigas tradições da cultura popular local? A data é reconhecida por lei, de nº11.506, instituída em 22 de dezembro de 1997. Mas não foi por acaso que a data foi escolhida, pois é em homenagem ao nascimento do Mestre Luiz de França- Patrimônio Vivo de Pernambuco -, que comandou o Maracatu Leão Coroado por 40 anos. 
 Para os que não são do estado e não conhecem o folguedo, o Maracatu ou cambinda (denominação inicial do maracatu), é um cortejo (dança dramática), que re-interpreta os impérios portugueses e as instituições tradicionais da Europa que coroavam anualmente seus reis, as chamadas reinages francesas, mas sempre com um quê das tradições africanas. Vem das nações do Rei do Congo, uma instituição criada na segunda metade do século 17 e que representava os atos dos congos (teatro, música e dança), e do Alto Congo. Geralmente, as representações de coroação dos maracatus, com coroações dos reis e rainhas, eram feitas às portas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no bairro do Recife, uma vez que os escravos não podiam entrar. 
  O simbolismo do maracatu é que os chefes tribais africanos trazidos para o Brasil imitavam os gestos da nobreza europoeia, mostrando que também tinham força e poder, apesar da condição de escravo. Prova disso é que a palavra maracatu era usada, até o século XIX, para designar qualquer ajuntamento de negros. Pouco a pouco passou a ser empregada para os c cortejos de reis africanos. 
 A dança do maracatu mantem viva uma das principais tradições da cultura popular brasileira. O ritmo que nasceu entre os escravos dos engenhos é  responsável por transformar o carnaval de Pernambuco num dos mais belos e coloridos Brasil.

Plano Estadual de Resíduos Sólidos de PE está disponível para consulta

Reprodução
 Já é possível consultar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Pernambuco (PERS-PE) no portal da Agência estadual de Meio Ambiente (CPRH). Uma bela oportunidade para que a sociedade possa se aprofundar sobre o assunto.
 De acordo com informações passadas pela CPRH, Pernambuco produz cerca de quatro milhões de resíduos sólidos por ano - o estado tem quase nove milhões de habitantes. 
 A meta é a extinção dos lixões até 2014 - o ano da Copa do Mundo no Brasil.




terça-feira, julho 31, 2012

Aulas gratuitas de yoga na UFRPE - campus Recife


Reprodução/Google trade.com

 Muita gente ainda não sabe, mas a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) oferece aulas gratuitas de yoga, já há 15 anos. As sessões são ministradas pelo facilitador, como prefere ser chamado, Gibson Castro, do Departamento de Qualidade de Vida, e acontecem às segundas, quartas e sextas, das 12h às 13h, na Sala de Práticas nº 2 do Departamento de Educação Física.
 Nas aulas, o facilitador opta por trabalhar mais em cima da hatha yoga - "ha" (sol) e "tha" (lua), cujo o significado é atribuído à busca dos equilíbrios das forças solar e lunar, masculina e feminina. Qualquer pessoa pode ir às aulas e praticar a técnica, sem precisar fazer alguma inscrição, apenas é necessário estar usando roupas leves e levar uma toalha. 

Olinda completa 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade


Brasil só fica atrás dos Estados Unidos em relação ao microblog Twitter



Reprodução
Reprodução
   



 O Brasil pode até não ser um exemplo de avanço e crescimento tecnológico - principalmente em relação às redes sociais -, mas uma pesquisa realizada na França pela consultora Semiocast, mostra o avanço de 25% dos brasileiros como usuários ativos da rede social Twitter.  De acordo com a pesquisa, os dados positivos se atrela à consolidação do Facebook no Brasil.
 De acordo com a consultoria, o Twitter chegou a ultrapassar o número de 500 milhões de usuários no mês de julho, chegando a  517 milhões de usuários no último mês.

segunda-feira, julho 30, 2012

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento prorroga prazo de inscrições



 Caso algum(a) colega jornalista brasileir@ (incluindo repórteres de imagem) se angustiou por ter deixado passar o prazo de inscrição no 2º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, pode se tranquilizar, pois  o prazo foi prorrogado até 21 de agosto. Serão distribuídos R$ 35 mil em sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e Especial de Gênero). O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil, conforme o regulamento.
 Quem se inscrever na categoria especial de gênero e, simultaneamente, em outra categoria tem a chance de ganhar R$ 10 mil. A categoria especial de gênero é a única que permite a inscrição de uma mesma reportagem em até duas categorias, desde que apresentem este recorte.
 Para concorrer nesta 2ª edição, os jornalistas devem ter publicado e/ou veiculado matérias entre 1º de maio de 2011 até 31 de julho de 2012. 
 As inscrições são gratuitas. Os interessados podem acessar a ficha de inscrição e regulamento disponíveis neste site.

