Ministérios Públicos brasileiros deverão ter rede
nacional de
comunicação
Na I Reunião dos Assessores de Comunicação do Ministério Público Brasileiro, foi sugerida a formação de uma rede nacional de comunicação entre os Ministérios. Se acatada, a proposta será formalizada na próxima reunião do Colegiado(20 e 21 de maio, em Cuiabá - MT).
Por meio da rede constituída, os MPs de todo o país poderão trocar
experiências na área, compartilhar produtos de comunicação, promover
ações conjuntas e tratar da elaboração do Programa Nacional de
Comunicação Social do Ministério Público Brasileiro. Na abertura do
encontro, em Curitiba, o presidente do CNPG e procurador-geral de
Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, falou da importância
da comunicação no processo de efetivação de direitos. "Uma comunicação
eficiente é ferramenta essencial para a ponte entre a comunidade e o
Ministério Público. De um lado, para fazer a difusão das leis, sobretudo
as que têm cunho social; por outro, para difundir o papel do Ministério
Público; para que a sociedade compreenda a atuação do membro do MP como
agente político de transformação social", afirmou.
Designado pelo CNPG para coordenar as discussões sobre o tema
comunicação no âmbito do Conselho, o procurador-geral de Justiça do Rio
de Janeiro, Cláudio Lopes, destacou que a ideia é desenvolver um
programa de comunicação social que fale diretamente à população, para
garantir o entendimento de todos acerca das atribuições do Ministério
Público, sobretudo na defesa dos direitos sociais coletivos, como saúde,
educação e meio ambiente. "A população precisa saber de fato o que é o
MP, quem trabalha na instituição e o que faz o membro do Ministério
Público", diz. "Precisamos divulgar a instituição, a marca Ministério
Público, em todo país".
No Recife, o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, apoiou a
iniciativa e destacou a importância do papel das Assessorias de
Comunicação do Ministério Público Brasileiro nesse processo de
aproximação entre a instituição e a sociedade brasileira. "A ideia de um
trabalho conjunto das assessorias pode resultar em bons frutos para
nossa instituição como um todo, principalmente no momento delicado
vivido hoje pelo MP brasileiro", disse Varejão.
Nessa linha, algumas estratégias de comunicação voltadas para
aproximar ainda mais o Ministério Público da sociedade já vêm sendo
discutidas pelos assessores em rede nacional. Entre elas, a realização
de pesquisa nacional de opinião pública sobre o MP e promoção de
campanhas sociais em todo o País, além da ampliação das discussões de
temas relevantes para o Ministério Público Brasileiro.
Fonte: Ministério Público
de Pernambuco
- 10 de Maio de 2010