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento

 O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. E conta com o apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

Escritório avançado do Porto Digital em São Paulo já é realidade


Foto: Divulgação. Escritório do Porto Digital em São Paulo
tem espaço de 35 m² e nove postos de trabalho
 Já foi inaugurado, em São Paulo, o escritório avançado do Porto Digital. Um passo a mais para a implementação das ações que fazem parte do planejamento estratégico do parque tecnológico.
 A localização é, simplesmente, no coração da cidade: avenida Paulista, 726, 17 e 18º andares, no edifício VBA Business Center. Um investimento de cerca de R$ 300 mil iniciais.
 A gerência e administração do local ficará por conta do Softex Recife, parceiro operacional do Porto Digital. Caso alguém queira uma reserva no espaço, basta ligar para (81) 3224.4251 ou solicitar pelo e-mail apoio@next.org.br. 
 O escritório avançado funciona 24h por dia, todos os dias da semana - incluindo sábados e domingos. Estão disponíveis nove postos de trabalho, TV LED, internet banda larga wi-fi de 50 mega, além de serviços extras de acordo com as necessidades de cada empresa. Para utilização do espaço, é cobrada uma Taxa de Conservação de R$ 50,00 ponto/dia.
 O espaço serve, também, para que os empresários de São Paulo possam entrar em contato mais facilmente com as empresas do Porto Digital.

#OcupeAgamenon, um movimento contra a construção de viadutos na Av. Agamenon Magalhães

Reprodução
 A avenida Agamenon Magalhães é tida como o pulmão viário do Recife mas, dentro em breve, essa realidade pode ser modificada. Como? Simples - para alguns -, através de um projeto do Governo do Estado para a construção de quatro viadutos na avenida: um na entrada para a Rosa e Silva; um iniciando na Rui Barbosa, em frente ao TRE, e cruzando a Agamenon Magalhães até o colégio Americano Batista; outro que vai do antigo Colégio Contato, na Dom Bosco, até o Hospital da Restauração e o último saindo da Paissandu e indo até o outro lado da pista, no canteiro central. Não importando se haverá demolição de imóveis e nem o tipo de ocupação de espaços epara que as obras se iniciem. 
 Serão demolidos o Bompreço, localizado no Parque Amorim, a  lanchonete Mc Donald´s, o antigo colégio Contato e uma parte do secular colégio Americano Batista e do Clube Português. O mais impressionante da obra é que o canal da Agamenon, no principal trecho da avenida, será asfaltado e chegará a sumir completamente do principal trecho da avenida.
 Agora é a hora. Isso é o que interessa para os organizadores do movimento #OcupeAgamenon, a ser realizado no próximo sábado 11 de agosto, na Praça do Parque Amorim.  As discussões iniciais partiram das redes sociais, o novo filão comunicacional do momento, para mobilizar os cidadãos e trazer questões políticas à tona.  Nestas redes (Twitter, Facebook e afins), se iniciam as mobilizações online, onde, o movimento se materializa e vai às ruas, indo além do chamado ativismo de sofá, provando que a discussão está indo além da comunicação virtual e passando a derrubar ditadores em todo mundo, socorrendo vítimas de tragédias, ajudando a combater a violência e colaborando para a construção de uma nova sociedade, de um mundo melhor. Até porque um dos valores do #OcupeAgamenon nas redes sociais está baseando na ideia de participar ativamente das discussões da sociedade, para que os políticos não terminem usando a suposta alienação e desatenção do povo para tomar decisões unilaterais. Assim, os organizadores objetivam enfrentar o desafio de unir as pessoas na rede e convocá-las às ruas.